sábado, 9 de outubro de 2010

Fernando Gomes: «Benfica não tem razões para faltar»

Fernando Gomes, diretor de relações externas do FC Porto, respondeu às recentes acusações do Benfica sobre eventuais benefícios aos dragões na atual 1.ª Liga.

“Isso são histórias para alimentar conversas de café, um costume em Portugal, e para serem debatidos nos programas televisivos. Por isso, nem respondemos a isso. Respondemos antes dentro de campo e aí temos ganho”, afirmou o antigo goleador.

Sobre a hipótese do Benfica faltar ao clássico, a realizar no Estádio do Dragão para a 10.ª jornada da Liga, caso seja mal recebido na Cidade Invicta, Fernando Gomes foi perentório:

“Havendo razões para isso não compreendia. Não havendo, ainda compreendo menos essa hipótese.”

in "record.pt"

Resultados Modalidades - Hoquei, Basket, Andebol

Hóquei - Campeonato, 2ª jornada:
SC Tomar-FC Porto 2-4

 
 
 
 
 
 
 
 
Basquetebol - Troféu António Pratas:
 FC Porto-Barreirense 89-64
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Andebol, Taça EHF:
FC Porto elimina Pandurii (28-19)
 
   


Tiago Rocha: «Vamos assumir o comando da eliminatória»

Na Roménia, o FC Porto Vitalis bateu o Pandurii por 28-25. No sábado, às 15h00, o Dragão Caixa acolhe a segunda mão desta eliminatória da Taça EHF e Tiago Rocha adianta que os Dragões não querem dar hipóteses ao adversário. Assumir o comando do jogo logo nos primeiros minutos será fundamental, garante o pivot.

Vantagem caseira

«Temos que dilatar a vantagem. Na Roménia, foi um jogo complicado, apesar de termos estado a vencer por oito golos. No Porto, prevejo que seja na mesma difícil, mas temos uma vantagem de três golos. Não é muito grande, mas jogamos em casa e queremos assumir desde logo o comando do encontro, para acabar com a eliminatória.»

Factor casa

«Na Roménia, o pavilhão estava cheio e o ambiente era bastante agradável. Mas em casa estamos com os nossos adeptos, é um factor a nosso favor que temos de aproveitar. A equipa está forte e com vontade de vencer. O nosso objectivo na Taça EHF é ir o mais longe possível. Se tudo correr bem, na eliminatória seguinte já vamos encontrar equipas mais fortes e assim sucessivamente.»

in "fcp.pt"

Pequim: Parente na «pole»

Álvaro Parente vai arrancar da «pole position» da 11ª jornada da Superleague Formula, que se realiza na madrugada deste domingo, em Pequim (China). O piloto do FC Porto, que regressa esta ronda à competição depois de ter falhado as corridas de Ordos, mostrou-se particularmente rápido neste circuito citadino, tendo alcançado o melhor tempo de qualificação com o registo de 1:05.287, batendo o Tottenham por mais de dois décimos de segundo.

«Tive meia hora para treinar, para ver como estava o carro e aprender a pista, o que é muito importante. Além disso, conseguimos logo uma boa afinação que permitiu ao carro estar rápido desde o primeiro momento. Mesmo assim, ainda refinámos um pouco a afinação e funcionou muito bem. É um tipo de traçado de que gosto, sempre apreciei circuitos citadinos e este parece que tem tudo para ser outro dos meus favoritos. Estou no melhor lugar possível para amanhã e vou tentar impor um ritmo rápido desde a partida», resumiu Álvaro Parente.
 
in "fcp.pt"

Otamendi marca e pressiona

O FC Porto venceu ontem de manhã, no Olival, a equipa de sub-19 por 2-1, num jogo que teve duas partes de 40 minutos e que se realizou à porta fechada. O argentino Nicolas Otamendi aproveitou o treino da melhor forma e marcou o primeiro golo. Resultado: o defesa-central não desiste facilmente da titularidade e pressiona o treinador a entregar-lha de novo no próximo jogo.

Aliás, também outro central esteve em destaque: Sereno, precisamente, autor do segundo golo do jogo-treino. Maicon, o outro central que resta no Olival em período de selecções, não fez o gosto ao pé.

O jogo com Os Limianos, relativo à Taça de Portugal, vai proporcionar mexidas no onze titular. Outra coisa não é de esperar, por duas razões: o desgaste de diversos internacionais, provocado pelas longas viagens (sobretudo no caso dos sul-americanos), e a oportunidade que André Villas-Boas quer dar aos menos utilizados. Há mesmo jogadores que ainda não têm qualquer minuto nas pernas, como Kieszek, Emídio Rafael, Sereno, James e Mariano (sobre o argentino, ver texto à parte). Ora, neste contexto Otamendi quer recuperar um lugar na defesa e convencer o treinador para os próximos jogos. O golo marcado ontem serviu de motivação para o argentino e também de objecto de avaliação por parte do treinador. É que a veia goleadora do camisola 30 já não passa despercebida: marcou no primeiro jogo que realizou com a camisola portista, e também no primeiro remate que fez à baliza do Olhanense, e voltou a marcar anteontem. Na Argentina, só há registo de um golo nos jogos oficiais em que representou o Vélez Sarsfield. A característica comum entre os dois golos em jogos oficiais e o de ontem foi terem sido todos marcados com o pé. Isto apesar de o jogo aéreo ser uma das especialidades do defesa-central.

Quem não quis ficar atrás do argentino foi Sereno, outro jogador que reclama uma oportunidade de jogar. O ex-jogador do Valhadolid pode mesmo ser uma das surpresas de Villas-Boas no jogo da Taça de Portugal, no próximo fim-de-semana. Quem sabe se ao lado de Otamendi ou até numa defesa com menos elementos do que o habitual.

Com 16 jogadores disponíveis (menos um do que na véspera, porque havia o guarda-redes Kadu), André Villas-Boas utilizou-os todos. Sem agenda competitiva durante o fim-de-semana, a ideia do treinador foi dar ritmo aos jogadores com poucos minutos, da mesma forma que os que chegaram há pouco tempo aproveitaram o jogo para se ambientar aos processos da equipa. Lupeta foi o autor do golo dos sub-19.

in "ojogo.pt"

Alvaro Pereira descansa na Taça de Portugal

A política de rotatividade que André Villas-Boas adotou no FC Porto ainda não abrangeu a lateral esquerda. Nesse posto, Alvaro Pereira é rei e senhor, não tendo falhado qualquer minuto dos 12 jogos oficiais realizados pelos azuis e brancos na corrente temporada. O uruguaio é, assim, o único totalista do plantel, mas é certo que não vai gozar esse estatuto por muito mais tempo. Frente ao Limianos, para a Taça de Portugal, terá direito a um merecido descanso. Coisa rara desde que chegou ao FC Porto, em 2009/2010.

Foi, curiosamente, num jogo da última edição da prova-rainha que o Palito parou pela última vez. Frente ao Rio Ave, na 2.ª mão das meias-finais da prova, Jesualdo Ferreira apostou em Addy para a canhota defensiva, tendo o uruguaio ficado todo o tempo no banco de suplentes. Desde então, fez 17 jogos consecutivos a titular, não tendo sido substituído em nenhum deles. Uma garantia de que é pau para toda a obra, conforme se pode comprovar jogo após jogo.

Municiador

Sendo um defesa-lateral de raiz, Alvaro Pereira nunca se restringe a esse espaço, envolvendo-se nas jogadas ofensivas com bastante frequência. Por alguma coisa, nenhum outro jogador do FC Porto faz mais cruzamentos na Liga do que ele – 48 em 7 jogos. Nem mesmo os extremos. Fruto dessa vocação ofensiva – na seleção uruguaia joga muitas vezes como médio-esquerdo –, Alvaro já soma três assistências para golo. Serviu Falcão frente ao Beira-Mar e Hulk noutras duas ocasiões (Rio Ave e Sp. Braga).

Com provas dadas a toda a linha, é rara a jogada do FC Porto que não passe pelos seus pés. No FC Porto, e ainda no que diz respeito às partidas do campeonato, ninguém toca mais na bola do que ele, num sinal claro de que é um dos jogadores mais procurados pelos colegas na hora de sair a jogar.

À primeira vista, quem analisar os números apresentados pode pensar que Alvaro descura as missões defensivas. Nada mais errado. Com exceção de Fernando, nenhum outro portista recupera mais bolas do que o uruguaio, de 24 anos. Apesar de ser discreto, o Palito conseguiu rapidamente fazer esquecer o seu antecessor (Cissokho) e está a escrever o seu destino a letras de ouro.

in "record.pt"

Falcao sai do banco e dá vitória para a Colômbia sobre o Equador no fim

Nos amistosos que marcam a preparação para a Copa América, a Colômbia levou a melhor sobre o Equador. em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Radamel Falcao Garcia, do Porto, saiu do banco e deu a vitória ao time colombiano por 1 a 0 já aos 38 minutos do segundo tempo.

Falcao entrou em campo aos 32 minutos da etapa final no lugar de Adrian Ramos e conseguiu definir o jogo.

Apesar de ambas as seleções estarem em território estrangeiro, a partida atraiu cerca de 25 mil pessoas que lotaram a nova casa do New York Red Bulls, em Nova Jersey.

Ambas as nações ficaram de fora da Copa do Mundo deste ano e estão se preparando para a Copa América. Na próxima segunda-feira, o Equador vai enfrentar a Polônia, em Montreal (Canadá). No dia seguinte, a Colômbia joga em Chester, na Pensilvânia.


in "esporte.uol.com.br"
Dragão de Ouro pelo Twitter
falcão foi surpreendido
Concentrado nos trabalhos da seleção da Colômbia, Radamel Falcão não tem estado por dentro do que se passa em Portugal por estes dias, daí que tenha sido com surpresa que recebeu a notícia da nomeação para Dragão de Ouro. O curioso da questão é que foi um comentador da Gol TV (João Vaz) que deu, via Twitter, a novidade ao ponta-de-lança do FC Porto.

O jogador nem queria acreditar na distinção, acabando por recebê-la com satisfação. Um prémio que surge numa fase menos boa pelos azuis e brancos.

in "record.pt"
 
Dragão de ouro dentro e também fora dos relvados


"Quero fazer alguma coisa por estas crianças." Aquilo que começou por ser um desejo expresso por Falcao numa tarde em que visitou os subúrbios de Bogotá, capital da Colômbia, comovendo-se com o sofrimento de centenas de crianças marginalizadas, passou à realidade. Desde 26 de Março, a Fundação Radamel Falcao Por Uma Infância Feliz, assim se chama o projecto, ajuda 150 crianças. Todas elas, assim como muitíssimas famílias, foram expulsas das suas terras pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) ou pelos paramilitares, fugindo para a periferia das grandes cidades, como Bogotá, para tentarem subsistir, sujeitando-se a condições extremas de pobreza e abandono social. "Não podemos dar ajuda a todos, porque não temos recursos para o fazer, mas pelo menos tentamos melhorar a vida de um pequeno grupo de crianças, esperando no futuro poder fazê-lo por muitos mais", conta, a O JOGO, Carmenza Zárate, mãe do avançado portista e principal responsável pela fundação.

Toda a família de Falcao está envolvida na assistência diária a estes miúdos na zona sul da periferia de Bogotá. Patrícia, a tia, que já tem experiência na matéria por ter trabalhado desde muito nova em instituições de ajuda social, é a directora, encarregando-se de uma actividade primordial: a alimentação. Para isso, conseguiu o apoio de algumas empresas, que fornecem cereais, leite, arroz, hambúrgueres e pão. Para que as crianças possam comer todos os dias, Patrícia levanta-se às 4h30 da manhã. Não tem automóvel e viaja quase três horas para chegar ao local onde funciona a fundação e onde um grupo de mães se encarrega de cozinhar. "Estamos a trabalhar para conseguir fundos do Governo ou de empresas que nos possam ajudar. Até agora, o apoio financeiro mais forte é feito pelo Falca [diminutivo de El Tigre no seio familiar] e toda a minha família contribui, até a minha mãe", acrescenta Carmenza.

Outra das prioridades passa pela assistência psicológica, já que, para além dos traumas por terem sido expulsos das suas terras, "muitas crianças foram também vítimas de violação por terem estado em pleno estado de abandono", diz Carmenza. A encarregada de os auxiliar nesse domínio é Carlina, outra tia de Falcao, que é psicóloga. "A família inteira trabalha por estes miúdos, e até as minhas filhas, de 14 e 16 anos, ficam até de madrugada a enviar e-mails e a tratar dos projectos da fundação. É uma alegria enorme quando vemos um sorriso destes miúdos; enche-nos a alma", emociona-se a mãe de El Tigre.

As instalações da fundação são precárias: são casas antigas que foram convertidas numa pequena escola e cantina. Estão situadas numa escarpa perigosa, sujeitas regularmente a deslizamentos de terra. É aí que se desenrola também a parte educativa. Patrícia Zárate conseguiu um acordo com um centro de estudos para que estudantes de Pedagogia e Psicopedagogia apliquem os seus conhecimentos colaborando com a fundação. Dessa maneira, sem gastos, as crianças recebem formação. De qualquer forma, já foi pedido um apoio às autoridades de Bogotá para a construção de um colégio que tenha também um campo desportivo.

Falcao só pôde visitar os miúdos uma vez, já que desde que trocou o River pelo FC Porto só teve um período de férias alargado. Tinha previsto um jogo em Bogotá com a Fundação Pupi, gerida pelo argentino Javier Zanetti, do Inter de Milão, mas o evento acabou por ser cancelado porque o estádio onde deveria decorrer o encontro não estava disponível nas datas em que Falcao podia comparecer. "Ficou adiado, mas é algo que acabará por se realizar", diz Carmenza.

O próximo objectivo é garantir assistência médica para as 150 crianças. As consultas estão já marcadas para o próximo dia 16. Roupas e sapatilhas serão entregues no Natal. Estas crianças têm mesmo um Pai Natal, é real e chama-se Radamel Falcao García Zárate.

in "ojogo.pt"


João Moutinho: «Queremos oferecer mais vitórias aos portugueses»

João Moutinho, médio da Selecção Nacional, em declarações após o triunfo sobre a Dinamarca por 3-1:

«Sabíamos que era um jogo importante, entrámos bem, controlámos o jogo do início ao fim, conseguimos várias oportunidades para marcar e marcámos três. Podíamos ter marcado mais, mas conseguimos uma boa vitória e isso é o mais importante. Agora segue-se a Islândia e é necessário encará-la da mesma forma que esta noite encarámos a Dinamarca para conseguir a vitória. Na teoria é mais fraca, mas a Dinamarcar e a Noruega só venceram pela margem mínima. Por isso estamos avisados. O que mudou com Paulo Bento? Mudou a forma de trabalhar. Estamos a assimilar essa forma de trabalhar para oferecermos mais vitórias aos portugueses.»

João Moutinho, que jogatana!

Que grande jogo! Só não é o melhor em campo porque os dois golos de Nani não deixam. Simplesmente perfeito. Não falhou um passe, um drible, uma recepção. Atravessa um grande momento de forma e tudo lhe sai bem. Custa a aceitar, de resto, o papel secundário que tem desempenhado ao longo dos anos na Selecção Nacional. É um médio de alto quilate, inteligente e precioso, Jogou de olhos fechados com Raul Meireles, o homem que substituiu no F.C. Porto. Queremos mais disto na Islândia

in "maisfutebol.iol.pt"

Sereno e Otamendi aquecem para a Taça


É uma certeza que André Villas Boas vai operar algumas mexidas no onze que apresentará no domingo, dia 17, na partida da Taça de Portugal frente ao Limianos.

Não se deve falar de revolução, mas sim de oportunidades para os menos rodados do plantel se mostrarem ao treinador e aos adeptos, em 90 minutos que podem muito bem ser capitalizados por alguns elementos para ganharem algum protagonismo entre as escolhas do técnico.

Sereno e Otamendi estão no lote dos potenciais eleitos para fazerem parte do onze nesse embate frente à modesta formação de Ponta de Lima. O defesa português, aliás, deve fazer mesmo a sua estreia em jogos oficiais com a camisola do FC Porto, uma vez que, até agora, apenas foi utilizado em desafios de preparação na pré-temporada, cabendo-lhe, apenas, um lugar no banco em três embates do campeonato, dois da Liga Europa e na Superataça Cândido de Oliveira, com o Benfica.

Otamendi chegou mais tarde, mas já mereceu duas chamadas de André Villas Boas, que quis vê-lo em acção ao lado de Rolando (com o Olhanense) e em dupla com Maicon (em Sófia, com o CSKA). Em ambas as situações o internacional argentino saiu-se bem, mas acabou por voltar ao banco no compromisso seguinte, em Guimarães, no qual o técnico concedeu a titularidade à dupla que iniciou a temporada: Rolando e Maicon.
 
in "abola.pt"