terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Lado B de volta para atacar liderança isolada

Dragão recebe equipa insular da Segunda Liga, com a qual partilha a liderança do grupo na Taça da Liga. FC Porto-União da Madeira, a partir das 20h15

O FC Porto recebe o União da Madeira, esta terça-feira, em jogo da 2ª jornada do Grupo D da terceira fase da Taça da Liga. 

Os dragões partilham a liderança da tabela com o conjunto insular, depois dos triunfos registados por ambas as equipas na primeira ronda. A vitória do União sobre o Sporting de Braga assumiu, de resto, o pleno destaque da primeira jornada, atestando a qualidade da equipa comandada pelo experiente Vítor Oliveira.

O oitavo classificado da Segunda Liga desloca-se à cidade Invicta para defrontar o vice-líder da Primeira Liga, sendo que a conquista dos três pontos representará um passo de gigante, deveras confortável, rumo às meias-finais da Taça da Liga.

Julen Lopetegui vai voltar a revolucionar o onze azul e branco, aproveitando o intenso arranque de ano - oito jogos em pouco mais de um mês, a partir de hoje - para rodar jogadores com menos minutos.

Fabiano, Danilo, Martins Indi, Casemiro, Tello e Herrera, habituais titulares e que estiveram em campo na vitória sobre o Belenenses (3-0), no passado sábado, foram poupados da convocatória para esta noite, entrando nas opções do técnico basco outros seis nomes: Rúben Neves, Helton, Reyes, Alex Sandro, Gonçalo Paciência e Ivo Rodrigues.

Destes, só Reyes deverá ter entrada directa no onze, sendo que Ivo Rodrigues poderá estrear-se de forma absoluta a titular com a camisola da equipa principal dos portistas. Andrés Fernández, Ricardo, Marcano, José Ángel, Campaña, Quintero, Evandro e Adrián López também deverão surgir no figurino inicial.

Vítor Oliveira, experiente treinador do União, fez quatro alterações nos convocados, em relação à partida que venceu diante do Santa Clara na 22ª jornada da Segunda Liga. Stéphane, Rúben Andrade, Roberto e Kisley cedem os lugares a Diogo Coelho, Vinícius  e Chico.
O FC Porto-União da Madeira arranca às 20h15, no Estádio do Dragão, com arbitragem de Rui Rodrigues (AF Porto). Jogo com informações na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.


TAÇA DA LIGA
3ª Fase
Grupo D, 2ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Rui Rodrigues (AF Porto)

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO: Andrés Fernández; Ricardo, Reyes, Marcano e José Ángel; Campaña, Evandro e Quintero; Quaresma, Adrián López e Ivo Rodrigues.
Treinador: Julen Lopetegui.

U. MADEIRA: Ricardo Campos, Chico, Zarabi, André Vinícius e Diogo Coelho; Zé Luís, Soares e Jota; Amessan, Barnes e Élio Martins.
Treinador: Vítor Oliveira.

BRUNO


"FC Porto é favorito"


Os dragões recebem o União da Madeira para a Taça da Liga. Bruno, antigo jogador de Porto e Marítimo, entrega o favoritismo aos dragões, mas avisa que no futebol tudo pode acontecer.

Os líderes do Grupo D da 3ª Fase da Taça da Liga encontram-se, esta noite, no Estádio do Dragão. O Porto venceu na 1ª jornada o Rio Ave por 1-0, enquanto que os insulares bateram o Sporting de Braga por 2-1.

Bruno, que terminou a carreira no União da Madeira, e passou por FC Porto e Marítimo, entende que na partida desta noite "o favoritismo está do lado dos azuis e brancos", mas há sempre a "possibilidade da equipa madeirense fazer uma surpresa".

Lopetegui promoveu algumas alterações no plantel para o jogo desta noite, o que no entender de Bruno "pode trazer alguma vantagem" à equipa madeirense, caso os dragões "utilizem jogadores menos rodados". O ex-jogador espera, por outro lado, que Vítor Oliveira "apresente o melhor onze" no Estádio do Dragão.

in "rr.pt"

União. Única equipa madeirense sem alegrias no Porto

Das seis visitas, entre 1981 e 1994, seis derrotas e um implacável 18-1 em golos. E hoje?

Primeiro o Marítimo (1953), depois a União da Madeira (1981), finalmente o Nacional (1988). Em dia de consagração madeirense, com a terceira Bola de Ouro para Cristiano Ronaldo, continuamos a falar dos madeirenses. Neste caso, das três equipas que visitam o FC Porto ao longo da centenária história dos azuis e brancos.


Se o Marítimo acumula três empates e o Nacional quatro vitórias, sobra a União para festejar um ponto que seja nas Antas/Dragão. Das seis visitas, nem uma alegria. Ou melhor, só uma de curta duração - qualquer coisa como 29 minutos entre o 0-1 de Hermé e o 2-1 de Timofte em Janeiro de 1994, para a 11.a jornada do campeonato nacional. De resto, é uma pobreza franciscana: seis derrotas e 18-1 em golos.

E agora? É jogar hoje e ver o que vai dar no Porto-União para a segunda jornada da Taça da Liga. Está lançado o desafio, mas atenção, o desequilíbrio é enorme. Um está em segundo da 1.a, o outro em oitavo da 2.a Ao todo, 24 lugares separam os dois intervenientes desta noite.

Se a isto acrescentarmos o facto de o treinador da União se chamar Vítor Oliveira, 61 anos de idade e natural de Matosinhos (tão perto do Porto), o fosso é maior ainda. Sem retirar qualquer mérito ao homem dos quatro títulos da 2.a (Paços 1991, U. Leiria 1998, Leixões 2007 e Moreirense 2014), Vítor Oliveira tem 12 derrotas em 12 visitas ao FC Porto. Nem uma alegria? Só uma de curta duração - qualquer coisa como 20 minutos entre o 0-1 da sua autoria, ao serviço do Espinho (na baliza, Fonseca), e o 2-1 de Sousa em Setembro de 1980, para a 4.a jornada do campeonato.

Desde a estreia em Março de 1986 até à última visita em Fevereiro de 2008, o treinador acumula derrotas e mais derrotas. Doze, sim, ao serviço de sete clubes (Portimonense-2, Paços, Gil-5, Belenenses, Académica, Moreirense e U. Leiria) vs.sete treinadores (Artur Jorge-2, Carlos Alberto Silva-2, Bobby Robson-2, Fernando Santos, José Mourinho-2, Victor Fernández e Jesualdo Ferreira-2).
O jogo mais renhido acontece a 23 de Outubro de 1994, quando um golo de Secretário aos 87' desbloqueia o nulo. De resto, é uma pobreza franciscana: 12 derrotas e 35-5 em golos. Portanto, União e Vítor são uma dupla nada famosa no reino do dragão. Juntos, 18 derrotas em 18 jogos. É dose. E agora? É jogar hoje e ver o que vai dar. Se a União fizer a força, há Taça. Caso contrário, é 19 em 19.


FC Porto-União às 20h15 na SportTV1

in "ionline.pr"

Autogolo de Abdoulaye dá vitória ao Córdoba de Bebé

português estreou-se com vitória no terreno do Rayo Vallecano

Um autogolo de Abdoulaye, a cinco minutos do intervalo, permitiu ao Córdoba vencer no reduto do Rayo Vallecano (1-0), num jogo marcado pela estreia de Bebé. 
  
O avançado cedido pelo Benfica foi titular e foi dele a arrancada que viria a resultar no golo que decidiu o jogo. Bebé correu meio campo com a bola e entregou ao romeno Andone que tentou, depois a devolução. Abdoulaye intrometeu-se e fez o corte para o pior local, colocando a bola na própria baliza. 

Para além do central senegalês, também Licá foi titular no Rayo, saindo ao minuto 56 para dar o lugar a Manucho. 

O Córdoba, que não teve Ghilas, estreou ainda Edimar, antigo lateral do Rio Ave. 

As duas equipas estão fora dos lugares de despromoção. O Córdoba chega aos 17 pontos, igualando Deportivo e Getafe. O Rayo tem mais três. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Lens quer levar Kelvin


A BOLA noticia que Kelvin pode estar de saída do FC Porto. O avançado brasileiro, de 21 anos, é desejado em França, tendo o Lens, penúltimo classificado e a lutar pela permanência na principal liga francesa, já iniciado contactos com a SAD azul e branca. 

Julen Lopetegui, técnico dos portistas, não se opõe à mudança do atacante e Kelvin já tomou conhecimento da proposta, mas ainda não respondeu aos franceses, pois o seu desejo é regressar ao país de origem e lá prosseguir a carreira. 


in "abola.pt"#

Jovem costa-riquenho em testes no Olival


Chama-se Josué Abarca, tem 15 anos, e está desde o último sábado em Portugal para iniciar um período de duas semanas de testes no FC Porto.

A informação foi avançada por José Luis Rodríguez, representante da Futbol Consultants, empresa que diz estar a fortalecer relações com o FC Porto para a exportação de jogadores costa-riquenhos.

«A Futbol Consultants tem uma relação muito boa com o FC Porto estamos confiantes de que Josué vai conseguir mostrar as condições que tem», disse à imprensa local o empresário, que também viajou para Portugal.

Abarca, um avançado veloz com técnica refinada, como é definido na Costa Rica, joga nas camadas jovens do Carmelita e captou a atenção dos olheiros do FC Porto.


in "abola.pt"

Marcos Rocha já tem preço

LATERAL DO ATLÉTICO MINEIRO CUSTA 8 MILHÕES

Na semana passada, Marcos Rocha renovou o seu contrato com o Atlético Mineiro até 2018 e, apesar do novo vínculo não contemplar qualquer cláusula de rescisão, o portal brasileiro UOL Esporte garante que o clube só o libertará por 8 milhões de euros.

Nessa notícia, o lateral-direito volta a ser dado como alvo do FC Porto para suceder a Danilo, que deverá rumar a Barcelona, mas apenas no verão de 2016, quando terminar a sanção imposta pela FIFA ao clube blaugrana. Se Marcos Rocha chegasse no imediato ao FCPorto, então teria um ano e meio para se adaptar ao clube, ficando como alternativa a Danilo, posição que Daniel Opare não conseguiu agarrar, pois continua afastado dos convocados, até na Taça da Liga.

in "record.pt"

Adeptos pedem Helton na baliza

FORTE APOIO AO GUARDIÃO BRASILEIRO

Será hoje que Helton volta a disputar um compromisso oficial depois da lesão que sofreu há dez meses? A decisão cabe a Julen Lopetegui, sendo certo que, desta feita, estão reunidas maiores condições para que isso aconteça do que na passada jornada da Taça da Liga, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave.

Para começar, contra o União da Madeira, o FC Porto joga perante o seu público e os adeptos já haviam pedido a titularidade do guardião brasileiro, de 36 anos, no tal duelo com o Rio Ave, dando-lhe assim um forte apoio para o regresso ao ativo. Por outro lado, este adversário milita na 2.ª Liga e não trará tantas complicações aos dragões.

in "record.pt"

Lazio na corrida por Rolando

MAIS UM CLUBE ITALIANO ATENTO AO PORTISTA

Mesmo estando sem competir desde maio, o prestígio de Rolando continua intacto, especialmente no mercado italiano. Depois de Inter Milão, Nápoles, Roma e Juventus, agora é a vez da Lazio piscar o olho ao central, de 29 anos. A imprensa italiana escreveu ontem que o clube da capital está apostado em reforçar-se com um central e o jogador do FC Porto seria uma boa possibilidade, muito embora a Juventus continue bem colocada.

Beppe Marotta, responsável do emblema de Turim, assumiu que Rolando está no bloco de notas, mas o impasse nas negociações com os dragões pode comprometer a transferência.

in "record.pt"

Ricardo Nunes com a porta aberta

Guarda-redes passou a quarta opção com o regresso de Helton. Vai ser emprestado pelos dragões.


Ricardo Nunes tem aberta a porta de saída do FC Porto. Contratado à Académica, ainda não mereceu a aprovação de Lopetegui. 

Convocado um par de vezes, especialmente nas viagens da Liga dos Campeões, quando o técnico levava três guarda-redes, passou agora a quarto com a disponibilidade de Helton. 

Ricardo Nunes vai ser emprestado e deve ser ainda esta semana.


in "ojogo.pt"

Dragões felicitaram CR7 e James Rodríguez



O FC Porto endereçou os parabéns a Cristiano Ronaldo pela terceira Bola de Ouro e James Rodríguez pelo prémio Puskas, através do Facebook.

O FC Porto usou o Facebook para dar os parabéns a Cristiano Ronaldo pela conquista da terceira Bola de Ouro e não esqueceu James Rodríguez, distinguido com o prémio Puskas, para o melhor golo do ano, marcado no Mundial do Brasil, ao serviço da seleção da Colômbia.

in "ojogo.pt"

Lucas Lima apontado aos dragões

A Doyen já terá apresentado uma proposta ao Santos pelo médio de 24 anos Lucas Lima, mas um clube chinês também está na corrida e já ofereceu 8 milhões de euros.

Lucas Lima pode ser o próximo jogador a deixar o Santos e, a julgar pelo site brasileiro "terra.com.br", o destino pode passar pelo FC Porto. O primeiro passo terá sido dado pelo empresário Renato Duprat, representante da Doyen, que detém 80 por cento dos direitos sobre o médio e que terá feito uma proposta aos dirigentes do Santos.A mesma notícia que aponta o Lucas Lima aos azuis e brancos refere haver também uma proposta de 8 milhões de euros de um clube chinês pelo médio de 24 anos. O Santos atravessa uma fase financeira delicada, o que poderá levar os seus dirigentes a vender alguns jogadores para pagar até ordenados em atraso.

in "ojogo.pt"

MORREU CARLOS MARQUES, ANTIGO VOLEIBOLISTA DO FC PORTO


Envergou a camisola azul e branca durante 15 temporadas com a qual conquistou 12 campeonatos e quatro Taças de Portugal
Faleceu, esta segunda-feira, aos 64 anos, vítima de doença súbita, Carlos Marques, antigo jogador e capitão da equipa de voleibol dos Dragões, emque actuou durante 15 temporadas, entre 1964/65 a 1979/80. O FC Porto apresenta as mais sentidas condolências à família.

O eterno camisola número seis, a única que envergou durante a carreira, conquistou um total de 12 campeonatos nacionais e quatro Taças de Portugal, tendo também assumido, enquanto jogador, a função de técnico de diversas categorias mais jovens dos portistas. Natural de Penafiel, o “pluma voadora” – como era conhecido no voleibol – foi várias vezes internacional.

in "fcp.pt"

“SUPER” FC PORTO NA EUROPA HÁ 27 ANOS


A 13 de Janeiro de 1988, nas Antas, os Dragões conquistavam a Supertaça Europeia frente ao Ajax, com um golo de Sousa
​Aos 70 minutos, o Estádio das Antas, a rebentar pelas costuras, rebentava de alegria: com um potente remate desferido à entrada da área, da zona frontal, António Sousa marcava o primeiro e único golo da vitória, na segunda mão da final da Supertaça Europeia, frente ao poderoso Ajax, de Menzo e Bergkamp. Foi a 13 de Janeiro de 1988. Há 27 anos, o FC Porto conquistava o terceiro dos sete títulos internacionais guardados no seu Museu.


A equipa azul e branca repetia o resultado do encontro da primeira mão, disputado a 24 de Novembro de 1987, no Estádio Olímpico de Amesterdão. Nesse dia, Rui Barros foi o herói, ao inaugurar o marcador logo aos cinco minutos, num lance que ficou na memória de todos: isolado por um passe de Fernando Gomes, o número oito evitou de forma supersónica o guarda-redes Menzo e marcou o golo que daria a primeira vitória aos Dragões.



A estratégia de Tomislav Ivic, então treinador portista, assente no povoamento da zona do meio-campo e no corte das linhas de passe entre os holandeses, resultou em pleno. Em confronto estava uma equipa acabada de se sagrar campeã europeia, em fase de mudança, com um novo técnico no banco, e outra com um passado firme no que diz respeito a conquistas internacionais (no ano anterior vencera a extinta Taça das Taças), com um treinador cujo nome ainda hoje é recordado: Johan Cruyff.




Depois da Taça dos Campeões Europeus, em Viena, e da Taça Intercontinental, em Tóquio, o FC Porto arrecadava, assim, num curto espaço de oito meses, o seu terceiro título internacional.



Fichas de jogo

AJAX-FC PORTO, 0-1
Supertaça Europeia, 1.ª mão
24 de Novembro de 1987
Estádio Olímpico de Amesterdão (Holanda)



Ajax: Stanley Menzo; Frank Verlaat, Danny Blind, Jan Wouters (Ronald de Boer, 68m), Aron Winter, Rob Witschge, Arnold Mühren (cap.) (Richard Witschge, 46m), Dick Alastair, John Bosman, John van’t Schip e Dennis Bergkamp
Treinador: Johan Cruyff



FC Porto: Jozef Mlynarczyk; João Pinto (cap.), Augusto Inácio, Geraldão, Lima Pereira, Rui Barros, André, Jaime Magalhães, António Sousa, Frasco (Quim, 84m) e Fernando Gomes
Treinador: Tomislav Ivic



FC PORTO-AJAX, 1-0
Supertaça Europeia, 2.ª mão
13 de Janeiro de 1988
Estádio das Antas, Porto



FC Porto: Jozef Mlynarczyk; João Pinto (cap.), Augusto Inácio, Geraldão, Bandeirinha (Semedo, 83m), Lima Pereira, André, Jaime Magalhães, António Sousa, Rui Barros e Fernando Gomes (Jorge Plácido, 68m)
Treinador: Tomislav Ivic



Ajax: Stanley Menzo; Danny Blind, Peter Larsson, Danny Hesp, Rob Witschge (Bryan Roy, 64m), Aron Winter, Jan Wouters, Arnold Mühren (cap.), John Bosman, John van’t Schip e Dennis Bergkamp (Hennie Meijer, 81m).
Treinador: Johan Cruyff


O “MAGO” QUE CONQUISTOU O MAIS VALIOSO “POKER” DA HISTÓRIA DOS DRAGÕES

​Tomislav Ivic juntou Supertaça Europeia, Taça Intercontinental, Campeonato e Taça de Portugal na mesma época

​Em dia de recuperação das memórias da Supertaça Europeia conquistada em 1988, é impensável não recordar o técnico que comandava os Dragões nessa inesquecível noite em que Sousa sentenciou a vitória que Rui Barros havia prenunciado cerca de dois meses antes. Tomislav Ivic estava no banco da equipa que havia conquistado a Taça dos Campeões Europeus na temporada anterior e conseguiu elevar a fasquia e subir ao Olimpo azul e branco.


O técnico croata ensinou os portistas a enraizar a ideia de que nada se herda com facilidade e fez de 1988 um ano para relembrar com igual vigor. Uma Taça Intercontinental, a inédita Supertaça Europeia e uma "dobradinha" são o seu legado no FC Porto, conquistando-se assim um “poker” ainda mais valioso do que o que André Villas-Boas conquistaria em 2011: um troféu mundial, outro europeu e dois nacionais, compreendendo Campeonato e Taça de Portugal. Para a história fica a memória de um técnico exímio na leitura táctica - daí alguns ex-jogadores recordarem-no como "mago" - e que retirava o máximo partido dos atletas.



É dele a única Supertaça Europeia do currículo do FC Porto. Foi, de resto, um dos troféus que acrescentou ao seu percurso, que terminou com conquistas em sete países, sem nunca chegar ao brilho que atingiu no Porto. Foi, de facto, um treinador de inéditos: para além da Supertaça Europeia, que os Dragões nunca tinham conquistado, venceu também, em Tóquio, uma das duas únicas Taças Intercontinentais que existem em Portugal, ambas garantidas pelo FC Porto. O croata morreu em Julho de 2011, sete anos depois de abandonar aquele que seria o seu último clube: o Al-Ittihad, da Arábia Saudita.


ANTÓNIO SOUSA: MÉDIO COM ALMA DE AVANÇADO

​Muitos e decisivos golos de Dragão ao peito, sobretudo aquele, memorável, ao Ajax

​Falar do percurso de António Sousa como jogador do FC Porto é falar de golos, rasgos de génio e, claro está, títulos. Em 22 anos de uma longa carreira, vestiu durante oito a camisola azul e branca e com ela viveu as maiores alegrias enquanto profissional. Uma delas foi a conquista da Supertaça Europeia: a 13 de Janeiro de 1988, na segunda mão da edição relativa à época 1986/87, saiu do pé direito de Sousa a bola de fogo que gravou o nome do FC Porto no mural dos conquistadores do troféu.


O antigo médio, de inteligência incomum e técnica refinada, possuía a alma de um autêntico avançado. Em mais de 300 jogos de Dragão ao peito, apontou 78 golos, cotando-se indiscutivelmente como um dos melhores e mais goleadores médios da história do FC Porto, clube no qual somou nove títulos: uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental, um Campeonato Nacional, duas Taças de Portugal e três Supertaças nacionais.



Entre essa dose considerável de alegrias, sentiu a tristeza de uma derrota como a de Basileia, frente à Juventus, na final da extinta Taça das Taças, a 16 de Maio de 1984. Foi do antigo médio o golo portista na primeira grande aparição internacional, mas insuficiente para derrotar uma formação italiana a reboque de uma arbitragem tendenciosa.



Três anos mais tarde, mais precisamente a 27 de Maio de 1987, na célebre final da Taça dos Campeões Europeus, em Viena, Sousa cumpriu os 90 minutos frente ao Bayern Munique e viveu bem por dentro a emoção de uma reviravolta de que até os deuses do futebol duvidavam. O FC Porto venceu o colosso alemão por 2-1 e o sucesso alcançado em Viena marcou o início da uma epopeia que registou novo marco em Janeiro de 1988. Antes disso, conquistou a Taça Intercontinental a 13 de Dezembro de 1987, com uma vitória sobre o Peñarol (2-1), no nevão de Tóquio.


RUI BARROS: TALENTO À VELOCIDADE DA LUZ

​Endiabrado e destemido, abriu caminho à conquista da Supertaça Europeia com um golaço em Amesterdão
​Pequeno em tamanho, gigante em tantas outras coisas. Rui Barros está tão ligado à história do FC Porto como as cores azul e branca estão ao clube. O antigo médio dos Dragões, que nos dias que correm desempenha a função de treinador adjunto de Julen Lopetegui, era um futebolista de eleição e aliava harmoniosamente uma velocidade estonteante a uma técnica invulgar. Essa fusão resultou em algo nuclear, como nunca se cansou de repetir a imprensa internacional, designadamente a transalpina. ‘Rato atómico’ foi a alcunha final, que nunca fez tanto sentido como na primeira mão da Supertaça Europeia que o FC Porto conquistou frente ao Ajax.


A 24 de Novembro de 1987, ao quinto minuto do encontro em Amesterdão, Rui Barros correu desenfreadamente para a glória, lançado pelo capitão Fernando Gomes. O antigo médio portista ultrapassou o guarda-redes e ameaçou cair perante a proximidade de outro adversário, mas manteve o equilíbrio necessário para rematar para a baliza deserta, colocando o FC Porto em vantagem na primeira parte de uma final que seria fechada a 13 de Janeiro do ano seguinte, no Estádio das Antas, com novo triunfo sobre os holandeses. Aos 70 minutos da segunda mão, Sousa concluiu aquilo que Rui Barros iniciou aos cinco da primeira, selando a tão almejada conquista da Supertaça Europeia, em 1987/88, numa das melhores épocas de sempre do FC Porto: título Intercontinental, Supertaça Europeia edobradinha interna.



Campeão nos escalões de formação do FC Porto, Rui Barros evoluiu no Sporting da Covilhã e no Varzim antes de regressar à base pela mão de Tomislav Ivic, na antecâmara da época 1987/88. A temporada correu tão bem que a Juventus da família Agnelli não lhe deu tempo para saborear tantos títulos de Dragão ao peito. Porém, o regresso de Rui Barros ao planeta FC Porto estava escrito nas estrelas. Na segunda vida com a camisola azul e branca, que durou seis anos (de 1994/95 a 1999/00), acrescentou mais 12 troféus ao currículo: cinco Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e cinco Supertaças de Portugal.

in "fcp.pt"

“BÊS” DEFRONTAM “O ADVERSÁRIO MAIS COMPLICADO”

Comandados de Luís Castro jogam com os Sub-21 do Chelsea na quarta-feira, para a Premier League International Cup

​O FC Porto B estreia-se na Premier League International Cup na quarta-feira, frente aos Sub-21 do Chelsea, no Estádio EBB, em Aldershot, Inglaterra (19h00). Na antevisão da partida ao Porto Canal e www.fcporto.pt, Luís Castro afirmou que o FC Porto B vai defrontar, “em termos teóricos", o adversário "mais complicado” do grupo, que “domina e controla o jogo em posse”, o que não impede os portistas de ambicionar “a melhor prestação possível na competição”.

A International Premier League - em que os Dragões se estreiam após o adiamento da primeira jornada do grupo A, com o Borussia Mönchengladbach, a 23 de Novembro - é, segundo o técnico, uma competição com um nível muito alto: “Conta com equipas muito difíceis e a mais difícil delas, pelo que foi feito até hoje, é o Chelsea. Ganhou por 5-0 ao Norwich e fez um jogo muito conseguido com o Borussia Mönchengladbach, em que acabou por empatar 1-1, o que os colocou numa posição muito boa para seguir em frente na competição. Por isso, o Chelsea, em termos teóricos, é o adversário mais complicado".

Para além disso o técnico dos azuis e brancos caracteriza o grupo como "muito difícil": Este encontro surge num momento difícil para nós, que fizemos quase todo o último jogo com dez jogadores, o que motivou um grande desgaste. Nada disto são desculpas e resta-nos recuperar ao máximo os atletas para ter a melhor prestação possível na competição, sabendo que o melhor possível no FC Porto é ganhar”.

Ao analisar o Chelsea, o técnico dos “bês” refutou o “estilo típico inglês”: “É uma equipa muito boa, com um jogo construído bem de trás, que consegue dominar e controlar o jogo em posse, mas também consegue colocar-se atrás e sair muito rapidamente nas transições para o ataque. É uma equipa direccionada para a baliza, muito vertical, em que todos os jogadores da equipa se envolvem no jogo ofensivo com grande qualidade de passe e velocidade no movimento. Antevemos uma partida difícil, mas vamos com a esperança de estar bem”.


in "fcp.pr"

SUB-19 GARANTEM “PROFISSIONALISMO” EM PAÇOS DE FERREIRA

​Equipa tem várias ausências, incluindo o treinador, devido à participação na Frenz International Cup
​Os Sub-19 acertam calendário esta quarta-feira, às 15h00, no Campo de Treinos n.º 1 do Paços de Ferreira, em partida da 19.ª jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Na deslocação ao terreno de uma equipa que vendeu cara a derrota por 3-2, na primeira volta, no Olival, Ruben Macedo espera um jogo “difícil”, contra “uma equipa que ainda tem possibilidades” de passar à fase seguinte da competição, e promete uma formação portista a “encarar o jogo com muito profissionalismo”. O FC Porto é líder da zona Norte, com 41 pontos, mais um do que o segundo, o Vitória de Guimarães (que tem mais uma partida disputada), enquanto os pacenses são oitavos, com 25.

Vai ser um FC Porto desfalcado de alguns elementos, incluindo o técnico António Folha (todos devido à participação na Frenz International Cup, da qual o FC Porto foi eliminado nesta segunda-feira), que vai defrontar o Paços de Ferreira, mas o avançado afirmou, em declarações ao Porto Canal, que espera que a equipa “dê uma boa resposta”: “Trabalhámos bem durante a semana e temos de encarar o encontro com muito profissionalismo, independentemente de quem está no banco e de quem falte. Claro que vai ser difícil, porque os que não estão cá são jogadores importantes, mas temos de saber lidar com isso”.

Ruben Macedo prevê também que o adversário “entre com tudo”: “Vai ser um jogo bastante difícil, em casa deles, em frente aos seus adeptos, e o Paços de Ferreira ainda tem possibilidades de ir à segunda fase. Eles vão estar mais atrevidos, porque também querem ganhar, mas espero que estejamos na máxima força, para não os deixar acreditar e conseguirmos controlar o jogo até ao fim. Sabemos que está tudo em aberto, mas julgo que estamos bem preparados para encarar a partida da melhor forma e conseguir trazer os três pontos”.


in "fcp.pt"

LOPETEGUI PROMETE RESPEITO “MÁXIMO” PELO UNIÃO

Treinador espanhol antecipa gestão do plantel, para “tirar proveito de todos os jogadores”


vitória sobre o Belenenses (3-0), para a Liga portuguesa, já pertence à história, e segue-se agora a Taça da Liga, também no Estádio do Dragão (20h15). O adversário da segunda jornada do grupo D é o União da Madeira (oitavo classificado da Segunda Liga), num jogo que, para Julen Lopetegui, colocará dificuldades ao FC Porto, mas que será encarado com o mesmo objectivo de sempre: a vitória.

“A referência mais próxima que temos do União da Madeira é o jogo que ganharam - e bem - ao Sporting de Braga, na primeira jornada. Esperamos um jogo com as características próprias de um adversário muito organizado, agressivo e forte nas segundas bolas. Vamos ter que contrariar isso, tentando impor o nosso futebol e superar o adversário com as nossas armas. E a melhor forma de o fazer é respeitando-o, ao máximo”, alertou o técnico espanhol, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.

Liderado por “um treinador habituado a subir equipas ao primeiro escalão e que vai de certeza estar a lutar pela subida até ao fim da Segunda Liga”, o União da Madeira partilha o primeiro lugar do grupo D com os Dragões, que derrotaram o Rio Ave na ronda inaugural (1-0). Uma vitória no encontro desta terça-feira significa a liderança isolada e mais um passo importante rumo ao apuramento para as meias-finais. Lopetegui, porém, recusa-se, para já, a fazer contas: “Encaramos o jogo com a perspectiva de ganhá-lo, como todos os jogos, para somar três pontos, mas depois ainda faltam dois jogos. O primeiro lugar vai ser disputado até ao final”.

Na partida de estreia na prova, em Vila do Conde, o treinador espanhol apresentou um onze muito diferente do habitual. Frente ao União da Madeira, a gestão do plantel vai continuar, até porque há um calendário cheio pela frente. “Vamos ter jogos à quarta e ao domingo praticamente durante um mês e meio, depois chega a UEFA Champions League e ainda temos dois jogadores a menos no plantel, porque o Brahimi e o Aboubakar estão na Taça das Nações Africanas. Por isso, temos que aproveitar todas as opções que temos e tirar proveito de todos os jogadores do plantel, gerindo os diferentes momentos de cada um e as alternativas que entendemos serem as lógicas para cada adversário”.


EVANDRO: “É MAIS UM JOGO QUE QUEREMOS VENCER”

​Dragões recebem o União da Madeira na segunda jornada da Taça da Liga (terça-feira, 20h15)
O triunfo em Vila do Conde diante do Rio Ave (1-0), na primeira ronda, deixou o FC Porto na liderança do grupo D da Taça da Liga a par do União da Madeira, precisamente a equipa que visita o Estádio do Dragão na segunda jornada (terça-feira, 20h15) e que já bateu o Sporting de Braga (2-1) no seu terreno. Consciente das dificuldades que esperam os azuis e brancos, Evandro sublinhou o significado de vestir a camisola portista, “seja qual for a competição”.

“A expectativa que temos é a de vencer mais um jogo, que pode ser mais uma oportunidade para os jogadores que têm jogado menos. Vestir a camisola do FC Porto é sempre especial, seja qual for a competição, e este é mais um jogo que queremos vencer, ainda mais porque jogamos no Estádio do Dragão. Queremos estar sempre em primeiro e nesta competição não será diferente”, afirmou o médio brasileiro no lançamento do encontro com os madeirenses, oitavos classificados da Segunda Liga, em declarações ao Porto Canal e www.fcporto.pt.

Garantindo estar pronto caso seja opção para Julen Lopetegui, Evandro acredita que a equipa tem a lição estudada para o compromisso que se segue no calendário portista. “Sempre que as oportunidades surgirem, tenho de estar preparado, tal como a equipa estará para as dificuldades que o União da Madeira nos criar. Todas as equipas que jogam no Estádio do Dragão adoptam uma postura mais fechada, procurando tirar-nos espaço para jogar e surpreender-nos em contra-ataque”, acrescentou o camisola 15.

O jogo entre FC Porto e União da Madeira, da segunda jornada do grupo D da terceira fase da Taça da Liga, disputa-se esta terça-feira, às 20h15, no Estádio do Dragão.


in "fcp.pt"

JUNIORES DERROTADOS NAS “MEIAS” DA FRENZ INTERNATIONAL CUP


Azuis e brancos não conseguiram bater o Internacional de Porto Alegre (0-2)
​A equipa júnior do FC Porto perdeu esta segunda-feira diante do Internacional de Porto Alegre (0-2), em jogo das meias-finais da Frenz International Cup disputado no Estádio Gelora Sriwijaya, em Palembang, na Indonésia. Luís Fernando (44m) e Allan (60m) apontaram os golos que deram o triunfo ao conjunto brasileiro e o consequente acesso à final da competição.

Num relvado difícil e frente a uma equipa bem organizada, o FC Porto não dispôs de flagrantes oportunidades de golo no primeiro tempo, ainda que tenha mostrado maior ascendente relativamente ao seu adversário. Num dos poucos lances perigosos dos primeiros 45 minutos, o Internacional chegou à vantagem já perto do intervalo, por intermédio de Luís Fernando, na sequência de uma bola parada (44m).

Os Dragões reentraram em força mas continuaram a sentir grandes dificuldades para contornar a excelente organização defensiva do conjunto de Porto Alegre, que sentenciou o encontro num lance infeliz de Moreto Cassamá. O jovem médio portista escorregou e deixou a bola à mercê de Allan, que viu Diogo Costa adiantado e aplicou um “chapéu” perfeito, reforçando decisivamente a vantagem do Internacional (60m).

Os juniores do FC Porto, treinados por António Folha, alinharam com: Diogo Costa, Fernando, Sandro, Jorge Fernandes, David Sualehe, João Cardoso (cap.), Moreto Cassamá, Bruno Costa, Tony Djim, Luís Mata (André Mesquita, 71m) e Rui Pedro (José Leite, 64m).



in "fcp.pt"