sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Paulo Futre sobre o FC Porto

Programa "Azul e Branco"

«Não podemos deixar a diferença aumentar»

O FC Porto está a dois pontos do líder Benfica e este sábado joga contrao Rio Ave no Estádio do Dragão.

«Não podemos deixar a diferença aumentar»
Agora que o FC Porto perdeu a liderança para o Benfica, os Dragões não se podem «acomodar», quem o diz é o avançado brasileiro Kléber.

«Com certeza que vamos encontrar dificuldades. É uma equipa que está à procura de uma posição melhor na tabela e todo o cuidado é pouco. Não nos podemos acomodar e correr o risco de deixar o Benfica distanciar-se ainda mais na classificação. São apenas 2 pontos, uma vantagem reversível. Mas se vacilarmos pode ser fatal lá na frente. Não podemos deixar essa diferença aumentar", afirmou Kléber, esta sexta-feira, à sua assessoria de imprensa.

Em véspera do encontro com o Rio Ave, o avançado brasileiro recordou os dois golos que marcou à equipa vila-condense na pré-época.

«Tive a felicidade de fazer dois golos no meu primeiro jogo contra o Rio Ave, antes do início da época. Desta vez, teremos os nossos adeptos ao nosso lado. Jogar no Estádio do Dragão é muito importante para nós, pois é uma motivação a mais e um grande incentivo. Mas temos consciência de que isso não facilita o nosso trabalho dentro de campo. Será muito complicado, de qualquer forma, e não podemos pensar em perder pontos dentro dos nossos domínios numa competição tão disputada», recordou.
O FC Porto, segundo classificado com 34 pontos, recebe, este sábado às 20h30, o Rio Ave, 12º com 14 pontos, em jogo da 15.ª jornada da I Liga. 

in _"sapodesporto.pt"

Varela e Iturbe de regresso, Guarín e Fucile de fora

Os regressos de Varela e Iturbe, ausentes no clássico com o Sporting, e as saídas de João Moutinho (castigado) e Djalma (na seleção) constituem as notas de destaque na lista de convocados do FC Porto para o jogo com o Rio Ave, da 15.ª jornada da Liga, que se disputa sábado, no Estádio do Dragão.

Fredy Guarín e Fucile, ambos aptos fisicamente, ficam fora das opções de Vítor Pereira, o mesmo sucedendo com Danilo, ainda sem certificado internacional. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Bracali:

Defesas: Maicon, Alvaro Pereira, Rolando, Mangala, Alex Sandro e Otamendi;

Médios: Belluschi, Fernando, Defour e Souza;

Avançados: Kléber, Hulk, Varela, James, Iturbe e Cristian Rodriguez.


in "abola.pt"

Juventus prestes a garantir Guarín

AGENTES DO MÉDIO ESPERADOS EM TURIM



A transferência de Fredy Guarín para a Juventus poderá ser concretizada dentro de horas, noticia esta sexta-feira a "Gazzetta dello Sport".
O jornal italiano revela que Marcelo Ferreyra e Rocco Dozzini, respetivamente agente e representante em Itália do médio colombiano, são esperados em Turim entre hoje e amanhã para negociar os termos do contrato, com o FC Porto a aceitar 11 milhões de euros, 2 milhões pagos de imediato e 9 no final da temporada.
in "record.pt"

Sérgio Oliveira: o que correu mal na Bélgica

Médio assume vontade de rumar ao Penafiel e aguarda que o F.C. Porto desbloqueie a situação


Sérgio Oliveira quer ingressar no Penafiel e deixar o Malines, da Bélgica, clube onde alinha, actualmente, por empréstimo do F.C. Porto. O emblema da Liga de Honra está interessado no médio que está receptivo ao convite, mas aguarda que os dragões resolvam a sua situação para voltar a Portugal.

Em declarações ao Maisfutebol, o jovem médio português admite que a experiência no campeonato belga não correu como esperava. «Não quero ficar na Bélgica. Não faço ideia quando vai ficar resolvida a minha situação, até gostava de saber. Sei que não quero ficar», começa por dizer. 

«Não digo que correu tudo mal porque há sempre qualquer coisa a aprender. Falhou a adaptação. Ao futebol, aos métodos, a tudo», admite o jogador, famoso pela «pesada» cláusula de rescisão de 30 milhões de euros que o F.C. Porto lhe colocou. 

A sua cabeça está no Penafiel, não esconde: «É uma hipótese séria. Se há outras propostas? Deve haver. Mas eu gostava de ir para o Penafiel. A minha prioridade é voltar a Portugal e o Penafiel é um bom clube e parece-me ter um excelente grupo.»

presidente do Penafiel já tinha garantido ao nosso jornal que estava tudo acertado com o empresário do vice-campeão mundial sub-20. Agora, portanto, a bola está do lado do F.C. Porto. «É isso que está a faltar e por isso não se pode dizer que já haja algo em concreto», assume Sérgio Oliveira. 

O jovem médio de 19 anos foi titular no jogo de estreia, frente ao Lokeren, da 8ª jornada da Liga belga. Nunca mais repetiu a façanha, mesmo tendo feito o seu único golo com a camisola do Malines no embate com o Standard Liège, já na 15ª ronda.

in "maisfutebol.iol.pt"

Solução para problema à direita passa por Hulk

Hulk continua com as despesas do ataque ou a ausência de Djalma (está a preparar a CAN) obrigará Vítor Pereira a devolver o Incrível à sua posição habitual, repescando Kléber para o onze? A resposta, só o treinador a poderá dar nesta altura. Ainda falta um treino para afinar a estratégia e da conferência de Imprensa de ontem nada foi dito sobre o assunto. Certo apenas é que o que for escolhido para Hulk é que vai determinar quem rende o internacional angolano no onze. E também que não faltam alternativas: James, Cristian Rodríguez, Iturbe e Varela também podem ter uma palavra a dizer à direita do ataque.
Vítor Pereira vai ter de mexer, obrigatoriamente, para a recepção ao Rio Ave. A equipa que empatou em Alvalade é irrepetível devido ao castigo de João Moutinho - acumulou cinco amarelos no campeonato - e à partida de Djalma para a CAN. Se Defour é aposta quase certa no meio-campo, ao lado de Belluschi, a configuração do ataque continua a ser uma incógnita. O próprio treinador ainda não terá desvendado quem vai a jogo, já que ainda não ensaiou qualquer solução. O sector defensivo é o único que não deve registar alterações, ainda que a disponibilidade de Danilo continue a ser uma hipótese, pelo menos, até ao início desta tarde.
O JOGO fez as contas e os números, desde a época passada, em que Vítor Pereira já estava na estrutura técnica, dizem que a escolha mais natural será Hulk voltar para o lado direito, substituindo directamente Djalma. O que, a acontecer, abriria uma vaga no centro do ataque para ser preenchida por Kléber, há muito a procurar recuperar a confiança do treinador.
Esta época, o Incrível já fez 15 jogos como extremo e mais 38 na época passada. Dito de outra forma, entre todos os jogadores usados nessa posição, o brasileiro foi aposta em 63,8 por cento das vezes. E se a lógica dos números imperar é certinho que Varela continuará de fora porque é o único dos extremos do plantel que nunca jogou no lado direito do ataque com Vítor Pereira. Iturbe, James e Cebola já lá jogaram um vez cada.

Sem Falcao Varela foi a aposta

Há um ano, Falcao lesionou-se e esteve um mês de fora, obrigando Villas-Boas a improvisar. Tal como agora, Hulk foi a escolha para o centro do terreno, ficando o lado direito do ataque entregue a Varela em todos os jogos em que o colombiano não esteve. A diferença é que o Varela desta época há muito que foi riscado das opções

As configurações possíveis para o ataque com o Rio Ave

> Com Hulk à direita

> Kléber
Recolocar Hulk na sua posição habitual beneficiaria Kléber, que assim seria o ponta-de-lança de serviço, o que não acontece, na Liga, desde o jogo em Olhão.

> Com Hulk ao centro

> Rodríguez
Foi titular à direita no jogo em que o FC Porto entregou os primeiros pontos (0-0 com o Feirense) do campeonato. Mas nesse dia não havia Hulk à disposição...
> Iturbe
Muitos adeptos esperam vê-lo no onze, o que só aconteceu com o Pêro Pinheiro. É no lado direito do ataque que gosta de jogar, mas ainda não tem rotinas.
> James
É esquerdino, mas com muita tendência para fugir para o meio. Jogou à direita na recepção ao Setúbal, num dos jogos mais bem conseguidos da equipa.
> Varela
É extremo-direito de raiz e na época passada fez o lugar 12 vezes. O problema é que agora não é opção. Aliás, não é titular na Liga desde 28 de Outubro.

in "ojogo.pt"

MERCADO

Limite de extracomunitários adia Guarín na Juventus

A Imprensa italiana insiste que Guarín está na lista da Juventus para o reforço do meio-campo e que o clube de Turim ofereceria ao FC Porto 11 milhões de euros pela transferência, 3 a pagar no imediato e 8 no final da temporada. A informação da "Gazzetta dello Sport" esbarra, porém, no limite de extracomunitários, que tem condicionado a Juventus na abordagem ao mercado de Janeiro.
É que os "bianconeri" só têm uma vaga no plantel e também querem reforçar a defesa, dando prioridade ao uruguaio Martín Cáceres, do Sevilha. O lateral é um alvo difícil, mas do qual a Juve ainda não desistiu, adiando o avanço definitivo por Guarín enquanto não recebe uma resposta definitiva do Sevilha.
O médio colombiano deve hoje ser convocado para o jogo com o Rio Ave, ele que já não compete pelo FC Porto há mais de dois meses, depois de ter sofrido uma lesão ao serviço da Colômbia.

Santos convence Fucile

O portal "iG" noticiou ontem que o Santos estaria interessado em Fucile e o empresário do jogador, Pablo Tomaduz, confirma que o tema pode evoluir. "Houve um empresário que me contactou a promover a aproximação ao Santos, foram discutidas condições salariais e prémios e o Jorge [Fucile] está de acordo com a oferta. Agora é entre os clubes", disse-nos o agente, que não vê qualquer ligação entre o interesse em Fucile e o tema Danilo, salvaguardando que o Santos não é a única alternativa para o lateral, mas que o jogador ficou entusiasmado com a oferta.
Tomaduz espera definir o futuro de Fucile nos próximos dias, tendo previsto viajar para Portugal para analisar as propostas com a SAD e acertar a cedência do lateral, que não entra nas opções de Vítor Pereira.
Da parte do Santos, o vice-presidente Odílio Rodrigues admitiu contactos: "Foi um nome que um empresário sugeriu. Recomendaram e elogiaram muito o jogador."

Presidente do Rapid descarta Sapunaru

O presidente executivo do Rapid de Bucareste, Constantin Zotta, descartou ontem a possibilidade de o seu clube tentar o regresso de Sapunaru, negando assim notícias da Imprensa local. "Se gostaríamos de ter o Sapunaru no Rapid? Seria fantástico, mas ele atingiu um determinado nível na sua carreira que, penso, seria um passo atrás se regressasse nesta altura. Será uma pena se ele não for para uma equipa do mesmo calibre do FC Porto", referiu numa conferência de Imprensa em que sugeriu árbitros internacionais nos jogos mais importantes do campeonato romeno.

in "ojogo.pt"

Indiscutível Rolando chega aos 100

O que têm Jesualdo Ferreira, Villas-Boas e Vítor Pereira em comum enquanto treinadores do FC Porto? A resposta é Rolando. O central foi sempre aposta inicial em jogos do campeonato com os três técnicos, o que faz dele num dos jogadores mais utilizados nas últimas quatro temporadas. De tal forma, que amanhã vai atingir os 100 jogos de azul e branco só na Liga. E para se perceber até que ponto Rolando é titular indiscutível no eixo defensivo dos dragões basta dizer que só falhou cinco jogos nesta prova desde que assinou pelo clube. Todos por opção dos treinadores - sobretudo para o fazer descansar - já que nunca foi expulso nem acumulou os cinco cartões amarelos que o obrigariam a ficar um jogo na bancada. Curiosamente, esta época já está "à bica" desde a 10ª jornada...
Se juntarmos os jogos que disputou pelo Belenenses, Rolando está a apenas quatro de atingir as duas centenas no campeonato, um número bem interessante para quem tem apenas 26 anos. No plantel portistas apenas Helton (222) e João Moutinho (204) têm mais experiência de Liga do que Rolando.
Imune às críticas que o têm atacado esta época, sobretudo depois de ter aberto a porta da saída durante o defeso do Verão, Rolando mantém-se intocável no centro da defesa do FC Porto. Tem 1260 minutos esta época, o que faz dele totalista no campeonato, a par de Helton. E nas épocas anteriores fez sempre os 90 minutos quando esteve em campo, perfazendo um total de 8910 minutos pelo FC Porto só na Liga.
Em 2008/09, Rolando falhou dois jogos: o primeiro, contra o "seu" Belenenses, logo na jornada inaugural. Ou seja, tinha acabado de chegar ao clube. O segundo, na 29ª ronda, com o Trofense, para dar a oportunidade a Stepanov de fazer alguns minutos. Na época seguinte voltou a ficar de fora em duas ocasiões: na 11ª jornada (Rio Ave) e na 22ª (Olhanense), esta antes da visita a Londres para defrontar o Arsenal.
Já com Villas-Boas no comando técnico, Rolando assumiu-se como o patrão da defesa e só não actuou na 28ª ronda (Setúbal), em vésperas da segunda mão da meia-final da Liga Europa, com o Villarreal. Agora, com Vítor Pereira, a aposta mantém-se e se não for travado pelos amarelos, Rolando arrisca-se a acumular titularidades atrás de titularidades, até merecer o descanso em vésperas de algum jogo mais importante.
Como curiosidade, acrescente-se que Rolando já partilhou o eixo defensivo com sete companheiros: Mangala, Otamendi, Maicon, Sereno, Stepanov, Maicon, Nuno André Coelho e Bruno Alves, com quem esteve mais vezes em campo. Pedro Emanuel foi o único central que esteve no plantel ao mesmo tempo que Rolando, mas com quem o internacional português nunca jogou junto. Ah! E já agora acrescente-se que Rolando joga sempre no lado direito. Os "outros" é que são desviados para a esquerda.

in "ojogo.pt"

Cebola deu grito de revolta

FOI PENALIZADO MAS ARREGAÇOU AS MANGAS



Cristian Rodríguez sentiu na pele a exigência elevada de Vítor Pereira, quando foi afastado da equipa após o jogo com o Sp. Braga. Um erro cometido nesse encontro provocou uma discussão entre ambos e a consequente penalização do uruguaio. “É bom sinal que haja diálogo e esclarecimentos. O Rodríguez não está satisfeito nem acomodado com a sua situação e quer dar mais. Sabe o que pretendo dele. Está a trabalhar com qualidade e é opção como todos os outros”, referiu então Vítor Pereira, na véspera do desafio frente ao Marítimo.
A verdade é que o extremo, de 26 anos, foi reintegrado nos convocados para essa jornada e até marcou o golo que abriu o marcador. De um momento para o outro, o internacional alviceleste recuperou protagonismo. Repetiu a proeza em Paços de Ferreira e mereceu novamente a titularidade no clássico de Alvalade.
in "record.pt"

Brasileiros destacam insatisfação de Danilo

LATERAL DESABAFOU NO TWITTER



O jovem lateral Danilo é um ferveroso adepto das redes sociais e costuma usar o Twitter para dar conta dos pormenores do seu dia a dia. Esta quinta-feira foi a vez do brasileiro desabafar e a imprensa brasileira considera que o alvo é o Santos.
"A palavra é... nenhuma. Eles não têm palavra", disse Danilo, por volta das 19H30, na sua conta no Twitter, numa mensagem que a imprensa brasileira considera ter como o destinário o clube paulista.
Horas depois, o Lancenet! deu conta da postura do Santos, que alegadamente só liberta o jovem caso o FC Porto aceite ceder o uruguaio Fucile. Em causa estará a alegada falha no pagamento de um parcela da transferência de Alex Sandro.
in "recofrd.pt"

Santos quer Fucile para libertar Danilo

INFORMAÇÃO AVANÇADA PELO LANCENET!



O uruguaio Jorge Fucile poderá seguir o caminho inverso do seu substituto no Dragão. O lateral direito, de 27 anos, é apontado esta quinta-feira como possível reforço do Santos, antigo clube de Danilo, brasileiro que chegou à Invicta na reabertura do mercado.
"Foi um nome que apareceu, tem sido elogiado e essa possível vinda do Fucile não tem nada a ver com o problema que temos com o FC Porto", garantiu Odílio Rodrigues Filho, vicepresidente do clube paulista.
Apesar do dirigente negar algum ligação, o portal Lancenet! garante que os santistas só libertarão Danilo se os dragões concordarem em ceder o uruguaio. Danilo terá já tomado conhecimento da atitude do Santos e tentou falar com o presidente do clube, Luis Alvaro Oliveira, mas não obteve resposta.
O portal brasileiro falou com José Caldeira, um dos agentes de Fucile, que confirma a abordagem santista.
"O Santos tem negociações com o FC Porto, até por causa do Alex Sandro e do Danilo. O clube já foi avisado que precisa de conversar com a equipa portuguesa. Para nós é uma possibilidade, mas não é a única, pois há outras na Europa. Mas sem dúvida o Santos é uma possibilidade, não é algo impossível", garantiu.
in "record.pt"

Roma tenta Fernando

A notícia surge na edição desta sexta-feira do ‘Corriere dello Sport’. O médio Fernando, do FC Porto, é uma das prioridades da Roma para a janela de inverno do mercado de transferências.

Segundo o jornal italiano, Walter Sabatini, diretor desportivo da Roma, está a trabalhar no sentido de reforçar o plantel e o brasileiro Fernando surge no topo da lista de preferências do treinador Luis Enrique. De acordo com a mesma fonte, as negociações com o FC Porto deverão avançar em breve.

Muito se falou sobre uma possível saída de Fernando no verão passado, porém, o médio acabou por permanecer no Dragão, onde tem contrato para cumprir até 2014. Inter, Juventus, Milan, Lazio, Chelsea, Liverpool, Dortmund, Málaga foram alguns dos clubes apontados como interessados no jogador portista.


in "abola.pt"

López confirma contactos com o FC Porto

O defesa argentino Lisandro López, que joga no Arsenal Sarandí, confirmou que foi contactado pelo FC Porto. No entanto, o jogador garantiu que vai permanecer no seu país.

Além do FC Porto, Lisandro López também foi mais recentemente colocado na mira do Sporting, mas diz que de concreto só houve uma proposta do Internacional de Porto Alegre.

«O Internacional foi o mais concreto, mas também recebi contactos do FC Porto e houve outros clubes que contactaram com o Arsenal. No entanto, as ofertas não eram o que pretendia o clube», afirmou o jogador, em declarações prestadas à radio Rivadavia, citadas pelo jornal Olé.

Perante este cenário, López deixa antever que vai permanecer ao serviço do Arsenal: «Pelo menos vou estar cá nos próximos seis meses, sinto-me muito bem aqui.


in "abola.pt"