sábado, 23 de fevereiro de 2013

FC Porto x Rio Ave: «Este é o momento» de não perder pontos


FC Porto e Rio Ave encontram-se este sábado no Estádio do Dragão para um duelo que promete fazer faísca. Os azuis e brancos procuram a 16.ª vitória no campeonato e desejam também 'vingar' o empate que os vila-condenses provocaram na primeira volta da liga, mas para isso será preciso uma equipa cem por cento focada neste jogo. É que o plantel de Nuno Espírito Santo não quer descolar do 5.º lugar, a não ser que seja para trepar na tabela.

Vítor Pereira já alertou quem quisesse ouvir de que este «é o momento» de vencer, «é o momento» de não perder pontos, «é o momento» em que as decisões começam a ganhar forma. Depois de um exigente jogo europeu, o técnico do FC Porto assumiu algum desgaste mas também avisou os seus jogadores de que espera o melhor de cada um quando a bola começar a rolar frente ao Rio Ave.
Campeão tropeçou em Vila do Conde na 1ª volta ©Catarina Morais
É que a vitória em Aveiro (0x2) não apaga a imagem deixada no último encontro caseiro, com o Olhanense (1x1), e há que compensar os adeptos e reforçar a corrida ao troféu de campeão, numa altura em que o maior rival também não parece disposto a ceder terreno, a menos que o surpreendente Paços de Ferreira a tal obrigue.
Ganhar ao Rio Ave de Nuno Espírito Santo não é tarefa fácil, parece claro. Os vila-condenses estão a fazer a melhor época dos últimos anos e não só jogam desinibidos como atuarão sem qualquer tipo pressão extra. Os 29 pontos já amealhados dão alguma segurança quando se olha para baixo e se vê os 14 ou 15 de quem está no fundo da tabela, além de que os últimos resultados alcançados fora de casa (seis vitórias em nove jogos) só podem servir de motivação. O empate com o SC Braga na jornada transata (1x1) reforça esse espírito.
Quiño deve ser aposta de Vítor Pereira ©Catarina Morais
Mesmo assim, no regresso de Nuno à casa onde mais foi feliz, é de lembrar que o histórico portista é deveras favorável: nos últimos 10 encontros, o FC Porto venceu nove, e no total dos 23 são 19 as vitórias azuis e brancas. De fato, a última vez que o Rio Ave pontuou no Dragão para o campeonato foi em 2004/05, quando Gaúcho obrigou Luís Fabiano a puxar dos galões para igualar o marcador.
Ala esquerda em remodelação
Se o Rio Ave tem o plantel praticamente na máxima força, faltando apenas o lesionado Jeferson e o castigado (?) Hassan – o egípcio foi expulso na semana passada, mas o emblema vila-condense ainda não recebeu a nota oficial e, portanto, convocou-o -, o FC Porto está a contas com alguns problemas no lado esquerdo.
Na defesa, Mangala foi expulso com o Beira-Mar e Alex Sandro viu o quinto cartão amarelo, pelo que sobra o jovem Quiño ou uma possível adaptação para a lateral canhota, enquanto Maicon deve regressar ao eixo central e fazer companhia a Otamendi. No ataque, também Atsu é baixa, devido a problemas musculares, o que pode acelerar o regresso de James à titularidade.

in "zerozero.pt"

"SERÁ DOS JOGOS MAIS DIFÍCEIS DO ANO"


Rui Gomes considera que a deslocação do FC Porto B a Penafiel (29.ª jornada da Segunda Liga, domingo, 11h15) será um dos jogos "mais difíceis do ano". Em antevisão ao Porto Canal e www.fcporto.pt, o treinador destacou os bons resultados e exibições da equipa nas últimas jornadas, mas admitiu que os durienses (no 11.º lugar da classificação) possuem características complicadas para os Dragões.

"Viemos de um bom jogo e resultado contra o Vitória de Guimarães B. Mesmo nos últimos jogos que não vencemos, frente a Belenenses e Desportivo das Aves, há muito pouco de negativo a dizer das nossas exibições. É correcto dizer que estamos num bom momento da época e temos legítimas aspirações a continuar a subir na classificação, para nos fixarmos no primeiro terço, que é o nosso lugar", afirmou o técnico.

O FC Porto B está na nona posição da Segunda Liga, com 41 pontos, a apenas três do quarto classificado, o Tondela, e com mais um do que o Penafiel. Rui Gomes espera que a equipa esteja a entrar em "velocidade de cruzeiro" e com processos "suficientemente consolidados" para que não haja um retrocesso exibicional. "Nem sempre é fácil gerir o trabalho durante a semana, porque temos jogadores regularmente chamados às selecções e aos trabalhos da equipa A, como ainda aconteceu esta semana. Fazemos apelo à grande capacidade que os jogadores têm tido para se recentrarem quando voltam ao espaço da equipa B e espero que isso nos permita vencer mais um desafio no domingo e manter a linha de crescimento da equipa", declarou.

O desafio em Penafiel será dos "mais difíceis do ano", devido ao relvado e às condições atmosféricas, que "não deverão ser famosas". Mas a formação local tem também as características que mais dificuldades têm gerado ao FC Porto B. "São uma equipa muito agressiva, organizada e pressionante, que sofre poucos golos. Vão criar-nos bastantes problemas, num campo que não é muito grande e que não nos vai permitir ter muito espaço para jogar. Vamos ter de estar muito concentrados e ser muito inteligentes para ultrapassar as dificuldades", afirmou.


in "fcp.pt"

Liga arquiva processo a Pinto da Costa


Em causa estavam as declarações proferidas pelo presidente do FC Porto no final do clássico da Luz com o Benfica...
A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga (CII) arquivou o processo instaurado a Pinto da Costa pelas declarações proferidas no final do último clássico no Estádio da Luz. 

Na altura, o presidente do FC Porto aproveitou um erro no site da Liga, que por alguns instantes deu a vitória ao Benfica, para afirmar que o resultado "não foi o que a Liga queria que acontecesse", e que "se calhar nem era o que estava previsto".

Na deliberação apresentada esta sexta-feira são ainda reveladas as justificação de Pinto da Costa que acabaram por determinar esta decisão da CII da Liga de arquivar o processo.

"Ouvido a 30 de janeiro de 2013 pelo CII, o Sr. Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa esclareceu que: 'nunca se referiu a qualquer dirigente da Liga, nem a qualquer órgão, nem a qualquer pessoa concreta. Referiu-se ao erro cometido pela empresa que presta serviços informáticos à Liga'. Acrescentou que 'a palavra "previsto" não tem o significado de combinado. A previsão do resultado para a maioria, cerca de 80 por cento, era de vitória do Benfica'. Disse, ainda, que 'não quis prejudicar a imagem da Liga (...) achou que nunca houve mais do que o erro de quem controlava o site. É nitidamente um lapso", podia ler-se no comunicado.

Depois deste esclarecimento de Pinto da Costa, a CII considera que se "esvaziou o conteúdo do inquérito", razão pela qual optou por o arquivar.

in "ojogo.pt"