terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vítor Baía: «Que seja um bom espetáculo»

ANTIGO GUARDA-REDES FORMULOU DESEJO PARA O CLÁSSICO


Vítor Baía esteve esta quarta-feira no serviço de pediatria do Hospital de Gaia e procurou passar ao lado da atualidade futebolística nacional, designadamente no que respeita ao clássico FC Porto-Benfica. O antigo guarda-redes dos dragões e da Seleção Nacional manifestou apenas o desejo de "que seja um bom espetáculo" e não destacou qualquer encontro em particular com o clube da Luz: "Todos foram importantes."
Quanto ao momento que atravessa a Federação Portuguesa de Futebol, instituição para a qual chegou a mostrar disponibilidade para presidir, o ex-diretor de Relações Externas do FC Porto foi perentório: "Não tenho nada a dizer sobre isso."
Atualmente mais preocupado com a ação da sua fundação, Vítor Baía mostrou-se feliz por proporcionar às crianças momentos de "alegria e bem-estar", tendo lido algumas histórias de um livro para o qual contribuíram amigos como José Bosingwa, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa e Hugo Almeida. Em estudo está uma casa de acolhimento para crianças que, de acordo com o seu desejo, está idealizada para a freguesia da Afurada, em Gaia, de onde é natural.´
in "record.pt"

F.C. Porto: Falcao integra lista com 22 nomes para o Clássico

Condição física do colombiano continua a ser uma incógnita


André Villas-Boas decidiu convocar todos os elementos disponíveis para o Clássico de quarta-feira, diante do Benfica. Na lista de eleitos está o nome de Radamel Falcao. O colombiano continuará a ser uma dúvida até perto da hora do jogo, seguramente, pois ainda estará longe do seu melhor índice físico.

Os únicos elementos que não figuram nas escolhas são os lesionados Alvaro Pereira e Emídio Rafael. Nicolás Otamendi, após alguns dias a treinar limitado, também entra nesta composição de Villas-Boas anormalmente alargada.

Muito provavelmente, o técnico preferiu não arriscar e decidiu rodear-se de todas as opções plausíveis até à hora das decisões finais. Falcao, recorde-se, esteve lesionado quase um mês, regressou para defrontar a Naval a 16 de Janeiro e voltou a magoar-se. As duas mazela nada tiveram em comum, como o técnico azul e branco sublinhou na última conferência de imprensa. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton, Kieszek e Beto;

Defesas: Sapunaru, Fucile, Maicon, Rolando, Sereno, Otamendi

Médios: Freddy Guarín, Fernando Beluschi, João Moutinho, Souza, Fernando, Rúben Micael, 

Avançados: Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano Gonzalez, Hulk, Varela, Walter, James Rodríguez.

Helton volta à baliza e estreia-se na Taça

O FC Porto sofreu apenas um golo na caminhada para as meias-finais da Taça de Portugal, saldo que não deixa grandes embaraços aos defesas - e aos guarda-redes em particular... -, mas André Villas-Boas deve mexer na baliza, apostando em Helton. Se assim for, como se espera, o brasileiro estreia-se esta temporada na prova. Até agora, nos quatro jogos efectuados, o treinador portista dividiu as oportunidades: Kieszek defendeu contra Juventude de Évora (4-0) e Pinhalnovense (2-0), ambas com Helton no banco; Beto foi titular com o Limianos (4-1) e o Moreirense (1-0). A Taça de Portugal sempre foi, de resto, uma prova em que Helton descansou da titularidade indiscutível, ainda que, com Adriaanse e também com Jesualdo Ferreira, o brasileiro tenha sido presenteado com algumas finais no Jamor depois de outros terem feito parte substancial da caminhada (Vítor Baía num dos casos; Beto no outro).

in "ojogo.pt"

Otamendi está em dúvida

O argentino Otamendi continua afastado dos relvados numa altura em que o clássico já está em contagem decrescente. Ontem de manhã, a sessão de treino no Olival foi totalmente fechada e, no final, o boletim médico descrevia que o defesa-central tinha feito tratamento e trabalho no ginásio. A conclusão é que Otamendi está em dúvida e só hoje, com a divulgação da lista de convocados, é que se saberá se André Villas-Boas vai ter de mexer na dupla de centrais habitualmente utilizada nos últimos tempos. O argentino parou devido a uma pancada que levou no tornozelo direito na primeira parte do jogo com o Gil Vicente, no sábado. Queixou-se, foi assistido fora do relvado e reentrou a mancar, dando a sensação de que teria de ser substituído, o que acabou, contudo, por não ser necessário. No dia seguinte, o clube informou que ele tinha sofrido um edema traumático no tornozelo. Não havendo oscilações da forma física com uma paragem tão breve (dois dias), se durante o dia de hoje o internacional argentino não sentir dores ficará automaticamente à disposição do treinador, podendo fazer dupla com Rolando.

Quanto a Rodríguez e a Walter, que também não treinaram no domingo devido a lesões sofridas em Barcelos, ontem já estiveram no relvado sem limitações. Estão em condições de disputar o clássico com o Benfica, e André Villas-Boas agradece face à dúvida relativa em torno da utilização de Falcao. Tanto um como outro devem marcar presença na lista de convocados. O ponta-de-lança brasileiro procura disputar, de resto, o primeiro clássico com o Benfica desde que está em Portugal. O uruguaio apenas foi utilizado na Supertaça Cândido de Oliveira, quando entrou aos 68 minutos.

Rolando e Maicon eficazes

Se Otamendi não recuperar a tempo, não restam grandes dúvidas quanto à escolha da dupla de centrais para amanhã. Aliás, Rolando e Maicon disputaram os dois clássicos da época com o Benfica e ficaram com razões para sorrir; em Aveiro, o internacional português abriu o marcador, com um golo de cabeça aos três minutos. O Benfica ficou a zero nos dois jogos.

in "ojogo.pt"

Peñarol tentou e não foi o único

O Peñarol sondou os representantes de Cristian Rodríguez para avaliar a possibilidade de receber o extremo por empréstimo, segundo noticiou ontem a Imprensa uruguaia. A resposta negativa, ainda segundo a mesma notícia, teria surgido pronta da boca de um desses representantes: o Peñarol, clube de que Rodríguez é adepto, como comprova o facto de ter tatuado o emblema numa das pernas, não tinha argumentos financeiros para pagar o salário do extremo, e haveria outra proposta de um clube europeu mais tentadora.

Alegadamente, essa sondagem admitida pelos representantes teria sido efectuada por um clube inglês, mas os termos da oferta, para um empréstimo até ao final da temporada, não convenceram os portistas, pelo que o Cebola se manterá no plantel.

A época do uruguaio, que falhou o Mundial, tem sido pouco consistente e, com contrato até 2012, Rodríguez já foi várias vezes apontado a outros clubes. Pelo menos até ao final da época, porém, manter-se-á às ordens de Villas-Boas.

in "ojogo.pt"

Alexandre Kalil: "Prospota do Sporting por Kléber, é ridícula"

O Sporting não conseguiu assegurar a contratação de Kléber, porque o Atlético Mineiro clube que detém os direitos do jogador, acha ridículo o valor oferecido pelo clube por Kleber. Assim o disse em Bola Branca, o presidente do clube brasileiro.

O Atlético Mineiro não aceita fazer o negócio, depois do Sporting ter acertado com o Marítimo a ida do avançado para Alvalade por cinco temporadas e meia. Esse acordo não tem validade porque o Atlético Mineiro não permite. 
          
Kléber, sabe Bola Branca está comprometido com o FC Porto, para a próxima temporada. 

O presidente do Atlético Mineiro Alexandre Kalil, não assume esse compromisso, mas garante que para o Sporting, Kléber não vai, porque a proposta do clube leonino é ridícula.

Atlético Mineiro não permite a transferência de Kléber para o Sporting e o clube leonino, acertou a transferência de Liedson para o Corinhtians do Brasil.

in "rr.pt"

A Taça que faltou para o triplete de Mourinho


Em 2003/2004, o FC Porto de José Mourinho estava imparável na Europa fazendo ‘crescer água na boca’ pelas suas exibições frente aos gigantes do futebol. Porém, no nosso país, na Taça de Portugal a história foi outra, pois o Benfica de Camacho apareceu para ‘roubar’ o triplete a Mourinho.
José Mourinho nunca conquistou o tão “famoso” triplete (taça de Portugal, campeonato e Liga dos Campeões) no nosso país. A culpa disso nunca ter acontecido pode ser atribuída a Camacho, o mesmo treinador que no último domingo voltou a vencer o treinador português , mas para a Liga espanhola.

No ano em que tudo caminhava nesse sentido, o FC Porto foi travado pelo Benfica de António Camacho na final da Taça de Portugal no dia 16 de Maio de 2004 no Jamor.
Os azuis-e-brancos até se colocaram em vantagem por Derlei aos 45 minutos, mas o grego que habitava na defesa encarnada, de nome Fyssas, tratou de empatar o jogo pouco depois. Entrou-se então num braço de ferro que só havia de ser resolvido no prolongamento.
 O herói desse dia foi Simão Sabrosa que se serviu da cabeça – gesto pouco usual no jogador – para sentenciar a partida aos 104 minutos.
Gorou-se o triplete de Mourinho e festejou-se a quebra do jejum encarnado na Taça que já durava desde a época 1995/96.
Em 2004 foi a última vez que as duas equipas se encontraram em jogos para esta competição. Desta altura, das duas equipas, apenas sobram Nuno Gomes e Moreira, jogadores agora pouco utilizados pelo treinador Jorge Jesus.
Em 2010/11 com outros protagonistas veremos qual será o desfecho da meia-final da competição disputada a duas mãos.

in "sapodesporto.pt"

Moutinho opera a reviravolta

JÁ DISPUTOU 17 CLÁSSICOS COM O BENFICA


João Moutinho está apenas a uma vitória sobre o Benfica de ficar com o saldo a zero nesse particular. Uma nota digna de registo, já que, quando chegou ao FC Porto, no último defeso, o médio trazia um saldo francamente negativo – 7 derrotas, 4 empates e outras tantas vitórias. No entanto, de dragão ao peito já venceu o rival encarnado por duas ocasiões – Supertaça e campeonato –, e caso meta a terceira no jogo da Taça de Portugal, marcado para amanhã, poderá sonhar com a reviravolta ainda na corrente época.
São já 17 os clássicos que o ex-leão disputou com o Benfica, 15 dos quais ao serviço do Sporting. O primeiro de todos foi precisamente na prova rainha, em 2004/05, tendo saído derrotado... nas grandes penalidades. Moutinho entrou aos 37 minutos para o lugar de Custódio, numa partida que terminou empatada a três bolas. Contudo, nos penáltis o Benfica levou a melhor (7-6) e afastou o Sporting da competição.
in "record.pt"

O grande enigma

FALCÃO DEVERÁ FICAR DISPONÍVEL PARA JOGAR


É o grande momento de suspense reservado por Villas-Boas para as horas que antecedem o clássico. Falcão joga ou não? Uma pontinha do véu foi levantada com o anúncio da provável recuperação do internacional colombiano, mas não é certo que faça parte do onze, até porque Hulk passou com distinção no teste do ponta-de-lança.
Garantido é que, caso volte à equipa, El Tigre dá outras soluções ao ataque portista. “O Falcão, como provavelmente estará disponível, causa uma variabilidade importante relativamente ao que temos vindo a fazer. Uma coisa é o tipo de jogo que temos com o Falcão e aquilo que proporciona e a sua qualidade individual. Outra é o que proporcionam as características individuais do Hulk como ponta-de-lança ou do Walter. Essa variação é importante e amanhã [hoje] tomaremos uma decisão sobre o que é mais importante para a equipa e o que é o Benfica nesta fase”, constatou o treinador dos dragões.
in "record.pt"

F.C. Porto-Benfica: Dragão quase esgotado

Cerca de 40 mil lugares já estão ocupados


O F.C. Porto já tem oitenta por cento da lotação do Estádio do Dragão ocupada para o clássico de quarta-feira, com o Benfica. A informação foi prestada à Agência Lusa por uma fonte do clube azul e branco, que confirmou a venda de 40 mil bilhetes para o jogo relativo à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Sobram por isso cerca de dez mil bilhetes ainda disponíveis para venda, mas nesta fase só para sócios. Como faz sempre, o F.C. Porto reservou a primeira fase de venda a associados do clube. O Benfica, por outro lado, terá 2500 ingressos disponíveis na Luz, sendo que aqui a venda é aberta a todos os adeptos.

in "maisfutebol.iol.pt"

Taça de Portugal: Paulo Baptista no F.C. Porto-Benfica

Jorge Sousa no V. Guimarães-Académica


Paulo Baptista, da Associação de Futebol de Portalegre, foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para o F.C. Porto-Benfica da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O encontro está marcado para quarta-feira, no Estádio do Dragão.

Um dia depois, no V. Guimarães-Académica, vai estar Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto.

in "maisfutebol.iol.pt"