sexta-feira, 25 de março de 2011

F.C. Porto: Villas Boas chama sete jogadores da formação

André Villas Boas recorreu aos escalões de formação para compor um grupo que continua limitado com a ausência de doze jogadores internacionais que estão ao serviço das respectivas selecções. O plantel do F,.C. Porto, que prepara o clássico com o Benfica, apresentou-se, assim, radicalmente rejuvenescido com atletas dos sub-19 e sub-17 na sessão de treino que decorreu esta manhã no Olival.

Além dos internacionais, o treino desta sexta-feira ficou ainda marcado pelas ausências de Pawel Kieszek e Cristian Rodríguez, devidamente autorizados pelo clube. Assim, a sessão desta manhã serviu para o treinador observar as prestações de Samir (guarda-redes) e Lupeta (avançado), dos sub-19, e de Kadú (guarda-redes), Jorge (lateral), Rafa (lateral), Rui Cardoso (médio) e Diogo (médio), dos sub-17.

O F.C. Porto parte, agora, para três dias de folga e só regressa ao trabalho na próxima terça-feira, pelas 15 horas, ainda sem grande parte dos internacionais, mas já totalmente focalizado na visita ao Estádio da Luz, jogo da 25ª jornada da Liga, marcado para 3 de Abril (domingo).


in "maisfutebol.iol.pt"

James: "Aprende-se muito com Villas-Boas"

Integrado na selecção de sub-20 da Colômbia, James Rodríguez não esquece a importância que André Villas-Boas está a ter na sua afirmação no futebol português. "Conquistei a confiança do míster Villas-Boas com muito trabalho, dando sempre o meu melhor. Ele é jovem, mas experiente. Trabalhou com Mourinho, portanto aprende-se muito com ele", revelou o extremo à Imprensa colombiana numa espécie de balanço da temporada.

Os compatriotas Guarín e Falcao também não foram esquecidos. "Sem o apoio deles, não me teria adaptado tão rapidamente ao FC Porto e à vida na Europa, que é muito diferente. Estou a passar um bom momento."

A um pequeno passo da conquista do título, vencer a Liga Europa é um objectivo cada vez mais assumido no balneário portista. Para James, vencer tudo na primeira época no futebol europeu seria algo fantástico. "O FC Porto é um clube grande, e a meta passa por lutar por todos os troféus. Na Liga, estamos sólidos na frente. Na Liga Europa, estamos nos quartos-de-final, e o sonho é que o clube volte a vencer um título dessa envergadura", explicou. Há nove meses em Portugal, o extremo falou ainda da cultura de vitória que se vive no FC Porto. "O nível excelente em que estamos permite-nos sonhar. Estamos sempre a pensar em ganhar tudo. O FC Porto é um clube que gosta de ganhar e, se vencermos tudo, será muito importante", afirmou. Sobre o interesse de outros clubes, o extremo nem quer ouvir falar. "Estou feliz no FC Porto. O meu desejo é continuar a crescer num clube tão grande como este."

Quem pára o miúdo?

Contratado aos argentinos do Banfield por 5,1 milhões de euros ( 70 por cento do passe), James não demorou muito a dar nas vistas; foi logo na pré-época. No entanto, vieram as provas oficiais e o colombiano foi ficando entre o banco e a bancada. André Villas-Boas chegou a ser questionado sobre a ausência do extremo, de 19 anos, e foi respondendo que ele estava em processo de crescimento e de adaptação ao futebol europeu, mais rápido do que qualquer outro. Pois bem, depois da estreia em Outubro, apenas com alguns minutos, James agarrou o lugar no onze em Dezembro devido a uma lesão de Varela. A partir daí foi uma presença assídua nas convocatórias e na equipa titular, dividindo os minutos de jogo com Varela e deixando para trás o uruguaio Rodríguez. Pelo meio, em Janeiro, o FC Porto pediu-lhe que não fosse ao Sul-Americano de sub-20. "Devo muito ao clube, que confiou em mim e permitiu que eu realizasse o sonho de jogar na Europa. Por isso entendi a decisão, embora não tenha sido fácil", disse James.


3

Golos marcados por James Rodríguez com a camisola do FC Porto. O primeiro foi ao CSKA de Sófia, em Dezembro, a contar para a Liga Europa. O Marítimo foi a vítima seguinte, já em Janeiro, e o mês não acabou sem outro festejo do colombiano, desta vez obtido perante o Nacional. James já marcou presença em todas as provas.

in "ojogo.pt"

"Iturbe? Pode ser outro Messi"

O sul-americano sub-20 que decorreu no Peru e as exibições de Iturbe ao serviço da selecção argentina marcaram definitivamente os espíritos dos responsáveis do futebol das Pampas. Sérgio Batista, seleccionador da Argentina, respondeu àquela que é já uma questão recorrente no país, tantas são as expectativas que giram em torno do novo prodígio que o FC Porto contratou recentemente. De tal forma que o nome do jogador de apenas 17 anos acaba envolvido em tudo quanto toca o futebol. Batista até alertou para os excessos que se podem cometer ao estar sempre a insistir na mesma tecla. "Iturbe é um projecto de jogador sem pressão, há que deixá-lo tranquilo", sublinhou. A questão prende-se com a inevitabilidade da pressão dos média e às constantes comparações com Messi, mas, sobretudo, aos efeitos que isso pode ter. "É um jogador que amanhã pode ser outro Messi, mas isso não é fácil. Digo isso, porque estão sempre a compará-lo com ele, mas o Iturbe tem as suas características próprias", explicou.

Sérgio Batista não tem dúvidas que o reforço do FC Porto contratado em Janeiro seguirá nas pegadas dos grandes jogadores, as qualidades de Iturbe são inegáveis aos olhos de tudo quanto é especialista na matéria. "Sim, ele vai a caminho de se tornar um grande jogador", frisou. Aliás, aproveitando o facto de a Argentina disputar dois jogos particulares contra os Estados Unidos (sábado) e a Costa Rica (terça-feira), os planos até estiveram pensados para chamar alguns jogadores dos sub-20 - Iturbe inclusive, como é óbvio - para os ambientar à selecção A, mas à última hora Batista preferiu adiar esse projecto para mais tarde, de modo a não colocar muita pressão. "Antes destes dois compromissos ainda me passou pela cabeça integrar alguns jogadores da selecção sub-20 para que pudessem perceber como funciona o ambiente na selecção principal, mas acabei por deixar isso para mais tarde", explicou.

Carlos Bilardo

"Pode actuar como 9, ou mais atrás, a armar jogo"

O tempo precisa de fazer o seu trabalho com Iturbe, quem o diz nas entrelinhas é Carlos Bilardo que, apesar de ver no novo prodígio um jogador muito promissor, acredita que é preciso deixá-lo crescer. "Joga bem, é jovem. Há que colocá-lo mais ao centro, numa posição não tão fechada e deixá-lo fazer-se. Pode actuar como 9, ou mais atrás, a armar jogo", comentou. O actual director das selecções argentinas tem mesmo uma opinião diferente da maioria, quando se trata de jovens: "Torna-se difícil trabalhar com a formação. Acho que os de 17 anos não devem treinar com os mais velhos. É como um jornalista não começa pelo Boca ou o River."

in "ojogo.pt"

Deixem marcar Sapunaru

AINDA NÃO FEZ O GOSTO AO PÉ


Não é de agora que Hulk e Falcão chamam a si a maior fatia de protagonismo na concretização da equipa do FC Porto. A dupla faz por merecer os elogios, mas há mais gente que tem contribuído com remates certeiros para os triunfos dos azuis e brancos nas diversas frentes. Basta lembrar que a vitória mais recente, sobre a Académica, não teve nenhum golo do Incrível ou de El Tigre. Os tentos têm-se repartido por praticamente toda a equipa base de André Villas-Boas, sendo que apenas um jogador de campo ainda não o conseguiu. É ele Cristian Sapunaru. Sendo defesa está em desvantagem, é certo, mas todos os seus companheiros de sector já faturaram.
O internacional romeno conta com 33 presenças em encontros oficiais, num total de 2.600 minutos. Aos 26 anos, o lateral atravessa o seu melhor momento desde que chegou ao Dragão, pelo que seria de todo merecido que os colegas também o deixassem marcar...
in "record.pt"

Falcao: «Gostava de um dia jogar em Espanha»

Avançado do F.C. Porto garante estar alheio aos rumores de transferências


O avançado do F.C. Porto, Radamel Falcao, não esconde a admiração que sente pelo campeonato espanhol e não gostaria de terminar a carreira sem se aventurar na Liga do país vizinho. A confissão foi dada esta quinta-feira, em Leganés, onde a selecção colombiana está a estagiar.


«A Liga espanhola é uma das melhores do mundo. Como todos os jogadores eu sigo-a e, em algum momento da minha carreira, mais para a frente, gostava de lá jogar. Ainda tenho mais dois anos de contrato com o Porto e o clube está a tentar fechar a renovação. Eu só tenho de ficar à margem dos rumores que se publicam nos media sobre isto e tento desfrutar o momento actual», afirmou, em declarações reproduzidas pela Agência Efe. 


Falcao disse, também que está «muito feliz» no F.C. Porto, uma equipa que se tem revelado «uma experiencia muito positiva». O colombiano falou ainda da Liga Europa, considerando que há uma equipa acima das restantes.


«O Villarreal é o favorito. Mas o F.C. Porto está a crescer e a avançar. Espero que a equipa continue a fortalecer-se para encarar as eliminatórias que faltam», referiu. 


A esperança do goleador, agora, é passar para a selecção o «bom momento futebolístico» que tem vivido ao serviço dos dragões, para ajudar a Colômbia a crescer no panorama internacional.


«Hoje em dia, acho que a Colômbia tem de lutar por qualquer torneio em que entre», atirou.


A selecção colombiana jogará no sábado frente ao Equador, em jogo de carácter particular que se vai realizar no Estádio Vicente Calderón, em Madrid.

in "maisfutebol.iol.pt"


Guarín e Falcao titulares
Guarín e Falcao vão ser titulares no particular de amanhã frente ao Equador, que se realizará em Madrid. Os dois jogadores fizeram parte do onze inicial ensaiado pelo seleccionador Hernán Darío Gómez, que deverá optar por entregar o ataque apenas ao avançado do FC Porto. Ontem, no entanto, a equipa só treinou da parte da tarde, uma vez que a sessão matinal foi cancelada devido à recusa do Atlético de Madrid de ceder o relvado do Vicente Calderón, por causa da chuva.

in "ojogo.pt"

«Quero voltar para mostrar o meu valor» - Prediger

O médio argentino Sebastián Prediger, actualmente cedido ao Colón de Santa Fé, recuperou a alegria de jogar e diz-se disposto a voltar ao Dragão para mostrar o seu valor. 

Contratado pelo FC Porto no Verão de 2009, a troco de 4,2 milhões de euros, Prediger não se impôs na equipa então comandada por Jesualdo Ferreira, sendo emprestado de seguida aos brasileiros do Cruzeiro. 

Agora, está novamente cedido ao Colón, onde tem jogado com regularidade: «Sinto-me com muita confiança. Gamboa [treinador do Colón] deu-me tranquilidade para jogar, que era o que precisava.»

Estender o vínculo com o Cólon, válido até Junho, é uma possibilidade, mas Prediger mostra-se disposto a regressar ao FC Porto: «Por mim jogava aqui por toda a vida, mas o meu passe é do FC Porto e gostaria de voltar a Portugal para vingar-me e demonstrar o meu valor.»


in "abola.pt"

Corrida para o jogo do título

O FC Porto inicia hoje a venda de bilhetes para o jogo na Luz e a oferta resume-se, muito naturalmente, aos cinco por cento da lotação do palco encarnado a que o clube do Dragão tem direito, algo como 3.250 entradas, a preço unitário de 22 euros e, para já, apenas disponibilizadas a sócios portistas detentores de Dragon Seats (lugares anuais no estádio azul e branco).

Apesar dessa condicionante, a probabilidade de os ingressos esgotarem rapidamente é mesmo do tamanho do mundo.

A visita ao Benfica representa uma oportunidade insólita de os dragões fazerem a festa do título do campeonato no terreno do rival e o factor não pode ser dissociado da corrida que, hoje, os sócios dos azuis e brancos vão iniciar aos bilhetes para o clássico da 25.ª jornada. 

Em princípio, a equipa de André Villas Boas atacará o compromisso na Luz com o apoio de cerca de 3.200 adeptos nas bancadas do estádio encarnado, mas o número mais exacto poderá ser maior, porque nestes jogos e com um cartaz destes há sempre quem procure dar a volta ao texto e garantir entradas noutros pontos de venda. 

Talvez nem seja possível aferir com precisão quantos adeptos do FC Porto vão estar na Luz, mas a oferta oficial é a correspondente à parcela que os portistas requisitaram, cinco por cento dos lugares das bancadas do recinto benfiquista. 

A prever uma procura louca às entradas, os responsáveis azuis e brancos têm de condicionar um pouco as coisas e olham a quem privilegia ao máximo a relação com o clube. Assim, só os associados detentores de bilhete para a época no Dragão podem comprar já hoje os bilhetes para o clássico da Luz, mas mesmo para esses sócios, há uma limitação de um ingresso por cada Dragon Seat, sendo que um comprador pode apresentar dois Dragon Seat.


in "abola.pt"