terça-feira, 17 de abril de 2012

F.C. Porto interessado em Ewerton (Sp. Braga)

Empresário diz que os dragões fizeram sondagem pelo central brasileiro


O F.C. Porto está interessado no brasileiro Ewerton, do Sp. Braga. A confirmação foi dada pelo empresário do jogador, Thomas Vilela, que, no entanto, garante que os campeões nacionais não são os únicos na corrida. 

«Existem interesses de vários clubes europeus, incluindo o Porto, mas nada de oficial, só sondagens», explicou, em declarações à assessoria de imprensa do jogador. 

Ewerton tem 23 anos e está cedido ao Sp. Braga até Junho de 2013 pelo Corinthians Alagoano, agora chamado de Corinthians Pilar. Os bracarenses têm, por isso, ainda mais um ano de contrato com o central e o agente lembrou isso mesmo. 

«Vamos aguardar o final da temporada para tomar qualquer decisão. O Ewerton tem mais um ano de contrato com o Braga. A verdade é que ele está muito feliz e espera ainda ganhar muitos títulos no Minho», completou. 

A maioria dos direitos económicos do jogador estão na posse do banco brasileiro BMG, o mesmo que estabeleceu uma parceria com o F.C. Porto para construir o museu do clube. 

Ewerton foi uma das maiores revelações do Sp. Braga esta época, apesar de estar ausente desde a eliminatória com o Besiktas, quando se lesionou. Nuno André Coelho entrou, então, no onze e as boas exibições convenceram Leonardo Jardim. Ewerton já está recuperado, mas tem ficado no banco de suplentes aguardando nova oportunidade.

in "maisfutebol.iol.pt"

SARDOEIRA PINTO "Não haverá um dirigente como Pinto da Costa"

No dia em que se assinala o 30º aniversário da eleição de Pinto da Costa, Sardoeira Pinto foi entrevistado por Bola Branca. O presidente da Assembleia Geral do FC Porto foi também eleito para o cargo a 17 de Abril de 1982.



Inseparável de Pinto da Costa, Sardoeira Pinto preside há 30 anos à Assembleia Geral do FC Porto, não tem dúvidas: "Ando nisto há muitos anos. Conheci muitos e extraordinários dirigentes desportivos, mas nunca houve, nem nunca haverá, nenhum dirigente desportivo como ele", refere Sardoeira Pinto, em entrevista a Bola Branca.

E neste dia de aniversário,  Sarodeira Pinto revela uma história que estava por contar. "Quando nos candidatámos discutia-se para presidente se seria o Jorge Nuno ou o Sardoeira. Até a minha mulher se meteu nisso... Deus me livre! Eu estava a ganhar a vida como advogado e não poderia aceitar. Dou graças a Deus pela minha decisão por duas razões: lucrou o clube e lucrei eu", afirma o representante dos sócios do clube nortenho.
Quando Sardoeira Pinto e Pinto da Costa foram eleitos pela primeira vez, a realidade do clube era muito diferente da actual. "O FC Porto era um gigante adormecido. Um tenor de ópera dos melhores que não cantava porque não o deixavam. Logo, não se ouvia...", afirma Sardoeira Pinto.


30 anos depois, é tudo bem diferente
Passaram 30 anos e o FC Porto tornou-se numa potência do futebol europeu com dois títulos na Taça dos Campeões, dois na Taça UEFA (o último com a nova denominação de Liga Europa) e dois na Taça Intercontinental, para além de uma Supertaça Europeia. E nas últimas três décadas é o clube com mais títulos do futebol português. 18 campeonatos conquistados, 12 taças de Portugal e 17 Supertaças. Pinto da Costa tornou-se no dirigente português com mais títulos.

Esta época está em boa posição para alcançar o 19º título no campeonato. Nas modalidades o emblema azul e branco continua também a ter motivos para sorrir. Daí a explicação de Sardoeira Pinto para o facto de não haver oposição no FC Porto: "O pensamento é unânime porque o clube é ganhador em tudo". O mandato da actual direcção termina em 2013. Pinto da Costa terá 31 anos no cargo.

Na vizinha Espanha, Santiago Bernabéu liderou o Real Madrid durante 35 anos. Sardoeira Pinto acredita que Pinto da Costa irá ultrapassar a marca do lendário dirigente do clube "merengue". "Acredito e os sócios querem. Ouço-os muito. Têm muito respeito, consideração e estima por Pinto da Costa. Todos querem que ele continue enquanto puder e quiser, à frente dos destinos do FC Porto. E pessoalmente acredito que ele é capaz de se deixar reeleger", conclui o presidente da Assembleia Geral do FC Porto.
in "rr.pt"

Helton é o "melhor" de Portugal para Baía

O antigo guarda-redes do FC Porto elogiou o actual guardião da baliza portista. Vítor Baía escusou-se a comentar a possível renovação de Helton.


Vítor Baía considera que "Helton é o melhor guarda-redes do futebol português". O ex-guardião portista não quis comentar a possibilidade de renovação do brasileiro com os dragões.

Após a conquista da Liga Europa, chegou a ser anunciado que Helton tinha renovado até 2014, mas a documentação não deu entrada na Liga. Assim, o contrato do guarda-redes dos azuis e brancos termina no final desta temporada. 

Helton, de 33 anos, iniciou uma carreira permanente no FC Porto na época 2005/06, depois de ter representado durante três temporadas a U. Leiria.



O ex-guarda-redes dos dragões considera que Pinto da Costa colocou o clube como "grande referência nacional" no futebol e tornou-se no "expoente máximo a nível mundial" como dirigente. Vítor Baía destaca o espírito positivo do presidente do FC Porto.


Vítor Baía, ainda hoje um dos nomes do futebol mundial com mais títulos conquistados, considera Pinto da Costa "a pessoa mais importante da história do FC Porto". 

O ex-guarda-redes entende que o presidente dos dragões, que festeja hoje 30 anos desde que foi eleito pela primeira vez, colocou o clube "a ombrear com os melhores em todo o mundo": "Não me canso de afirmar que é a pessoa mais importante de toda a história do FC Porto, e foi com ele que o clube deu um grande salto a nível nacional e internacional e tornou-se a grande referência nacional em termos futebolísticos e a ombrear com os melhores em todo o mundo." 

"Tudo começa no líder e o nosso é o Jorge Nuno Pinto da Costa", acrescentou. 

Pinto da Costa conseguiu aliar sucesso com longevidade. Vítor Baía refere o que destaca o dirigente dos outros: "É uma pessoa de grande inteligência, é um estratega nato, é um líder. E isso nota-se, além de ter um conhecimento profundo do que é o futebol em todas as suas vertentes e áreas. Tornou-se o expoente máximo a nível mundial, porque é o presidente com mais títulos em todo o mundo e que mais obra fez num clube de futebol."

O antigo guarda-redes azul e branco recorda a forma como Pinto da Costa se relaciona com os jogadores nos bons e nos maus momentos: "Uma pessoa muito próxima, um amigo. Esteve sempre ao nosso lado nos momentos bons e menos bons e que tinha sempre uma palavra de amizade e de conforto e, ao mesmo tempo, era o líder que sabíamos que não havia espaço para pensar em discursos derrotistas."

"É uma pessoa positiva por natureza, onde a palavra perder não existe. Na sua cabeça está sempre ganhar e, depois, a capacidade que tem de liderança e capacidade de escolha de jogadores e treinadores que nos levam a este patamar de excelência", considera. 

Vítor Baía assegurou ainda que na memória guarda "todos os momentos", em particular "os abraços no fim das grandes conquistas". "Foram os que me marcaram mais", concluiu.



in "rr.pt"

Aqui se Todo o plantel à disposição

NA PREPARAÇÃO PARA A RECEÇÃO AO BEIRA-MAR



O FC Porto prosseguiu, esta terça-feira, a preparação para a receção ao Beira-Mar (sábado, às 20 e 15), jogo da 27.ª jornada da Liga Zon Sagres.
Nos 15 minutos abertos à comunicação social, Vítor Pereira contou com todo o plantel à sua disposição. Danilo e Fernando integraram a sessão, estando cada vez mais perto da recuperação das respetivas lesões.
Janko, que ontem falhou os primeiros minutos do treino, já treinou com o restante plantel. O médio dos Sub-19, Tozé, treinou-se juntamente com o plantel portista.
Para o jogo com os aveirenses, o técnico dos dragões não pode contar com Alvaro Pereira, que cumpre castigo.
Grzegorz Mielcarski, antigo jogador dos dragões, assistiu à sessão de treino no Olival.
in "record.pt"

Vítor Pereira reserva um lugar no pódio

SÓ OS "ESPECIAIS" FIZERAM MELHOR NESTE MILÉNIO



Contra ventos, marés e muitas críticas vindas de diversos quadrantes, Vítor Pereira vai conduzindo a nau portista rumo a bom porto, isto é, ao desejado bicampeonato.
Em época de estreia no FC Porto, o treinador, de 43 anos, tem enfrentado grandes tempestades e fortes ondulações, sendo certo que, no campeonato, só os “especiais” José Mourinho e André Villas-Boas conseguiram fazer melhor do que ele.
in "record.pt"

Dario Andrade acredita que o título já não escapa

Oitos golos noutros tantos remates - foram estes os números de Dario Andrade na avassaladora vitória do FC Porto sobre o Sporting (33-21), que deixou os dragões a dois triunfos do tetracampeonato. E o ponta-esquerda, de 31 anos, já não acredita que o título escape. "Temos uma vantagem bastante grande. Faltam cinco jogos para acabar o campeonato e não acredito, sinceramente, que algum mal nos possa acontecer. Mas só podemos festejar quando realmente atingirmos os nossos objetivos", sublinhou o internacional português, contente por ter voltado aos bons desempenhos num ano de lesões: "Com a ajuda de algumas pessoas, às quais agradeço, consigo neste momento estar melhor do que na primeira fase da época, após a Liga dos Campeões."


in "ojogo.pt"

Mano a mano impressionante projeta asas do Dragão lá fora

Que Hulk e James Rodríguez são as figuras desta época portista já se sabe desde setembro, mês em que começaram a destacar-se dos demais pelo continuado contributo para as vitórias azuis e brancas. O tempo passa, mas a influência da dupla não se esgota. Ao todo, tiveram 51 ações decisivas para golo, entre os que concretizaram e aqueles em que "apenas" assistiram. Porque James ofereceu três golos a Hulk e este retribuiu-lhe com cinco, só estiveram em 43 dos 82 golos da época. E isso chega para provar o peso enorme das asas da equipa na produção global. Em toda a Europa, não há muitos conjuntos com um par de extremos tão fortes. Por isso, não é de estranhar que um e outro sejam cobiçados pelos grandes do Velho Continente. Quem joga com alas, precisa de craques assim.
A verdade é que Hulk está a fazer uma época mais apagada do que a anterior. A afirmação de James roubou-lhe algum protagonismo e os dois disputam, nesta fase, o estatuto de jogador mais importante do FC Porto. Hulk tem vantagem de dois golos e três assistências sobre o colombiano, mas a quatro jornadas do fim é possível que tudo se altere. O mano a mano vai durar até ao fim. E, obviamente, é Vítor Pereira que lucra.
Se já é difícil encontrar uma equipa nos principais campeonatos europeus com dois extremos tão produtivos, impossível é encontrar dois com produções tão equivalentes. Robben/Ribéry, do Bayern de Munique, ou Nani/Valencia, do Manchester United, são o que de mais aproximado se pode arranjar.
Na comparação com os parceiros europeus, deveremos subtrair um golo a Hulk e uma assistência a cada um, precisamente o conseguido nas Taças internas. Por estas variarem de país para país, foram excluídas das contas.

Varela encabeça trio de ajudantes


Se Hulk e James são, de longe, os dois melhores extremos do FC Porto, a contribuição dos outros ajuda a provar a importância que esta posição específica tem no sucesso da equipa de Vítor Pereira.
Só Iturbe ainda não encontrou forma de ser útil. Varela é o terceiro da hierarquia e conta seis golos e duas assistências. Cristian Rodríguez marcou duas vezes e assistiu noutras tantas ocasiões antes de terminar o seu ciclo no clube. Djalma é mais comedido: um golo e dois passes decisivos. Ao todo são mais 15 a somar à conta.


Hulk em 5º lugar mas longe de CR7


Com Messi a jogar no meio, não há rival à altura para Cristiano Ronaldo entre os jogadores que têm jogado nas pontas dos clubes dos primeiros escalões europeus. O português conta com 49 golos e 13 assistências entre campeonato e Liga dos Campeões e está à frente do belga Dries Mertens, do PSV, e do também madridista Higuaín, que até é avançado de origem. Em quarto aparece Ribéry e logo a seguir Hulk, com 26 ações decisivas nas provas principais. Craques como Nani, Robben ou Robinho estão atrás até de James Rodríguez.


Chelsea paga 60 milhões por Hulk e Palito


Villas-Boas já não é treinador do Chelsea, mas as boas referências que deixou a propósito de Hulk e Álvaro Pereira continuam a ser válidas para Roman Abramovich. Por isso, e de acordo com a Imprensa inglesa, o magnata russo vai insistir novamente na compra dos dois internacionais portistas na próxima janela de mercado. A expectativa do Chelsea é "só" ter de desembolsar 60 milhões de euros para os garantir. É que, ainda de acordo com os britânicos, os dragões estarão dispostos a baixar os valores das respetivas cláusulas de rescisão. No caso, passarem o preço de Hulk dos 100 para os 40 milhões e o do urugaio de 30 para 20.

in "ojogo.pt"

Fernando está de volta a tempo do Beira-Mar

Fernando treinou ontem integrado com os restantes jogadores do plantel do FC Porto e tem boas hipóteses de regressar ao lote das opções de Vítor Pereira para o jogo com o Beira-Mar. Esta foi a grande notícia do dia para os lados do Olival, ainda que os responsáveis dos azuis e brancos tivessem mantido no boletim médico a indicação de que o brasileiro tinha treinado de forma "integrada condicionada". Mas a verdade é que o regresso de Fernando ao relvado é já uma indicação muito positiva da evolução da recuperação à contusão no joelho direito - já havia tratado uma lesão semelhante na sequência do jogo com a Académica - sofrida contra o Olhanense e que o afastou da deslocação a Braga.
Os próximos dias deverão fornecer mais detalhes, mas para Vítor Pereira esta é sem dúvida uma boa notícia, numa altura em que a decisão do título ainda não está matematicamente assegurada e todos os jogos são encarados com o máximo de concentração. A paragem do campeonato para a final da Taça da Liga acabou por contribuir para a recuperação do jogador. Mas a confirmar-se o regresso de Fernando, esta será uma das poucas ocasiões, ao longo desta temporada, em que o treinador do FC Porto pode encarar um jogo com todas as opções do plantel à sua disposição, já que o departamento médico ficou praticamente sem "clientes" nos últimos dias.

Danilo está no bom caminho


Danilo já integra os treinos desde a semana passada e, tal como para Fernando, tem o seu regresso à equipa marcado para o curto prazo. O defesa continua "integrado condicionado", mas também aqui, tudo indica que será opção para Vítor Pereira para o jogo do próximo sábado. Nesta altura, o brasileiro procura essencialmente recuperar a forma física, ele que já não joga há dois meses.


Sapunaru também foi reintegrado


Entre as novidades de ontem esteve também o romeno Sapunaru. O defesa tinha metido baixa por causa de uma gripe, mas os dois dias de folga concedidos por Vítor Pereira acabaram por permitir a recuperação. Sapunaru trabalhou sem limitações pelo que, salvo problema de última hora, também estará às ordens do técnico para o jogo com o Beira-Mar. Ausência que causou alguma estranheza foi a de Janko que, segundo a página oficial do FC Porto, integrou o treino mais tarde devidamente autorizado, já depois dos habituais quinze minutos abertos à Comunicação Social. O austríaco, recorde-se, aproveitou a paragem do campeonato para se deslocar à Holanda e despedir-se dos adeptos do Twente.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa 3 décadas, 3 histórias 70 títulos

Faz hoje 30 anos que Pinto da Costa ganhou as eleições para a presidência, e o FC Porto nunca mais voltou a ser o mesmo clube. Foram três décadas de muitos sucessos, de muitos protagonistas além do protagonista principal, mas também de muitas histórias para contar. O JOGO foi atrás desses episódios e neste dia conta-lhe três que tiveram como atores secundários alguns dos principais ícones do clube: João Pinto, Vítor Baía e Deco. Cada um encontrou, à sua maneira, uma história que ajuda a explicar tanto sucesso, assente, inevitavelmente, na liderança de Pinto da Costa.
Mais do que as palavras, ficam os números, neste caso os 54 títulos contabilizados só no futebol sénior, sete dos quais internacionais, durante estes últimos 30 anos. Para melhor se perceber a dimensão dos feitos, refira-se que Pinto da Costa já conseguiu triplicar, nestas três décadas, o número de títulos conquistados pelo FC Porto nos 89 anos de história que o antecederem (apenas 16). Mais há mais: durante a era de Pinto da Costa, os dragões passaram apenas duas épocas sem conquistar um título no futebol; aconteceu em 1988/89 e, mais recentemente, em 2001/02, curiosamente na temporada que acabou por ditar a contratação de José Mourinho, que chegou para substituir Octávio Machado.
Neste jogo de conquistas e histórias, falta apenas responder a uma pergunta: até quando haverá novos episódios para contar? O atual mandato de Pinto da Costa termina em 2013, mas hoje até vai haver mais um jantar de apoio à recandidatura do presidente do FC Porto, empossado a 23 de abril de 1982.

João Pinto

"Falar em prémios antes dos jogos dá azar, dizia-me ele"


João Pinto simboliza a década de 1980, a da emancipação a nível nacional e, sobretudo, europeu, mas personifica também aquilo a que se passou a chamar "um jogador à Porto". O antigo capitão recorda, para O JOGO, uma história "engraçada". "Quando passei a usar a braçadeira, fui falar com o presidente sobre os valores dos prémios de jogo, até porque o plantel queria saber quanto iríamos ganhar em caso de vitória. Foi durante o pequeno-almoço no dia de um jogo europeu, e ele respondeu-me naquele jeito que todos conhecem: 'Falar em prémios antes dos jogos dá azar.' Conclusão, nunca mais toquei nesse assunto e ficámos sempre sem saber quanto ganharíamos de prémio", recordou. Negociar contratos com Pinto da Costa era, segundo João Pinto, bem mais fácil. "Nunca perdi muito tempo com isso. Bastavam dois minutos de conversa para chegarmos a um acordo, porque ele recompensava sempre aqueles que mereciam", explicou.


Vítor Baía

"O 99 foi jogada de marketing do presidente"


Em janeiro de 1999, o FC Porto estava colado ao Benfica no topo da tabela. Os dragões já tinham expiado o fantasma do tri tantas vezes perdido, imitando de seguida o feito do tetra dos Violinos do Sporting. O penta seria feito inédito e, nesse mercado, Pinto da Costa jogou um trunfo: o regresso de Baía. "Primeiro ligou-me a perguntar se eu queria voltar, se lhe dava autorização para falar com os dirigentes do Barça. Obviamente, eu disse que sim", conta o ex-guarda-redes a O JOGO. Desbloqueado o processo entre clubes, o presidente apanhou o avião e foi buscá-lo à Catalunha. "Foi na viagem que tratámos do número que eu iria usar. Ele avisou-me que o 1, o 12 e o 24 estavam atribuídos e sugeriu-me que usasse o ano do meu nascimento", recorda Baía, que se inquietou com a data do BI: 1969. "Ele riu-se e disse-me logo: 'Esquece.' Lembrou-se de que a camisola podia ir até ao 99 e que esse seria o ano do penta. Acabou por ficar", evoca, fechando o capítulo: "Foi uma grande jogada de marketing, muito bem acolhida pelas pessoas e um sucesso de vendas. À chegada, a Av. Fernão de Magalhães parou por nossa causa e o presidente percebeu que esse seria um momento marcante da temporada, que o entusiasmo nos levaria ao penta."


Deco

"Ri-me na cara dele quando me disse que íamos ganhar a Champions"


Deco foi o grande ícone na conquista da Taça UEFA e da Liga dos Campeões, mas agora revela, a O JOGO, uma história que se seguiu à vitória em Sevilha. "Em 2003, depois de termos ganho a Taça UEFA, tive uma proposta do Barcelona. Fui falar com Pinto da Costa, mas ele disse que só me deixava ir no ano seguinte, porque precisava de mim para ganhar a Liga dos Campeões. Confesso que me ri na cara dele: 'Presidente, temos uma boa equipa, mas para ganhar a Champions...' Mesmo assim, fiquei, até um pouco contrariado, mas acabámos mesmo por vencê-la. No final do jogo com o Mónaco, ele veio ter comigo e perguntou-me quem é que afinal tinha razão... Depois disso, e apesar de ter propostas bem melhores, cumpriu a promessa e deixou-me ir para o Barcelona." Outra história, mais antiga, reporta-se à época de 1999/2000, quando Deco esteve desaparecido. "Estava sempre com problemas físicos e na altura pedi-lhe para ser tratado fora do clube, algo que não era permitido. Ele deixou, mas era quase o nosso segredo, porque mais ninguém sabia onde eu estava. Estive duas semanas em Porriño, Espanha, e quando voltei não tive mais problemas", afirmou. Deco simboliza uma década em que o FC Porto se consagrou como recordista de vendas na Europa. Desprezado pelo Benfica, chegou às Antas proveniente do Salgueiros e multiplicou o seu valor, num esquema tantas vezes repetido e que granjeou enorme fama à montra azul e branca.


Troféus



Taça de Portugal1983/84
1º troféu
Benfica 1-2 FC Porto
(finalíssima)

Taça das Taças
1984
1ª final europeia
Juventus 2-1 FC Porto

Campeonato 1984/85
1º com Pinto da Costa

Supertaça Europeia 1987
1ª equipa portuguesa a erguer o troféu
Ajax 0-1 FC Porto
FC Porto 1-0 Ajax

Taça Intercontinental 1987
1ª equipa portuguesa
a erguer o troféu
FC Porto 2-1 Peñarol

Campeonato
e Taça 1987/88
1ª dobradinha com
Pinto da Costa e
melhor ataque de
sempre do FC Porto no
campeonato (88 golos)

Tricampeonato
1994-97
1º tri da história
do FC Porto

Pentacampeonato
1994-99
1º penta da história
do futebol português

Taça UEFA 2002/03
1º clube português a
vencer a prova, numa
época com três títulos e
recorde de pontos no
campeonato com novo
sistema de pontuação (86)

Liga dos Campeões
2003/04
5º troféu internacional

Liga 2008/09
17º campeonato de Pinto
da Costa, que ultrapassa
o registo de Santiago
Bernábeu pelo
Real Madrid

Liga 2010/11
1º campeonato invicto
da história do FC Porto

Taça de Portugal
2010/11
69º título do FC Porto,
que assim ultrapassa
o total do Benfica (68)

in "ojogo.pt"