sábado, 25 de junho de 2011

«Vitórias de Tomislav Ivic ficarão para sempre na história» - Pinto da Costa

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, lamenta profundamente o desaparecimento de Tomislav Ivic, treinador croata que conduziu os azuis-e-brancos às conquistas do Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental, na época 1987/88. 

«Com o desaparecimento de um grande homem, lamento a perda de um grande amigo. Recordo as suas vitórias, que ficarão para sempre na história do FC Porto e do futebol português», disse Pinto da Costa, em mensagem publicada no site do FC Portoo.

Tomislav Ivic faleceu sexta-feira, aos 77 anos, vítima de complicações cardíacas.


in "abola.pt"

«Estou feliz no FC Porto» - Falcao

Radamel Falcao admite sentir-se «orgulhoso» com o interesse de clubes como Chelsea e Real Madrid na sua contratação, mas reitera que está «feliz no FC Porto». 

«Tento afastar-me dessas notícias, porque estou concentrado na minha selecção e na preparação para a Copa América. Sei que se fala do interesse e fico orgulhoso e contente por ver o meu nome associado a instituições tão grandes, mas estou feliz no FC Porto», começou por dizer El Tigre, citado pela imprensa colombiana.

«A única coisa que sei, neste momento, é que depois da Copa América vou começar a preparar a temporada com o meu clube, com o qual tenho contrato até 2014», realçou ainda o colombiano.


in "abola.pt"

Ainda não há acordo entre o Chelsea e Falcao

O Chelsea não tem, até agora, qualquer acordo com Falcao. Ontem, especialmente em Inglaterra, circulou com intensidade a informação de um suposto princípio de acordo entre o colombiano e o clube londrino. O que não corresponde à realidade.

Mas, apesar de não existir esse acordo, não quer dizer que o Chelsea não esteja interessado no ponta-de-lança do FC Porto. O clube de Roman Abramovich está efectivamente a pensar no avançado colombiano para o reforço da equipa treinada por André Villas-Boas, só que antes de avançar para a contratação é necessário preencher algumas formalidades. Desde logo é preciso encontrar um clube que esteja disposto a contratar Fernando Torres, um dos elementos mais caros do plantel londrino, depois de uma transferência milionária a meio da última temporada. Com Fernando Torres em Stamford Bridge, não há possibilidade de Falcao rumar ao Chelsea. O espanhol custou uma fortuna (60 milhões de euros) e, mesmo que os blues não peçam a mesma quantia, querem realizar um encaixe financeiro razoável.

Esclarecida essa parte, agora vem a outra, a que interessa directamente ao FC Porto. Quando o Chelsea decidir avançar para a contratação de Falcao, e desde que este queira ir para Londres - no Porto teve aulas de inglês durante a última época -, não haverá negociações com Pinto da Costa. Tal como o presidente portista já afirmou, de resto. Sabendo da intransigência dos dragões, o Chelsea depositará imediatamente no NIB portista o valor da cláusula de rescisão, isto é, 30 milhões de euros. O FC Porto já propôs a renovação ao colombiano, subindo-lhe o ordenado e, obviamente, a cláusula de rescisão. Mas até agora não houve acordo. O que houve foi a troca de empresário: agora é Jorge Mendes.
Mesmo sem a existência de um acordo entre Falcao e o Chelsea, a Imprensa inglesa disse que o jogador poderia ganhar algo como 5,6 milhões de euros anuais, isto é, mais 600 mil euros do que André Villas-Boas.

30

O FC Porto tem de libertar Falcao se alguém pagar a cláusula de rescisão. São 30 milhões de euros. O clube pretende subir o montante se o jogador aceitar a renovação de contrato

2

O colombiano tem contrato com o FC Porto até Junho de 2013, ou seja, mais duas épocas. Há bastante tempo que decorrem negociações entre a SAD e o jogador para um novo contrato. Seria até 2015. Nunca foi assinado

17

Golos marcados pelo ponta-de-lança na Liga Europa. Bateu o recorde de Klinsmann (15) e tornou-se o jogador com mais golos marcados numa única edição de uma prova europeia. No play-off, com o Genk, marcou mais um

72

Golos marcados por Falcao no FC Porto: 34 na primeira época e 38 na segunda

El Tigre muito ofensivo e sempre a rematar

Falcao foi titular no empate a zero entre a Colômbia e a selecção de sub-22 do México, que serviu de preparação para a Copa América, e apesar do jejum de golos, a Imprensa colombiana apreciou a vontade do jogador portista em chegar à baliza. "Falcao destacou-se pela vocação ofensiva e pelos remates à baliza, sobressaindo também nas recuperações de bola nas zonas altas", escreveu o jornal "El Espectador". Faltou-lhe o golo. Falcao jogou 90 minutos e dividiu o ataque com Teófilo Gutiérrez, num esquema de 4x4x2. Hoje, em Medelin, a Colômbia enfrenta o Senegal, o último jogo de preparação antes do início da Copa América.

Inzaghi ofereceu-lhe uma camisola do Milan

O próprio Falcao deu a notícia. Através do Twitter, obviamente, informou que o italiano Filippo Inzaghi, ponta-de-lança do Milan, ofereceu-lhe uma camisola. E com dedicatória especial. "Para o mítico Falcao", escreveu Inzaghi. O portista exibiu a camisola com orgulho.

Afinal de contas, trata-se do reconhecimento de um dos mais carismáticos goleadores da actualidade. Com 37 anos, Filippo Inzaghi está no Milan desde 2001, depois de ter vestido as camisolas da Juventus, Atalanta e Parma. Marcou 155 golos no campeonato italiano e já participou em três mundiais.

El Tigre vive uma ansiedade pela positiva

Falcao, a quem o FC Porto pretende prolongar o contrato e, simultaneamente, é cobiçado pelo Chelsea de André Villas-Boas que o terá sondado com uma proposta milionária, passa por uma situação algo complicada, mas... positiva, não sendo de admitir, por isso, na opinião do psicólogo do desporto Jorge Silvério, uma quebra do seu rendimento desportivo. Estar longe do Porto, concentrado com a selecção da Colômbia que prepara a Copa América, também ajuda Falcao.

"Para o jogador, é uma situação relativamente complicada, mas pela positiva, porque por um lado tem o seu actual clube, com o qual obteve uma série de êxitos, a desejar a sua continuidade e a reconhecer, daí a vontade de melhorar as condições contratuais, o seu contributo. Do outro há um pretendente a fazer-lhe uma proposta milionária. Não será fácil, nesta fase, manter-se plenamente concentrado, mas o facto de estar longe do centro de pressão [cidade do Porto] acaba por ser positivo. No seu quotidiano, não tem as pessoas na rua, adeptos ou sócios do clube, a falar com ele, pedindo para continuar", começou por referir o especialista.

Segundo Jorge Silvério, o rendimento de um futebolista numa situação de incerteza depende da sua personalidade. "Uns encaram-na com normalidade e o próprio Falcao já teve um percurso de certo modo incerto, entre o 'sim' ao Benfica ou ao FC Porto. Isso confere-lhe alguma experiência, porque, quanto ao resto, depois do sucesso no FC Porto, uma eventual mudança para o Chelsea não será muito diferente, a não ser no impacto e na visibilidade que terá numa Liga como a de Inglaterra."

Este especialista já lidou, na sua sua vida profissional, com um caso idêntico ao que está a viver o melhor marcador da Liga Europa. "Conseguir manter, nesta situação de incerteza, um bom rendimento desportivo, depende da personalidade do jogador e do tempo que a mesma pode durar. O ideal, para não afectar o jogador, é que seja resolvida o mais rápido possível, com ele a optar por aquilo que acha ser melhor. Há uns que não se concentram e outros que encaram esse impasse da melhor forma, na certeza de quer tudo se resolverá."

in "ojogo.pt"

O querido inimigo

Ao FC Porto, vendo as coisas pelo prisma financeiro, não faltam motivos para agradecer a Roman Abramovich, independentemente de os portistas não terem apreciado nada a forma como este foi buscar jogadores e, sobretudo, treinadores ao Dragão. André Villas-Boas é o último destes casos em que o magnata russo fez valer a sua fortuna, que serviu para pagar a cláusula de rescisão do treinador português, com contrato em vigor com o FC Porto. Já em 2004 havia sucedido algo assim, quando José Mourinho também trocou o Dragão por Stamford Bridge. Só à custa dos dois treinadores, o magnata russo depositou, na conta bancária da SAD portista, 21 milhões de euros. Se o primeiro tinha acabado de ganhar a Liga dos Campeões, o segundo vem de conquistar a Liga Europa; isto no plano internacional, depois de várias conquistas internas.

O encanto de Abramovich pelo talento e capacidade vencedora dos treinadores e jogadores portugueses praticamente "pagou" os 94,5 milhões de euros orçamentados pelos campeões nacionais para a temporada que terminou (91,5 milhões em compras mais uns milhares de direitos de formação). E se Ricardo Carvalho, Bosingwa e Paulo Ferreira foram negociados directamente entre o Chelsea e o FC Porto, num total que rendeu 70,5 milhões de euros aos dragões, já os dois técnicos deixaram o clube sem justa causa, obrigando Abramovich a pagar as cláusulas de rescisão. Acrescenta-se a esta verba o valor, não divulgado, da saída dos adjuntos de Mourinho e Villas-Boas.

No meio do "vendaval" Villas-Boas, esconde-se um dado curioso que constitui mais uma chance para o FC Porto associar o seu nome a um recorde, depois de a saída do treinador de 33 anos ter elevado as transacções do Dragão para Stamford Bridge até aos 91,5 milhões de euros. A verba está ainda aquém dos cem milhões mas o desejo de contar com Falcao pode fazer a fasquia subir até aos 121,5 milhões. E isso significaria ficar a 8,5 milhões da mais frutuosa relação comercial entre dois clubes neste século: as vendas de Beckham e Ronaldo ao Real Madrid renderam ao Manchester United 130 milhões!

Jorge Mendes na maioria das transferências

Jorge Mendes tem sido um dos grandes responsáveis pela entrada de mais de cem milhões de euros nas contas dos clubes portugueses. O agente FIFA intermediou a maioria dos negócios, exceptuando este último, de André Villas-Boas, numa transferência conduzida por Carlos Gonçalves, o empresário do novo treinador do Chelsea. À qualidade dos jogadores e dos treinadores, o empresário tem juntado a boa relação que mantém há mais de sete anos com o magnata russo. Jorge Mendes poderá ainda ajudar a transferir mais 30 milhões de euros para a SAD portista ainda este Verão, isto porque Falcao mudou de empresário e passou a ser representado pelo dono da Gestifute.

Chelsea gastou tanto como Real, Manchester e Barça juntos

Se negociar jogadores de futebol fosse o mesmo que uma compra quotidiana, talvez o Chelsea já tivesse o direito de exigir descontos de cada vez que vai ao Dragão. O clube de Abramovich é de longe o melhor dos "clientes" do FC Porto, tendo, no total, deixado mais de 90 milhões de euros nos cofres dos azuis e brancos. Por outro lado, é essa capacidade gastadora, aliada à vontade de manter um plantel forte, que, na óptica portista, inviabiliza toda e qualquer possibilidade de desconto; e, desde a saída de Villas-Boas, até de negociar com os blues londrinos, ou seja, a haver saídas de jogadores, só se for pelo valor da cláusula de rescisão!

O certo é que, desde o Verão de 2004, logo após a Champions ganha pelos dragões em Gelsenkirchen, o dinheiro proveniente do Chelsea mais do que dobra o do segundo melhor comprador, o Dínamo de Moscovo, também ele um ávido comprador entre 2004 e 2005. Outros colossos europeus, como Real Madrid, Manchester United e Barcelona, surgem bem atrás. Tanto que o somatório das compras de jogadores que fizeram aos dragões equivale... ao total do Chelsea!

in "ojogo.pt"

Rolando - Agente nega contactos

Mais um dia, mais uma notícia de Rolando nos jornais italianos. Peppino Tirri, o representante do central em Itália, disse que nem a Juventus nem o Roma o contactaram, mas acrescentou que "talvez os clubes estejam a falar com o FC Porto". E lançou mais uma acha para a fogueira. "Villas-Boas deve querer levar jogadores do FC Porto para o Chelsea".


in "ojogo.pt"

"Branqueamento" do caso Kléber revolta Marítimo

"Houve branqueamento", acusou Carlos Pereira (na foto), presidente do Marítimo, referindo-se à decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de arquivar a queixa madeirense por alegado aliciamento do FC Porto a Kléber. "A CD agiu como o sabão numa máquina de lavar. Como diz o anúncio publicitário, 'branco mais branco não há', e foi isso mesmo que eles fizeram", acusou em declarações à Lusa. "Não podemos pactuar com esta falta de seriedade das pessoas", protestou perante o desfecho que faz o clube "perder toda a confiança nas instituições". O Marítimo pretendia ver provado e punido o aliciamento portista a Kléber, alegando que, na pré-época de 2010/11, o avançado cedido pelo Atlético Mineiro (Brasil) recusou treinar por recear uma lesão que deitasse por terra a transferência para o Dragão, o que afectou o seu rendimento nos Barreiros. Em Janeiro, o Sporting ofereceu 2,5 milhões de euros pelo passe do goleador, negócio rejeitado pelo clube brasileiro invocando um acordo com o FC Porto. Ao abrigo de uma cláusula do contrato de empréstimo, o Marítimo fez uma proposta idêntica à dos leões, também recusada, avançando então com queixas à Liga e à FIFA, de cuja decisão dependerá o anúncio da contratação de Kléber para o plantel portista.


in "ojogo.pt"

Guarda-redes esperam por veredicto

Beto, Kieszek e Hugo Ventura são guarda-redes que estão, neste momento, na expectativa, porque também eles sabem que as ideias de Vítor Pereira podem ser bem diferentes das de André Villas Boas. E serão, com certeza. 

Desde que A BOLA avançou com a notícia da contratação de Bracali ao Nacional da Madeira que o jogo de notícias se iniciou. O que vai acontecer, afinal, a guardiões como Beto, que foi sempre a primeira alternativa a Helton, Kieszek, contratado ao SC Braga para ser sombra dos dois, e Hugo Ventura, um produto da escola portista, que já deu mais do que provas do seu valor, nos dois anos anteriores, defendendo os clubes algarvios da Liga, como o Olhanense e o Portimonense?

Não se sabe se Vítor Pereira já fez a análise plena desta situação, há quem diga que começa na segunda-feira a tratar de todos os assuntos (tarefa que Villas Boas tinha marcado para a última segunda-feira, dia em que rebentou a bomba da sua transferência...), mas parece mais do que resolvida a questão, por exemplo, em relação a Beto, que perderá o lugar de n.º2 para Bracali e não se sabe ainda para onde irá.


in "abola.pt"

Pesadelo sul-americano

Sete jogadores portistas podem ficar quase um mês ao serviço das selecções. Factura a 'cobrar' mais tarde. 

São contas que Vítor Pereira faz com mais insistência, e maior preocupação, desde que foi promovido a treinador principal dos dragões: o tempo de ausência dos seus sete internacionais sul-americanos: Falcao, Guarín (Colômbia), Álvaro Pereira, Fucile e, se bem ainda que por confirmar a sua convocação, Rodriguez (Uruguai), todos eles envolvidos na Copa América, que decorre na Argentina entre 1 e 24 do próximo mês; James (Colômbia) e Iturbe (Argentina) chamados para o Campeonato do Mundo de Sub-20, na Colômbia, que tem início a 29 de Julho e termina a 20 de Agosto.

Calendários diferentes que afastam logo à partida James e Iturbe do primeiro jogo da oficial da época - a Supertaça Cândido de Oliveira, que se realiza a 7 de Agosto, com o V. Guimarães, em Aveiro - e interferem, sobretudo, no planeamento de trabalho de início de época, mesmo já contando Vítor Pereira (na altura adjunto de André Villas Boas) com estas baixas, que até poderiam ser mais se Kelvin tivesse sido convocado, como se aventava, para a selecção de sub-20 do Brasil.

O que não contava na altura Vítor Pereira era com alteração tão grande na sua situação profissional, pelo que as faltas em questão vão naturalmente perturbar o processo de mudança faseada de princípios de jogo que o novo técnico terá em mente e cujo momento, por ser o começo da época, será o mais apropriado para fazer vingar as suas ideias. 


in "abola.pt"

Manchester City pensa em Hulk

Perante o elevado valor que a Udinese está a pedir pelo chileno Alexis Sanchez, cerca de 50 milhões de euros, os dirigentes do City estão agora a pensar no avançado brasileiro Hulk, do FC Porto. 

De acordo com a imprensa inglesa, os dirigentes do City estão cansados das indefinições e do valor do passe de Sanchez e começaram a centrar a atenção em outras hipóteses, com Hulk a surgir bem colocado entre as escolhas.


in "abola.pt"

Fasquia por Kléber sobe aos 5 milhões

COMPENSAÇÃO DE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DEVE GERAR NOVO IMBRÓGLIO


As regras da “compensação pela formação, promoção ou valorização” de jogadores até aos 24 anos podem gerar mais um imbróglio jurídico em torno de Kléber. Ao abrigo dessa lei, o Marítimo apresentou uma proposta de renovação ao brasileiro, cifrando o seu valor de mercado em 5 milhões de euros. Um passo entretanto oficializado através de uma lista emitida pela Liga.
Segundo vários juristas e elementos de estruturas do futebol português contactados por Record, trata-se de um caso sem precedentes, dado que Kléber foi emprestado por duas épocas pelo Atlético Mineiro. O Marítimo, porém, moveu uma ação na FIFA no sentido de tornar válida a sua opção de igualar a melhor proposta de compra. E que, no caso, foram os 2,5 milhões do Sporting por 50% do passe (contra os 2,3 dos dragões). Poderão, no caso da FIFA não lhes dar razão, os verde-rubros cobrar ainda assim direitos de formação, promoção ou valorização se Kléber passar a representar o FC Porto? Uma pergunta que vai desaguar a um vazio jurídico. Seguro é que, apesar desta regra ser aplicável apenas a transferências internas, se um jogador sair para o estrangeiro terá de completar lá uma época inteira para ficar livre de pagar a compensação fixada.
in "record.pt"

James integra comitiva que ruma a Marienfeld

"LIBERTADO" A 14 DIAS DO MUNDIAL SUB-20


Garantia de Silvio Sandri a Record. O empresário de James Rodríguez revelou que o esquerdino estará presente nos trabalhos de pré-temporada do FC Porto, falhando assim grande parte da preparação da seleção Sub-20 da Colômbia para o Campeonato do Mundo da categoria, que arranca a 29 de julho. El Bandido seguirá mesmo para o estágio em Marienfeld, embora não fique até ao fim dessa fase de trabalhos dos azuis e brancos.
“Ele ainda vai para a Alemanha, mas no dia 15 de julho viaja de lá diretamente para Bogotá”, garantiu-nos Silvio Sandri, sendo que os trabalhos do FC Porto em solo germânico só terminam a 17 do próximo mês. Desta forma, James vai falhar o jogo de preparação, com o Borussia Moenchengladbach, marcado para dia 16.
in Wrecord.pt"