quarta-feira, 13 de abril de 2011

Julgamento dos adeptos detidos adiado

Sete dos 12 adeptos detidos no passado dia 03 de Abril deveriam começar hoje a são julgados em processo sumário no Campus da Justiça, em Lisboa.


O julgamento sumário de sete adeptos detidos nos incidentes junto ao estádio da Luz, antes do Benfica-FC Porto, foi esta quarta-feira adiado e o caso remetido para o Ministério Público para formulação da acusação, anunciou o tribunal.
Sete dos 12 adeptos detidos no passado dia 03 de Abril deveriam começar hoje a são julgados em processo sumário no Campus da Justiça, em Lisboa.
Os julgamentos em processo sumário iniciaram-se na terça-feira, mas apenas um adepto viu o seu começar, embora tenha sido depois adiado para sexta-feira, enquanto um outro julgamento nem começou, uma vez que o arguido não compareceu.
Os incidentes ocorreram cerca de uma hora antes do início do jogo, tendo a polícia disparado tiros de borracha e investido sobre adeptos do Benfica, resultando em várias detenções e quatro feridos, entre os quais um agente das forças de segurança.
in "sapodesporto.pt"

Guarín: «Ganhar a Liga Europa é um sonho»

Colombiano diz que o F.C. Porto tem qualidade para vencer a prova


O regresso a Moscovo traz boas recordações a Guarín. O colombiano marcou há pouco tempo na capital russa, frente ao CSKA, num jogo que se realizou também no Estádio Luzhniki. «Os adeptos identificaram-me pelo remate ao longo da carreira e espero marcar mais assim com o F.C. Porto», disse.

Fazer golos não é porém uma obsessão: essa é sim passar às meias-finais. «Marcar dá sempre confiança a qualquer jogador. Espero demonstrar essa confiança com o nosso grupo e que aconteça o que todos queremos. O Spartak vai dar tudo e nós temos que confirmar o resultado que fizemos em casa.»

Ora para Guarín confirmar o resultado passa por garantir nova vitória. Apenas isso. «O F.C. Porto joga sempre para ganhar. A vantagem ajuda a encarar o jogo de forma diferente, mas a mentalidade é ganhar. Queremos entrar em campo e tentar marcar. É isso que nos identifica», sublinhou em Moscovo.

De resto, a equipa ganhou todos os jogos fora na Liga Europa. Esses resultados têm construído a força do dragão e Guarín que seguir por aí. «Passo a passo ganhamos favoritismo, mas quem nos dá o estatuto são adeptos e jornalistas. É bom, mas temos de demonstrá-lo a cada jogo e dentro do campo.»

O objectivo, claro, é somar sempre vitórias até à final da Liga Europa em Dublin. Numa altura em que faltam três jogos para essa noite, o F.C. Porto só já pensa em repetir o triunfo de 203. «Ganhar a prova é um sonho. Temos valor para isso, mas devemos continuar a ganhar», finalizou.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Villas-Boas nega acordo com o Liverpool

Os ecos de Inglaterra chegaram rapidamente a Moscovo, difundindo a informação de que André Villas-Boas estaria comprometido com o Liverpool para a próxima época. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo da Liga Europa com o Spartak, o técnico do F.C. Porto desmentiu tal acordo.

«As notícias sobre o Liverpool não são verdadeiras. Se fico lisonjeado? Nasci no Porto e sou um adepto apaixonado do meu clube», respondeu o treinador.



F.C. Porto: Villas-Boas rejeita favoritismo na Liga Europa

Técnico garante que jogo de Moscovo não será passeio


Mesmo com o título nacional no bolso e as meias-finais da Liga Europa à vista, André Villas-Boas recusa assumir-se como favorito à conquista da prova europeia. O técnico do F.C. Porto reconhece que as contas da eliminatória com o Spartak de Moscovo estão simplificadas, mas luta contra os deslumbramentos. Seja em Moscovo ou no destino seguinte.

«Não nos considero favoritos. Há muitos exemplos de equipas que eram consideradas favoritas, como o Liverpool e o Sevilha, que foram eliminadas por equipas teoricamente inferiores. Não nos sentimos superiores aos nossos adversários, e vamos passo a passo até ao nosso objectivo», disse o técnico portista, em conferência de imprensa.

Embora assuma que o F.C. Porto tem uma «vantagem confortável» sobre o Spartak, após a goleada no Dragão (5-1), Villas-Boas garante que o jogo «não será um passeio» para a sua equipa. «O Spartak é uma equipa muito séria, e o Karpin já disse que vão tentar mostrar aquilo de que são capazes. Não nos podemos esquecer que vieram da Liga dos Campeões.»

Mesmo sem acreditar em reviravolta, Villas-Boas proneteu apresentar a melhor equipa, quando foi confrontado com a hipotese de poupar João Moutinho, em risco de suspensão.

in "maisfutebol.iol.pt"

ESCLARECIMENTO

Face às notícias postas a circular nos últimos dias, vem a FC Porto, Futebol SAD esclarecer o seguinte.

1 – É falso que o FC Porto tenha em sua posse qualquer factura ou nota de débito do Benfica relativa a bilhetes de jogos entre as duas equipas. No dia 11 de Abril, às 12h59, o FC Porto enviou, através de correio electrónico, um pedido ao Benfica para que enviasse a factura no total de 76.588 euros relativa aos ingressos do jogo de 3 de Abril, disputado no Estádio da Luz. Essa factura ainda não nos chegou;

2 – No mesmo documento, o FC Porto relembrou o Benfica que persistiam em dívida, apesar das facturas emitidas e enviadas, 32.747,44 euros relativos às cadeiras destruídas no Estádio do Dragão pelos seus adeptos no jogo para o campeonato nacional, disputado a 7 de Novembro de 2010;

3 – Ainda no mesmo documento, o FC Porto recordava o Benfica que continuava – e continua – em falta o pagamento de 22.480 euros relativos aos bilhetes entregues ao Benfica para o jogo da Taça de Portugal, disputado em 2 de Fevereiro. Factura emitida e enviada;

4 – Alega o Benfica que o FC Porto tem para consigo uma dívida de 16.990,97 euros relativa a uma multa aplicada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, por causa de danos causados no seu autocarro por adeptos do FC Porto. É falso. O FC Porto foi notificado em Janeiro desse valor, tendo um mês para efectuar o pagamento. Esse pagamento foi efectuado no dia 16 de Fevereiro, como confirma o recibo em nossa posse, emitido pela Liga e que nos chegou a 25 de Fevereiro;

5 – Há um valor ainda por apurar, e do qual o Benfica é responsável, relativo às cadeiras destruídas no Estádio do Dragão aquando do jogo da Taça de Portugal, disputado em Fevereiro. Admitimos que também haja um valor por apurar, de que o FC Porto será responsável, relativo a cadeiras destruídas pelos adeptos do FC Porto no jogo de 3 de Abril, para o campeonato nacional;

6 – Existia, de facto, uma dívida de 7500 euros relativa ao pagamento dos direitos de formação do jogador Pelé, pagamento esse que foi hoje mesmo efectuado;

7 – Os jogos da Taça de Portugal são disputados em terreno neutro, independentemente do estádio em que se disputem, e as receitas são a dividir por três partes, as equipas intervenientes e a Federação Portuguesa de Futebol. Como qualquer pessoa de boa fé entende facilmente, as receitas dos dois jogos entre FC Porto e Benfica para a Taça de Portugal são muito superiores a qualquer destas parcelas em falta de uma parte ou de outra, pelo que faz sentido, depois, proceder-se a um encontro de contas, como é habitual nestas circunstâncias. Foi assim que o FC Porto agiu sempre, tendo até a vantagem moral da dívida mais antiga ser a do Benfica, relativa à destruição das cadeiras no jogo dos 5-0, em Novembro.

8 – Esta é a verdade, a verdade toda, explicada ponto por ponto, para que ninguém tenha dúvidas. Depois de terem desligado a luz na festa do título, depois de desejarem a morte dos adversários na Benfica TV, só faltava mesmo inventarem uma história da carochinha para pretenderem impedir o acesso regulamentarmente previsto dos adeptos do FC Porto ao jogo da próxima quarta-feira, no Estádio da Luz. Contamos, como sempre, que se cumpram os regulamentos.



in "fcp.pt"

Alegação do Benfica classificada de "embuste"

CONTRA-ATAQUE PORTISTA NA POLÉMICA DOS BILHETES DA TAÇA


O FC Porto reclama do Benfica uma dívida superior àquela que os encarnados utilizam como argumento para não ativar os bilhetes dos adeptos portistas no jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Fonte do FC Porto disse à Lusa que a alegação do Benfica é "um embuste, para evitar que haja adeptos do FC Porto no Estádio da Luz", na próxima quarta-feira, quando "o normal seria fazer-se um encontro de contas após as duas mãos", uma vez que as receitas de bilheteira, a dividir pelos dois clubes e pela federação, representam valores mais elevados.
A mesma fonte assegurou que, dos cerca de 24.500 euros reclamados pelo Benfica, apenas os 7.500 euros relativos aos direitos de formação de Pelé não estão liquidados, alegando que o clube de Lisboa tem uma dívida pendente ao FC Porto de cerca de 54.000 euros.
O FC Porto garante que liquidou a 16 de fevereiro, via Liga Portuguesa de Futebol Profissional, cerca de 17.000 euros pelos danos causados no autocarro do Benfica, reclamando ao adversário 32.000 por estragos causados por adeptos encarnados no Estádio do Dragão no jogo da 10.ª jornada da Liga, a 7 de novembro de 2010, e 22.000 euros de bilhetes do jogo da primeira mão das meias-finais da Taça, a 2 de janeiro, dos quais já enviou fatura ao clube rival.
A estes valores acresce uma verba, ainda não quantificada, relativa a estragos no jogo da Taça, disse a mesma fonte, sublinhando que o FC Porto, num e-mail enviado a 11 de abril, relembrou aqueles valores em falta e solicitou ao Benfica fatura dos 76.000 euros de bilhetes do jogo da 25.ª jornada da Liga, no Estádio da Luz, onde os dragões garantiram o título de campeão com um triunfo por 2-1.
Uma fonte do Benfica confirmou hoje à Lusa que os 3.750 bilhetes enviados para o Dragão, para o jogo de quarta-feira, apenas serão ativados caso o FC Porto liquide a alegada dívida de 24.500 euros.
Caso isso não aconteça, o setor onde deveriam estar os adeptos dos dragões ficará vazio, num jogo em que o Benfica defende a vantagem de 2-0 conseguida na primeira mão, no Dragão.
in "record.pt"

F.C. Porto: visita ao Kremlin para descomprimir

Manhã livre para conhecer melhor Moscovo


Com o treino de adaptação ao Estádio Luzhniki marcado apenas para as 19 horas locais (a conferência de imprensa realiza-se trinta minutos antes), a comitiva do F.C. Porto que viajou para a Rússia aproveitou a manhã livre para uma visita ao Kremlin.

Mesmo com apenas cinco graus de temperatura e chuva ligeira, o passeio foi descontraído e bem-disposto. Os colombianos Falcao e Guarín, utilizadores frequentes do «Twitter», não hesitaram mesmo em divulgar fotografias, ainda que tal fosse proibido em vários locais. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Soares Dias dirige o FC Porto-Sporting

O jogo do próximo domingo será o segundo 'clássico' do árbitro portuense, depois do derby entre Benfica e Sporting para a 20ª jornada.
O árbitro portuense Artur Soares Dias foi nomeado para dirigir no domingo o “clássico” entre o FC Porto, campeão virtual, e o Sporting, da 27.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a Liga de clubes.
No Estádio do Dragão, Soares Dias vai ser auxiliado por Bertino Miranda e Rui Licínio, também da Associação de Futebol do Porto.
Este será o segundo “clássico” do juiz portuense, de 31 anos, depois de, já esta temporada, ter dirigido o triunfo fora do Benfica sobre o Sporting, por 2-0, na 20.ª ronda da Liga portuguesa.

in "sapodesporto.pt"



Pinto da Costa: "Castigo de Jesus? Esperava menos"

Pinto da Costa estranhou que tivessem aplicado 11 dias de suspensão a Jorge Jesus na sequência dos incidentes no final do jogo com o Nacional e disse mesmo, ontem, à partida para Moscovo, ter ficado surpreendido com a extensão do castigo. "Pareceu-me muito. Não esperava tanto", comentou, sem esboçar um sorriso que traísse a ironia. Aliás, manteve o mesmo tom em relação aos "timings" do castigo, que permitem ao técnico cumprir a pena a tempo de estar no banco na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, na Luz: "Pareceu-me correcto."

Mas na agenda continua a arbitragem e a nota a Duarte Gomes: "Não sou comentador de arbitragem, mas foi importante termos apresentado factos. Hoje [ontem], curiosamente, vim no autocarro a ler o 'Pravda' português e vi que uma pessoa séria desse jornal, o sr. Cruz dos Santos, que é dos poucos que leio desse jornal, terminava um artigo dizendo obviamente que a nota quatro era excessiva. É evidente que, perante os 15 erros graves que mostrámos, ter a segunda melhor nota de um campeonato com mais de 200 jogos é um escândalo. Não quer dizer que, pelo facto de o sr. Duarte Gomes ter tido uma arbitragem desastrada que foi branqueada por um observador que eu não conheço, isso me leve de maneira alguma a suspeitar que não vá estar na Luz um árbitro com as melhores das intenções, isento e competente."

FC Porto não facilita na Rússia

Depois da goleada da primeira mão, no Dragão, Pinto da Costa foi prudente à partida para Moscovo. "Nada de facilitar. Conforme disse o nosso míster, o Ajax perdeu lá 4-0. Nós, penso que não vamos perder 4-0 em sítio nenhum, mas no futebol tudo pode acontecer. Portanto, vamos precavidos e vamos tentar vencer o jogo para ser mais uma vitória nesta passagem brilhante na Liga Europa."

in "ojogo.pt"

Guarín: "Falta-me ganhar a Champions antes de sair"

Apresentado como o "jogador da moda no FC Porto", Guarín concedeu uma longa entrevista - cerca de 20 minutos - ao programa "Marcador Internacional", da Radio Marca, em que falou do presente e do futuro. A conquista do título na Luz foi tema em destaque, mas também a convivência com Villas-Boas e uma antecipação do mais do que provável duelo com o Villarreal, na Liga Europa, prova que quer vencer. Começando pela festa do título, o colombiano diz que nunca esquecerá o que se passou na Luz. "Sabíamos que aquele era o momento certo, e foi o melhor que nos podia ter acontecido. Conquistar o título no Estádio da Luz foi um extra que vai ficar para sempre marcado na nossa vida. É uma história para contar aos nossos filhos e netos, até pela forma como ganhámos aquele jogo. Também não me esqueço do dia que antecedeu a partida, da vontade que tínhamos de vencer, do querer de todos. Foi especial", admitiu.

Guarín procurou explicar, aos ouvintes espanhóis, o segredo do sucesso portista. "Estamos num nível muito alto, não só os titulares, mas também aqueles que começam os jogos de fora. A relação do treinador com os jogadores, assim como o seu trabalho diário, também é muito importante para as nossas conquistas", referiu, explicando o seu papel na equipa. "Gosto mais de jogar por fora, para ter mais liberdade e chegar ao ataque. Sou um médio que defende e ataca. Com André Villas-Boas, o trinco não é tão defensivo como antigamente; agora também pode aparecer muito no ataque. Aliás, é muito bom jogar com Moutinho e Belluschi, porque se eu subir, um deles fica. É excelente", frisou.

Guarín está a atravessar um grande momento e não escondeu o desejo de um dia mudar de ares, mas primeiro tem um sonho. "Logicamente tenho a ambição de conquistar títulos em outros clubes. Já estou no FC Porto há três anos, mas ainda tenho muitos títulos para ganhar aqui. Para já tenho de ir por etapas e ainda me falta ganhar a Liga dos Campeões antes de sair do FC Porto. Não é impossível, ao contrário do que se pode pensar. Esta época, também acredito que podemos vencer a Liga Europa", sublinhou.

Para o conseguir, é preciso ultrapassar o Spartak e depois medir forças, é o mais certo, com os espanhóis do Villarreal. "Tal como o FC Porto, garantiu uma grande vantagem no primeiro jogo, e isso oferece-nos uma maior confiança para falar sobre esse próximo confronto. No entanto, neste momento apenas posso antecipar dois grandes jogos se, eventualmente, as duas equipas confirmarem a passagem. Mas é melhor não nos adiantarmos aos acontecimentos", atirou.

Mais complicada está a eliminatória da Taça de Portugal com o Benfica, ainda assim o médio acredita na presença no Jamor. "Temos objectivos, e ganhar a Taça de Portugal está entre eles. Tivemos um mau jogo no nosso campo, mas não é impossível dar a volta. Ainda temos hipóteses de chegar à final e queremos muito estar lá", concluiu.


Villas-Boas

"Juventude ajuda"

Inevitável, a curiosidade dos espanhóis quanto a Villas-Boas, antigo colaborador do treinador do Real Madrid, José Mourinho. Guarín identificou várias virtudes no técnico azul e branco. "É uma pessoa muito importante para nós. A sua juventude ajuda muito na relação com os jogadores. É fácil falar com ele, e percebemos o que pretende. Além disso, tem uma grande vontade de vencer títulos, de ganhar sempre, transmite-nos uma grande confiança... e isso dá-nos uma grande motivação para entrar no campo e vencer os jogos", sublinhou.

James
"Já conquistou o seu espaço"

Guarín falou também sobre o seu compatriota James, destacando o facto de ele ter conseguido assumir um papel de destaque na equipa, apesar de estar a iniciar a sua aventura na Europa e de ainda ser muito jovem. "Ele teve uma adaptação fantástica. Conseguiu conquistar o seu espaço logo no primeiro ano, o que não é muito fácil. Marcou golos, destacou-se em alguns jogos, já foi campeão e tem estado bem na Liga Europa. Já é um dos principais jogadores da equipa, o que não é fácil de acontecer aqui, tendo em conta a sua idade e o facto de ter vindo agora da Argentina [n.d.r. James jogou dois anos no Banfield]."

in "ojogo.pt"

Com asas para voar mais alto que o Ninja

FALCÃO ESTÁ APENAS A UM GOLO DE SUPERAR A MARCA DE DERLEI


 Radamel Falcão corre sérios riscos de entrar para a história do FC Porto como o jogador que mais golos conseguiu marcar numa edição de uma prova europeia.
Após o hat-trick que assinou frente ao Spartak Moscovo, no Dragão, o colombiano não só ultrapassou o registo de Super Mário Jardel como também igualou o de Derlei, que é a grande referência nestas contas de matadores: 11 golos na campanha que terminou em Sevilha (2002/2003).
in "record.pt"

DESCER MAIS DE NÍVEL É IMPOSSÍVEL


O desporto em geral e o futebol em particular suscitam paixões que muitas vezes são difíceis de controlar, mas tudo tem que ter um limite e o Benfica desceu ao nível mais baixo de sempre, através da Benfica TV, ao colocar um comentador do programa Debate, chamado Sérgio L. Bordalo, a desejar a morte do presidente do FC Porto.

O FC Porto só hoje tomou conhecimento que Sérgio L. Bordalo, desde há muito comentador do referido programa, proferiu a seguinte frase na emissão da passada semana: “Eu desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este”.

Todos sabem que Jorge Nuno Pinto da Costa dedicou o título de campeão a Pôncio Monteiro, falecido em Dezembro de 2010, e a José Maria Pedroto, falecido em 1985. Sérgio L. Bordalo, na Benfica TV, órgão oficial do Benfica, revelou um inaceitável e indesculpável mau gosto, ao não ter respeito pelos mortos e ao desejar a morte de outro ser humano.

São estes valores, ou a falta deles, a que a direcção do Sport Lisboa e Benfica dá antena no seu canal oficial de televisão. Já todos sabíamos que a Benfica TV destila ódio ao FC Porto e aos seus adeptos, o que não imaginávamos é que a Direcção de um clube centenário desse cobertura a desmandos deste tipo, isto a pouco mais de uma semana de o nosso clube jogar de novo no Estádio da Luz.

O FC Porto está seguro de que a maioria dos adeptos do Benfica não se revê nestes comportamentos, mas responsabiliza a sua Direcção. Uma coisa é a Direcção do Benfica fingir que não teve nada a ver com o apagão, outra coisa será fazer de conta que também não tem nada a ver com a Benfica TV. Que se saiba, o Benfica não está em auto-gestão.

O FC Porto questiona as autoridades, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Ministério Público e o Governo da República se é para o incitamento ao ódio que se atribuem licenças de televisão?

O FC Porto aguarda um pedido de desculpas formal por parte da Direcção do Benfica.

in "fcp.pt"

«Adorava uma final FC Porto-Benfica!» - Yuran

Yuran: a besta, o tronco, o torpedo, a bala de canhão, o que se quiser dizer e recordar deste mediático e assombroso atacante, campeão pelo Benfica e pelo FC Porto, um russo nascido na Ucrânia que, na década de 90, com Kulkov, protagonizou efervescente transferência no sentido Luz/Antas e, agora, espera «sinceramente» ver uma final da Liga Europa juntando os seus dois grandes amores portugueses.

Yuran, que abraçou a carreira de treinador (Rússia, Cazaquistão e Rússia de novo, agora no Nizhny Novgorod, da II divisão) não poderá assistir ao jogo por compromissos inadiáveis em Londres, mas traça o destino ao Spartak: «A brutalidade do resultado da primeira mão derrubou-os. Não podem fazer muito mais, o FC Porto vai passar tranquilamente e até deve ganhar em Moscovo», diz a A BOLA um homem muito tranquilo (como jogador era um poste de alta tensão), que uma lesão, aos 31 anos, no Sturm Graz, da Áustria, roubou cedo de mais ao futebol.

«O ambiente no Spartak não é o melhor, basta ver o que Karpin disse [ndr: o próprio técnico assumiu que, enquanto adepto, depois dos 5-1 no Porto só iria ao estádio para atirar tomates e ovos podres aos jogadores e técnicos]. O último empate em casa ainda agravou mais a situação, não há nada a fazer a não ser salvar a face», discorreu Yuran, nada crente em milagres desta dimensão «porque o FC Porto é muito forte e o ambiente no Spartak não é o melhor, ou está mesmo muito longe de ser o melhor...», revela. 

Neste pobre quadro circunstancial do Spartak, falar com Yuran é, antes de tudo, ir ao sótão das grandes memórias. Sim, já passaram quase vinte anos, mas parece que foi ontem e... Yuran ainda vê muitos jogos do campeonato português, «os que vou apanhando nos canais de televisão».

E essa ligação há-de ficar, garante Yuran, com frontalidade: «O meu coração é um pouco mais azul do que vermelho, apesar de ter passado mais tempo na Luz. Mas são emoções cruas, é mesmo assim, e espero sinceramente uma final europeia entre Porto e Benfica, os meus queridos clubes portugueses», diz, com a expressividade que ficou na memória desses tempos loucos...
10:00 - 13-04-2011

in "abola.pt"

Botafogo quer trocar jogadores com os dragões

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, disse esta terça-feira à imprensa brasileira que se vai reunir com responsáveis do FC Porto, para discutir os contornos de uma parceria entre os dois clubes. 

«Marcámos esta reunião e o pessoal do Porto está chegando esta semana. Será interessante para o Botafogo, já que este intercâmbio de jogadores poder-nos-á render frutos no futuro. Já conversámos com o Manchester City e tudo correu bem. Agora vamos aguardar os portugueses e tenho a certeza que se fecharmos esta parceria, o Botafogo só tem a ganhar», disse Assumpção, citado pelo Lancenet.


in "abola.pt"