Apresentado como o "jogador da moda no FC Porto", Guarín concedeu uma longa entrevista - cerca de 20 minutos - ao programa "Marcador Internacional", da Radio Marca, em que falou do presente e do futuro. A conquista do título na Luz foi tema em destaque, mas também a convivência com Villas-Boas e uma antecipação do mais do que provável duelo com o Villarreal, na Liga Europa, prova que quer vencer. Começando pela festa do título, o colombiano diz que nunca esquecerá o que se passou na Luz. "Sabíamos que aquele era o momento certo, e foi o melhor que nos podia ter acontecido. Conquistar o título no Estádio da Luz foi um extra que vai ficar para sempre marcado na nossa vida. É uma história para contar aos nossos filhos e netos, até pela forma como ganhámos aquele jogo. Também não me esqueço do dia que antecedeu a partida, da vontade que tínhamos de vencer, do querer de todos. Foi especial", admitiu.
Guarín procurou explicar, aos ouvintes espanhóis, o segredo do sucesso portista. "Estamos num nível muito alto, não só os titulares, mas também aqueles que começam os jogos de fora. A relação do treinador com os jogadores, assim como o seu trabalho diário, também é muito importante para as nossas conquistas", referiu, explicando o seu papel na equipa. "Gosto mais de jogar por fora, para ter mais liberdade e chegar ao ataque. Sou um médio que defende e ataca. Com André Villas-Boas, o trinco não é tão defensivo como antigamente; agora também pode aparecer muito no ataque. Aliás, é muito bom jogar com Moutinho e Belluschi, porque se eu subir, um deles fica. É excelente", frisou.
Guarín está a atravessar um grande momento e não escondeu o desejo de um dia mudar de ares, mas primeiro tem um sonho. "Logicamente tenho a ambição de conquistar títulos em outros clubes. Já estou no FC Porto há três anos, mas ainda tenho muitos títulos para ganhar aqui. Para já tenho de ir por etapas e ainda me falta ganhar a Liga dos Campeões antes de sair do FC Porto. Não é impossível, ao contrário do que se pode pensar. Esta época, também acredito que podemos vencer a Liga Europa", sublinhou.
Para o conseguir, é preciso ultrapassar o Spartak e depois medir forças, é o mais certo, com os espanhóis do Villarreal. "Tal como o FC Porto, garantiu uma grande vantagem no primeiro jogo, e isso oferece-nos uma maior confiança para falar sobre esse próximo confronto. No entanto, neste momento apenas posso antecipar dois grandes jogos se, eventualmente, as duas equipas confirmarem a passagem. Mas é melhor não nos adiantarmos aos acontecimentos", atirou.
Mais complicada está a eliminatória da Taça de Portugal com o Benfica, ainda assim o médio acredita na presença no Jamor. "Temos objectivos, e ganhar a Taça de Portugal está entre eles. Tivemos um mau jogo no nosso campo, mas não é impossível dar a volta. Ainda temos hipóteses de chegar à final e queremos muito estar lá", concluiu.
James
Villas-Boas
"Juventude ajuda"
Inevitável, a curiosidade dos espanhóis quanto a Villas-Boas, antigo colaborador do treinador do Real Madrid, José Mourinho. Guarín identificou várias virtudes no técnico azul e branco. "É uma pessoa muito importante para nós. A sua juventude ajuda muito na relação com os jogadores. É fácil falar com ele, e percebemos o que pretende. Além disso, tem uma grande vontade de vencer títulos, de ganhar sempre, transmite-nos uma grande confiança... e isso dá-nos uma grande motivação para entrar no campo e vencer os jogos", sublinhou.
James
"Já conquistou o seu espaço"
Guarín falou também sobre o seu compatriota James, destacando o facto de ele ter conseguido assumir um papel de destaque na equipa, apesar de estar a iniciar a sua aventura na Europa e de ainda ser muito jovem. "Ele teve uma adaptação fantástica. Conseguiu conquistar o seu espaço logo no primeiro ano, o que não é muito fácil. Marcou golos, destacou-se em alguns jogos, já foi campeão e tem estado bem na Liga Europa. Já é um dos principais jogadores da equipa, o que não é fácil de acontecer aqui, tendo em conta a sua idade e o facto de ter vindo agora da Argentina [n.d.r. James jogou dois anos no Banfield]."
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário