terça-feira, 2 de novembro de 2010

Houve Moutinho a dobrar no treino portista
É verdade que já há quem diga que, neste meio-campo do FC Porto, João Moutinho vale por dois, mas, ontem, no treino, havia mesmo dois Moutinhos em campo. Um a correr no relvado - o João, claro - e outro encostado aos vidros, junto à linha lateral de um dos relvados de treino - o Alexandre. O irmão mais novo de João Moutinho, que passou pela Invicta para uma visita de fim-de-semana, aproveitou para uma visita ao Olival, acompanhando de perto todos os passos. É possível que até já saiba quem joga na quinta-feira...

Portas fecham-se hoje

André Villas-Boas deverá detalhar hoje a estratégia a usar no jogo com o Besiktas. O treino desta manhã, no Olival, será à porta fechada, garantido-lhe privacidade para cozinhar as alterações que são esperadas na equipa portista. Fernando e Maicon não estarão no onze, nem sequer na convocatória, adivinhando-se uma pequena revolução no onze.

in "ojogo.pt"

Onda de lesões chega à banheira de casa

E tudo parece acontecer a este Besiktas. Desta vez, e no meio de uma enxurrada de lesões que tem afectado a equipa, surgiu mais uma no mínimo... extravagante. Ridvan Simsek, que entrou na segunda parte da vitória (2-1) sobre o Sivasspor, lesionou-se já depois de ter chegado a casa. Parece mentira, mas é verdade. Conta o site oficial do Besiktas que o jovem médio fracturou a mão direita depois de ter caído na banheira de casa, numa lesão que o afasta não só do jogo do Dragão, mas também da competição pelo menos durante as próximas três semanas. Mas não é tudo. Para além dos seis lesionados que continuam a constar do boletim clínico, ontem, dia de regresso ao trabalho depois do tal encontro com o Sivasspor, surgiram ainda mais dois nomes, por sinal sonantes por terras turcas: Uzulmez e Bobô. O capitão e defesa do Besiktas lesionou-se no tornozelo esquerdo, enquanto o avançado sofreu uma lesão muscular que o obrigou a abandonar mais cedo a partida de domingo. Sendo assim, os dois jogadores limitaram-se a realizar tratamento durante o dia de ontem, estando agora em dúvida para a partida do Dragão, um jogo que poderá carimbar a passagem do FC Porto aos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Turcos aterram em Portugal apenas na véspera do jogo
Está definido o plano de viagem do Besiktas tendo em vista o jogo com o FC Porto. A formação turca viaja para Portugal apenas na manhã da véspera do jogo, estando a chegada à cidade do Porto agendada para a hora do almoço. Mais tarde, pelas 18h30, o Besiktas realizará o habitual treino de adaptação ao relvado do Dragão, numa sessão que será antecedida pela habitual conferência de Imprensa de Bernd Schuster.

Quaresma já trabalha no relvado

Quaresma já treina desde ontem no relvado. A notícia podia deixar antever que o internacional português ainda poderia recuperar a tempo de defrontar o FC Porto na quinta-feira, mas, tendo em conta o longo tempo de paragem a que esteve sujeito, esse cenário parece cada vez mais difícil de se transformar em realidade. Apesar de o jogo do Dragão ser considerado importante para a definição do futuro do Besiktas na Liga Europa, Quaresma ainda não deverá reunir as condições físicas necessárias para dar o seu contributo à equipa, tal como acontece com Ekrem Dag e Cenk Gonen. Para além dos já referidos Bobô, Uzulmez e Simsek (texto de cima), há ainda mais duas dúvidas na formação de Bernd Schuster. Nobre e Ferrari também estão a trabalhar de forma condicionada e em contra-relógio para o encontro de quinta-feira, não havendo, no entanto, certezas quanto às suas presenças no Dragão.

A formação turca volta a treinar esta manhã, altura em que poderão ser desvendados mais alguns mistérios sobre a anormal quantidade de lesões que tem afectado a equipa nos últimos tempos.
 
in "ojogo.pt"

Cebola para consumo externo

A janela das oportunidades para cristian rodríguez está a ser aberta na liga europa
 

Se, por um lado, há jogadores no plantel portista que (des)esperam pelos compromissos da Taça de Portugal e da Taça da Liga para poderem somar minutos de competição, há outros que fazem o mesmo, mas em relação à Liga Europa. Cristian Rodríguez é um dos jogadores que se enquadram neste último cenário.

O Cebola perdeu, da época anterior para esta, o estatuto de titular indiscutível face às boas prestações que têm sido conseguidas por Hulk e, sobretudo, por Varela. Contudo, sempre que a equipa entra em ação na prova europeia, os holofotes voltam a apontar para o internacional uruguaio. Tem sido, aliás, neste quadro competitivo que o extremo mais oportunidades tem tido. Rodríguez foi titular nos 3 jogos da fase de grupos da Liga Europa que a equipa já realizou e, quinta-feira, frente ao Besiktas, vai acrescentar mais um encontro continental ao seu currículo.

Expandir o raio de ação. Talvez por isso, por ser dos portistas mais utilizados nesta edição da referida prova europeia, CR10 foi também o homem escolhido para a foto com que o site da UEFA ilustra o texto de lançamento do compromisso de quinta-feira, no Estádio do Dragão.

Apesar de não expressar publicamente o seu descontentamento, torna-se claro que Rodríguez deseja expandir o seu raio de ação na equipa à principal prova do futebol português. Todavia, as escolhas de André Villas-Boas têm recaído noutros jogadores, pelo que o Cebola tem de fazer mais e melhor na Liga Europa, onde tem tido mais oportunidades para mostrar as qualidades que o conduziram ao Dragão na época 2008/09.

A verdade é que nem na UEFA tem conseguido exibir-se ao nível do que fez, por exemplo, na primeira época de dragão ao peito. Frente ao Rapid Viena e ao CSKA foi avaliado pelo nosso jornal com nota 3, tendo jogado os 90 minutos de ambos os compromissos. Contra o Besiktas, no Inonu, foi substituído a meio da 2.ª parte e recebeu nota negativa (2).

in "record.pt"

Gerir todos os sectores

Até na baliza pode haver mudanças com beto no onze
 

André Villas-Boas não gosta de falar em “poupanças”, pois prefere chamar-lhe “gestão do plantel”. Independentemente do termo que utilize, a verdade é que vai proceder a algumas alterações frente ao Besiktas tendo em conta o onze que apresentou em Coimbra. Para além da entrada de Rodríguez, o treinador vai também apostar de início em Otamendi e Ruben Micael nesta 4.ª jornada do Grupo L da Liga Europa. O defesa argentino e o médio português são mais dois exemplos de jogadores que têm tido na Liga Europa as oportunidades que lhes faltam no campeonato.

No que diz respeito à receção ao Besiktas, Villas-Boas não deve ficar por aqui no que toca a surpresas. Sapunaru ou Alvaro Pereira, um deles não será titular nesse compromisso e, o que ficar de fora, vai promover o regresso à titularidade de Jorge Fucile. Guarín deve jogar no lugar do castigado Fernando, embora Souza também seja opção para essa posição. Não será também descabido que joguem em simultâneo. De resto, esta gestão pode até fazer-se sentir na baliza. Beto não joga desde a Taça de Portugal, com o Limianos, mas pode ser o titular com os turcos...

in "record.pt"

Decalque da Supertaça

Onze que arrancou a época ainda resiste
 

Confirmando-se a disponibilidade de Fernando, tudo aponta para que o onze do FC Porto no clássico seja decalcado daquele que conquistou a Supertaça a 7 de agosto. Ora, precisamente três meses volvidos, é de salientar a competência revelada pela equipa que arrancou a época e que, ainda imbatível, se tem perpetuado na linha de prioridades de André Villas-Boas.

Será um atestado de qualidade, a aposta reforçada no onze que, em Aveiro, derrotou o Benfica por 2-0. O capitão Helton é indiscutível, bem como o lateral-esquerdo Alvaro Pereira. Saliente-se, porém, o estoicismo de Sapunaru à direita (ganhando vantagem sobre Fucile, titular do 4.º classificado do Mundial) e a solidez da dupla Rolando e Maicon, que assumiu o legado de Bruno Alves e tem tapado os caminhos do onze ao internacional argentino Otamendi.

No miolo, um Belluschi categórico anula as aspirações de Ruben Micael, ao passo que Souza e Guarín também não têm logrado ameaçar a solidez das apostas em Fernando e Moutinho. Varela tem vincado o fosso para Rodríguez e Hulk e Falcão são completamente indiscutíveis.

in "record.pt"

Mourinho vs. Villas-Boas: duas visões sobre o mesmo Clássico

F.C. Porto-Benfica de domingo é decisivo ou não?


O F.C. Porto-Benfica do próximo domingo promete agitar o país. A rivalidade entre os dois clubes tem atingido, nos últimos tempos, níveis que não eram vistos de há uns anos a esta parte. A perda do título para o rival lisboeta, obrigou os dragões a correr atrás do prejuízo e o inicio de temporada da turma de André Villas-Boas tem feito jus ao prometido: o F.C. Porto quer lançar-se na reconquista do título. Mas o Benfica, naturalmente, não cede sem lutar.

O cenário actual tem dado azo a interpretações diversas. José Mourinho e André Villas-Boas, por exemplo, não vêem o jogo sob o mesmo prisma. Apesar de ainda ficarem a faltar 20 jornadas para o final da prova, Mourinho, em entrevista à TVI, já deu a sua sentença: o jogo será «praticamente decisivo».

«O Benfica surpreendeu um bocadinho pela negativa. Perdeu demasiados pontos para a qualidade da equipa e jogadores que tem. Num campeonato diferente uma diferença de sete pontos não é nada, mas, uma vez que as equipas não perdem muitos pontos, em Portugal é uma vantagem significativa», afirmou o treinador do Real Madrid.

Opinião diferente tem o seu anterior adjunto, agora técnico dos dragões, André Villas-Boas. «Não é decisivo, de forma alguma. E quem o diz pouco entende de futebol, não estudou a história do futebol. Houve equipas a recuperar diferenças de 10, 12 ou 14 pontos. Queremos ficar com uma distância ainda mais confortável, mas o campeonato é longo e qualquer distância encurtada motiva o adversário», afirmou o treinador no flash-interview do final do encontro com a Académica.

O Maisfutebol quer saber a sua opinião. Quem tem razão, afinal? Este jogo é decisivo ou ainda falta muito para sentenças oficiais?

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto no pódio dos melhores líderes entre 52 Ligas da UEFA

Dragões têm ainda uma das maiores vantagens sobre o segundo.


O F.C. Porto venceu a batalha naval em Coimbra, frente à Académica (0-1). Assim, os dragões reforçaram o estatuto de um dos líderes com melhor aproveitamento entre as 52 Ligas sob a égide da UEFA.

92, 6 por cento de pontos conquistados para a equipa de André Villas-Boas. O Maisfutebol analisou todos os campeonatos organizados na União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), descobrindo apenas dois registos mais eficazes.

Na Escócia, o Glasgow Rangers garantiu 93, 3 por cento dos pontos em disputa. No País de Gales, o Bangor City conta por vitórias os 12 jogos realizados. 100 por cento!

Após nove jornadas da Liga portuguesa, o F.C. Porto acumula 25 pontos, em 27 possíveis. Com oito vitórias e um empate, os dragões estão num patamar invejável. O objecto de análise é significativo.

Olhando para os campeonatos mais fortes, a façanha não encontra paralelo. Contudo, seria subjectivamente discutida a maior competitividade em Espanha, Inglaterra, Itália ou Alemanha. Por isso, recolhemos os dados inquestionáveis, os números simples e concretos entre todas as Ligas organizadas sob a tutela da UEFA.

Primeiro foi goleado pelo Marítimo

São 53 Federações, incluindo alguns países transcontinentais, como a Rússia. Neste imenso lote, o Liechtenstein é o único a não ter um campeonato oficial.

O número de jornadas realizadas não influencia a contabilidade absoluta. Os dragões têm a terceira melhor marca, numa semana marcada pelo empate do Glasgow Rangers na recepção ao Inverness. Com 10 rondas completadas, 28 pontos em 30 para os «protestantes».

O Bangor City, na modesta Liga do País de Gales, arrasa toda a concorrência. 12 jornadas, 36 pontos em disputa, igual número de pontos conquistados. Este clube galês foi goleado na Madeira em Junho (8-2), com o Marítimo a seguir em frente na fase preliminar da Liga Europa.

Líderes com maior aproveitamento na UEFA:

1. Bangor City, País de Gales (12 jogos, 36 pontos) - 100%
2. Glasgow Rangers, Escócia (10 jogos, 28 pontos) - 93,3%
3. F.C. Porto, Portugal (9 jogos, 25 pontos) - 92, 6%
4. Dudelange, Luxemburgo (12 jogos, 33 pontos) - 91,7%
5. FC Copenhaga, Dinamarca (14 jogos, 38 pontos) - 90, 5%
(...)
Real Madrid, Espanha (9 jogos, 23 pontos) - 85, 2%
Chelsea, Inglaterra (10 jogos, 25 pontos) - 83,3%
B. Dortmund, Alemanha (10 jogos, 25 pontos) - 83,3%
Lázio Roma, Itália (9 jogos, 22 pontos) - 81,5%
Brest, França (11 jogos, 21 pontos) - 63, 7%

Maiores vantagens sobre o perseguidor

No arranque para o clássico no Dragão, o Maisfutebol comparou ainda a distância entre líderes e perseguidores nas Ligas da UEFA. O Benfica visita o F.C. Porto com sete pontos de distância na tabela classificativa, esperando recuperar de uma desvantagem, por ora, significativa.

Em apenas nove jornadas, menos que a maioria dos campeonatos europeus, a equipa de Villas-Boas distanciou-se consideravelmente da oposição. Nas Ligas com calendário semelhantes, como Inglaterra, Alemanha, França, Itália ou Espanha, o cenário é bem diferente.

O Chelsea tem cinco pontos de vantagem, mais que a Lázio (4), o Brest (2), o Real Madrid (1) ou o Borussia Dortmund (1). No pólo oposto, estão Ligas já mais adiantadas, onde moram os líderes que superam a marca do F.C. Porto. O FC Copenhaga, por exemplo, tem 14 pontos de vantagem sobre o segundo, à 14ª jornada.

Líderes com maior vantagem na UEFA:
1. Copenhaga,Dinamarca (14 pontos de vantagem em 14 jogos)
2. Bangor City, País de Gales (13 em 12 jogos)
3. Viktoria Plzen, Rep. Checa (11 em 14 jogos)
4. Dudelange, Luxemburgo (10 em 12 jogos)
5. Rosenborg, Noruega (9 em 29 jogos)
6. Maribor, Eslovénia (8 em 15 jogos)
7. Ekranas, Lituânia (8 em 26 jogos)
8. F.C. Porto, Portugal (7 em 9 jogos)
9. Zenit, Rússia (6 pontos em 25 jogos)
10. Bate Borisov, Bielorrússia (6 em 30 jogos)

in "maisfutebol.iol.pt"

F. C. Porto corre contra o tempo

Os jogos europeus disputados esta semana podem ter reflexos no clássico entre o F. C. Porto e o Benfica, no domingo, o grande embate da 10.ª jornada da Liga.

Os encarnados recebem, esta noite, o Lyon e jogam uma cartada decisiva na Liga dos Campeões, enquanto os dragões defrontam o Besiktas, depois de amanhã, na Liga Europa. Daqui resulta uma conclusão: os portistas terão menos 48 horas de recuperação para o desafio do que o adversário e podem estar em desvantagem do ponto de vista fisiológico.

Por isso, não é descurar que o treinador André Villas-Boas venha a fazer uma gestão criteriosa do grupo, poupando alguns jogadores diante do Besiktas. "Ter menos 48 horas é significativo. Do ponto de vista fisiológico, o F. C. Porto pode estar em desvantagem, mas isso não quer dizer que esteja em desvantagem no campo", explica José Soares, especialista em fisiologia de treino. "Em situações de fadiga, há um stresse mecânico que induz micro lesões e que dificulta a recuperação do combustível para os músculos actuarem no máximo das suas capacidades".

Por outro lado, o F. C. Porto também estará mais fatigado, porque disputou um jogo intenso diante da Académica, onde a chuva condicionou o terreno e motivou um esforço suplementar dos atletas. "Foi um jogo agressivo do ponto de vista muscular e que demora tempo a recuperar". Portanto, também poderá ter reflexos para o encontro com o Besiktas, a contar para a Liga Europa.

Cargas continuam a ser intensas

Quando se tem menos tempo de recuperação, é normal ter determinados procedimentos específicos para a minorar os estragos físicos. "As cargas continuam a ser de grande intensidade, mas de maior recuperação entre elas, ou seja, o tempo entre os exercícios deve ser mais prolongado", explica José Neto, metodólogo de treino e especialista em psicologia desportiva. "A alimentação também deve ser rica em hidratos de carbono e em glúcidos. Os banhos de imersão ajudam, aumentam a hemoglobina e isso corresponde a uma maior regeneração dos tecidos musculares", adianta.

A vantagem psicológica

No entanto, José Neto discorda que o F. C. Porto possa estar em desvantagem por ter menos tempo de recuperação do que o Benfica. E por um motivo muito simples: "Quando a expectativa vencedora é tão clara, consegue-se recuperar mais rapidamente do que uma equipa cujos resultados não estão de acordo com o seu grau de exigência". No aspecto psicológico, a dinâmica vitoriosa dos dragões pode ajudar na recuperação física.

in "jn.pt"

Loucura na corrida aos bilhetes para o clássico no Dragão

Antes das 10 horas, quando abriram as bilheteiras do Dragão, já cerca de 300 adeptos faziam filas para comprar os desejados bilhetes. O F. C. Porto-Benfica disputa-se no domingo, mas já mexe.

O calendário é claro: antes de receber o Benfica (domingo, 20.15 horas, Sport TV1), o F. C. Porto tem um compromisso com o Besiktas, a contar para a Liga Europa, mas o clássico é que domina a atenção dos adeptos. Só para se ter uma ideia, o Estádio do Dragão, ontem, segunda-feira, foi alvo de uma corrida em massa de várias centenas de sócios, cujo objectivo era garantir um bilhete para o grande jogo da 10.º jornada do campeonato. No primeiro dia de vendas, o fluxo foi assinalável.

Antes das cinco bilheteiras do recinto abrirem, às 10 horas, já as filas eram consideráveis e compostas por cerca de 300 sócios que desesperavam por adquirir os ingressos, cujos preços variam entre 15 e 40 euros. Até houve quem estivesse pregado no recinto desde as 8 horas da manhã. O ritmo manteve-se ao longo do dia, muito por força de ter sido feriado nacional e de as condições meteorológicas convidarem as pessoas a saírem de casa.

Para já, ainda não há uma estimativa do número de ingressos vendidos, mas tudo leva a crer que o estádio estará cheio. Cerca de 50 mil pessoas irão assistir ao tão apetecível F. C. Porto-Benfica, que promte emoções fortes. Como sempre. Hoje, é bem provável que a romaria ao Dragão se mantenha, no segundo dia de vendas exclusivas a sócios, sendo que na sexta-feira os locais de venda estendem-se às lojas azuis e à Fnac. A bola só rola no domingo, mas na perspectiva dos adeptos o clássico já mexe. E muito.

in "jn.pt"

Rodolfo não encontra solução para Fernando no FC Porto


O "clássico" do próximo domingo entre FC Porto e Benfica já mexe e Fernando é a grande dúvida de André Villas Boas. O médio lesionou-se em Coimbra e Rodolfo Reis, antigo «capitão» do FC Porto, formulou, em entrevista a Bola Branca, o desejo de que o médio brasileiro recupere a tempo de defrontar o Benfica.

Para Rodolfo, apesar da qualidade de Souza e Freddy Guarín, não há substituto de Fernando no plantel "azul-e-branco".

"Para mim, o Fernando, na realidade, não tem solução à altura, estando numa posição chave e em progressão na carreira. Se ele não puder jogar, poderá fazer falta, porque os centrais sentem-se muito tranquilos com a presença do Fernando naquela posição. Claro que terá jogar alguém, mas não é a mesma coisa", começou por dizer, traçando um paralelo entre as duas outras opções para o lugar.

"O Souza e o Guarín têm estilos um pouco diferentes do Fernando, que recupera muitas bolas e tem uma condição física excelente", analisou.

Os "dragões" entram em campo, no domingo, com uma vantagem de sete pontos para os "encarnados" e Rodolfo considera que, em caso de derrota, o Benfica fica fora da corrida pelo título.

"Acho que é decisivo para uma equipa. É decisivo para o Benfica e não para o FC Porto. Se o Benfica ganhar, o campeonato volta a ficar equilibrado mas, se perder, talvez passe a apostar na Liga dos Campeões, porque uma diferença de 10 pontos seria bastante grande", concluiu.

in "rr.pt"

FC Porto procura registo perfeito com Beşiktaş

O FC Porto venceu os três jogos realizados no Grupo L da UEFA Europa League e caso volte a derrotar o Beşiktaş passa aos 16 avos-de-final e pode até garantir o primeiro lugar do agrupamento.

Após o triunfo por 3-1 no jogo de Istambul, outra vitória sobre o Beşiktaş JK asseguraa ao FC Porto um lugar nos 16 avos-de-final e pode também garantir o primeiro lugar no Grupo L da UEFA Europa League.

• Vencer significa o apuramento para a fase seguinte e o primeiro lugar no grupo, neste caso desde que o SK Rapid Wien não vença o PFC CSKA Sofia.

Jogos anteriores

• Os dois jogos anteriores entre as duas equipas aconteceram na fase de grupos da edição 2007/08 da UEFA Champions League, quando o FC Porto de Jesualdo Ferreira bateu as "águias negras" de Ertuğrul Sağlam por 1-0 em Istambul e por 2-0 em Portugal. Ricardo Quaresma – contratado pelo Beşiktaş este Verão – marcou para o FC Porto nos dois jogos.

• A constituição das equipas no encontro realizado no Porto, a 11 de Dezembro de 2007, foi a seguinte:

FC Porto: Helton*, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Assunção, Quaresma*, Lucho (Bolatti, 81), Lisandro, Bosingwa, Fucile* (Čech, 75), Raul Meireles, Sektioui (Postiga, 74).

Beşiktaş: Rüştü Reçber*, Buruk Yilmaz (İbrahim Akın, 45), Baki Mercimek, Delgado, Bobô, Rodrigo Tello (Higuaín, 84), Cissé, İbrahim Üzülmez*, Serdar Özkan, Ali Tandoğan, İbrahim Toraman*.

*elegíveis para este jogo

• O FC Porto defrontou equipas turcas em sete ocasiões, tendo registado V6 E1 D0 (V3 E0 D0 em casa). Todos estes triunfos na Cidade Invicta tiveram diferenças iguais ou superiores a dois golos; o Fenerbahçe SK perdeu por 3-1 na UEFA Champions League de 2008/09, enquanto o Denizlispor foi goleado na Taça UEFA de 2003/04 por 6-1.

• Tal como nos três jogos frente ao FC Porto, o Beşiktaş venceu por 3-1 no terreno do Vitória de Guimarães na fase de grupos da Taça UEFA de 2005/06. O registo total frente a equipas lusas é: V1 E0 D3 (V1 E0 D1 em Portugal).

Retrospectiva

• O FC Porto venceu as cinco partidas das competições europeias realizadas esta época, tendo marcado 14 golos e sofrido três. Ganhou os últimos três encontros em casa nas provas de clubes da UEFA desde a derrota frente ao Chelsea FC, por 1-0, na época passada, em jogo da fase de grupos da UEFA Champions League.

• O Beşiktaş não perde fora de casa na Europa há seis jogos, mais concretamente desde que foi derrotado pelo PFC CSKA Moskva, por 2-1, na fase de grupos da UEFA Champions League da época passada, série que inclui a vitória no reduto do Manchester United FC, por 1-0. Nesta sequência, os turcos marcaram 12 golos e sofreram dois.

Factos das equipas

• O FC Porto conquistou 30 pontapés de canto nos primeiros três jogos realizados, mais do que qualquer outra equipa na fase de grupos.

• Todos os quatro golos do Beşiktaş na presente fase de grupos surgiram após o intervalo.

• O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, começou a carreira ainda adolescente no clube e, no departamento de observação de adversários, integrou a equipa técnica liderada por José Mourinho quando os "dragões" conquistaram a UEFA Champions League em 2003/04. Seguiu o actual treinador do Real Madrid para o Chelsea FC e depois para o FC Internazionale Milano, antes de enveredar pela carreira de treinador principal na Académica, na época passada. O FC Porto contratou-o em Junho.

• Treinador do Beşiktaş desde Junho, tal como Villas-Boas, Bernd Schuster iniciou a carreira no 1. FC Köln e passou os melhores anos como médio no FC Barcelona, Real Madrid CF e Club Atlético de Madrid. Retirou-se em 1997, com três Ligas espanholas, seis Taças de Espanha, a Taça dos Vencedores das Taças de 1981/82 e o Campeonato da Europa de 1980 no currículo.

• Regressou ao Real Madrid como treinador em 2007 e conduziu os "merengues" ao título, mas demitiu-se no final do ano.

• Schuster defrontou o FC Porto ao serviço do Barcelona na segunda eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1985/86. Marcou na vitória caseira da sua equipa por 2-0, num ronda em que a formação de Espanha se apurou graças aos golos marcados fora, apesar da derrota por 3-1 em Portugal. Acabou mesmo por chegar à final, perdida ante o FC Steaua Bucureşti no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

in "uefa.com"

Fernando apontado ao clássico

Prioridade é a recepção aos turcos mas é inevitável falar do clássico. O «polvo» não treinou ontem mas deve estar operacional para domingo. Vencer Besiktas dá apuramento seguro.

Por estranho que pareça, também se fala no Besiktas pelas bandas do Dragão. Estranho porque se fala muito mais do Benfica, que nem é a prioridade imediata.

Villas Boas não deixa de valorizar imenso o jogo da Liga Europa, até porque nada está decidido em definitivo, embora o passo de gigante para chegar à fase seguinte já tenha sido dado em Istambul, com a vitória sobre a equipa de Quaresma, que falha o jogo no Dragão.

Mas o Benfica entra necessariamente nas conversas e à volta desse clássico salta um nome: Fernando, também conhecido por polvo, assim baptizado por dar a ideia que tem realmente tentáculos.

Joga ou não com o Benfica? Seria um delicioso tabu para alimentar até à véspera do clássico, mas a boa notícia para os dragões deve ser confirmada entre hoje e amanhã.

Fernando, já se sabia, é uma carta fora do baralho real de André Villas Boas para o encontro com os turcos, depois de amanhã.

Foi expulso por ter visto um vermelho (acumulação de amarelos) em Istambul, já na parte final do encontro (88').

No passado sábado, em Coimbra saiu lesionado. Um problema muscular na coxa direita que atirou o jovem de 23 anos para o balneário, quando iam decorridos 24 minutos. A lesão parecia preocupante, mais pela forma como o brasileiro reagiu, parecia zangado com todo o mundo.

Afinal, a lesão pode não ter a gravidade que se temia.

Pelo menos, há todas as indicações de que Fernando possa recuperar em pleno a tempo de jogar com o Benfica. Porque, queiram ou não, é esse o jogo de que todos falam. Até fica a ideia de que nem Benfica nem FC Porto jogam a meio desta semana para as competições europeias.

in "abola.pt"