domingo, 10 de fevereiro de 2013

FC Porto x Olhanense: O medo da «trituradora» portista



Manuel Cajuda, treinador do SC Olhanense, não teve problemas em assumir que um dos medos para o jogo desta noite (20h15) e sair do Estádio do Dragão «triturado» pelo FC Porto, na partida da 18ª jornada da Liga ZON Sagres.
O medo algarvio é fundamentado: os dragões, líderes a par do Benfica, estão a 90 minutos de completar um ano sem derrotas em casa (a última aconteceu com o Man. City, na Liga Europa). A equipa de Vítor Pereira leva 26 golos marcados no «forte» do Dragão no campeonato nacional, tendo sofrido apenas um golo. Tudo isto sublinhado pela melhor fase do FC Porto na época, goleador e seguro nos processos defensivos.
Por sua vez, o SC Olhanense venceu apenas um dos nove jogos que disputou longe do José Arcanjo esta época, conseguindo quatro empates e tendo sofrido quatro derrotas, num total de nove golos marcados e 14 sofridos.
FC Porto repete convocatória, quatro novidades nos algarvios
Em comparação com o embate com o Vitória de Guimarães, Vítor Pereira não fez qualquer alteração na convocatória, confirmando-se, assim, a presença de Jackson Martínez, avançado que esteve ao serviço da Colômbia e que apenas treinou no Olival este sábado. Sebá e Tozé, jogadores que alinham com regularidade na equipa B do FC Porto, continuam a merecer a confiança do técnico portista.
Quanto aos convocados do SC Olhanense, o destaque vai para os reforços Pepe e Lucas Sousa, além dos regressos de Babanco e David Silva após a Taça das Nações Africanas.
Vantagem histórica para o FC Porto
O encontro desta noite será o 46º entre algarvios e portistas em competições oficiais, com 29 vitórias para os azuis e brancos e sete triunfos para o lado dos leões de Olhão. Quanto aos encontros no Dragão, a vantagem é amplamente favorável aos portistas, que venceram 18 dos 21 jogos realizados a norte.
A única vitória do SC Olhanense no reduto portista aconteceu no dia 1 de agosto de 1945, por 3x4.

in "zerozero.pt"

RUI PEDRO BISA NA VITÓRIA DOS SUB15 EM GONDOMAR


Com dois golos de Rui Pedro e um de Madi, a equipa Sub15 do FC Porto venceu, neste sábado, o Gondomar, por 3-0, em encontro da terceira jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores C, disputado no Campo de Treinos do Estádio de S. Miguel.

Os Dragões, que ao intervalo venciam por 1-0, depois de Simão, guarda-redes do FC Porto, ter defendido uma grande penalidade ainda com o resultado em “branco”, ocupam a primeira posição da tabela, apenas com vitórias e nove pontos, seguidos pelo Braga, que soma sete pontos.


in "fcp.pt"

Moutinho sem parar


João Moutinho é um... maratonista do futebol. Joga que se farta e... dura, dura sem um queixume nem quebras visíveis de rendimento à vista desarmada. Com 29 jogos realizados esta temporada pelos portistas, o médio só não marcou presença num (Santa Eulália, para a Taça de Portugal) e entretanto também já se distanciou dos companheiros em tempo efetivo de utilização - 2 337 minutos. 

Com a embalagem que Moutinho já leva, à frente de outro corredor de fundo como Lucho, o que mais se aproxima em termos de número de partidas disputadas em 2012/13 ,o internacional português prepara-se agora para voltar a ser o mais assíduo na equipa azul e branca. 

Na sua primeira época no FC Porto, em 2010/11, Hulk ainda acompanhou o português, com 53 desafios cada um, em 2011/12 deixou todos à distância com 44 partidas cumpridas e presença em todas as frentes competitivas.

Mas o número oito dos dragões não está confinado aos jogos da sua equipa. Igualmente na seleção portuguesa é uma unidade de produção contínua e a tempo inteiro... ou quase. Frente ao Equador, na quarta-feira esteve em campo os 90 minutos. Contabilizando os outros dois encontros particulares, Panamá (73`) e Gabão (73`), mais os quatro de apuramento para o Mundial do Brasil (todos de princípio a fim), João Moutinho soma já nesta temporada 36 partidas. 


in "abola.pt"

Manchester United de olho em Mangala


Eliaquim Mangala tem dado tanto nas vistas esta temporada com a camisola portista que a corte de pretendentes se alarga semana a semana. Relata a imprensa da Bélgica, país onde o defesa evoluiu antes de se transferir para o Dragão, que o departamento de prospeção do Manchester United começa a seguir com grande atenção todos os movimentos de Mangala e que as exibições do francês estão a agradar. 

A presença de emissários do clube inglês em Portugal são uma realidade, mas na órbita de Sir Alex Ferguson tem estado sobretudo James Rodriguez, embora seja natural que o defesa-central comece a ganhar alta consideração junto dos gigantes europeus. «Diversos clubes têm seguido a carreira de Mangala», sublinhou agente do francês, Fabrizio Ferrari, que destaca o crescimento do defesa-central no FC Porto. «Ele sente-se muito bem em Portugal e neste momento não equaciona uma saída», revelou. 

Mangala tem uma supercláusula de rescisão (50 milhões de euros), cinco milhões acima daquela que o dragão estabeleceu para James e superior em 10 milhões ao valor de mercado atribuído ao passe de João Moutinho.


in "ojogo.pt"

James cheio de vontade

DIZ QUE "FALTA POUCO PARA REGRESSAR"


O desafio que Izmailov tem pela frente está intimamente ligado à indisponibilidade de James, afastado dos relvados desde o início de janeiro. A lesão muscular que afeta o colombiano, de 21 anos, requer um tempo considerável de recuperação que o número 10 do FC Porto ainda está a cumprir, mas não lhe limita a intenção de voltar a competir o mais rapidamente possível.

“Estou muito contente. Falta pouco para regressar e sinto-me bem. Estou cheio de vontade”, disse o médio-ala, em declarações publicadas no seu sítio oficial. Devido ao problema físico que enfrenta, James Rodríguez foi obrigado a ficar de fora dos últimos seis encontros oficiais dos azuis e brancos, além dos da seleção da Colômbia, na qual já ganhou o seu espaço no lote de jogadores que compõem o núcleo duro das opções de José Pekerman.

Embora ainda não tenha sido fixada pelo FC Porto ou pelo treinador Vítor Pereira uma data prevista para a reintegração de El Bandido nas convocatórias, a verdade é que o confronto com o Málaga, no dia 19, é um daqueles que o sul-americano não quererá, com certeza, falhar. A julgar pela vontade expressa,James acredita que estará pronto para dar o seu contributo à equipa frente aos espanhóis, mas será a sua situação física a ditar o seu destino.

in "record.pt"!

"Nunca pensei ficar tanto tempo"


No dia em que chega aos 200 jogos com a camisola do FC Porto, Lucho abre o coração a O JOGO...
O jogo frente ao Olhanense será o 200º de Lucho com a camisola do FC Porto, sendo que no atual plantel só Helton (263) tem mais do que o argentino. Quando chegou ao Dragão, no verão de 2005, a ideia do médio era cumprir uma ou duas temporadas para depois dar o salto para um campeonato mais competitivo.

As emoções traíram-no. Lucho enamorou-se pela cidade e pelo clube e foi ganhando importância no balneário até ser nomeado capitão e tornar-se num dos ídolos dos adeptos.

O destino voltaria a pregar-lhe uma partida em 2009 quando o Marselha fez uma proposta irrecusável, levando-o para o sul de França. O capitão partiu, mas, ainda com as malas nas mãos, jurou que voltaria.

Em janeiro de 2012, Pinto da Costa juntou a vontade de Lucho sair do Marselha com a necessidade de o FC Porto reforçar o meio-campo e ter, de novo, uma referência no plantel. Lucho chegou, marcou no jogo de estreia, e o FC Porto ultrapassaria o Benfica na corrida pelo título.

Em declarações exclusivas a O JOGO, El Comandante admite que esta "segunda vida" no clube está a superar as expectativas que tinha. E diz mais: "Nunca pensei ficar aqui tanto tempo"...

in "ojogo.pt"