domingo, 13 de fevereiro de 2011

Otamendi: «Felicidade enorme»

DEFESA DECISIVO NO TRIUNFO DO FC PORTO


Otamendi mostrou-se muito contente no final da partida em que o FC Porto venceu o Sp. Braga, em jogo da 19.ª jornada da Liga, onde o central argentino marcou os 2 golos da partida.
“Creio que foi importante para a vitória ter marcado os 2 golos. Foi uma felicidade enorme. Este grupo está unido para enfrentar o final de campeonato”, reconheceu Otamendi no final da partida em declarações à “flash interview”.
O defesa portista crê que a vitória no Minho foi justa: “Penso que era um jogo chave e muito importante para nós. Éramos o melhor ataque e a melhor defesa. Criámos situações, marcámos e depois deu para manter a tranquilidade. Foi uma boa partida e uma boa vitória”.
in "record.pt"



Villas-Boas: «Somos os mais fortes»

RESPOSTA A JORGE JESUS


No final da partida em Braga, que a sua equipa venceu por 2-0, André Villas-Boas era um técnico feliz. É que este triunfo permitiu aos dragões dar mais um passo decisivo rumo à conquista do título.
"Sim, foi uma prestação de qualidade e um resultado extremamente bom. A equipa esteve confiante, teve muita posse de bola e dominou totalmente o jogo. Houve muitas sensações positivas ao longo da partida", referiu no "flash interview" da Sport Tv.
Depois de algumas exibições menos conseguidas, o FC Porto recuperou o fulgor do começo da temporada. Villas-Boas salienta que a equipa não estava assim tão mal como se comenta. "Nunca perdemos essa referência do começo da temporada, embora seja normal que apareçam jogos mais complicados que outros. Vamos continuando com as vitórias e pretendemos prosseguir esse caminho. Era um campo díficil, mas obtivemos a vitória", acrescentou.
Questionado sobre o facto de, nesta altura, ser o Benfica a equipa que melhor futebol exibe, o treinador portistas fez questão de responder às recentes afirmações de Jorge Jesus.
"As suas últimas palavras sobre esse tema são baseadas num jogo, da Taça de Portugal, onde o FC Porto foi, apesar de ter perdido bem, dominador durante o encontro. O FC Porto é mais forte, porque é o melhor ataque, a melhor defesa, está imbatível na Europa e não precisa de abir conferências de imprensa para mascarar agressões, nem de ccontrarar jogadores adversários em dia de confrontos diretos. Triunfamos a todos os níveis, embora não tenhamos o mesmo peso da marca Benfica", disparou o responsável portista.
Sobre o futuro imediato, que passa pelo embate com o Sevilha, referente à Liga Europa, Villas-Boas espera... mais um êxito. "Uma vitória dá sempre confiança, mas importante é que a equipa recupere fisicamente de modo a poder responder da melhor maneira. Os triunfos como este ajudam...", finalizou.
in "record.pt"

Sp. Braga-F.C. Porto, 0-2 (destaques)

Otamendi: De xerife lá atrás a pistoleiro na hora da decisão

Não entrou a meio da semana para defrontar Portugal (no particular da «equipa das quinas» com a Argentina) e terá sido por aí que lhe terá sobrado energia e solidez na Pedreira. Na defesa, foi sempre um xerife, cada vez mais dono do lugar e patrão da linha mais recuada. Na frente, foi um pistoleiro improvisado, mas determinante: num remate em jeito (à moda de craque) colocou o FC Porto em vantagem em cima do intervalo e aos 68 minutos voltou à acção, nova mente letal: aproveitou uma sobra na área para marcar o segundo dos dragões. Não restam dúvidas de que Otamendi foi o jogador mais decisivo em campo...E de que neste FC Porto é-o cada vez mais, a cada jogo que passa...

Hulk: Escorregadio até entrar no habitual modo «arcade»

O super-herói portista teve uma entrada escorregadia. A nítida desadaptação dos pitons ao relvado fez Hulk cair uma e outra vez. Mesmo assim, sem trocar de botas, o «Incrível» lá acabou por entrar em jogo (como sempre). E como se fosse a sua recriação num jogo da PlayStation, lá arrancou com a bola nos pés e atirou uma bomba à barra (na primeira grande oportunidade portista, aos 29¿). Quem mais remata assim? Muito poucos à escala planetária. Hulk é um jogador sempre em modo «arcade»: «shift» para correr, «quadrado» para rematar...

Fernando: Polvo com pernas para tudo

Uma, duas, três... Vinte (?) Perdemos a conta ao número de recuperações de bola que o médio brasileiro fez. Facto é que, entre intermitências exibicionais durante a época, desta vez Fernando esteve bem acima da média e dominou todo o sector defensivo da zona intermediária do F.C. Porto. O «polvo» teve pernas para tudo, até para chegar à frente e tentar a sua sorte, de quando em vez.

Belluschi: Samurai que chegou para os guerreiros

A batalha era dura frente aos Guerreiros do Minho, mas o samurai estava de regresso ao combate (após ter cumprido um jogo de castigo). Não, Belluschi não foi brilhante no jogo de ontem, mas sem dúvida foi importante nas transições ofensivas do meio-campo portista, onde teve preponderância até a defender. Na frente, quase que fazia o gosto ao pé, à passagem do minuto 40, quando um forte remate foi parado por Artur. 

Artur: Eficaz até Otamendi aparecer

O menos mau nos arsenalistas que ontem pisaram o relvado. O guardião brasileiro defendeu o que podia: um par de remates de Hulk, outro de Belluschi, saídas com segurança aos cruzamentos, etc... O que já não se lhe pode exigir é que faça «manchas» com sucesso, quando Otamendi lhe aparece pela frente, isolado em plena área. 

Kaká: Entrou para convencer

Um bom reforço de Inverno para os bracarenses, que teve a sua segunda oportunidade, substituindo bem Paulão (que saiu lesionado) no eixo da defesa. Não tem a maior dose de responsabilidade na aparente complacência da defensiva bracarense nos golos do F.C. Porto e até travou o remate de Varela no primeiro golo, sem conseguir evitar a recarga de Otamendi.

Miguel Garcia: Um buraco à direita

O alentejano é destaque, mas pela negativa. Pelas vezes que deixou Varela antecipar-se, pela falta de fôlego para ajudar no ataque, pelas limitações técnicas evidentes na hora de dominar a bola e sair a jogar, pela falta de clareza para perceber que não deve fazer falta quando o adversário está de costas para a baliza... Enfim, por não ter qualidade para ser dono do lugar de lateral-direito num aspirante a grande. Um ano depois da saída de João Pereira para o Sporting, não houve ninguém em Braga que percebesse o vazio que ficou do lado direito da defesa? 


in "maisfutebol.iol.pt"

Sp. Braga-F.C. Porto, 0-2 (crónica)

Otamendi, pois claro. É impossível começar a escrever a crónica da vitória do F.C. Porto em Braga por outro lado. Provavelmente será impossível escrever a história do título do F.C. Porto sem passar também por ele. O central tornou-se fundamental esta noite: marcou dois golos e vestiu-se de herói.

Não é a primeira vez, é verdade. O argentino tranquilo, que um dia praticou boxe, tem uma espécie de atracção pelo golo: já marcou quatro golos neste campeonato, mais um na Liga Europa. Não era previsível. Como não era previsível, aliás, que fosse ele a decidir um jogo com esta importância.

Provavelmente por isso é que surgiu duas vezes solto, com espaço, com tempo e com arte para desbloquear o impasse em que o Sp. Braga tinha transformado o jogo. Naquele jeito calmo, sereno, praticamente sem se dar por ele, assumiu o papel de protagonista que todos colocavam nas costas de Hulk.

A importância da vitória só poderá ser verdadeiramente calculável daqui por umas semanas. Mas dá para ter uma ideia: poderá muito bem ser fundamental. Não há muito tempo, afinal, o Sp. Braga era candidato ao título. Já não o é, mas mantém a vontade de dizer qualquer coisa na luta pelo primeiro lugar.

Ora por isso, aliás, é que se preparou para fazer este jogo puxado atrás, à retaguarda, a um espaço curto em que colocava os dez jogadores de campo. Lima, o homem na teoria mais avançado, jogava em cima de Fernando. A partir daí a equipa diminuía os espaços, entregava à bola e defendia.


Marcava cada adversária em cima e só num livre de Hugo Viana ameaçou o golo. Com um jogo duro e de muita solidariedade, ia matando todas as intenções adversárias. O intervalo, esse, aproximava-se e registava apenas um tiraço de Hulk à barra e um remate de Belluschi, ambos do meio da rua. 


Até que surge um herói: Otamendi, lá está. Em cima do intervalo o argentino ameaça em forte, remata em jeito e inverte por completo os dados do jogo. Um golo que pode valer um título. Virou o encontro do avesso, moralizou o F.C. Porto e deixou o Sp. Braga com uma grande dúvida: que fazer agora?

A formação de Domingos não estava preparada para assumir a responsabilidade de correr atrás do resultado. É verdade que o treinador trocou Salino por Hugo Viana, subiu a defesa, procurou descentralizar os jogadores e enfim ser mais ofensiva. Mas não o conseguiu. O Sp. Braga nunca dividiu o jogo.

Ora por isso quando Otamendi surgiu a fazer o segundo golo, sentiu-se que a vitória era uma questão de tempo. Sentiu-se também que aquele resultado repunha um mínimo de justiça e que o F.C. Porto tinha acabado de dar um passo enorme para o título. O que sobrou foram duas ameaças de Hulk.

No fim sobrou uma enorme festa portista e a certeza que o título está muito próximo. O F.C. Porto ultrapassou uma deslocação difícil, a segunda mais complicada (sobra a viagem à Luz), conserva os onze pontos de vantagem e coloca pressão no Benfica para o derby da próxima semana. Bons ares, não?


in "maisfutebol.iol.pt"

Sevilha perdeu nos descontos... contra dez

Os descontos foram fatais para o Sevilha, que ontem perdeu (3-2) na visita a Santander. Uma saída precipitada do guarda-redes Palop, já nos instantes finais, permitiu a Arana desempatar o jogo e anular o esforço dos andaluzes, que tinham recuperado de uma desvantagem inicial de dois golos. Aos 20 minutos, o Sevilha perdia por 2-0 (golos de Christian, aos 12' e Rakitic, na própria baliza, aos 19') e já tinha também desperdiçado um penálti, por Negredo. Os andaluzes reduziram por Fazio, aos 39', na sequência de um livre, e ainda ficaram a jogar contra dez. Luís Fabiano, que começou no banco, entrou na segunda parte e empatou, de penálti, aos 83', mas o Santander, com menos um, conseguiu dar a volta, à conta da asneira de Palop. Gregório Manzano não contou com Kanouté, lesionado, nem com Zokora (no funeral do pai), castigou Cáceres, por este ter insinuado que só jogavam os amigos do treinador, não convocou Renato nem Romaric, e alterou o sistema, jogando em 4x3x3.

in "ojogo.pt"

Luís Alberto diz que há interesse do FC Porto

Luís Alberto, médio do Nacional, confirmou ontem, em entrevista ao DN da Madeira, a existência de contactos por parte do FC Porto. Contudo, o jogador, de 27 anos, não especifica em que termos esses contactos terão ocorrido. "Existem cogitações, mas eu não estou preocupado se vou para o FC Porto, para Itália ou para França. Coloquei na cabeça que tenho de estar preocupado em jogar futebol. Se for para o FC Porto óptimo, se for para França óptimo, se for para Itália óptimo. Deixo isso para o meu agente, ele recebe exactamente para tratar disso", referiu o médio.

O brasileiro, que recentemente esteve envolvido numa troca de mimos com Jorge Jesus, no Estádio da Luz - tema sobre o qual não quis falar na entrevista ao DN da Madeira -, tem apenas mais um ano de contrato com o Nacional e não descarta a hipótese de dar o salto no final da temporada. "Todo o profissional pensa em evoluir e estar num grande, mas para chegar lá é necessário estar bem aqui. O meu objectivo é ajudar o Nacional a conseguir os seus objectivos. Quero conseguir isso para no final da época sentar-me com o meu representante sobre o que existe em cima da mesa", sublinhou.

O piscar de olho ao FC Porto acabou por ser mais evidente quando considerou a equipa orientada por Villas-Boas a melhor a actuar em Portugal. "Não é à toa que esteve tantos jogos sem perder. Trata-se de uma grande equipa, de um grande grupo", considerou, aproveitando estes elogios para valorizar o feito alcançado pelo Nacional no Estádio do Dragão, onde ganhou para a Taça da Liga, naquela que seria a primeira derrota dos portistas esta época.

in "ojogo.pt"

Walter está de volta para quebrar malapata

BRASILEIRO VAI À LUTA


O regresso de Walter acabou por ser a principal novidade reservada por André Villas-Boas para a deslocação a Braga, uma vez que o avançado tinha ficado de fora das opções nos jogos com o Benfica e o Rio Ave. Se no duelo com o rival da Luz ainda tinha sido convocado (e excluído posteriormente dos 18), diante dos vila-condenses nem sequer foi chamado.
Muito se especulou sobre o tema, mas o técnico sempre foi dizendo que contava com o Bigorna para os próximos desafios, não se cansando de apontar a relação golos/minutos (7 em 750) como exemplo de bom rendimento. No entanto, isso não fez com que fosse opção enquanto Falcão esteve afastado, recaindo sobre Hulk a aposta para a frente de ataque. O mesmo vai acontecer esta noite, com o Incrível a assumir a dianteira, embora Walter possa ser uma alternativa no decorrer do encontro. Isto, obviamente, se não for o sacrificado entre os 19 convocados...
in "record.pt"

Belluschi na pele de comandante

VILLAS-BOAS ENTREGA A BATUTA AO ARGENTINO QUE SE DESTACA NAS ESTATÍSTICAS


Fernando Belluschi está de regresso aos convocados e tem via verde para o onze que esta noite vai defrontar o Sp. Braga. Depois de ter cumprido um jogo de castigo, frente ao Rio Ave, o Samurai volta a assumir a batuta no meio-campo portista, tentando apagar a má imagem que esse sector deixou na receção aos vila-condenses.
Apesar de ainda só ter apontado um golo na corrente edição da Liga – ao Beira-Mar, na 2.ª jornada –, a restante estatística de Belluschi na competição justifica a aposta que Villas-Boas tem feito nele.
in "record.pt"

«HAT-TRICK» DE REINALDO DÁ VITÓRIA EM CASCAIS

O FC Porto Império Bonança venceu este sábado no terreno do Cascais, em encontro da 18.ª jornada da prova. Reinaldo Ventura, autor de um «hat-trick», esteve em destaque na partida. Os outros dois tentos foram apontados por Filipe Santos e Gonçalo Suíssas.


in "fcp.pt"

DRAGÕES E 1.º DE AGOSTO DECIDEM SUPERTAÇA COMPAL

Depois da vitória sobre o Benfica, na primeira jornada da Supertaça Compal, o FC Porto Ferpinta perdeu frente aos angolanos do Libolo, por 74-83, ao segundo dia de competição, mas mantendo em aberto a possibilidade de atingir o primeiro lugar da prova, agora apenas acessível aos Dragões e às duas equipas africanas.

Os azuis e brancos, que entraram mal na partida, atingiram o intervalo com uma desvantagem de 12 pontos (29-41), resultante de uma eficácia reduzida no ataque e, em particular, no lançamento exterior, que produziu apenas a conversão de 4 triplos ao longo de toda a partida, número especialmente curto para o registo habitual dos portistas.

O terceiro período revelou um FC Porto Ferpinta mais próximo da produção ofensiva que lhe é característica, mas o desacerto no lançamento exterior condicionou a aproximação no marcador, cuja expressão mínima não superou a barreira dos 4 pontos. Com Sean Ogirri claramente desinspirado e Carlos Andrade e João Santos ausentes, Nuno Marçal, o melhor dos Dragões na partida, foi também o mais eficaz no «tiro», convertendo os dois lançamentos de três pontos tentados.

Julian Terrell (19), Nuno Marçal (17), Greg Stempin (16) e Miguel Miranda (16) foram os únicos a atingir ou a ultrapassar a dezena de pontos numa equipa em que seis dos jogadores utilizados não fizeram qualquer cesto, sendo que o desempenho de alguns deles, particularmente jovens, havia sido determinante na vitória da véspera, sobre o Benfica.

O jogo que tudo decide na segunda edição da Supertaça Compal, que decorre desde sexta-feira na arena do Campo Pequeno, em Lisboa, disputa-se a partir das 16h00 deste domingo e opõe o FC Porto Ferpinta ao 1.º de Agosto, o campeão angolano, podendo o Libolo permanecer na expectativa de vencer a competição, caso derrote o Benfica na partida anterior.

FICHA DE JOGO

II Supertaça Compal, 2.ª jornada
12 de Fevereiro de 2011
Arena do Campo Pequeno, em Lisboa

FC PORTO FERPINTA (74): Pedro Catarino (0), Sean Ogirri (0), Nuno Marçal (17), Greg Stempin (16) e Julian Terrell (19); Diogo Correia (0), João Soares (0), Miguel Miranda (16), David Gomes (0), José Costa (6)
Treinador: Moncho López

LIBOLO (83): Olímpio Cipriano (25), Mayzer Alexandre (3), Abdel Boukar (4), Reggie Moore (30) e Milton Barros (13); Domingos Bonifácio (2), Simão Santos (4), Abdel Gomes (2), Edgar Chocolate (0)
Treinador: Raul Duarte

Ao intervalo: 29-41
Por períodos: 16-21, 13-20, 22-17 e 23-25

RESULTADOS

1.ª jornada
1.º Agosto-Libolo, 77-76
Benfica-FC Porto Ferpinta, 64-72

2.ª jornada
1.º de Agosto-Benfica, 95-89
FC Porto Ferpinta-Libolo, 74-83


in "fcp.pt"

FC PORTO VITALIS VENCE ÁGUAS SANTAS EM JOGO EMOTIVO

O FC Porto Vitalis venceu, este sábado, o Águas Santas, por 29-25, num desafio muito disputado, realizado no Pavilhão Dragão Caixa, a contar para a jornada 17 do campeonato de andebol.

A equipa de Ljubomir Obradovic chegou ao intervalo em desvantagem (9-13), muito por culpa de uma grande exibição do guardião António Campos, acabando por recuperar terreno no segundo tempo, com Nuno Grilo a aparecer em bom plano. O lateral-esquerdo rematou por seis vezes para o fundo das redes (quatro delas de forma consecutiva, no reatamento da partida), protagonizando o início da reviravolta portista.

Os restantes golos foram da autoria de Ricardo Moreira, 7; Wilson Davyes, 7; Filipe Mota, 3; Pedro Spínola, 3; Gilberto Duarte, 2; e Dario Andrade, 1. O encontro ficou ainda marcado pela lesão de Wilson Davyes, que, após um choque com dois adversários, perdeu por momentos a consciência, tendo sido encaminhado para o Hospital de S. João, onde se encontra em observação.


in "fcp.pt"

Wylson Davyes perde os sentidos durante o FC Porto-Águas Santas

Wylson Davyes perdeu os sentidos durante o encontro da noite de sábado entre FC Porto e Águas Santas em andebol, e foi internado no Hospital de S. João, na cidade do Porto.

O internacional português passou a noite naquela unidade hospitalar, tendo efectuado um TAC e um raio-X, depois de ter sido apanhado num choque entre dois adversários no momento em que rematava à baliza adversária.

O atleta "azul-e-branco" caiu desamparado e bateu com a cabeça no chão, tendo perdido os sentidos.

Depois de ser assistido, foi transportado de ambulância para o hospital, onde tem sido acompanhado em permanência pelo departamento médico do FC Porto.


in "rr.pt"

F. C. Porto: Walter de volta, Falcao continua de fora


Depois de ter sido preterido por opção técnica, o avançado Walter volta aos convocados do F. C. Porto. O líder do campeonato joga amanhã em Braga, onde Falcao não fará parte das escolhas.

Na difícil deslocação ao terreno do Braga, André Villas-Boas terá o leque de opções mais alargado para o meio-campo. É que volta a contar com o influente médio Belluschi, depois de o jogador argentino ter cumprido castigo disciplinar diante do Rio Ave.

Em relação ao último desafio do campeonato, no qual os dragões venceram por 1-0, o treinador do F. C. Porto prescindiu do extremo Cristian Rodríguez por opção técnica. E chamou Walter, avançado brasileiro que tem andado arredado das convocatórias, mas que volta a merecer a confiança do treinador.

Fora de combate encontra-se Radamel Falcao, confirmando-se aquilo que o avançado tinha dito à impresa colombiana, quando se deslocou a Madrid para assistir ao amigável da sua selecção diante da Espanha. O jogador recupera a melhor forma física na sequência de uma lesão no joelho esquerdo e fica de fora para poder defrontar, na quinta-feira, o Sevilha, em jogo dos 16 avos de final da Liga Europa.

Emídio Rafael e Álvaro Pereira são os únicos lesionados do plantel do F. C. Porto. Sapunaru está recuperado de um problema muscular e é opção para o jogo com o Braga.

Lista de convocados:
Helton, Beto, Sapunaru, Fucile, Maicon, Rolando, Sereno, Otamendi, Guarín, João Moutinho, Belluschi, Souza, Fernando, Rúben Micael, Hulk, Varela, James Rodríguez, Mariano Gonzalez e Walter.

in "jn.pt"

Sp. Braga-F.C. Porto (antevisão): importam-se de repetir?

Um jogo marcado pela memória do grande espectáculo da primeira volta


F.C. Porto e Sp. Braga defrontam-se este domingo, a partir das 20.15, num confronto que traz imediatamente à memória o grande jogo da primeira volta: na altura venceu o F.C. Porto, num espectáculo com emoção, reviravoltas e cinco golos, um dos quais uma bela obra de arte do brasileiro Lima.

Ora por isso é legítimo esperar uma espécie de reedição, desta vez em Braga. Trata-se de duas equipas que já mostraram saber proporcionar belas barrigadas de futebol. Domingos, por exemplo, lembra-se desse espectáculo e diz acreditar «que seja um grande jogo, entre duas grandes equipas.»

É certo que desde a primeira volta muita coisa mudou, o Sp. Braga deixou de ser um candidato ao título, o próprio F.C. Porto tem vindo em queda exibicional empurrado por várias lesões, mas há coisas que não mudaram. Por exemplo a vontade de ambos ganhar e disposição para procurar a baliza adversária.

Para alimentar as expectativas, Lima (esse tal, do grande golo no Dragão) está apto e é opção: os melhores jogadores fazem falta a este jogo. Falcao, por outro lado, fica de fora, tal como Álvaro Pereira e Emídio Rafael, do lado portista, Elderson, Ukra e Paulo César, do lado bracarense. Todos lesionados.

Villas-Boas parte confiante para dentro de campo. «É um adversário complicado e uma deslocação complicada. Vai ser um dos jogos de dificuldade mais acentuada desta Liga. É um vice-campeão que na última época teve um ano brilhante, por isso um desafio difícil, mas que podemos e devemos ganhar.»

Domingos responde também com ambição. «Quero que o Braga seja capaz de manter os níveis de concentração elevados, a inspiração, a mentalidade forte e saiba aproveitar os momentos do jogo em que possa estar por cima para fazer golos», disse. «Que ganhe o melhor e que o melhor seja o Braga.»

Os dados estão por isso lançados, a resposta chega a partir das 20.15 horas deste domingo. Resta dizer que à partida o favoritismo cai para o lado do F.C. Porto: já jogou 58 vezes em Braga e ganhou mais de metades (31 vitórias, contra 14 empates e 13 derrotas). O árbitro é Duarte Gomes (Lisboa).

Equipas prováveis.

SP. BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Rodriguez, Kaká e Sílvio; Custódio e Vandinho; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima. 
Suplentes. Marcos, Paulão, Guilherme, Salino, Hugo Viana, Keita e Meyong.

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Sereno;
Fernando, João Moutinho e Belluschi; Varela, Hulk e James Rodríguez.
Suplentes: Beto, Fucile, Maicon, Guarín, Souza, Rúben Micael, Mariano e Walter.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sub-20: Iturbe joga meia-hora na vitória amarga da Argentina

«Pulguita» não deixa a sua marca no triunfo frente à Colômbia


Foram 30 minutos que souberam a pouco. Juan Manuel Iturbe, prodígio argentino já contratado pelo F.C. Porto, não conseguiu ajudar a sua equipa a fazer mais de dois golos à Colômbia.

O jogo era decisivo, pois só uma goleada poderia ainda qualificar os Sub-20 da Argentina para os Jogos Olímpicos de 2012. Nada feito. Depois dos dois golos na primeira meia-hora, através de Facundo Ferreyra e Bruno Zuculini, a alvi-celestenão mais bateu o guarda-redes Mosquera.

Agora, o Brasil terá de perder por quatro golos contra o Uruguai, para a Argentina conseguir a qualificação olímpica neste Sul-Americano de sub-20. O pior para a Argentina é que o empate qualifica os dois contendores. 

Iturbe foi lançado para o ataque final, mas não repetiu os lances de génio das aparições anteriores.

in "maisfutebol.iol.pt"

«Já passei a fase da desilusão e do lamento» - Emídio Rafael

Duas semanas após ter contraído a grave lesão que o deverá afastar dos relvados até final da época, Emídio Rafael diz já ter ultrapassado a fase da desilusão e do lamento. «Agora, só penso em recuperar bem», diz o defesa-esquerdo. 

Rafa, conforme é apelidado no balneário azul-e-branco, marcou presença este sábado no Dragon Force de Braga, em Aveleda, onde conviveu com cerca de 140 crianças inscritas neste projecto do clube portista. O jogador falou então publicamente pela primeira vez desde que se lesionou (jogo com o Gil Vicente, para a Taça da Liga, disputado a 29 de Janeiro).

«Uma lesão implica sempre um período difícil a superar, mas será mais ainda neste caso, porque me encontrava num bom momento e me afasta até ao final da temporada», disse Emídio Rafael, prosseguindo: «Já ultrapassei a primeira fase, a da desilusão e do lamento por aquilo que me aconteceu, e encontro-me agora num momento de maior força psicológica e de coragem para ultrapassar este azar. Cada dia que passa é menos um dia que falta para o meu regresso.» 

«Só penso em recuperar bem e o departamento médico não pensa em apressar o processo para que eu possa jogar um ou dois jogos pelo final. O que importa, nesta fase, é recuperar bem, sem pressas, porque vem aí uma nova época e quero estar preparado para a abraçar com todas as forças», disse ainda, citado pelo site oficial do clube portista.

Apesar de estar afastado dos relvados, Emídio Rafael diz que o FC Porto continua forte, descartando qualquer cenário de abrandamento. «Temos feito uma época excelente e não creio que tenhamos descido de rendimento. Temos uma longa série de vitórias e queremos continuar a ganhar.»

Aproveitou ainda para dar confiança a Sereno, que tem ocupado o posto de lateral-esquerdo na equipa de Villas Boas desde que Emídio Rafael foi operado. «Tem cumprido bem a posição e tem correspondido à aposta do treinador», disse.


in "abola.pt"