sábado, 13 de agosto de 2011

Ecos de mercado


Falcao Atlético e Elias


Ontem, em Espanha, Falcao continuava associado ao Atlético de Madrid, que estaria, segundo escreveu o jornal El Mundo Deportivo, disponível para incluir o médio brasileiro Elias no negócio. A Falcao, segundo se comentava em Espanha também, seria oferecido um salário irrecusável, o dobro do que terá garantido com a renovação recente...

Castro: Pana insiste no médio


Castro está na lista de prioridades do Panathinaikos, de Jesualdo Ferreira. Ao portista, também pretendido pelo Gijón, são atribuídas na Grécia declarações a sublinhar a grandeza do Panathinaikos, mas a deixar tudo nas mãos do FC Porto.

Álvaro Pereira: Dinheiro e... um jogador


Últimas sobre as especulações à volta de Álvaro Pereira. Ontem, o destino era o mesmo (Chelsea, onde Rolando também colhe simpatias...), mas, desta vez, havia uma novidade: a oferta dos ingleses podia ficar abaixo da cláusula e incluir... um jogador do plantel de Villas-Boas. Quem? Uma incógnita...


in "ojogo.pt" 

Christian adicionado à lista da Liga

Aos 25 jogadores inscritos anteriormente, o FC Porto somou esta semana mais um nome à lista que entregou na Liga de Clubes e cujos membros podem jogar amanhã. Christian, que ainda pode ser emprestado, foi inscrito e está à disposição para Guimarães se o treinador assim o entender. Fora da lista que está publicada no site do organismo mantêm-se Cristian Rodríguez, Castro e Addy.


in "ojogo.pt"

Um sonho de cada vez


"Um grande jogo", eis o que Iturbe espera do Portugal-Argentina desta noite, em que voltará a "dar a vida em campo" para levar até às meias-finais o sonho que está a viver no Mundial de sub-20. Quando se lhe esgotar o torneio colombiano, seguirá directo para o Porto, a saciar uma "ansiedade" que alimenta desde o dia em que soube que vestiria essa outra camisola azul e branca e sem pausas. Aos 18 anos, o camisola 11 de Walter Perazzo já está habituado a jogar a carreira num ritmo vertiginoso, e os jogos nos sub-20, como titular ou lançado a partir do banco, como hoje deverá suceder, pela terceira vez no Mundial, mostram que lida bem com a exigência, ainda que lhe pareça que "foi tudo assombroso".

Do Portugal que, hoje, defrontará, pouco conhece. Nem os portistas, Tiago Ferreira e Sérgio Oliveira. "Na verdade não sei quem vai ser meu companheiro de equipa", confessou, numa conversa inicialmente muito tímida com os jornalistas portugueses, em Cartagena. "Agora somos adversários, damos a vida no campo", o resto fica para depois. Na Colômbia, o único dragão com quem falou "um pouquito" foi James Rodríguez. "Trocámos umas palavras, pelo Twitter. Cumprimentámo-nos e desejámo-nos boa sorte, no Mundial". O capitão colombiano "tem jogado muito", assente. Ambos são candidatos a encontrar-se, na final de Bogotá, a meta que o separa do FC Porto de "Hulk, Varela, Falcao, Belluschi, Otamendi", os outros nomes que saem de cor, quando se fala na próxima aventura, na equipa que "ganhou tudo", expressão que se adequa à raça e ao talento de Iturbe.

O jovem argentino viajará para Portugal "logo a seguir" ao Mundial, e nessa altura desfrutará a outra aventura azul e branca. "Ansioso desde o primeiro dia" em que soube da transferência que "teve de esperar que completasse 18 anos", aprendeu a conviver também com essa pressão. "Foi tudo assombroso, mas estou tranquilo, com o apoio da minha família, das minhas irmãs. Agora há que fazer o melhor que puder" - por enquanto, pela Argentina, depois pelos dragões, um sonho de cada vez. Aos adeptos portistas deixa uma mensagem humilde: "Quero dizer-lhes que espero o apoio deles e que me dêem o carinho que merece qualquer jogador".

Estrela, eu? Não!

Iturbe, dizem da comitiva argentina, tem tanto de humilde como de tímido. Educado, fugiu como pôde à curiosidade dos jornalistas portugueses, mas, não tardou a aparecer para se dar a conhecer um pouquinho, primeiro muito tímido, depois com um sorriso aqui e ali, até se revelar no estado natural, por uns instantes, quando os blocos se fecharam e o gravador se desligou. Não deixou que a história das tatuagens ficasse incompleta, apresentou o peixe koi - e arrependeu-se de imediato, quando se percebeu de novo sob a curiosidade jornalística, que acabou por saciar num momento em que voltou a ser apenas ele - um hóspede do Hilton de Cartagena com dificuldades na ligação à internet; O JOGO, que passara pelo mesmo, levou-o a quem poderia resolver o problema, um funcionário que tratou tudo de pronto, até se aperceber de quem tinha ali: "Tu és a figura da Argentina, não és?" Voz e olhos baixos, Iturbe tentou fintar. "Não, não sou", disse, rápido. "És sim", insistiu o colombiano, para ser novamente contrariado pelo atacante, já de saída: "Não, não sou. A figura é o Lamela", despediu-se quem vive perseguido pela comparação com Messi, e quase pede aos portugueses que entendam que o prefere, na crónica disputa do compatriota com Cristiano Ronaldo. "São ambos grandes jogadores, mas, Messi é meu amigo, conheço-o, vi-o trabalhar e sei que é uma excelente pessoa".

O peixe que vira dragão no mapa de Iturbe

O reforço argentino do FC Porto tem o gosto pelas tatuagens, uma das quais encerra a lenda de um peixe que vira dragão. Nos pulsos, apresenta o nome da Mãe, Mabel, e o do Pai, Juan. A família, que inclui ainda "três irmãs", é o "apoio" com quem Iturbe conta para a adaptação a Portugal. O mapa das tatuagens não se esgota nesse núcleo: no braço direito, desenha-se-lhe a Virgem do Sagrado Coração de Jesus, devoção de inspiração paraguaia - até hoje, os adeptos daquele país lamentam que tenha escolhido jogar pela selecção da Argentina, onde nasceu, em detrimento da pátria dos pais. Sob a camisola, na grade costal que o mesmo braço protege, escondem-se uma flor da vida e um peixe koi, revela, num momento em que se vence a timidez. A flor, que tem nas imediações a marca de um lance duro, "é para dar sorte". O peixe koi ilustra uma lenda oriental: a carpa ondulada é um símbolo de resistência e perseverança, capaz mesmo de nadar contra a corrente e subir cascatas; tais predicados têm como prémio a transformação num dragão - que, no caso de Iturbe, que põe tudo isso em cada jogada que lhe passa pelos pés, já sucedeu.

in "ojogo.pt"

Proposta de 4 milhões rejeitada

DEFOUR JÁ AVISOU QUE QUER SAIR



O Standard Liège está disposto a fazer valer a sua posição como atual detentor dos passes de Steven Defour e Mangala. No caso do médio, e de acordo com o que o seu empresário revelou a Record, os belgas terão dito ‘não’ à primeira abordagem formal dos dragões pelo jogador.
“O Standard Liège rejeitou uma proposta do FC Porto de 4 milhões de euros. Agora, veremos como as coisas vão evoluir nos próximos dias”, disse-nos Paul Stefani. O agente garante não querer “entrar numa situação de rotura” com o emblema de Liège, mas deixa clara a vontade do jogador. “O Defour já decidiu que quer deixar o clube e até já os informou disso. Ele quer jogar no FC Porto”, vincou. De resto, Paul Stefani negou estar informado sobre quais serão os próximos passos dos clubes envolvidos. “Não sei se o Standard Liège colocou algum número em cima da mesa, não faço ideia... Quanto ao FC Porto avançar ou não com uma nova proposta também não sei. Estou à espera de algum telefonema, tanto de uma como de outra parte. Vamos ver o que nos reservam as próximas horas”, afirmou.
in "record.pt"

Ambição atrapalha fotografia de família

PORTISTA ACOSTUMADA A RESOLVER DOSSIÊS LONGE DO FECHO DO MERCADo



Por agora estão lá todos. Falcão, Hulk, Guarín, João Moutinho, Alvaro Pereira, Rolando, Fernando... todos os ídolos do plantel que fazem sonhar os adeptos portistas, habituados a saber bem cedo na temporada quais vão poder aplaudir de dragão ao peito, pelo menos, durante mais um ano. Porém, este temporada, a indefinição do plantel é real e surge naturalmente do facto da SAD querer manter intacto um grupo vencedor para atacar com redobrada ambição os objetivos de 2011/12, quando por toda Europa existem clubes interessados em reforçar-se no Dragão.
Este contexto é, de alguma forma, novidade na Invicta. Atente-se ao histórico de vendas da sociedade portista ao longo dos anos, desde que foi constituída em 2000. As transferências de jogadores fulcrais foram, por regra, consumadas nos meses de junho ou julho e, alguns, até conheceram o seu futuro em maio, como aconteceu com Maniche, Costinha e Seitaridis, em 2005, e Diego, no ano seguinte. Em junho de 2004, os sócios souberam que não mais veriam Paulo Ferreira de azul e branco, assim como aconteceu, mais tarde, com Anderson e Lucho, naquele mês, de 2007 e 2009, respetivamente...
in "record.pt"

13 milhões por Mangala e Defour

Mangala e Defour estão apontados ao FC Porto e tudo indica que as contratações de defesa belga e médio francês depressa ficarão consumadas.

Os dragões avançaram com proposta de 13 milhões de euros pelos passes dos dois jogadores mas o clube belga não ficou convencido com a oferta e deu tolerância até terça-feira para os números serem revistos.

Por Mangala o FC Porto colocou em cima da mesa seis milhões de euros mais bónus de 1,5 milhões por objectivos, relativamente a Defour a oferta é de quatro milhões de euros e considera também um prémio adicional por objectivos de 1,5 milhões.

São propostas em separado mas qualquer delas a não convencer os responsáveis do clube belga, a exigir um esforço financeiro dos dragões.



in "abola.pt"

«Preparado para esta linda aventura que será o FC Porto» - Iturbe

Reforço fala pela primeira vez da sua ida para o Dragão. Acredita que terá dificuldades em impor-se numa equipa que venceu tudo, mas espera uma rápida adaptação para provar a razão pela qual é conotado como uma das grandes esperanças do futebol argentino.

Terá a oportunidade de mostrar qualidades aos adeptos portugueses precisamente no duelo, diante de Portugal, no Mundial de sub-20. Como está a encarar essa partida?
- Será sem dúvida um jogo especial. Sabemos que Portugal tem uma grande equipa e todos esperamos um grande espectáculo de futebol. É isso que nós vamos procurar fazer: um bom jogo e ganhar. Não conheço muito da equipa, mas tenho a certeza que nos espera muitas dificuldades.

- Vai encontrar alguns jogadores que podem ser colegas de equipa durante esta temporada...
- Sim, é verdade. Não sei quais são os jogadores que vão fazer parte do plantel do FC Porto, mas tenho a certeza que na partida serão rivais, adversários que vou querer vencer. Essa é a minha mentalidade.

- Como encarou esta transferência para o FC Porto. O que espera encontrar?- Foi tudo muito especial, mas estou tranquilo. Neste momento estou apenas concentrado no Mundial, numa prova onde já tivemos oportunidade de jogar com adversários muito fortes. Mas sim estou preparado para ir para Portugal e tentar integrar-me num grupo que no último ano venceu tudo. Sei que não será fácil, mas irei dar o meu melhor.



in "abola.pt"