sexta-feira, 10 de junho de 2011

RAFA: “NÃO VAMOS BAIXAR O RITMO”

Depois das emoções da conquista do “deca”, o FC Porto Império Bonança vira a atenção para a Taça de Portugal. Nos quartos-de-final, os Dragões têm de ultrapassar o último obstáculo antes da “final four”: trata-se da Santa Cita (domingo, 18h00), emblema que assegurou recentemente a subida à segunda divisão. O jovem Rafa garante que os portistas vão estar “atentos” e “motivados” em Tomar.

Jogo sério
“No domingo, vamos defrontar a Santa Cita, um adversário teoricamente mais acessível. Contudo, não vamos baixar o ritmo, porque queremos estar na ‘final four’ da Taça de Portugal. Vamos encontrar uma equipa que jogará perante o seu público e que estará muito motivada por receber o decacampeão. Como não queremos ser surpreendidos, vamos estar atentos e jogar de uma forma séria, sem pensarmos que pertencem a uma divisão inferior. Se assim for, não iremos ter problemas.”

Confiança em alta
“O decacampeonato é fruto de uma qualidade indiscutível, de um grupo muito unido, repleto de profissionalismo e que se conhece muito bem. O principal objectivo foi cumprido e isso dá-nos ainda mais confiança. Estamos motivados para lutar por mais um objectivo, que é a Taça de Portugal.”

Referências maiores
“O sentimento de vitória é sempre único, principalmente num clube como o FC Porto, que nos incute uma cultura vencedora e que nos permite alcançar os objectivos propostos. Para um jovem como eu, estes triunfos são uma motivação extra para, durante a minha carreira, tentar alcançar uma proeza semelhante à conseguida por jogadores como o Filipe Santos, Reinaldo Ventura e Edo Bosch.


in "fcp.pt"

FC Porto joga particular com Peñarol a 4 de Julho

O FC Porto vai defrontar os uruguaios do Peñarol a 4 de Julho num jogo de preparação da nova temporada, noticia a imprensa uruguaia.


O encontro é um reedição da final da Taça Intercontinental de 1987, quando os dragões venceram sob a neve de Tóquio.

in "diariodigital.sapo.pt"


Tomás Costa (F.C. Porto): 50 metros para o título

Médio brilhou na primeira mão da final do campeonato chileno. Um grande golo e uma assistência.



Tomás Costa, jogador dos quadros do F.C. Porto, foi a grande figura da primeira mão da final do Torneio Apertura do Chile. O médio, cedido ao Universidad Católica, fez um golo e uma assistência na vitória sobre a Universidad do Chile (2-0).

O jogador argentino apontou um grande golo no início da segunda parte (60m): pegou na bola ainda antes do meio-campo e correu 50 metros até à área, ultrapassando um adversário antes de concluir com frieza. O protagonismo de Tomás Costa não ficou por aqui. Já ao cair do pano fez a assistência para o segundo golo, da autoria de Mirosevic, com um grande cruzamento de pé esquerdo (veja o resumo do jogo no final do artigo). A cumprir o último mês de empréstimo, Tomás Costa ainda desconhece o futuro, mas deixa uma promessa aos adeptos do Universidad Católica: «Continuar não depende de mim, mas se tiver que dizer alguma coisa, digo que estes cinco medes foram algo especial. Se partir, estou certo que um dia voltarei», afirmou após o jogo, citado pelo «Emol Deportes».Para garantir o título chileno, a equipa orientada por Pizzi (ex-jogador do F.C. Porto) só precisa evitar uma derrota por mais de dois golos de diferença, na segunda mão, já que em caso de igualdade na eliminatória também ergue o troféu, por ter sido melhor na fase regular.

in "maisfutebol.iol.pt"

Ruben Micael: «União é superior a equipas da Liga»

Médio do F.C. Porto festejou título de campeão da II Divisão do União da Madeira e recusou comentar notícias sobre o interesse do Panathiaikos


Ruben Micael esteve esta sexta-feira no Campo Adelino Rodrigues, na Madeira, onde assistiu à vitória do União da Madeira sobre o Atlético por 2-0. O médio do F.C. Porto foi formado no clube insular, garante que deixou lá muitos amigos e por isso aproveitou um período de férias no Fuchal para matar saudades.

No fim não escondeu a felicidade pelo triunfo, que coroou o União da Madeira como campeão da II Divisão. «Foi um bom jogo. O União jogou muito bem, principalmente na segunda parte», referiu. «Era um crime ainda estar nesta divisão. A qualidade que demonstra é superior a algumas equipas da Liga.» Ruben Micael não quis de resto comentar as notícias sobre o futuro, nem sequer falar do suposto interesse do Panathinaikos nos seus serviços. «Estou muito contente com esta subida de escalão. O União faz parte da minha vida, joguei no clube durante nove anos. Foi importante a minha passagem pelo clube.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Ecos do Mercado


Canella

Ventos de Gijón trazem lateral

Não é a primeira vez, mas ontem voltou a merecer umas linhas no jornal asturiano "El Comercio": o lateral-esquerdo Canella, internacional espanhol do Gijón, estaria de novo na mira do FC Porto, depois de também ter sido associado ao Benfica. O Gijón quer Castro, Canella podia facilitar, mas o lateral estará cotado em quatro milhões de euros.

in "ojogo.pt"

Empresário de Kléber: "FC Porto? Depois de 30 de Junho vemos propostas"

Kléber confessou antes de ir para férias que gostava de representar o FC Porto, mas o seu empresário, Luciano Brustolini, garantiu ontem que ainda "não está nada certo" e que o jogador "tem outras propostas".
O agente do avançado brasileiro confessou que esta "é uma novela muito grande, melhor do que uma da TV Globo", acreditando, no entanto, que desta vez ficará tudo resolvido segundo a vontade do jogador. "No princípio de Julho, ele vai apresentar-se no Atlético Mineiro, e só nessa altura é que poderemos pensar que decisões serão tomadas em relação às propostas que entretanto lhe foram feitas", adiantou o empresário brasileiro, não entrando em detalhes quanto aos convites que alegadamente recebeu para colocar Kléber .
Luciano Brustolini sublinhou que, nesta altura, o mais importante é perceber que o jogador não pode resolver que destino terá em 2011/12, atendendo a que ainda está contratualmente ligado ao Marítimo. "Tem contrato até ao dia 30 deste mês e, por isso, temos de respeitar os prazos contratuais que ele tem", afirmou. Kléber está no Marítimo há duas épocas.
O representante legal do avançado não quis confirmar se têm sido mantidas conversações com o FC Porto, apsera de ser essa a vontade do jogador. O Marítimo já avisou que não facilitará uma transferência para o Dragão.

in "ojogo.pt"

Fernando: agora é o Roma que o quer

O folhetim em torno de uma eventual saída de Fernando conheceu ontem mais um episódio: agora é o Roma que aparece rotulado como potencial interessado no médio-defensivo brasileiro.
Depois de terem surgido notícias sobre o alegado e forte desejo dos também italianos do Inter de Milão e da Juventus, dos franceses do Lyon e dos espanhóis do Málaga, eis que aparece agora o Roma na corrida pelo jogador que se tornou fundamental no meio-campo portista.
Com contrato até 2014, Fernando tem uma cláusula de rescisão cifrada em 30 milhões de euros, valor que não parece intimidar o novo patrão e presidente do clube da capital italiana. Com o ex-internacional espanhol, Luis Enrique, à frente da equipa, o norte-americano Thomas DiBenedetto é agora o accionista principal do clube romano e pretende fazer uma equipa capaz de lutar por objectivos ambiciosos, ou seja, pelo título.
A anunciada entrada do Roma na corrida por Fernando estará directamente ligada à impossibilidade de garantir o concurso de outro brasileiro, o médio do Tottenham Sandro, de 22 anos.
Curiosamente, Fernando é o segundo jogador do FC Porto apontado ao Roma. Também Rolando já surgiu na Imprensa italiana como potencial alvo do clube da capital italiana. E de outros também, diga-se.
Venha ou não a confirmar-se a concretização do desejo de Luis Enrique, parece que Fernando tem muito por onde escolher, o que não deixa de ser benéfico para quem disse, no rescaldo da final da Taça de Portugal, que pretendia sair.


E já são três... italianos

Primeiro foi o Inter, depois a Juventus, agora é o Roma. É esta a legião italiana que alegadamente está na corrida por Fernando. Aos italianos juntam-se o Lyon e o Málaga.


in "ojogo.pt"

Guarin; Villarreal, Valência e Inter encantaram-se por ele

A história do Inter de Milão já era conhecida: Marco Branca foi a Dublin ver Fernando e acabou por se entusiasmar com Guarín, autor da assistência para o golo de Falcao na final da Liga Europa. Foi apenas mais uma exibição convincente do colombiano, a despertar atenções. O empresário, Marcelo Ferreyra, reconheceu publicamente a existência de interessados, apontando os campeonatos inglês e italiano como pontos de partida dessas sondagens. Esqueceu-se de incluir o espanhol, mas ao que apurou O JOGO, terá recebido abordagens de Valência e Villarreal, este último depois de ter sido atropelado na meia-final da Liga Europa, e também do Inter, como já se disse. Sem eco formal, mas igualmente noticiadas, foram supostas atenções despertadas junto de Milan, Lázio e Sevilha. Rumores não confirmados indicavam ofertas que podiam rondar os nove milhões de euros, verba que dificilmente convenceria o FC Porto, até porque Guarín é tido como elemento nuclear da estratégia de Villas-Boas e já deu sinais de que vê com bons olhos a continuidade no Dragão para atacar a Champions.

in "ojogo.pt"

Yero e Abdoulaye na selecção

Abdoulaye já lá estava, Yero foi convocado ontem. Os dois jogadores, com ligação contratual ao FC Porto - o central esteve emprestado ao Covilhã, o avançado à Oliveirense -, fazem parte das escolhas do seleccionador senegalês, Abdoulaye Sarr, para o particular com Marrocos agendado para amanhã. O jogo serve de preparação para a selecção olímpica senegalesa, que trabalha com o objectivo de estar presente nos Jogos Olímpicos de Londres, no próximo ano.


in "ojogo.pt"

Hulk: "Com esta equipa vamos longe"

Hulk está finalmente em destaque no Brasil, começando a recolher os louros da época que realizou no FC Porto, com 36 golos marcados em 53 jogos. Tal como O JOGO informou na edição de ontem, o avançado portista foi considerado, pela ESPN, o melhor brasileiro a actuar fora do país, quer pela crítica especializada quer por votação popular. Ora, foi precisamente na cerimónia que o consagrou, em São Paulo, que o Incrível falou da época passada e, sobretudo, das expectativas para a próxima temporada. "Se mantiver a mesma equipa, o FC Porto pode chegar muito longe, pode fazer uma Champions que ficará marcada na história", disse. Hulk não tem medo de pôr a fasquia demasiado alta. "No futebol, tudo é possível. Se o grupo estiver bem fechado e se os jogadores estiverem bem, podemos até vencer a Champions."
Apesar de, na mesma entrevista, ter dito mais à frente que analisaria uma eventual proposta para sair para um campeonato mais forte, Hulk deu indicações de que vai ficar no Dragão. "O FC Porto tem grandes jogadores, tem um grupo excelente. Se nos fecharmos como na época que passou, temos condições para ganhar tudo. Claro que o grau de exigência será maior, mas sabemos o que valemos. O nosso objectivo é fazer uma grande Champions", insistiu.
Agora, a parte do assédio de outros clubes. Apreciado em Inglaterra e em Itália, Hulk garante estar bem no FC Porto, preparando-se para somar a quarta época no Dragão. "Os jogadores pensam sempre no melhor, mas eu estou bem no FC Porto. Renovei recentemente o contrato [até 2016]. Mas se chegar uma proposta, vamos estudar, vamos analisar", admitiu o avançado brasileiro. Hulk está protegido por uma cláusula gigantesca e, depois da renovação, 90 por cento do seu passe pertence à SAD.

Incrível com vontade de voltar à selecção

Sem fazer parte dos convocados do seleccionador Mano Menezes para a Copa América, que se realiza em Julho, na Argentina, Hulk não desanima e espera em breve ser um nome fixo no escrete. Nem que seja como ponta-de-lança, apesar de gostar mais de actuar junto à linha. "A camisola 9 cairia legal. Tenho de trabalhar, dar o máximo e aproveitar as oportunidades. Estou à disposição e com vontade de assumir o ataque da selecção. Espero sempre ser chamado, mas não vou ficar frustrado por não ir à Copa América. Infelizmente tive poucas oportunidades na selecção", explicou Hulk.

O novo Mourinho, sim senhor

Cansado ou não da ligação e comparação constante com José Mourinho, André Villas-Boas foi mais uma vez associado ao treinador do Real Madrid. Mas desta vez por um jogador do próprio balneário. Hulk não poupou nada nos elogios ao seu treinador e, em São Paulo, disse tudo alto e bom som: "Eu acho que ele [Villas-Boas] tem tudo para isso [ser o novo Mourinho]." A explicação do avançado portista é simples. "[Villas-Boas] tem bastante qualidade e ainda vai aprender mais. De certeza que vai ser um dos melhores do mundo."
Mas, afinal, qual é a grande especialidade de André Villas-Boas? Como o próprio reconheceu recentemente, não é no plano táctico que mais sobressai, antes na forma como lida com o grupo e o motiva. Hulk concorda com a ideia e dá mais algumas pistas sobre a forma de trabalhar do treinador. "É uma excelente pessoa, além de ser um grande treinador. E o facto de ser jovem não prejudica nada o seu trabalho. Ele é muito experiente. Já trabalhou com José Mourinho e ganhou muitos títulos nessa colaboração. Ele sabe conversar com os jogadores, sabe dar espaço. Todos elogiam a sua forma de ser", reconheceu Hulk. Villas-Boas não poderia ter melhor cartão-de-visita no Brasil. Aliás, pelo que se percebe na Imprensa o nome do treinador já começa a ser conhecido entre os brasileiros.

Directo ao assunto

Ronaldo, o Fenómeno

"Vai ficar eterno. Ele é idolatrado no mundo inteiro, é um fenómeno. É o meu ídolo também, e desejo-lhe toda a sorte do mundo fora dos
relvados


Terminar carreira no Brasil

"Penso um dia jogar no Brasil. Que seja daqui a oito anos. Pretendo jogar no Brasil, porque nem joguei direito por aqui. Não tenho preferências de clubes. Apesar de ser palmeirense, não digo que, no Brasil, só jogo no Palmeiras. As portas estão abertas, e tenho de procurar o meu espaço. Tenho de trabalhar bem para ter as portas abertas no Brasil


Reconhecimento

"Saí muito cedo do Brasil e não tive muitas oportunidade para mostrar o meu trabalho. Tive de sair e morei três anos e meio no Japão. Agora estou em Portugal e consegui o meu espaço por lá. Aos poucos estou a ser reconhecido no Brasil, e o meu objectivo é representar a selecção brasileira para ser mais reconhecido ainda

in "ojogo.pt"

Goleador quer sair do Dragão só no final da nova época


Radamel Falcao expressou ontem o desejo de deixar o FC Porto para experimentar uma liga europeia mais competitiva, mas só no final da próxima época.
"Há grandes campeonatos na Europa e em algum momento da minha carreira gostaria de ter essa experiência", disse o goleador portista, que se encontra na selecção colombiana que vai disputar a Copa América. "Será difícil deixar o FC Porto este Verão, porque o clube quer construir uma equipa forte para a Liga dos Campeões", acrescentou.
As notícias sobre o interesse de Real Madrid, Arsenal e Tottenham passaram-lhe ao lado, uma vez que Falcao optou por uma estratégia de defesa pessoal: "Tenho optado por não ler a imprensa, mas sei que fui falado para o Real Madrid e para outros grandes clubes ingleses." Ainda assim, o avançado não vacila, até porque está consciente de que a sua hora vai chegar. "Um dia gostaria de jogar nessas ligas, especialmente na espanhola", frisou, mas para já prefere concentrar-se no FC Porto, com quem decorrem negociações para renovar o contrato.
Médio com propostas de Portugal
Mariano González. O médio argentino Mariano González, que terminou contrato com o FC Porto, revelou em entrevista ao jornal El Eco Digital que recebeu "propostas de Portugal e uma outra da Turquia", mas ainda não decidiu onde vai prosseguir a sua carreira.

in "dn.pt"

F.C. Porto transfere júnior para o Kayserispor

Engin Bekdemir estava há dois anos nos dragões, vindo do PSV. Assinou por quatro temporadas com o seu novo clube


O F.C. Porto transferiu Engin Bekdemir para o Kayserispor. O anúncio foi feito no site oficial do emblema turco. Bekdemir assinou um contrato de quatro temporadas com o seu novo clube, depois de ter passado as duas últimas nos sub-19 dos dragões. 

Nascido na Bélgica, filho de pais turcos, Engin mudou-se para a Holanda e representou o PSV Eindhoven em todos os escalões de formação, antes de se mudar para o F.C. Porto em 2009. Apesar de bem dotado tecnicamente e de esporádicas chamadas aos treinos da equipa principal, o médio nunca conseguiu cimentar a sua posição na estrutura azul e branca. A partir de agora deixa de estar vinculado ao F.C. Porto e continua a sua carreira no Kayserispor. Os pormenores financeiros da operação não foram revelados. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Tiraram-lhe o chapéu

PRIMEIRO GOLO DE GUARÍN AO MARÍTIMO FOI O MELHOR DA EUROPA


Quando viu a bola entrar na baliza guardada por Marcelo Boeck não quis acreditar e nem sequer o conseguiu esconder. Foi com um semblante incrédulo que Guarín começou por festejar o golo com o qual inaugurou o marcador, na 15.ª jornada da Liga, frente ao Marítimo. Um golo que correu o Mundo e que, ontem, foi considerado o melhor da época, na Europa, numa votação popular levada a cabo pelo jornal “The Guardian”.
Com 47,2 por cento das preferências, a obra de arte de Fredy Guarín deixou para trás toda a concorrência. O golo que Wayne Rooney apontou ao Manchester City, de pontapé de bicicleta, ficou-se pelo segundo lugar, com apenas 28,9 por cento dos votos, tendo Dimitris Salmas fechado o pódio, igualmente de pontapé de bicicleta.
in "record.pt"

James amarrado

COLOMBIANO NÃO SAI


O FC Porto quer proteger James Rodríguez dos rumores do mercado e reforçar a mensagem de que o futuro do colombiano passa pelo Dragão, não obstante o que possa acontecer na final de Toulon e no Mundial Sub-20. Isso mesmo nos confirmou o empresário do avançado, Silvio Sandri. “Vamos ver o que têm para nos dizer. Há uma reunião na segunda-feira, mas sabemos que o FC Porto não está interessado na saída do James, apesar de existirem propostas”, reiterou o agente, que coloca a tónica no jogador.
“É uma fase importante e queremos que ele chegue ao Mundial tranquilo. Creio que será essa a vontade do FC Porto”, prosseguiu, sem comentar a possibilidade de discutir uma revisão do contrato.
in "record.pt"

«O Hulk gosta de Mano Menezes», diz empresário


Hulk pode perder, mas ganha claramente o FC Porto. Villas Boas agradece aquilo que muitos não entendem: a ausência de Hulk na convocatória do Brasil para a Copa América, que decorre de 1 a 24 de Julho.

Mano Menezes, o seleccionador canarinho, não o chamou, mas o avançado mantém-se calmo, e o seu representante, Teodoro Fonseca, pede mesmo a A BOLA para deixar bem claro que «Hulk gosta muito de Mano Menezes. Não há qualquer ressentimento. São opções dentro de um determinado estilo de jogo».Teodoro Fonseca garante que «Hulk está muito feliz. A Copa América era um objectivo, mas se olhar bem ele tem muito para festejar. Foi o artilheiro da Liga Portuguesa, ganhou quatro títulos, um deles europeu, está num grande clube, fez um bom contrato... Só pode estar tranquilo e sem qualquer ressentimento»...A verdade é que a todos os títulos que conquistou juntou anteontem mais um: foi distinguido como o melhor jogador brasileiro a actuar no estrangeiro. E essa distinção partiu da ESPN, uma forte empresa de comunicação que detém dos direitos de transmissão dos campeonatos europeus.


in "abola.pt"

Baixas na pré-temporada podem chegar a uma dezena

André Villas Boas já sabe que não conta, à partida, com sete sul-americanos, mas número pode aumentar. Jogadores da formação e em regime de empréstimo preenchem vagas. 


O plantel portista vai para estágio, a decorrer na segunda semana do próximo mês, em Marienfeld, na Alemanha - se o surto epidémico da bactéria E.Coli não se agravar entretanto... -, sem, no mínimo, sete jogadores: Falcao, Guarín, Fucile, Álvaro Pereira, Rodriguez, James e Juan Iturbe. Os primeiros cinco activos azuis e brancos por estarem envolvidos na Copa América, competição a decorrer na Argentina, entre 1 e 24 de Julho, os dois últimos no Mundial de sub-20, marcado para a Colômbia, ente 29 de Julho e 20 de Agosto. Espaço temporal que não se confina a estas datas por aquelas selecções concentrarem-se mais cedo para respectivas as provas. Uma razia que vai condicionar, obviamente, o trabalho de início de época de André Villas Boas. Mas pode ainda ser pior. Isto se Kelvin, já internacional sub-18 pelo Brasil, for convocado para o Mundial da Colômbia, e Belluschi (lesionado recentemente ao serviço da selecção argentina) e Emídio Rafael (nos últimos dois meses de recuperação da intervenção cirúrgica realizada a uma fractura de perónio e rotura de ligamentos da perna esquerda) ficarem pelo Olival, por não se justificar a ida destes jogadores para estágio. Só para enumerar as situações reais e sem ter em conta surpresas de última hora.


in "abola.pt"