terça-feira, 6 de agosto de 2013

Supertaça: afinal, quem faz de Moutinho e James?

Concluída a pré-temporada do F.C. Porto, é altura de balanço e preparação para o primeiro compromisso oficial. Os dragões disputam a Supertaça Cândido de Oliveira com o Vitória de Guimarães

 
Nesta altura, surgem indícios sobre as escolhas de Paulo Fonseca para a sua versão do campeonato nacional, procurando dissipar as principais dúvidas: quem substitui Moutinho e James no onze?

Fabiano foi mais utilizado que Helton ao longo da pré-temporada mas a baliza está entregue ao guarda-redes mais experiente. Depois, surgem elementos com presença assegurada: Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Varela e Jackson.

Fucile contabilizou bastantes minutos devido à sua capacidade para jogar nos dois flancos da defesa e deverá substituir o castigado Danilo (foi expulso em Paços de Ferreira, na última jornada da Liga) na Supertaça.

Chega então o pós-Moutinho. Fernando procura adaptar-se à nova realidade com dois médios recuados, a inversão do triângulo a meio-campo, esperando por um companheiro fixo. Defour é o principal candidato ao onze, tendo sido mais utilizado que Josué e Herrera, até ao momento.

Josué, que acompanhou Paulo Fonseca na mudança de Paços de Ferreira para o Porto, apresenta-se como o reforço com maior índice de utilização da pré-temporada. Nestas contas entra o jogo-treino com o modesto Valadares, ainda no Olival.

Mais à frente, Lucho González veste a pele de um verdadeiro 10, numa linha mais ofensiva, com Varela em um dos flancos. Faltará outro extremo para completar um tridente atacante onde Jackson é referência incontornável.

Também aqui, é uma solução interna a apresentar-se como provável para a sucessão. Kelvin foi quem mais aproveitou a saída de James Rodriguez para o Mónaco. Juan Iturbe fica ligeiramente atrás, surgindo novamente Josué como uma alternativa a ter em conta. Sem espaço a meio-campo, pode aparecer de surpresa a descair para um flanco, como acontecia na Capital do Móvel.

Juan Quintero, que abriu o apetite aos adeptos no embate com o Nápoles, é um Joker na equação. Entre os menos utilizados estão jogadores que podem deixar o plantel a breve prazo. Tiago Rodrigues e Ricardo são desejados em Guimarães, embora o extremo seja uma opção para o lado direito da defesa.

Kadu viu chegar um concorrente turco, surgindo a equipa B como parte da solução para ambos, e Diego Reyes procura espaço entre um leque de centrais sem registo de baixas até ao momento.

Nesta altura, o onze provável do F.C. Porto, tendo em conta os minutos de utilização em todos os jogos de pré-temporada, será o seguinte: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando e Defour; Kelvin, Lucho e Varela; Jackson.

Resultados nos jogos de pré-época:

F.C. Porto-Valadares, 14-0
(Iturbe, Defour, Castro, Fernando, Varela (4), Carlos Eduardo, Josué, Lucho, Danilo, Atsu e Mangala)

MVV Maastricht-F.C. Porto, 0-6
(Varela, Ghilas, Castro, Jackson, Iturbe e Izmaylov)

Marselha-F.C. Porto, 0-3
(Izmaylov, Jackson e Iturbe)

D. Anzoátegui-F.C. Porto, 2-4
(Varela (2), Jackson e Mangala)

Millonarios-F.C. Porto, 0-4
(Danilo (3) e Jackson)

F.C. Porto-Celta Vigo, 1-0
(Jackson)

Galatasaray-F.C. Porto, 1-0

Nápoles-F.C. Porto, 1-3
(Ghilas, Fernández p.b., Licá)

Marcadores dos golos:

. Varela: 7
. Jackson: 5
. Danilo: 4
. Iturbe: 3
. Ghilas, Castro, Mangala e Izmaylov: 2
. Licá, Defour, Fernando, Carlos Eduardo, Josué, Lucho, Atsu e Fernández p.b.: 1

Tempo de utilização por atleta:

. Mangala: 490
. Lucho: 445
. Jackson: 425
. Varela: 419
. Otamendi: 401
. Alex Sandro: 396 minutos
. Danilo: 396
. Fernando: 362
. Fucile: 356
. Defour: 334
. Kelvin: 326
. Josué: 319
. Castro: 317
. Abdoulaye: 307
. Fabiano (GR): 300
. Iturbe: 299
. Maicon: 287
. Licá: 243
. Ghilas: 199
. Carlos Eduardo: 170
. Izmaylov: 158
. Herrera: 149
. Quintero: 77
. Tiago Rodrigues: 70
. Kadú (GR): 60
. Ricardo: 37
. Reyes: 29

 

in "maisfutebol.iol.pt"

Nápoles pode chegar aos €32 milhões por Jackson

O Nápoles não terá ainda desistido da contratação de Jackson Martínez e poderá apresentar nova proposta ao FC Porto pelo concurso do avançado.

Os últimos dados oriundos de Itália indicam que o clube do San Paolo está na disposição de acrescentar dois milhões de euros à oferta de 30 milhões já apresentada à SAD azul e branca, sendo que os portistas aceitariam libertar o colombiano por uma verba entre os 37 e os 38 milhões de euros, baixando ligeiramente a fasquia colocada inicialmente nos 40 milhões de euros – o montante estipulado na cláusula de rescisão do cha cha cha.

De acordo com o jornalista Gianluca di Marzio, da Sky Sport Italia, os dois clubes ter-se-ão reunido esta segunda-feira para voltar a falar sobre Jackson Martínez, tendo ficado agendado novo encontro – que poderá ser decisivo - para os próximos dias. 

in "abola.pt"

Quintero: «Estou num grande clube que me dá visibilidade»

Juan Quintero concedeu uma entrevista à Rádio Caracol da Colômbia, onde falou pela primeira vez depois de se ter transferido para o FC Porto e deu conta do desejo de chegar à seleção principal do seu país.

“Todos os jogadores colombianos que estão na Europa querem a seleção principal. Estou num grande clube que me dá visibilidade e por isso só tenho que trabalhar bem e esperar a convocatória do nosso selecionador", afirmou Quintero.

O jovem craque colombiano revelou ainda que conversou com James antes de tomar a decisão de assinar pelos dragões. "Tive a oportunidade de falar com o James e ele disse-me para estar tranquilo e trabalhar bem porque a equipa vai ajudar-me. Por isso, tenho de estar apenas concentrado em campo”.

Quintero embalado pelo Mundial
RITMO COLOCADO EM CAMPO causou Surpresa
 
O ritmo que Juan Quintero impôs ao jogo dos dragões no encontro com o Nápoles causou alguma surpresa, tratando-se de uma cara nova no grupo, mas não pode ser dissociado da rodagem que o colombiano trouxe do Mundial de Sub-20. O camisola 10 esteve em competição na Turquia até ao dia de 3 julho e os poucos dias de férias de que dispôs em seguida não lhe retiraram gás, daí que se tenha apresentado muito bem fisicamente.

Tendo sido o capitão da seleção cafetera, Quintero viu o seu golo a El Salvador ser considerado pelos seguidores do site da FIFA como o melhor da competição, elevando assim o seu prestígio.

Nessa altura já a SAD o tinha assegurado, com um contrato de quatro épocas e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. O Pescara recebeu 5 milhões de euros por 50 por cento do passe. Se num futuro próximo repetir exibições como aquela que fez diante do Nápoles, não admira que muito em breve o colombiano veja o FC Porto adquirir mais uma parte dos seus direitos económicos.

in "record.pt"
 

Manchester United avança com proposta por Jackson

Depois de gorada a possibilidade de rumar ao Nápoles, o portista Jackson Martínez pode estar agora a caminho do Manchester United, segundo avança o site britânico “Sports Direct News”.

Ao que tudo indica, os red devils vão avançar com uma proposta pelos serviços do goleador colombiano para tentar fechar a operação nos próximos dias.

Jackson também é visto pelo clube inglês como a alternativa para o ataque, caso Rooney deixe mesmo Old Trafford para rumar ao Chelsea.

Tottenham e Liverpool, para além do Nápoles, foram as outras equipas que também já haviam mostrado interesse pelo atacante dos dragões.

in "record.pt"

Schelotto fora da planificação

O internacional italiano de origem argentina, Ezequiel Schelotto, de 24 anos, não entra nos planos da SAD para reforçar o plantel. Ao que Record apurou, o jogador que o Inter Milão contratou à Atalanta no mercado de inverno foi efetivamente oferecido aos dragões pelo seu novo representante, mas as suas características não se adaptam ao que os azuis e brancos necessitam para reforçar os flancos do ataque.

Mesmo fazendo o corredor direito e tendo facilidade em chegar à área, Schelotto é um interior e, dentro desse perfil, já existem soluções internas que Paulo Fonseca pode explorar. Os rumores em Itália apontavam a um empréstimo com opção de compra, mas dado que o jogador foi afastado dos nerazzurri pelo técnico Walter Mazzarri, nunca seria um dossiê para fechar sem o caso de Bernard estar clarificado.

in "record.pt"

Izmailov reintegrado a cem por cento

Médio russo já treinou em pleno às ordens de Paulo Fonseca e será opção para o jogo da Supertaça, no próximo sábado, em Aveiro.

O regresso de Izmailov a cem por cento aos treinos do FC Porto foi a nota mais saliente da sessão de trabalho desta manhã de terça-feira no Olival, dia em que a equipa técnica liderada por Paulo Fonseca pode dispôr de todos os elementos do plantel, exceção feita ao mexicano Diego Reyes. Este esteve ausente -- treino na segunda-feira, dia de folga -- para se deslocar a Lisboa, à embaixada dos Estados Unidos, com o intuito de conseguir o visto que lhe permitirá dentro em breve integrar a seleção do seu país que vai jogar em território norte-americano.

O guarda-redes Kadú também não integrou o treino, por se encontrar em estágio com a equipa B em Seia.

Nos próximos dias, sempre de manhã, o FC Porto prosseguirá a preparação do jogo da Supertaça, na qual defrontará o Vitória de Guimarães, no próximo sábado, pelas 20h45, em Aveiro.
 
in "ojogo.pt"

Selecionador colombiano analisa "Quintero é diferente de James"

Carlos Restrepo, selecionador de sub-20 da Colômbia, conhece tão bem James Rodriguez como Juan Quintero, explicando as diferenças entre ambos.

Carlos Restrepo conhece melhor Quintero do que James, mas isso não o impede de comparar os dois jogadores. Para começar, deixou um aviso: "Atenção, são jogadores muito diferentes; o James pode jogar como extremo, o Quintero não." O selecionador colombiano explicou melhor a teoria.

"O Quintero perde muito se jogar numa linha, enquanto o James se adapta bem a essa posição. É no centro que o Quintero se sente melhor e rende mais, até porque é um jogador que gosta de controlar o jogo da equipa e de ter a bola. Além disso, e como toda a gente sabe, ele tem uma enorme capacidade para passar a bola a partir da zona central, mas também um remate frontal muito forte"

in "ojogo.pt"

Jackson, Quintero e Reyes à mesa Publicado hoje às 00:04

Jackson Martinez e dois dos reforços do FC Porto, Quintero e Reyes, jantaram em família, cujo registo foi colocado no Twitter.

A integração dos membros recém-chegados ao plantel do FC Porto 2013/2014 prossegue a bom ritmo fora do relvado, como se pode testemunhar na foto postada no Twitter na qual que se pode ver, em ambiente familiar e bastante descontraído, Jackson Martinez a jantar com Diego Reyes e Juan Quintero.
 
in "ojogo.pt"