segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bruno Alves e Fernando Meira podem estar de saida


Os futebolistas internacionais portugueses Bruno Alves e Fernando Meira pretendem sair do Zenit de São Petersburgo e querem aproveitar o período de transferências de Inverno, revela o diário desportivo lifesport.ru.

“Se a decisão de Meira de pedir transferência é, aparentemente, fundamentada, as acções de Bruno Alves são absolutamente incompreensíveis para a direcção do clube. Talvez sejam manobras do seu agente, para o qual é vantajoso que o jogador mude de clube”, acrescenta o jornal, citando uma fonte do clube russo.

Segundo o lifesport.ru, Fernando Meira tem jogado muito pouco nesta época e por isso quer transferir-se, “além de que existe já uma proposta bem concreta do seu antigo clube, o Benfica, que acolherá com alegria o seu filho pródigo”.

Quanto a Bruno Alves, o jornal russo informa que o seu agente lhe teria falado do interesse do Arsenal por ele, mas sublinha que o Zenit não recebeu qualquer proposta do clube inglês. Além, disso, o diário desportivo considera que o clube inglês dificilmente irá desembolsar os pelo menos 22 milhões de euros pelo jogador, que foi quanto o Zenit pagou pela transferência do FC Porto.

O Zenit de São Petersburgo garantiu já praticamente o título de campeão de futebol da Rússia, mas não conseguiu acesso à Liga dos Campeões, mais uma razão que poderá ter levado Bruno Alves a pedir a transferência.

in "publico.pt"

FC Porto é favorito no encontro contra o Besitkas, diz Carlos


«Não jogando um dos dois», a equipa não é a mesma, disse Carlos, que, estando no camponato turco, conhece bem o adversário dos "dragões".

Desde o primeiro jogo, quando tem faltado um deles, o Besitkas nunca vence, reforçou.

Na óptica de Carlos, o FC Porto é favorito, mesmo tendo de jogar num ambiente muito complicado, já que os adeptos turcos são «fanáticos», e de o estado do terreno ser «muito mau».

«O FC Porto é uma equipa que joga como equipa», ao contrário do Besitkas, onde cada jogador que recebe a bola «procura o Guti ou o Quaresma», explicou.

in "tsf.pt"

F.C. Porto: Castro sofre traumatismo na cabeça

O F.C. Porto continuou a preparar a viaem a Istambul, para defrontar o Besiktas, em jogo da Liga Europa, com um treino que ficou marcado pela lesão de Castro. O jovem sofreu um traumatismo na região frontal da cabeça, do qual resultou uma ferida corto-contusa. Resultado: Castro foi suturado com sete pontos.

A lesão não deve, de resto, ser muito grave, para além do incómodo causado ao jovem médio. Para além disso, sobra uma folha limpa: o plantel de André Villas-Boas não tem mais jogadores lesionados ou condicionados. O grupo prepara por isso o jogo da terceira jornada da Liga Europa praticamente na máxima força.

Refira-se, por fim, que a preparação do jogo que marca o reencontro com Ricardo Quaresma continua esta terça-feira, com um treino agendado para as 10 horas, desta vez no Dragão. Pelas 14 horas a equipa viaja para a Turquia, onde chegará às 18.15 horas portuguesas, mais duas pelo horário de Istambul.

in "maisfutebol.iol.pt"

Dragão a dois tempos

O Sporting estudou bem o FC Porto, mas ficou-se pela página 15, num livro de estudo que tinha 60.

Ou seja, os leões fizeram tudo o que deveriam ter feito nos primeiros 15 minutos de jogo, momento que atingiram a vencer por 8-2, encontrando um sistema defensivo capaz de travar o adversário e conseguindo escolher o local e a direcção das finalizações ideais para ultrapassar a temível defesa portista. O problema é que, passado esse quarto de hora, o Sporting esqueceu tudo o que fizera e permitiu ao FC Porto, que nunca desistiu de procurar o antídoto para o domínio dos sportinguistas, encetar uma recuperação que acabaria por levar os campeões nacionais para a frente do marcador ainda antes do intervalo.

Por outro lado, Ljubomir Obradovic teve a capacidade de ir lendo o jogo e adaptando as práticas dos seus jogadores ao que se ia passando em campo, e fê-lo até que a equipa passasse a render o seu habitual. Com um grupo que tem por característica lutar por todas as bolas, o técnico acabaria por ver a sua persistência dar frutos.

Quanto ao Sporting, as ausências de Petric e Galambas limitam as opções de Faria que, mesmo assim, teve Zelenovic sem sair do banco. E mesmo que tenha sido notório que os leões chegaram ao Dragão com a pressão de não sofrerem o terceiro desaire consecutivo - o que veio a acontecer - e mostraram vontade de contrariar o favoritismo portista, também foi notório que a equipa baixou os braços demasiado cedo, mostrando-se menos lutadora do que seria desejável, sobretudo nos últimos 15 minutos de jogo, quando ainda poderiam almejar outro desfecho.

Com a recepção ao ABC marcada para a próxima quarta-feira, a candidatura do Sporting ao título está, para já, a viver dias difíceis.

Figura: Hugo Laurentino


Os contra-ataques começam nele

O guarda-redes do FC Porto foi o principal responsável, em campo, pela reviravolta no rumos dos acontecimentos. Voltou a fechar a baliza e a proporcionar diversos contra-ataques que terminaram em golos.

"Fomos como uma fénix"

O técnico considerou que a má entrada da sua equipa foi "uma excelente experiência para os jogadores, que souberam o que têm de fazer para recuperar de uma desvantagem de seis golos". "Fomos como uma fénix, renascemos para o jogo depois de uma má entrada, o que não é habitual. A segunda parte foi mais fácil", acrescentou Obradovic, valorizando o facto de "o FC Porto ter ganho a uma boa equipa, que não queria perder mais jogos".
in "ojogo.pt"

Barcelona de olho em Moutinho

João Moutinho é um dos jogadores seguidos pelo Barcelona. Segundo informações provenientes da Catalunha, o desempenho do médio no FC Porto não tem passado despercebido aos responsáveis blaugrana, mantendo-se, ao que garantiram a O JOGO, relatórios que, ainda segundo as mesmas fontes, já eram frequentes desde os tempos do Sporting.

A prática de manter os ficheiros actualizados é comum em qualquer equipa, mas o contexto para o regresso em força destas indicações sobre esta atenção dispensada a Moutinho é agora outro: o problema físico com Xavi, que só anteontem voltou aos relvados depois de uma paragem que deixou a equipa à deriva, tornou o meio-campo do Barcelona, assim como a necessidade de haver alternativas à altura do médio que guiou a Espanha às conquistas do Europeu e do Mundial, num assunto sensível. Guardiola reconheceu publicamente a importância de Xavi, comprovada no último jogo com duas assistências para golo, mas sublinhou também que terá de continuar com alguns cuidados na gestão física do médio, cujas queixas no tendão de Aquiles determinaram o afastamento recente e até a substituição nos minutos finais da última jornada.

É aqui que entra João Moutinho, incluído numa onda de especulações segundo as quais o Barcelona procurará alternativas nas próximas investidas de mercado, mas não necessariamente já em Janeiro. O espanhol Fàbregas foi, e continua a ser, apesar das inúmeras tentativas frustradas, a prioridade dos catalães, mas, precisamente pelas dificuldades impostas pelo Arsenal, o Barça vai pesquisando no mercado outras soluções que encaixem nos seus princípios de jogo, surgindo João Moutinho com um perfil do agrado de Guardiola: capacidade de pressão alta, precipitando os erros do adversário; polivalência no meio-campo; precisão no passe e também nos disparos de meia distância.

A atenção dispensada pelo Barcelona - que pode até nem ser única, porque João Moutinho habituou-se a ver o nome associado a listas de vários clubes quando ainda estava no Sporting - reflecte também o bom início de época no FC Porto, onde já é tido como peça nuclear do xadrez de Villas-Boas, e o regresso em força à Selecção.

Curiosamente, na última sexta-feira, os portistas comunicaram à CMVM a venda de 37,5 por cento do passe do médio à empresa Mamers B.V., a troco de 4,125 milhões de euros. E um dos pressupostos desse acordo passará, claro, pela expectativa de uma futura transferência de Moutinho.

Contratado ao Sporting por 11 milhões de euros, já com a metade do passe de Nuno André Coelho incluída nessa parcela, refira-se que os sportinguistas terão direito a 25 por cento do valor da mais-valia que os portistas venham a garantir numa futura transferência por valor superior a 11 milhões de euros.

A turma dos baixinhos...

O acompanhamento do Barcelona à carreira de João Moutinho é um facto curioso por vários motivos, incluindo este: medidas de alto a baixo, as principais referências do meio-campo do Barcelona, como são os casos de Xavi (30 anos) ou Iniesta (26), estão ao nível de Moutinho (24) pelo menos num ponto: a altura. Os três medem exactamente o mesmo - 1,70 metros. É improvável que esse seja o critério seguido por Guardiola para as contratações, mas não deixa de ser curioso...

in "ojogo.pt"

Sentido obrigatório

vitória em istambul é um objetivo essencial
 

Vencer todos os jogos do grupo foi definido como grande meta por Villas-Boas para concluir com nota máxima a segunda etapa da caminhada do FC Porto na Liga Europa. Até agora o objetivo tem sido cumprido com sucesso, mas os dragões vão enfrentar em Istambul o maior desafio até ao momento. Não que o Besiktas esteja num bom momento no campeonato (ocupa o 7.º lugar), mas sobretudo pela boa campanha a nível internacional dos turcos, repartindo com os dragões a liderança do grupo.

Mas um triunfo neste jogo significa muito mais do que ficar isolado à frente do Besiktas. A vitória é meio caminho andado para seguir rumo aos 16 avos-de-final, permitindo ao técnico gerir o grupo com outra tranquilidade nos desafios que se seguem na competição. Assegurado o apuramento o mais rapidamente possível, os azuis e brancos passam a concentrar toda a sua atenção num calendário nacional que exige todo o empenho do grupo.

Benfica e Sporting são os expoentes máximos de um percurso complicado, mas adversários como a União de Leiria, Académica e Paços de Ferreira já deram indicações de que podem complicar e muito a missão aos grandes. Villas-Boas sabe disso e não pretende facilitar, daí que a chegada aos 9 pontos na Liga Europa seja determinante para dar continuidade a um ciclo de vitórias que já ganhou forma com o Limianos.

Máxima potência

É certo que se tratou de um obstáculo menor, em comparação com o que por aí vem, mas permitiu à equipa seguir em frente na Taça de Portugal, fazendo descansar os seus principais jogadores. O grupo está na máxima força para a deslocação a Istambul. Villas-Boas conta com um onze reconhecidamente forte e passou a dispor também de mais alternativas válidas, como são os casos de Walter e Guarín, que se juntam a Ruben Micael, Fucile, Cristian Rodríguez ou Ukra.

A isso junta-se o facto de o FC Porto se dar bem nas deslocações à Turquia. Além das vitórias sobre o Besiktas e o Fenerbahçe, nos tempos de Jesualdo Ferreira, merece também referência o empate com o Denizlispor, em 2002/03, na caminhada que culminou com a conquista da Taça UEFA. Os sinais são positivos, faltando apenas uma confirmação à altura dentro das quatro linhas.

in "record.pt"

Parabéns ao mister em semana especial

villas-boas festejou 33 anos e ouviu parabéns


André Villas-Boas festejou ontem os seus 33 anos e o plantel do FC Porto fez questão de assinalar a data e de, ainda no balneário, dar os parabéns ao mister. Foi uma semana feliz para o técnico, que foi pai, completou o seu primeiro ano como treinador principal e vive um momento de sonho ao nível profissional. Nem este contexto permitiu que folgasse em dia de anos.

53 títulos depois

Villas-Boas nasceu em 1977, quando o palmarés do seu clube do coração era este: 5 campeonatos da 1.ª Divisão, 4 Campeonatos de Portugal e 4 Taças de Portugal. O presente é incomparável (o futebol profissional soma 66 títulos) e o técnico que já ofereceu uma Supertaça à galeria do Dragão soma e segue em todas as frentes.

O portuense tem feito questão de desviar o foco em torno da sua idade, o que conseguiu, em grande medida, logo após a vitória sobre o Benfica. A sua afirmação prossegue e depende dos resultados que apresentar em maio, sobretudo da conquista da Liga, definida como a grande prioridade.

in "record.pt"

Bênção de Walter a inspirar Falcão


Foi a grande figura no triunfo sobre o Limianos e deu um banho de humildade quando reconheceu que Falcão é o dono do lugar na frente de ataque. Walter vai evoluindo semana a semana e o hat-trick na Taça de Portugal acabou por ser o reflexo do trabalho que André Villas-Boas vem desenvolvendo com o avançado que se distinguiu ao serviço do Internacional de Porto Alegre. Aos poucos, o brasileiro vai-se afirmando como uma alternativa a El Tigre.

No entanto, tão evidente como o facto de o Bigorna ter sido um sucessor à altura de Ernesto Farías é o facto de a reentrada em cena da Liga Europa devolver a Radamel Falcão o lugar que lhe pertence por direito próprio. Mesmo não atravessando um bom momento no campeonato – já não marca há 431 minutos –, o colombiano tem feito da Liga Europa a sua grande referência na presente época. À sua conta, já lá estão 3 golos, tendo marcado a todos os adversários que encontrou pelo caminho.

Primeiro foi com o Genk, abrindo caminho ao triunfo na Bélgica, seguindo-se o segundo tento na vitória sobre o Rapid Viena. Decisiva foi mesmo a finalização em Sofia, a passe de Hulk, revivendo a aliança que tão bons frutos deu em 2009/10.

Motivação

Falcão ainda está longe da campanha que fazia por esta altura com Jesualdo Ferreira, mas Villas-Boas não tem dúvidas relativamente à capacidade do seu goleador, depositando nele toda a confiança. Neste cenário, a passagem pela seleção colombiana terá sido boa para aumentar os seus índices de motivação, percebendo-se a forma exuberante como El Tigre festejou o golo apontado ao Equador.

Moralizado, o camisola 9 será um perigo à solta na área do Besiktas, apoiado por dois jogadores que atravessam um bom momento: Varela e Hulk. Pelo tridente ofensivo dos azuis e brancos passa uma parte significativa da ambição portista.

in "record.pt"

Sereno: «Neste clube exige-se muito»

Sereno foi um dos jogadores que aproveitou o jogo com o Limianos para fazer a sua estreia oficial com a camisola do FC Porto. Teve de esperar pelo 13.º encontro da época para concretizar esse objetivo, experimentando algo que não conhecia desde que se afirmou como profissional.

“É uma situação nova para mim, já que estava habituado a jogar com regularidade. Tento adaptar-me a esse facto da melhor maneira, continuando a trabalhar para merecer mais chamadas à equipa”, referiu o central, de 25 anos, admitindo que a grandeza do clube não o ajudou. “Já sabia que seria difícil ganhar o lugar numa equipa como o FC Porto, já que neste clube exige-se muito a cada jogador”, advertiu o defesa, satisfeito com a exibição que efetuou na Taça de Portugal: “Acho que foi bom para mim e para o FC Porto. O jogo foi difícil mas ganhámos bem. O importante era vencer.”

Recorde-se que, desde que se impôs na equipa do V. Guimarães, Sereno jogou sempre com regularidade. Foi assim durante o tempo que passou no Minho e posteriormente no Valladolid, onde foi elogiado pelo treinador Javier Clemente.

in "record.pt"

Walter fez história

Jardel, Pena, McCarthy, Jankauskas e Hulk foram os avançados que, nos últimos anos, marcaram três golos num jogo do F. C. Porto, só que nenhum deles o fez na estreia como titular. Walter conseguiu-o no jogo com o Limianos, mas Falcao voltará ao onze na Turquia.

Walter não esquecerá tão cedo o jogo oficial em que se estreou como titular do F. C. Porto. É certo que o adversário, o Limianos, era da 3.ª Divisão, mas a verdade é que, anteontem, sábado, o brasileiro fez história, ao tornar-se o primeiro avançado dos dragões, em várias décadas, a marcar três golos na partida de estreia no onze.

O dianteiro mostrou, neste encontro da Taça de Portugal, que tem qualidades para jogar na área (marcou o primeiro golo de pé direito, o segundo de pé esquerdo e o terceiro de cabeça), mas terá de fazer bastante mais para poder sonhar em tirar o lugar a Falcao, que voltará ao onze portista no jogo de quinta-feira com o Besiktas, na Turquia, a contar para a terceira jornada da Liga Europa.

Nos últimos anos, avançados como Jardel, Pena, Jankauskas, McCarthy e Hulk, este já na presente temporada, assinaram "hat-tricks" ao serviço dos dragões, mas nenhum de forma tão repentina. "Super-Mário" fez vários, entre 1996 e 2000, e até chegou a marcar sete golos num só jogo (todos na segunda parte, ao Juventude de Évora, numa eliminatória da Taça de Portugal, em 1997/98), mas na estreia marcou "apenas" um golo, no empate a dois entre F. C. Porto e V. Setúbal, na primeira jornada do campeonato de 1996/97.

Pena também se estreou em grande, com dois golos ao Paços de Ferreira logo na primeira vez em que vestiu a camisola azul e branca, na terceira jornada da temporada de 2000/01, mas faltou-lhe um para chegar ao feito de Walter. O lituano Jankauskas marcou um golo na estreia, na jornada de abertura da época de 2002/03 (empate a dois entre F. C. Porto e Belenenses), mas só assinou um "hat-trick" mais de um ano depois, nas meias-finais da Taça de Portugal de 2003/04, em Braga.

McCarthy marcou no primeiro jogo pelos dragões, curiosamente também a contar para a Taça de Portugal (2001/02), diante do Académico de Viseu, mas foi apenas na última jornada da época 2003/04, que consagrou o F. C. Porto como campeão diante do Paços de Ferreira (3-1), que o sul-africano fez três golos num jogo, um dos quais através de um fabuloso pontapé-de-bicicleta.

Na presente época, Hulk já marcou três golos numa só partida, na recepção ao Genk (4-2), a contar para o play-off da Liga Europa. O "incrível" ficou em branco na estreia, realizada em Agosto de 2008, no jogo de atribuição da Supertaça, que os dragões perderam para o Sporting.

in "jn.pt"

O perfeito «hat trick» de Walter à atenção do senhor Falcao


Foi a primeira vez na carreira de futebolista que Walter marcou três golos num só jogo. De pé direito, esquerdo e de cabeça. Há quem lhe chame o hat-trick perfeito. Walter está mais maduro e a má imagem que deixou no Brasil sobre a instabilidade emocional parece resolvida.

Custou chegar a verdadeira oportunidade, mas Villas Boas cumpriu o que tinha prometido, em relação a ele e a outros atletas (como Sereno, por exemplo) e o avançado não podia dar melhor resposta.

As dúvidas, que as havia, estão desfeitas. Villas Boas sabe bem que tem ali um avançado, agora com mais direito absoluto de lutar com o goleador da equipa, Radamel Falcao, que até tem andado um tanto por baixo na Liga (Hulk é o melhor marcador com nove golos nas várias competições, seguindo-se o colombiano com seis). Também por essa baixa de produção de Falcao, que se admite ser apenas fruto das marcações mais atentas dos adversários, Walter pode sentir-se ainda mais apostado em roubar o lugar ao parceiro de ataque...

Um dos grandes problemas de Walter, pelo menos era assim no Internacional de Porto Alegre, de onde saiu para o FC Porto, está relacionado com a estabilidade emocional, que se reflectiu, por exemplo, em faltas a treinos na útlima temporada, quando percebeu que ia ser relegado para a equipa B. A forma como anteontem se referiu à condição habitual de suplente, as palavras que deixou a Falcao,são um bom exemplo de que algo terá mudado ou que alguém terá transformado a mentalidade do jogador.

in "abola.pt"

Dragão comemora 300 jogos na Europa


A história do dragão na Europa começou com cinco derrotas mas hoje mostra quatro troféus. 54 anos depois o FC Porto é um dos gigantes da UEFA e esta semana na Turquia commemora 300 jogos na Europa.

A celebração está em marcha através da Liga Europa e uma vitória em casa do Besiktas dará mais brilho e intensidade à dobragem da terceira centena de partidas.

Um número próprio de um gigante europeu, conta-corrente que atesta a fama e solidez deste bicampeão da Champions que festeja, esta temporada, a 49.ª presença nas provas organizadas sob a égide da UEFA, num total de 53 participações nessas diversas competições, da saudosa Taça das Cidades com Feira às três presenças na Supertaça Europeia, o desígnio final.

É, então, desde 1956/57 que se ouve o vozeirão portista nas noites europeias. Um holofote azul que ganhou maior intensidade nas últimas décadas, anos de afirmação que elevaram o FC Porto à condição superior de adversário temível, hoje reconhecidamente um clube com rótulo Champions - é, a par de Real Madrid e Barcelona, o segundo clube europeu com mais participações no modelo da Liga dos Campeões (15), logo atrás do Manchester United (16), caindo, espaçadamente, para a segunda competição da UEFA, como acontece este ano, depois de mais quatro participações consecutivas na solenidade das estrelas.

Começando encalhado, mas saindo progressivamente do mapa sombrio dos perdedores crónicos, o dragão viria a surpreender a Europa em variadíssimas ocasiões e a enlouquecer os seus adeptos e os portugueses em geral com duas Taças dos Campeões, com uma Taça UEFA, com uma Supertaça Europeia e ainda duas Taças Intercontinentais, que não entram, necessariamente, nestas contas de orgulho e prestígio por terem égide FIFA, sendo, no entanto, épicos de sempre e para sempre.

Hoje, à entrada dos 300 jogos europeus, quase todos os adversários sentiram, no crescimento imparável, o contraveneno portista, e à pronúncia do Norte acrescenta-se o peso enorme da coluna de prata em troféus que vincam a história e a realidade do que é o FC Porto da modernidade.
 
in "abola.pt"