sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Lucho vai ser o treinador no campo, mas Belluschi faz falta

Se dermos como verdadeira a tese de que as contratações em Janeiro servem principalmente para emendar erros cometidos no Verão, salta à vista que o FC Porto acaba de fazer um enorme mea culpa com as contratações de Lucho González e Janko – enquanto a chegada de Danilo terá, obrigatória e rapidamente, de servir para corrigir o equívoco em que se tornou a colocação de Maicon na lateral e a gestão dos humores de Fucile e Sapunaru. Mas as correcções criaram pelo menos uma outra situação difícil de entender: que vantagens vai retirar o FC Porto da cedência, ainda por cima por empréstimo (e a custo zero), de Belluschi ao Génova? Aparentemente, nenhuma...
Belluschi foi contratado, em 2009, por cinco milhões de euros ao Olympiakos. Na primeira época, com Jesualdo Ferreira, confirmou o que já se conhecia dele: dotes técnicos excepcionais, mas também alguma renitência na colaboração defensiva. Esta ideia acabou por ser contrariada na época seguinte, já com André Villas-Boas. Belluschi esteve absolutamente imparável na primeira metade da época, período em que provou ser um jogador completo, capaz de criar desequilíbrios na frente, mas também de participar nas ajudas defensivas.

A certa altura, era mesmo um dos jogadores com mais recuperações de bolas. É verdade que a segunda metade da época não lhe correu tão bem. Mas isso aconteceu principalmente por mérito de Guarín, que nesse período final se apresentou, de facto, numa condição física e mental excepcional. Mesmo assim, o argentino continuou a ser um jogador determinante, conseguindo exibições que lhe valeram mesmo o regresso à selecção argentina, da qual andava afastado há muito tempo.

Esta época, Belluschi não passou, naturalmente, incólume às variações de humor de uma equipa que teve de lidar com problemas de vário género. Mesmo assim, acabou por ser um dos que menos acusaram as condições adversas e o mau momento da equipa. Foi, de resto, o médio mais utilizado no somatório das várias provas, a par de João Moutinho, ambos com 27 jogos realizados (Moutinho jogou mais um na Liga dos Campeões, mas menos um na Taça de Portugal). É verdade que, a partir de certa altura, o argentino passou a alternar na titularidade com Defour, mas o belga só leva realizados 21 jogos, tal como Fernando, enquanto o também emprestado Guarín somou apenas 11, menos quatro do que Souza. Ou seja, Belluschi foi sempre um jogador útil e não consta que contribuísse para desestabilizar o balneário, ao contrário de outros.

O empréstimo de Belluschi não pode sequer ser justificado pela cláusula de opção que ficou estabelecida na sua cedência gratuita, porque o Génova só a exercerá se quiser. Mais do que isso, essa cláusula oscila entre os 3,5 e os 5 milhões, em função de o clube italiano se apurar ou não para as provas europeias. Guarín, que tem características distintas mas nunca teve o peso de Belluschi no FC Porto, foi emprestado até ao final da época por 1,5 milhões de euros. E, no final, se o Inter quiser ficar com ele, vai ter de pagar mais 13,5 milhões. Claro que Guarín tem apenas 25 anos, enquanto Belluschi já tem 28. Mas Lucho também já vai nos 31 anos e nem por isso o FC Porto teve de abdicar de receber dois milhões de euros que o Marselha ainda lhe devia para garantir o regresso do El Comandante...

Por outro lado, Belluschi e Lucho González são dois médios de qualidade e que seriam sempre compatíveis e até complementares no mesmo plantel. Salta à vista que o FC Porto só retiraria vantagens de poder contar com ambos. Pode, claro, questionar-se a questão orçamental, que estará na origem da redução do plantel para apenas 23 jogadores. Mas também não é fácil perceber como é que agora só há disponíveis cinco médios para o triângulo no meio-campo, enquanto para as duas vagas nas alas existem seis alternativas possíveis (James Rodriguez, Varela, Hulk, Iturbe, Cristian Rodriguez e Djalma).

As vantagens da contratação de Lucho são evidentes. O argentino, que esta época jogou a generalidade dos jogos do Marselha, é um jogador refinado tecnicamente e de uma rara lucidez, o que lhe dá vantagens até em termos de finalização. Mas nunca foi um jogador muito rotativo, valendo a pena recordar palavras de Jesualdo Ferreira ao jornal O Jogo: “Não é exactamente um jogador explosivo, o que pode tê-lo impedido de chegar a clubes ainda maiores. Mas a inteligência táctica e a facilidade de execução fazem com que valha uns 12 ou 13 golos por temporada”. Resta a dúvida até que ponto a idade já um pouco avançada não irá, no futuro, deixar ainda mais nu a sua principal limitação.

Para além da mais-valia que representa o seu futebol, as vantagens da sua contratação são também relevantes noutras vertentes. Dentro do campo, Lucho pode transformar-se na “extensão do treinador” a que se referia recentemente Jorge Jesus quando falou das qualidades de Aimar. E isso pode vir a ser muito importante numa equipa do FC Porto que, por vezes, parece desnorteada e sem comando no relvado.

Mas Lucho é também um jogador que se impõe pela sua personalidade tranquila e que não deixará de ser olhado com muito respeito num balneário que conhece bem. Não é crível sequer que saia prejudicado pelo facto de ter ultrapassado o tecto salarial e de ter ultrapassado Hulk e João Moutinho como jogadores mais bem pagos. Até porque já foi bem passada a mensagem de que abdicou de 108 mil euros líquidos por mês, passando a receber no FC Porto “apenas” 250 mil...

Lucho não é um líder destemido e agressivo na senda de outros que passaram pelo Dragão, como João Pinto ou até Pedro Emanuel, antes alguém que se impõe pela forma tranquila e esclarecida como reage e aborda as questões. É provável que acabe por contribuir para a resolução de conflitos no balneário, contribuindo assim para disfarçar as limitações de Vítor Pereira em termos de liderança e comunicação. Até por isso, faz todo o sentido que a Lucho seja devolvida a braçadeira de capitão...

Os melhores da primeira volta

Na continuação do balanço da primeira volta (em que destacámos Aimar e Pedro Martins, respectivamente como melhor jogador e melhor treinador), deixamos hoje aqui as nossas restantes escolhas, que ficaram de fora noutras alturas, por razões de espaço:

Melhor equipa (em 4x4x2) Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Álvaro Pereira; Javi Garcia, João Moutinho, Schaars e Aimar; Hulk e Babá.

Caso a opção passasse pelo 4x3x3, o beneficiado seria James Rodríguez. Gaitán seria o eleito se o desenho táctico fosse o 4x2x3x1. Entre Schaars e Witsel a dúvida foi enorme, sobrando a ideia de que o benfiquista vai acabar por se impor de forma indubitável.

Outro onze possível Helton; João Pereira, Ewerton (Braga), Onyenu e Insua; Rinaudo, Elias, Hugo Viana, Capel, Nolito e Cardozo.

Revelação Rodrigo, com menções honrosas para Hugo Vieira (Gil Vicente), Sami (Marítimo), Rúben Ferreira (defesa-esquerdo do Marítimo), Barrientos (Guimarães), Atsu (Rio Ave), Carrillo, Salvador Agra (Olhanense), Melgarejo (Paços de Ferreira) e Sissoko (Académica, entretanto transferido para o Wolfsburgo, da Alemanha).

Azarado Orlando (o capitão da Académica voltou a lesionar-se gravemente no dia em que regressava de uma paragem de mais de um ano, após uma cirurgia ao tendão de Aquiles).

Desilusões Capdevila, Enzo Pérez, Bojinov e Kléber.

Bruno Prata in "publico.pt"

FIM-DE-SEMANA EM CHEIO NO DRAGÃO CAIXA

Este fim-de-semana, o Dragão Caixa vai estar ao rubro, com jogos das três modalidades e a visita do Benfica, em hóquei em patins, e Sporting, em andebol. Confira aqui os horários e preços dos bilhetes.

ANDEBOL
FC Porto Vitalis-Sporting (sábado, 17h00, 18.ª jornada do Andebol 1)
Bilhetes disponíveis na Loja do Associado, na sexta-feira (9h00-19h00) e no sábado (10h00-13h00), e nas bilheteiras nascente (sábado, a partir das 10h00) e do Dragão Caixa (sábado, a partir das 15h00)
Preço: 4 euros (sócios) e 8 euros (público)

HÓQUEI EM PATINS
FC Porto Império Bonança-Benfica (domingo, 15h05, 14.ª jornada do campeonato nacional)
Bilhetes disponíveis na Loja do Associado, na sexta-feira (9h00-19h00) e no sábado (10h00-13h00), e nas bilheteiras nascente (sábado e domingo, 10h00-19h00) e do Dragão Caixa (sábado, 15h00-17h30, e domingo, a partir das 13h05)
Preço: 4 euros (a venda de ingressos será feita em regime de exclusividade a sócios e mediante a apresentação do respectivo cartão, sendo que cada pessoa pode adquirir dois bilhetes mediante a apresentação dos respectivos cartões)

BASQUETEBOL
FC Porto Ferpinta-Terceira Basket (domingo, 20h30, 15.ª jornada da Liga de basquetebol)
Bilhetes disponíveis na Loja do Associado, na sexta-feira (9h00-19h00) e no sábado (10h00-13h00), e nas bilheteiras nascente (sábado e domingo, 10h00-19h00) e do Dragão Caixa (sábado, 15h00-17h30, e domingo, 13h05-15h35 e a partir das 19h00)
Preço: 1 euro (sócios) e 2 euros (público)



in "fcp.pt"

"ESTAMOS FORTES E NO CAMINHO CERTO"

O FC Porto Ferpinta joga domingo (20h30) com o Terceira Basket, nesta que é a 15.ª jornada da Liga. Com a determinação de revalidar o título, André Boavida afirma que a equipa vai enfrentar o adversário com a seriedade e concentração necessárias em qualquer jogo. O poste refere ainda o estilo "muito livre" do Terceira Basket, que dificulta as tácticas bem definidas dos Dragões.

Como estão a olhar para este jogo, uma vez que o Terceira Basket não tem feito um campeonato muito positivo?
Olhamos os adversários todos como iguais e vamos entrar em campo da mesma forma. Encaramos todos os jogos com a mesma seriedade, seja o adversário teoricamente forte ou fraco.

Que tipo de dificuldades esperam?
O Terceira Basket tem um estilo de jogo que não é muito regrado, é muito livre. A nossa equipa, pelo contrário, tem muitas rotinas defensivas e é muito táctica. Vai ser uma espécie de quebra-cabeças, um jogo difícil.

Esta é uma fase relevante do campeonato. É importante chegar agora ao primeiro lugar?
Sim, queremos transmitir a mensagem de que estamos aqui para revalidar o nosso título. E o objectivo de acabarmos o campeonato em primeiro lugar, com uma única derrota [79-69, frente ao Benfica], é uma das melhores formas de demonstrarmos aos clubes que nos tentam derrubar que estamos fortes e no caminho certo.

Como define a evolução da equipa e a integração dos mais novos?
Estamos cada vez melhores. Temos uma equipa com muita experiência, mas mesmo os jogadores mais velhos já foram os mais novos da equipa, sabem jogar com isso e é dessa maneira que nos integram melhor. Aqui nenhum de nós se sente diferente, independentemente de ter mais ou menos tempo de jogo. Todos sabemos qual é o nosso papel e tudo se resume a ajudar a equipa da melhor forma. Os americanos estão entrosados, porque aqui temos um ambiente de trabalho bastante sério, mas amigável, o que lhes permite facilmente integrar-se.´~



in "fcp.pt"

Fernando Gomes volta a jogar

O bi-bota de ouro é o capitão do FC Porto, na Liga Fertiberia de futebol indoor.



Fernando Gomes, é uma das estrelas da história do FC Porto que está de regresso à competição. Gomes, Vítor Baía, João Pinto, Pedro Emanuel, Paulinho Santos, Rui Barros, Latapy e Capucho, são alguns dos nomes do emblema azul e branco que participam num torneio ibérico de antigos jogadores. Esta 6ª feira, o Porto defronta o Sp Gijón, às 21 horas no Pavilhão Dragão Caixa.
Fernando Gomes de 55 anos, sente "uma grande emoção pelos momentos vividos no clube e que serão recordados nesta competição. Estarão a representar o FC Porto, alguns dos jogadores que marcaram a história do clube. É importante numa altura em que a união, hoje e sempre é fundamental para alcançar o sucesso. E vamos jogar para ganhar porque esse é o espírito que aprendemos no FC Porto", referiu o ex jogador, numa entrevista a Bola Branca.

O FC Porto é o representante português no grupo da Liga Fertiberia que também inclui as equipas do Sporting de Gijón, Celta de Vigo, Deportivo da Corunha, Málaga e Sevilha.

in "rr.pt"

F.C. Porto a cinco pontos do Benfica: «Não nos inibe»

Dragões vão «atrás do título», assegura Vitor Pereira


pesadelo de Barcelos deixou o F.C. Porto a cinco pontos do líder Benfica. A renovação do título complicou-se, embora Vitor Pereira assegure que a equipa está decidida a afrontar as probabilidades.

«É óbvio que a derrota nos deixou mais longe, mas vamos atrás dessa distância. Não é uma distância que nos iniba ou retire confiança. Vamos atrás do título», disparou o treinador do F.C. Porto. «Essa derrota não estava dentro das nossas previsões. Não estivemos bem e tivemos uma conversa séria. Gostei da reacção do grupo, fizemos uma boa semana de trabalho.»

O trajecto entre o balneário e o autocarro da equipa, em Barcelos, ficou marcado pelos confrontos entre alguns adeptos e os jogadores do F.C. Porto. Só a intervenção do corpo de segurança impediu que Otamendi e Cristián Rodríguez chegassem a vias de facto com quem os insultava.

Sobre isto, Vitor Pereira nada sabe. «Não tenho conhecimento absolutamente nenhum. Não posso falar do que não conheço.»

Depois do 3-1 sofrido às mãos do Gil Vicente, surge o Vitória de Setúbal para a Taça da Liga. «Queremos rectificar o último resultado e exibição. Não é para o campeonato. Eles têm os seus objectivos, nós também, e espero que seja um bom jogo.»

Vitor Pereira: o caso-Iturbe e as saídas de Belluschi e Guarín

Técnico do F.C. Porto explicou ao jovem argentino os motivos que o afastaram da lista para a Liga Europa


exclusão de Juan Iturbe da lista de eleitos para a Liga Europa levou o atleta ao desespero. Iturbe desabafou através de uma rede social e a sua saída chegou a ser um cenário real. Vitor Pereira não fugiu à questão e garantiu acreditar muito nas capacidades do mini-Messi

«O Iturbe tem 18 anos e é natural que queira jogar sempre. Entendo o seu desabafo. Foi o desabafo de um jovem que está num período de adaptação, mesmo em termos sociais», sublinhou Vitor Pereira. 

«Conversei com ele antes de tomar a decisão e conversei já depois disso. Ele pediu desculpa e agora só lhe temos de lhe transmitir confiança. O Iturbe tem muito talento.» 

O pai do atleta, ao Maisfutebol, afinou pelo mesmo diapasão, assegurando que Juan Iturbe já entendeu a decisão e está, mais do que nunca, disposto a conquistar a confiança de Vitor Pereira.

«Guarín e Belluschi queriam jogar mais vezes»

Freddy Guarín partiu para o Inter de Milão, Fernando Belluschi para o Génova. Ambos por empréstimo e pelo mesmo motivo: «queriam jogar mais regularmente». 

Vitor Pereira tem a certeza que a perda dos dois médios não enfraquece o grupo. «Surgiram duas situações que vinham ao encontro do interesse dos atletas e o clube achou que o plantel continuaria a ser equilibrado», resumiu o treinador do F.C. Porto. 

Vítor Pereira: «Natural que Lucho ajude na gestão do balneário»

Treinador do FC Porto fala dos reforços


Vítor Pereira analisou os dois reforços que o FC Porto assegurou a fechar o mercado de transferências, Lucho González e Marc Janko. O técnico admite que o argentino, pela sua experiência e conhecimento do clube, «venha a ajudar na gestão do balneário». 

«O Lucho pode dar qualidade e experiência. É isso que espero dele. Quanto ao Mark, desejo que dê sequência ao seu jogo característico. Tem feito muitos golos todas as épocas e espero que se adapte rapidamente. É um bom finalizador, junta-se ao Kléber e agora temos mais opções. Ficámos mais equilibrados», afirmou o técnico na antevisão do jogo de Taça da Liga com o V. Setúbal, a realizar-se neste domingo.

«O Lucho tem muitos anos de Porto e é natural que nos venha a ajudar na gestão do balneário», acrescentou, confirmando ainda que ambos estão disponíveis e podem entrar nas suas opções.

O elevado salário de Lucho Gonzalez também veio à baila. Em Marselha, o argentino auferia 400 mil euros por mês. No F.C. Porto, apesar de ter baixado bastante esse número, continuará a ser dos mais bem pagos. 

Poderá isso criar algum sentimento negativo no balneário? Vitor Pereira reagiu da seguinte forma: «Não faço a mínima ideia quanto ganham os meus jogadores. Isso é uma questão que interessa à imprensa, a mim não.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk passa a ser o capitão

GARANTIA DE VÍTOR PEREIRA



Vítor Pereira anunciou esta sexta-feira que a braçadeira de capitão vai passar a ser envergada por Hulk.
"Helton pediu para falar comigo no sentido de explicar, que de acordo com as novas regras é complicado intervir sendo guarda-redes. Achou que para bem da equipa era importante deixar a braçadeira de capitão. Falámos e a administração concordou com a opinião do Helton. A partir do próximo jogo passará o Hulk a ser capitão e os outros que se seguem", referiu.
No jogo com o Gil Vicente, a braçadeira de capitão foi entregue a Rolando.
in "record.pt"

Djalma à procura de recuperar o lugar

EXTREMO VOLTA A TEMPO DESTE JOGO



Djalma já deverá marcar presença no treino desta manhã, colocando-se assim à disposição de Vítor Pereira para o jogo frente ao Vitória de Setúbal. Há boas perspetivas relativamente à sua chamada para este encontro, mas é pouco provável que integre o onze.
Depois de praticamente um mês ao serviço da seleção angolana, Djalma terá de recuperar o lugar que perdeu quando partiu para a Taça das Nações Africanas.
in "record.pt"

O regresso faz-se com títulos

"Os únicos que não se divertem são os guarda-redes"

O único guarda-redes no grupo de 20 ex-dragões que hoje inicia a Liga Fertibéria fala de um pedestal quando confrontado com erros do passado: "Nos momentos mais importantes, nunca falhei."

Porque é que aceitou este desafio? Achou que ainda tinha poucos títulos?
Foi pelos quatro anos de contrato [risos]. Acima de tudo, pelo gosto que tenho pelo clube e pelas pessoas que fizeram parte da minha vida desportiva. É um privilégio voltar a jogar pelo FC Porto, mas espero divertir-me.

Continua a jogar?
Sim, entre amigos, mas abandonei a baliza por completo. Sou o pinheiro com que qualquer equipa sonharia, não me mexo para nada, mas estou lá na frente.

Porque é que abandonou a baliza?
Já lá passei muitos anos, é um ciclo que terminou. Quero divertir-me e até tenho uma boa média de golos. É raro o guarda-redes que não sonhe ser avançado, porque os conhecemos muito bem, sabemos como eles funcionam, como se movimentam... No campo, tento fazer aquilo que não gostava que me fizessem a mim.

Houve algum ponta-de-lança que fosse capaz de o surpreender?
O estudo era tão pormenorizado que era raro ser surpreendido. No início da carreira apanhei com o Van Basten, por exemplo.

Sendo dos mais novos da equipa, vai aproveitar para alijar responsabilidades?
Nestes jogos, assim como nos jogos de estrelas que tenho feito a nível internacional, os únicos que não se divertem são os guarda-redes, porque nós temos de nos atirar para o chão, o que é logo um problema, e se as bolas começam a entrar sobra sempre para nós. Se correr mal, é para mim que vão olhar.

Tendo tido uma carreira com tantos títulos, surpreende-o que se fale de momentos negativos? Pergunto-o por que ainda recentemente se recuperou, em Espanha, a história de alguns golos que sofreu no Barcelona...
Não acho que tenha tido uma experiência infeliz em Barcelona. Tive lesões, estava longe do meu país e da minha gente e aí sim tive os meus problemas. De qualquer forma, foi algo que me enriqueceu, não me limitei a jogar no Barça, fiz parte da sua história e ganhei cinco títulos.

Por isso mesmo, custa-lhe que se fale, por exemplo, dos 0-4 com o Dínamo de Kiev?
Nos momentos mais importantes da minha carreira, e eles têm a ver com finais e com decisões de títulos, posso afirmar que nunca falhei. Ninguém se lembra de erros meus que ditaram a perda de títulos, quando foi preciso marcar a diferença, não falhei. Dei "frangos", mas isso para mim...

Mas ainda lhe ligam muito de Espanha?
Sim, ainda esta semana me ligaram. Interessam-se por mim, querem saber o que faço, ouvir a minha opinião. Quando há um Real Madrid-Barcelona, o telefone não pára de tocar.

Como se posiciona face a um Real Madrid-Barcelona?
Respeito muito Barcelona, mas sei ser justo com quem me ajudou. Não escondo que acho que José Mourinho é o melhor treinador do mundo, que acho que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo, e que espero que o Real Madrid seja campeão. Disse isto para uma rádio da Catalunha, mas assumo o que penso.

Que guarda-redes gosta de ver hoje?
O guarda-redes tem sempre de evoluir. Os melhores são Petr Cech, Casillas, Buffon, Júlio César... Não sei quem é o melhor.

Há dias saiu um ranking dos últimos 25 anos e o Vítor seria o 15º a nível internacional...
Na minha opinião, ninguém estaria acima de mim. Tinha uma confiança ilimitada nas minhas capacidades, sempre acreditei que era o melhor. Não sei que parâmetros foram tidos em conta. Se fosse pelos títulos, de certeza que estava bem mais acima no ranking mundial, estaria nos cinco primeiros, já que a nível nacional penso que não há dúvidas e digo que me sinto o melhor. Vivemos num país em que só se dá valor a título póstumo, aí sim é que o elogio é veemente e convicto. É uma cultura, gostava que ela mudasse, para se ser justo não é preciso ser a título póstumo. Só quando Damas e Bento faleceram é que disseram que eles eram os maiores de todos os tempos, acho que mereciam essa homenagem em vida. Lido bem com a cultura portuguesa, mas é uma constatação.

VÍTOR BAÍA
IDADE 42 anos
CARREIRA NO FC PORTO De 1988 a 1996 e de 1999 a 2007
NÚMEROS NO CAMPEONATO
445 jogos
TÍTULOS NO FC PORTO
1 Taça Intercontinental, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça UEFA, 10 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 9 Supertaças Nacionais

"Couto vai ter sucesso"

O Fernando Couto abraçou um projecto um pouco raro, aceitando ser treinador num campeonato indiano. Admite dar a cara por algo tão excêntrico?
Estou vocacionado para a direcção desportiva, mas não sei o dia de amanhã. De qualquer forma, o meu pensamento continua igual. O Fernando, tendo sido director-desportivo do Braga, tinha o sonho de ser treinador e é legítimo que siga aquilo que o preenche e lhe dá gozo. Estou convencido de que terá uma carreira extraordinária e de sucesso, tal como teve enquanto jogador.

Assume o desejo de ser director-desportivo

Licenciado em Gestão Desportiva, Vítor Baía nunca escondeu que deseja exercer um cargo na área da sua formação. Teve propostas, mas não se sentiu seduzido: "Recebi muitos convites para ser director-desportivo no estrangeiro, mas não eram os projectos que eu gostaria de abraçar." Baía é frontal nas metas que tem traçadas, ele que deu a cara por Fernando Gomes na corrida à FPF, mas que não espera retribuições: "Fui mandatário da candidatura de Fernando Gomes por amizade, não me foi prometido nada. Se acharem que posso ser útil e para um cargo que me preencha, estou disponível." Enquanto o convite não surge, tem o tempo preenchido. "Continuo dedicado à minha Fundação e isso exige a maior parte do meu tempo. É algo muito meritório e de que me orgulho", conclui.


Ninguém terá dúvidas em afirmar que a relação de Lucho com o FC Porto tem algo de especial e, aparentemente, este reencontro tem tudo para dar certo, mas também tem o seu quê de inédito, ou não fosse Lucho o primeiro estrangeiro a regressar depois de uma primeira passagem pelo clube. Pois é, nunca aconteceu na história do FC Porto, que conta apenas alguns episódios de regressos a casa de jogadores portugueses - detalhado no quadro em cima.
Vítor Baía terá sido o caso mais mediático e capaz de proporcionar alguns pontos de contacto com Lucho, até pelo facto de também ter prescindido de dinheiro para regressar ao FC Porto. Ontem, o antigo guarda-redes falou da contratação do argentino a O JOGO em tom naturalmente elogioso. "Fiquei muito feliz, porque o Lucho é uma pessoa extraordinária. Apesar de ter vindo de outra cultura e de outro país, soube absorver a cultura do FC Porto e ter um comportamento, entrega e dedicação acima do normal para quem vem de outra realidade", contou Vítor Baía, que não parou nos elogios ao internacional argentino. "Por isso é que faz a diferença, por isso é que é acarinhado e por isso é que as pessoas gostam dele. É um como nós e parece que nasceu neste clube. Por isso é que teve esta recepção e merece-a, porque é um extraordinário jogador e uma pessoa fantástica", reforçou.
A verdade é que Lucho é apenas o quarto jogador da história que regressa durante o mês de Janeiro, mas pode ser também o primeiro a não ser campeão nestas circunstâncias. Ou seja, Secretário, Vítor Baía e Sérgio Conceição também voltaram ao FC Porto durante a reabertura de mercado de Inverno e foram campeões logo no Verão seguinte. Lucho parte em desvantagem, mais precisamente com uma desvantagem de cinco pontos para o Benfica que, não sendo irrecuperável, torna a missão bem mais complicada. Mas há muito mais do que isso para contar. É que de todos os jogadores que regressaram, apenas um não conseguiu ser campeão na segunda passagem pelo FC Porto. Foi Domingos, que ganhou "apenas" uma Taça e uma Supertaça nos dois anos que se seguiram.

Regresso só pela certa

As excepções apenas confirmam a regra: o FC Porto não é um clube que privilegie o reencontro com o passado. Quem voltou fê-lo num cenário de firme convicção de que teria algo a acrescentar. Nuno parece desmentir a máxima, mas desempenhava um papel muito importante no balneário. Já Postiga acusou o peso de um negócio avultado, mas foi importante na conquista da Liga 2006/07. Sérgio Conceição permitiu a Mourinho gerir esforços antes de ganhar campeonato e Champions.

in "ojogo.pt"

Reforços disponíveis já para o jogo com o Setúbal

Só falta que os serviços da Federação Portuguesa de Futebol encaminhem os certificados internacionais de Janko e Lucho para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional para que o processo de inscrição dos dois reforços do FC Porto permita a utilização de ambos já contra o Setúbal. Este último passo deverá verificar-se ainda esta manhã, pelo que Vítor Pereira poderá chamar Janko e Lucho para o encontro da Taça da Liga.
Este poderá ser mesmo o jogo ideal para ganhar tempo na adaptação, principalmente no que diz respeito a Janko, uma vez que, para Lucho, pouco ou nada deverá ser novidade nestas andanças, já que o argentino só esteve ausente do FC Porto cerca de duas épocas e meia. Para Janko, ainda que possa não jogar de início, esta poderá certamente ser uma oportunidade para jogar alguns minutos e começar a perceber como é que as outras peças do ataque se podem encaixar.

Mais altos, mais fortes e mais experientes

PEDRO MARQUES COSTA
Lucho e Janko transformaram-se nos jogadores de campo mais velhos do actual plantel às ordens de Vítor Pereira. Os dois mais recentes reforços do FC Porto marcaram uma inversão na habitual política de contratações do clube, normalmente concentrada em jogadores jovens com potencial, e acrescentaram mais uns anos a um plantel ainda assim muito novo (média de 24 anos). Helton continua a ser o mais velho (33 anos), mas Lucho (31) e Janko (28) seguem logo a seguir na hierarquia, ainda que intercalados por Bracali (30), o segundo guarda-redes do plantel. No entanto, no que diz respeito a jogadores de campo Lucho e Janko são mesmo os mais velhos do FC Porto actual, mesmo contando com aqueles que saíram agora na reabertura de mercado e que tinham em Belluschi (28) o jogador com mais idade - o argentino ainda consegue ser uns meses mais novo do que Janko. Feitas as contas, e depois das mudanças que o plantel sofreu nos últimos dias, o grupo de trabalho ganhou experiência, mas também altura e peso, não fosse Marc Janko um gigante e Lucho um jogador igualmente alto.
Mas é na idade que se nota a maior diferença, sobretudo por sinalizar uma mudança relativamente ao passado mais recente do clube; por exemplo, durante o último Verão, Djalma (24 anos) foi o jogador de campo mais velho a chegar ao Dragão, seguido de Defour (23), Kléber (21), Alex Sandro (21), Mangala (20) e Iturbe (18), numa política de contratações que levou a um natural rejuvenescimento do plantel. Agora, os responsáveis portistas sentiram a necessidade de oferecer maior experiência à equipa, sendo essa opção ainda mais notória na contratação de Lucho, um jogador que já passou dos 30.

Tão novinhos que eles eram...

O FC Porto perdeu em Barcelos, mas fê-lo com uma equipa relativamente nova, com a média de idades a rondar os 24,5 anos. A verdade é que a experiência não se vê só pela idade e a prova disso é que os portistas acusaram, frente ao Gil Vicente, a ausência de duas das suas principais figuras, que até representam precisamente a média da equipa nessa partida: Fernando (24 anos) e Hulk (25).
Apesar disso, o exercício que se segue passa por imaginar o onze que Vítor Pereira apresentou em Barcelos já com os dois novos reforços incluídos, ou seja, com Lucho no lugar de Defour e Marc Janko em vez de Kléber. Resultado? A média de idade dispara mais de um ano e meio, para os 26. Sintomático.
E é precisamente isso que os responsáveis portistas querem oferecer à equipa com Lucho e Marc Janko: mais idade, mais experiência e mais equilíbrio colectivo, por forma a permitir a evolução natural da enorme quantidade de jovens jogadores que o plantel portista também possui. James, por exemplo, é um dos casos mais paradigmáticos, ele que aos 20 anos teve de assumir a responsabilidade de tentar carregar a equipa na ausência de Hulk. Correu bem com o Guimarães, falhou em Barcelos. Normal.

in "ojogo.pt"

Guarín agradecido a Villas-Boas

Na hora dos primeiros passos com as cores do Inter, Guarín não esquece o FC Porto, e obviamente que também não esquece o maior responsável pela dimensão futebolística que ganhou e lhe permitiu entrar no radar do clube de Milão para reforçar o plantel no mercado de Inverno. O colombiano elegeu André Villas-Boas como uma figura preponderante neste processo todo. "A minha chegada ainda é oficial há pouco tempo, ainda não consegui conversar com ele, mas não vou deixar de agradecer tudo o que o André Villas-Boas fez por mim", sublinhou o colombiano em declarações ao canal do emblema italiano.
Foi com o actual técnico do Chelsea que Guarín alcançou o momento mais alto na sua carreira, conquistando quatro títulos com a camisola do FC Porto, mas não foi só aí que o técnico parece ter marcado: "Ele é um grande treinador, mas é também uma grande pessoa".
Daqui em diante, o colombiano quer continuar na mesma curva ascendente: "Em três anos e meio no FC Porto venci nove troféus e estou convencido que vai continuar aqui".

in "ojogo.pt"

Janko: "Não vim para fazer turismo"

Janko está pronto para assumir o desafio que lhe coloca o FC Porto e aposta forte no sucesso com a camisola azul e branca. "Não vim para fazer turismo, mas sim para vencer", disparou em jeito de aviso ao jornal austríaco "Kurier". Em Portugal, o avançado descobriu uma espécie de mundo novo, mas que não o deslumbra ao ponto de esquecer as responsabilidades que implica jogar num clube com a grandeza dos campeões nacionais. "O FC Porto é completamente diferente de tudo o que tenho visto até agora e só me resta provar que não se enganaram ao contratar-me", frisou. "Nunca tinha vivido numa cidade à beira-mar e acho que um Inverno com 15 graus é algo a que vou conseguir sobreviver", comentou, com alguma ironia à mistura, numa alusão à adaptação ao novo contexto que veio encontrar.
Mais do que fazer esquecer um avançado como Falcao, Janko sabe que todos esperam dele uma resposta que Kléber ainda não conseguiu dar até ao momento. "As expectativas estão muito altas, mas é normal. Sinto que essa pressão é necessária num clube como o FC Porto, para se ganharem títulos", sustentou. Depois de ter recusado recentemente representar os alemães do Hoffenheim, o austríaco viu a sua vida mudar em pouco mais de uma semana: "Os contactos foram rápidos. O meu empresário soube que o FC Porto procurava um avançado com as minhas características dentro da área, fui contactado, porque sou aquilo que o clube procurava, e foi uma grande honra para mim assinar poucos dias depois."
Janko espera poder beneficiar da mesma quantidade "absurda" de bolas que fez de Falcao um goleador respeitado na Europa, pelo que sublinhou a importância que terá a filosofia ofensiva da equipa. Além disso, há Hulk na equação. "Não o vejo como um concorrente, porque joga numa posição diferente. Só espero estar à altura dos desafios que ele me colocar", apontou.



De outra galáxia

Impressionado é o mínimo que se pode dizer de Janko nestes primeiros dias de azul e branco. Para perceber diferenças em relação àquilo a que estava habituado, bastaram os exames médicos. "Debruçaram-se sobre cada um dos meus poros. Estão muito organizados e não deixam faltar nada aos jogadores", declarou.

in "ojogo.pt"