domingo, 8 de maio de 2011

Pena, o FC Porto e o Sp. Braga: «Portugal é magia!»

Renivaldo Pereira de Jesus, mais conhecido por Pena, chegou ao futebol português em 2000/2001 com a responsabilidade de substituir Mário Jardel no ataque do FC Porto. Chegou, viu, marcou – vinte e duas vezes - e venceu, dando o triunfo aos azuis e brancos na sua estreia contra o Paços de Ferreira. Por isso, e porque vestiu também a camisola do Sp. Braga, com quem os dragões vão lutar pela Liga Europa, o zerozero.pt foi falar com ele.

Pena começou por admitir que «caiu» no nosso país quase de pára-quedas: «não sabia nada sobre o futebol português!» Mas, para quem não sabia, o brasileiro entrou muito bem... A 9 de Setembro de 2000, à terceira jornada da Liga Portuguesa, o avançado bisou e deu os três pontos ao FC Porto na recepção ao Paços de Ferreira. «Foi importante. Eu quando cheguei não conhecia nada do futebol português. Mas o Paços estava a fazer uma boa campanha no campeonato, tinha uma boa equipa, com muitos jogadores brasileiros e sempre tornava os jogos difíceis», relembrou quem ligou o «descomplicador» nessa partida.

De tempos antigos para os presentes, o FC Porto prepara-se para voltar a seranfitrião dos castores. Nesta altura, já é campeão. Depois do apito inicial, já terá a taça na vitrine. Mas Pena não acredita que isso faça muita mossa na mentalidade com que os dragões vão encarar a partida. «Já que o objectivo maior está conquistado os jogadores podem sacudir um pouco a pressão. Mas normalmente nesses momentos falha-se, e então, acho que eles vão fazer tudo para realizar um bom jogo. Cada jogador vai dar o seu melhor, vai dar os 100%», anteviu o avançado.
Com uma ressalva, mesmo que o FC Porto não entre na onda das facilidades: «Todos sabemos que as equipas que jogam contra o FC Porto querem mostrar algo mais. É nestes jogos que aparecem as maiores oportunidades de uma transferência, há uma maior chance para um jogador se mostrar. Acho que vai ser um jogo complicado e mesmo que não valha nada mais para o clube, não valha títulos a quem já é campeão, os jogadores vão ter de estar atentos. Os jogadores do Paços de Ferreira que estejam a pensar em sair, em dar o salto para um clube maior, vão deixar tudo em campo para dar nas vistas contra o FC Porto. Vão tentar mostrar tudo, até para os dirigentes do FC Porto os verem», justificou Pena.
E mesmo realçando que está «a torcer pelo FC Porto», equipa pela qual nutre «um carinho muito grande», Pena acha que os dragões vão ter mais uma dura tarefa pela frente para segurarem a invencibilidade no campeonato: a ida à Madeira na 30ª jornada. «O campeonato português tem jogos muito complicados. O Marítimo costuma causar dificuldades, lembro-me bem que tínhamos sempre dificuldades a jogar na ilha da Madeira. O Marítimo é muito forte a jogar em casa. E como o FC Porto é campeão aí já pode ir a pensar na final da Liga Europa. Nunca se sabe o que pode passar...»
Ora cá estava Pena a dar a ligação ideal à pergunta seguinte do zerozero.pt: e na final de Dublin, como vai ser? Pena jogou no FC Porto e no Sp. Braga, e é esse facto que prefere salientar. «O [facto do] Sp. Braga estar na final é muito bom. Fico feliz, é uma equipa que eu ajudei a crescer. No ano que estive aí [2003/2004] ajudei o clube a ir à Taça UEFA. Hoje, ver o Sp. Braga numa final destas, tão importante, é muito bom. Com certeza vai ser um grande jogo. Fico feliz por ter jogado nas duas equipas e por vê-las a disputar um título tão importante», destacou o melhor marcador do campeonato em 2000/2001.
Os 22 golos anotados pelo brasileiro nessa temporada foram o mote para lembrar de forma saudosa o nosso país. «Recordo tudo! Portugal é magia! Andar nas ruas, visitar os lugares históricos aí, é sempre especial. Fui muito feliz nessa fase da minha vida. Gosto muito do povo português, do país, da comida... Não só do futebol. Quando penso em Portugal lembro isso tudo, recordo tudo junto. Fui mesmo muito feliz!», rematou um emocionado goleador.
in "zerozero.pt"

Belluschi confirmado para os últimos assaltos

ARGENTINO REGRESSA APÓS QUASE UM MÊS DE PARAGEM


Confirmando-se o cenário que Villas-Boas traçou há uma semana, aí está Belluschi de regresso aos eleitos e, muito provavelmente, ao onze inicial do FCPorto. O argentino já debelou a lesão muscular sofrida em Portimão a 10 de abril e está disponível para ajudar a equipa a conquistar os três objetivos que ainda persegue: acabar o campeonato invencível e vencer a Liga Europa e a Taça de Portugal.
Apesar do extraordinário crescimento de Guarín, é bom lembrar que Fernando Belluschi foi fundamental na época portista. Basta dizer que era o jogador com mais encontros disputados quando se lesionou. Por isso, Villas-Boas regozijou-se com o seu regresso. “Treinou-se muito bem esta semana, apresentou-se ao máximo nível e está disponível para o jogo”, indicou o técnico, que deve mesmo oferecer-lhe a titularidade.
in "record.pt"

Duelo Inter-Milan por Hulk

Com chamada à primeira página, ontem o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport" deu conta do interesse do Inter e do Milan em Hulk. Uma espécie de dérbi milanês para resgatar o brasileiro do FC Porto.

A notícia da página oito explicava que Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, tinha sido o primeiro a interessar-se por Hulk, respondendo de imediato o Inter através de Piero Ausilio, braço-direito do director-desportivo, Marco Branca, que se deslocou a Vila-Real na quinta-feira para observar o avançado brasileiro. Mais: supostamente, o Inter estaria em vantagem, porque Pinto da Costa não gostou da atitude de Galliani quando rompeu o negócio da transferência de Cissokho (há quase dois anos). De acordo com o jornal italiano, a transferência de Hulk para o Inter poderia ser feita por 40 milhões de euros, mesmo que este esteja protegido por uma cláusula bem superior. O passe do brasileiro é detido em partes iguais pelo FC Porto e pelo empresário Juan Figger, que por esta altura, e segundo a "Gazzetta", está a recolher propostas dos clubes interessados. Que são muitos, e não apenas de Itália. Em Inglaterra, Manchester United, Manchester City, Chelsea e Tottenham já foram associados ao brasileiro.

Estilo de Fernando apreciado em Itália

Fernando foi talvez o primeiro jogador a suscitar o interesse de vários clubes italianos. Depois da tentativa falhada da Fiorentina de o levar para a Serie A, clubes como a Juventus, Milan e Inter já enviaram representantes ao Estádio do Dragão para apreciar as capacidades do brasileiro, que ontem voltou a figurar nos jornais italianos. Imprescindível com Jesualdo Ferreira, Fernando depressa ganhou idêntico estatuto com André Villas-Boas. Aliás, esta temporada o médio ainda ganhou mais peso na manobra da equipa, fruto de uma maior liberdade na condução da bola e também nas subidas ao ataque.

Jornais transalpinos não largam Rolando

A cumprir a terceira época no FC Porto, aos 25 anos Rolando tem visto crescer a lista de clubes interessados nos seus serviços. O Roma e a Juventus depressa anotaram o seu nome na respectiva lista de compras, facto comprovado por várias notícias que já circularam em Itália, e ontem não foi excepção: o Inter surgiu associado a Rolando, juntando-se a clubes ingleses. Sendo um dos jogadores com mais experiência no plantel portista, tem sido um pilar decisivo na defesa portista. O FC Porto tem tradição de vender centrais a troco de cheques chorudos. Os italianos não o largam. Será Rolando o senhor que se segue?

A despedida do Dragão

Começando pelo óbvio, hoje é o último jogo do FC Porto no Estádio do Dragão, com a entrega do troféu de campeão nacional a funcionar como chamariz. Marítimo, Braga e Guimarães são os adversários que restam até o plantel entrar de férias, e todos os jogos se realizam fora de portas (Funchal, Dublin e Jamor, por esta ordem). Por isso, hoje é dia de festa no Dragão, havendo já a certeza de que a Avenida dos Aliados não entra no roteiro da equipa.
E sendo o último jogo da temporada no recinto portista, é bem provável que alguns jogadores actuem pela última vez diante dos adeptos. O caso de Mariano vem à cabeça. O argentino termina contrato em Junho, e até agora não foi conhecida qualquer intenção por parte da SAD de lhe renovar o vínculo. Com 30 anos, e a cumprir a quarta época no clube, o jogador perspectiva o final da carreira na Argentina. A confirmar dentro de pouco tempo. Depois, e se se confirmarem as notícias e rumores do interesse de vários clubes em jogadores como Hulk, Falcao, Fernando, Rolando e companhia, o jogo de hoje pode mesmo ser o último no Estádio do Dragão para alguns dos ídolos dos adeptos. Para já, estas são apenas especulações dramatizadas pelo facto de, efectivamente, se tratar do último jogo da época em casa.

in "ojogo.pt"

Vitor Baia: "Sou amigo do Domingos, mas quero que o FC Porto vença"

A extraordinária época do FC Porto tem deixado a Europa do futebol rendida, e o nome de André Villas-Boas surge como uma espécie de seguidor de José Mourinho. A comparação tem sido feita variadíssimas vezes, mas Vítor Baía não entra nessa onda. A explicação, para este e outros casos, é simples. "Não gosto de comparações", atirou ontem o antigo guarda-redes do FC Porto, apesar de estar, ele próprio, rendido à capacidade do treinador. "Conheci-o quando ainda era observador e já se notava muita qualidade, mas não podíamos adivinhar que chegasse tão depressa a este nível", confessa. "Mourinho é o melhor do mundo, e o André está no início de uma carreira fulgurante, de grande talento. Espero que possa vir a estar na elite dos melhores treinadores do mundo", concluiu.

E se Villas-Boas faz lembrar alguém é também porque a caminhada do FC Porto actual nos faz recuar a outras: a de 2002/03 (conquista da Taça UEFA) e 2003/04 (Liga dos Campeões), nas quais Vítor Baía e o actual treinador do Real Madrid estiveram presentes. E qual das equipas a melhor? Mais uma vez, Baía defende que a questão não tem razão de ser. "Também não gostava da comparação da nossa equipa com a de 87 [primeiro título europeu]. Cada equipa no seu momento escreveu com letras de ouro a história do FC Porto, e todos em conjunto temos quota-parte de responsabilidade pela história bonita, nacional e internacionalmente", disse. Certo é que o plantel actual terá ainda de passar pelo Braga, na final da Liga Europa, para atingir a mesma glória. Uma página que Baía considera "muito bonita para o futebol português" e na qual também está escrito o nome de um antigo colega. "Claro que espero que o FC Porto vença, apesar de ser amigo do Domingos e de reconhecer que ele está a fazer um trabalho do melhor que se tem visto", elogiou.

A "exemplar" segurança de Helton

O FC Porto teve, durante largas épocas, em Vítor Baía um selo de segurança na baliza e essa é, ainda que com outro protagonista, uma vantagem da equipa actual também. As exibições de Helton, que detém a braçadeira de capitão que já foi de Baía, têm convencido. "Está a ter um desempenho exemplar e uma quota-parte significativa no sucesso da equipa", comenta. De resto, e alargando o campo de análise, o fulgor de todo o conjunto ao longo do campeonato não pode ser visto com surpresa. "Só para quem andar distraído", termina.

in "ojogo.pt"

Um olho na festa outro no convidado

O FC Porto festeja hoje oficialmente a conquista do título, com a entrega da respectiva taça, mas o Paços de Ferreira tem apresentado argumentos suficientes para se tornar num convidado inoportuno. Tranquilíssimos na tabela classificativa, e com a certeza de que de pouco lhes serve lutar por um lugar europeu (não oficializaram a indispensável pré-inscrição na UEFA), aos pacenses sobra margem de manobra para bater o pé sem aflições a condicionar. Villas-Boas já avisou que, mesmo em momentos festivos, o FC Porto não costuma facilitar e tem ainda como meta acabar o campeonato sem derrotas. Faltam apenas 180 minutos para garantir essa folha limpa, da qual constam apenas dois empates no meio de 26 vitórias. Sem poupanças na convocatória, Villas-Boas pode promover o descanso de alguns dos jogadores mais desgastados, ainda que essa gestão deva ser mais apurada na próxima jornada, que antecede a final da Liga Europa. O regresso de Belluschi é a nota mais significativa, em ambiente apropriado para lhe dar o ânimo indispensável para voltar a ser alternativa num meio-campo que tem estado irrepreensível. O onze está, por isso, sujeito a surpresas...

20h15

Sport TV1

Estádio do Dragão

Árbitro Cosme Machado [AF Braga]
Assistentes Alfredo Braga e Henrique Parente

FC Porto
Treinador
André Villas-Boas
1 Helton GR
21 Sapunaru LD
14 Rolando DC
30 Otamendi DC
5 Álvaro Pereira LE
6 Guarín MD
8 João Moutinho MO
28 Rúben Micael MO
12 Hulk AD
9 Falcao AV
19 James AE
24 Beto GR
4 Maicon DC
16 Sereno DC
23 Souza MO
7 Belluschi MO
11 Mariano AD
18 Walter AV

Paços de Ferreira
Treinador
Rui Vitória
1 Cássio GR
15 Baiano LD
2 Ozéia DC
5 Cohene DC
7 Maykon LE
96 Filipe Anunciação MD
16 Leonel Olímpio MO
10 David Simão MO
81 Manuel José AD
31 Pizzi AE
24 Nélson Oliveira AV
45 António Filipe GR
20 Pedro Queirós LD
13 Bura DC
30 Bruno di Paula MD
17 Nuno Santos AE
11 Caetano AE
21 Amond AV

Cláusula de Falcao pode saltar os 50 milhões

«El tigre» e o dragão: relação profícua que até poderá ser prolongada para lá de 2013. Mas as façanhas europeias deram-lhe máxima visibilidade. FC Porto tenta dobrar cláusula (30 milhões de euros). 

Falcao ainda e sempre na ordem do dia, Falcao cada vez mais a sobrevoar o espaço nobre do futebol europeu e a colocar-se, rapidamente, no topo da lista dos mais desejados ou, se quisermos, dos mais procurados atacantes da actualidade.

Ainda fresca na memória a expressividade global do seu 16º golo europeu da temporada (na prática, ou mais correctamente, o 17º, mas o golo em Genk não conta para os arquivos da UEFA, já que foi nos play-off), reproduzem-se cada vez mais as loas e as notícias de mil destinos possíveis, embora o FC Porto o tenha bem amarrado por mais dois anos de contrato.



in "abola.pt"

Olha que coisa mais linda...

Hoje é noite para admirar o troféu de campeão nacional 2010/2011. Hoje também é noite de despedidas, é o último jogo da época em casa. A festa começa às 20 horas. 

Oito da noite, mais minuto menos minuto: o Dragão andará perto de encher ou mesmo esgotado, o jogo com os castores é as 20.15 horas, mas é dia de entrar mais cedo, porque antes de começar a partida, será exibida a menina dos olhos dos portistas, a taça do campeão 2010/2011. 

O insinuante troféu em ouro e prata desenhado por Nuno Martins, uma torre prateada de oitenta centímetros que vai ser projectada em feixes sanjoaninos, directa ao coração dos adeptos.

Feixes convergentes numa conquista que antecipa largamente as festas do santo padroeiro da cidade, uma cerimónia que, na prática, é o convite extemporâneo à tradição, ou se quisermos ainda, o anúncio precoce da abertura formal das festas da cidade, já com uma Supertaça e um título em cartaz, e ainda duas finais pela frente...

Mais que o jogo, porque o FC Porto, na Liga, só tem agora como objectivo melhorar números e tentar igualar o Benfica de 1972/73 colheita Jimmy Hagan (campeão sem derrotas), as cerimónias do dia, já noite, prendem-se então com a exibição dessa preciosidade que o dragão deixou escapar para a Luz, mas que um conjunto de raios luminosos (os fenónemos Hulk, Falcao, Guarín e por aí fora) recolocou nos céus da Invicta.


in "abola.pt"