quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FC Porto sem Hulk ainda mais forte do que Benfica...

Não é uma questão linear, mas considerando o número de problemas que Benfica e FC Porto têm para resolver nos respectivos planteis, parece-me que ainda assim o campeão nacional, mesmo sem Hulk, continua mais forte do que o Benfica (sem Javi Garcia e Witsel)...


Vamos ter de esperar mais alguns dias pelo recomeço da Liga, primeiro com um Marítimo-Sporting, para acertar as contas do calendário e da jornada 3, jogo esse em que os ‘leões’ estão ‘proibidos’ de perder pontos, e depois com a 4.ª jornada, que abre, na sexta-feira, com um Moreirense-V. Guimarães, continua, no sábado, com um FC Porto-Beira-Mar e, no domingo, com a realização de quatro partidas (Académica-Benfica, Braga-Rio Ave, Nacional-Paços de Ferreira, V. Setúbal-Olhanense) para conhecer o seu epílogo na segunda-feira, com os jogos Sporting-Gil Vicente e Estoril-Marítimo.

Outra vez e sempre uma jornada de sexta à segunda, com o operador televisivo a ditar as suas leis, sem qualquer tipo de oposição, apesar dos protestos vimaranenses: não seria mais lógico que o Aves-Benfica B pudesse ser jogado às 11 horas ao fim de semana, libertando espaço e tempo para o Moreirense-V. Guimarães ao sábado à tarde (18:00)?

Seja como for, o regresso da Liga traz com ela um atractivo extra: como vão apresentar-se Benfica e FC Porto, depois de terem visto partir Javi Garcia e Witsel (no caso dos ‘encarnados’) e Hulk (no caso do FC Porto)?

Quem vai responder melhor à perda do maior desequilibrador (Hulk), ao melhor ‘trinco’ (Javi Garcia) e ao melhor ‘médio volante’ do campeonato português (Witsel)? Será o FC Porto ou o Benfica?

No jogo com o Nacional, da 3.ª jornada, na Luz, já se viu alguma coisa sobre a ausência do espanhol, substituído, curiosamente, pelo médio belga, no último jogo que realizaria com a camisola do Benfica. Quer isto dizer que Jorge Jesus, numa primeira análise, admitia substituir Javi Garcia por Witsel. Fazia algum sentido. Com o belga numa posição mais recuada, o meio-campo abriria mais facilmente um lugar para Carlos Martins ou Aimar, a permitir manter o ‘2’ da frente (Rodrigo + Cardozo, com Lima à espreita).

Com a venda do belga, a tarefa de Jorge Jesus, em termos de opções técnico-tácticas -- e só nesse plano -- ficou mais facilitada. O número de escolhas reduziu-se e o avanço de Matic para a posição ‘6’ passou a ser consensual. Não há, assim, melhor solução.

O Benfica, em tese, está mais pobre. Carlos Martins e Aimar são excelentes executantes, mas Jorge Jesus não soube aproveitar a embalagem que Martins evidenciara nos jogos da pré-época e ambos não são jogadores de ‘hora e meia’, o que pode obrigar a outro tipo de opções. Bruno César é diferente, mas também pode assegurar as ligações entre o meio-campo e o ataque, sem perda de eficácia nas transições defensivas. Assim como Gaitán, mas neste caso parece existir uma perda de confiança mútua entre treinador e jogador, o que pode complicar as coisas.

Este reaparecimento do Benfica na Liga vai ser muito importante. A vantagem é que os processos técnico-tácticos de Jorge Jesus estão muito bem identificados pelos jogadores e Carlos Martins e Aimar conhecem-nos particularmente bem. Também é importante perceber como vão ser as dinâmicas de balneário, sem Javi e Witsel. E como vai reagir o grupo ao castigo de Luisão, no campo e fora dele.

Em síntese: há demasiadas condicionantes que pairam sobre a equipa dos ‘encarnados’ e parece-me claro que o Benfica se atrasou na planificação desta temporada. Quando se tem consciência de que um clube como o Benfica está muito exposto ao mercado -- alguns dos seus jogadores valorizaram-se muito no passado recente, com JJ... -- é preciso gerar alternativas. Não me parece que o Benfica se tenha preparado para as saídas de Javi Garcia e Witsel, e ainda está tolhido nas alternativas a Maxi Pereira, Luisão e Garay.

Na questão do defesa esquerdo, o que se pode dizer é que o Benfica alimentou o risco. Não me parece que um verdadeiro candidato ao título consiga superar um tão vasto conjunto de anátemas. Mas, se o fizer, terá muito mérito nisso, sem esquecer a questão da assimilação do futebol de Lima, cujo sucesso terá sempre a ver com um eventual menor fulgor de Cardozo...

No caso do FC Porto, não se pode ficar satisfeito quando se perde o jogador mais decisivo da Liga. O FC Porto não tem mais nenhum futebolista parecido com Hulk. Sempre fui dizendo que jogadores como Hulk não abundam. Tem um perfil quase único. Em termos de ocupação do espaço, o FC Porto tem Varela, Atsu e James. Mas parece-me que só uma forma de o FC Porto superar, desportivamente, a saída do internacional brasileiro: aumentando a intensidade competitiva da equipa, no seu todo. O FC Porto tem jogadores para jogar a um ritmo mais alto, mas a verdade é que, a meio da época, pode pagar o preço da sobrecarga de Fernando, Moutinho e Lucho. E, sem Hulk a estabelecer a diferença, ou James passa a ser um desequilibrador em permanência ou o FC Porto vai ter de afirmar-se pela força do colectivo.

Parece-me evidente que o Braga, essencialmente, pode tirar partido desta ‘quebra de valor’ de FC Porto e Benfica, mas o Braga -- é bom não esquecê-lo... -- também perdeu o seu ‘Hulk’. Na verdade, o Braga sem Lima também é um Braga diferente -- a ver vamos com que nível de eficácia... Em relação ao Sporting, o jogo de sábado no Funchal vai dizer muita coisa... O Sporting também poderia aproveitar-se desta ‘quebra de valor’ dos seus rivais, mas o clube de Alvalade vive uma situação em que não está apenas dependente dessa quebra de valor dos adversários, mas essencialmente do que conseguir fazer em termos de realidade interna para não se enfraquecer ainda mais...

Em resumo: parece-me evidente que, ainda assim, com a Liga outra vez nivelada por baixo, o FC Porto tem menos problemas para resolver do que o Benfica. E isso pode fazer toda a diferença no final da época...


Rui Santos in "relvado.pt"

Lucho a capitão é tiro "na mouche" de Vítor Pereira

Rodolfo Reis, antigo capitão dos azuis e brancos, aprova sucessor de Hulk. "Lucho é mais capitão do que qualquer jogador pode ser nesta altura", sublinha, em Bola Branca.


A saída de Hulk obrigou Vítor Pereira a escolher um novo capitão de equipa, recaindo a opção num dos jogadores mais experientes que o plantel do FC Porto apresenta nesta altura.

Aos 31 anos, Lucho González volta a assumir a braçadeira e a aposta não poderia ser mais certeira. A consideração é de Rodolfo Reis, antigo capitão dos azuis e brancos.

"Vítor Pereira acertou na mouche", começa por dizer, em entrevista a Bola Branca.

"O Lucho é querido pelos colegas, pela massa associativa e tem um comportamento exemplar dentro de campo. Acho que vai com certeza transmitir aos colegas toda a sua sabedoria do futebol, não só no jogar como no saber estar", reforça o ex-médio.

Sucessor de Hulk até é melhor que o "Incrível"
"Honestamente, todos gostamos do Hulk como jogador, mas como capitão acho que não é o jogador que o Lucho pode ser". É desta forma que Rodolfo Reis comenta, a propósito, a sucessão na liderança da equipa portista em campo.

"O Lucho é mais capitão do que qualquer jogador pode ser nesta altura", sustenta, recordando o papel pedagógico que o argentino tem tido para com o jovem compatriota Juan Manuel Iturbe.

"O Lucho é um jogador maduro, que já jogou na selecção da Argentina, foi campeão no FC Porto e no Marselha e está a aconselhar o Iturbe, como exemplo de jovens que começam a entrar em paranóia por não serem titulares. É bom que haja uma voz mais experiente a aconselhar esse tipo de jogadores", conclui.


in "rr.pt"

Hulk promete "regressar muitas vezes ao Porto"

Avançado deve chegar a São Petersburgo nas próximas horas, onde começará a sua nova vida no FC Zenit. 

O avançado Hulk deverá chegar nas próximas horas a São Petersburgo, onde começará a sua aventura no FC Zenit. O ex-jogador do FC Porto despediu-se da Invicta, mas promete "regressar muitas vezes ao Porto", conforme declarações recolhidas pelo Jornal de Notícias.

O internacional brasileiro esteve na sua casa na Foz, onde ainda tem a residência fixa com a sua família, antes de se instalar de vez na Rússia, num momento divulgado pelo referido diário. Depois de ter representado o Brasil, defrontando a China no Recife, Hulk passou pelo Porto só para buscar as malas rumo a São Petersburgo.

O avançado deverá ter à espera no Zenit uma grande receção, depois de o clube ter pago 40 milhões de euros ao FC Porto, pela sua contratação.

in "relvado.pt"

Jackson: «Mentalidade que não se vê em todo o lado»

avançado analisa colegas

Foi vestido com um blazer bege, de suspensórios, a tentar tocar umas notas musicais num saxofone – uma moda sul-americana com toques caribenhos – que Jackson Martínez se disponibilizou para a mais recente produção fotográfica da revista “Dragões”, do FC Porto. Além de posar para os flashes, o avançado também falou ao microfone e as suas primeiras palavras foram elogiosas para com o seu novo grupo de trabalho.

“Encontrei muitos jogadores jovens, mas com uma qualidade impressionante. Têm uma mentalidade que não se encontra em todo o lado: preparam-se para ser cada vez melhores”, referiu o avançado, de 25 anos.

in "record.pt"

Pinto da Costa deixa críticas a Duarte Gomes

apitou jogo em barcelos

A arbitragem de Duarte Gomes na jornada inaugural da 1.ª Liga, no Gil Vicente-FC Porto, mereceu a atenção de Pinto da Costa na “Página do Presidente” da “Dragões”.

O líder azul e branco subscreveu as palavras de Vítor Pereira que, no final do encontro, disse terem ficado duas grandes penalidades por assinalar a favor da sua equipa.

in "record.pt"

«É difícil negociar com o FC Porto» - Sereno


Emprestado pelo FC Porto ao Valladolid até final da época, Sereno define como meta fixar-se num clube na próxima temporada, colocando de parte nova cedência.

«Espero que depois desta passagem pelo Valladolid posso assinar por um clube e fixar-me. Não gosto de mudar de ano para ano. Fui emprestado por duas vezes e agora quero experimentar o estrangeiro», disse o defesa-central, esta quarta-feira, em conferência de Imprensa, alertando que «o FC Porto é um clube com o qual é difícil negociar».

«Vamos ver o que sucede», referiu.

Sereno está vinculado aos azuis-e-brancos até junho de 2014.

in "abola.pt"

«Espero repetir muitos golos assim» – James

O extremo James Rodríguez, do FC Porto, apontou excelente na vitória da Colômbia frente ao Chile, por 3-1, tendo o jovem internacional revelado que tem trabalhado muito os livres durante os treinos.

«Penso que foi um lindo golo, mas temos é de destacar o trabalho da equipa, que ganhou e isso é o mais importante», afirmou James, em declarações à Imprensa local.

O extremo do FC Porto revelou que tem trabalhado muito os lances de bola parada: «Tenho praticado os livres nos treinos e espero repetir muitos golos assim. Em todos os jogos temos de correr muito e revelar um grande espírito de sacrifício». 

in "abola.pt"

Pinto da Costa já saiu do hospital

Depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica, na semana passada, Pinto da Costa,presidente do FC Porto, já está em casa 

O dirigente dos dragões teve alta hospitalar, esta quarta-feira, e já está em casa. Pinto da Costa, recorde-se, foi submetido a uma cirurgia, na passada terça-feira, para a colocação de um bypass, no Hospital de São João, no Porto.
 

in "ojogo.pt"