quarta-feira, 11 de março de 2015

Pela oitava vez entre os oito melhores da Europa

Julen Lopetegui igualou feitos de Artur Jorge, Robson, Oliveira, Fernando Santos, Mourinho e Jesualdo.

O FC Porto garantiu a oitava presença entre as oito melhores equipas da Europa, a quinta vez (sexta se contarmos com a época em que da fase de grupos se passava diretamente para as meias-finais) desde que foi criada a Liga dos Campeões. 

A formação portista está ainda assim longe do Benfica, que já conseguiu marcar presença entre as oito melhores equipas da Europa em 17 ocasiões: três delas desde que foi criada a Liga dos Campeões. 

Julen Lopetegui, de resto, tinha sublinhado o entusiasmoque, em sua opinião, o futebol português deveria sentir pela possibilidade de ter uma equipa entre as oito melhores da Europa. 

O passado recente dava-lhe razão: se até final da década de 90 esse era um feito relativamente banal, que acontecia à média de um ano a cada dois, a verdade é que a viragem para o século XXI transformou a passagem aos quartos num feito digno de ser celebrado. 

Apenas quatro vezes isso aconteceu, com o FC Porto de Mourinho a ser a única equipa a superar essa barreira, em 2003/04. O Benfica chegou duas vezes ao patamar (em 2005/06, com Koeman e em 2011/12, com Jorge Jesus) e o FC Porto apenas mais uma (em 2008/09, com Jesualdo Ferreira). 

Ao todo, as equipas portuguesas chegaram aos quartos de final em 25 ocasiões, assim distribuídas: 17 para o Benfica (em 34 presenças), oito para o FC Porto, (em 29) e apenas uma para o Sporting, em (18), na longínqua temporada de 1982/83. 

Ao eliminar o Basileia, de resto, Lopetegui juntou-se a um grupo restrito de treinadores portistas: só Artur Jorge (duas vezes), Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos, José Mourinho e Jesualdo Ferreira conseguiram pôr os dragões entre os oito melhores da Europa na principal prova de clubes. 

Portugueses entre os oito melhores na Taça/Liga dos Campeões 

Benfica (34 presenças) 
2011/12 (eliminado) 
2005/06 (eliminado) 
1994/95 (eliminado) 
1991/92 (eliminado) * 
1989/90 (apurado) 
1987/88 (apurado) 
1983/84 (eliminado) 
1977/78 (eliminado) 
1975/76 (eliminado) 
1971/72 (apurado) 
1968/69 (eliminado) 
1967/68 (apurado) 
1965/66 (eliminado) 
1964/65 (apurado) 
1962/63 (apurado) 
1961/62 (apurado) 
1960/61 (apurado) 

*Fase de grupos até à final 

FC Porto (29 presenças) 
2014/15 
2008/09 (eliminado) 
2003/04 (apurado) 
1999/00 (eliminado) 
1996/97 (eliminado) 
1993/94 (apurado) * 
1990/91 (eliminado) 
1986/87 (apurado) 

* Fase de grupos até às meias 

Sporting (18 presenças) 
1982/83 (eliminado) 

O passado abria vista para os quartos 

Um empate fora da casa, na primeira mão de uma eliminatória europeia, provou também ser um bom resultado. Mais do que isso: correspondeu aos dados estatísticos da UEFA que dizem que, especialmente quando é conseguido com golos, vale o apuramento em quase 80 por cento dos casos. 

A eliminação do Basileia, aliás, certificou a própria história europeia dos dragões, a qual confirma com absoluto rigor esses tais 80 por cento de sucesso: nas onze eliminatórias em que começou por empatar em casa do adversário o FC Porto passou nove vezes, e só ficou pelo caminho em duas – curiosamente diante de colossos europeus. 

A primeira vez que tal aconteceu foi nos quartos-de-final da época 1990/91 quando, depois de um empate (1-1) em Munique, o FC Porto se deixou surpreender em casa pelos alemães do Bayern (0-2). A segunda vez deu-se na última passagem dos dragões pelos quartos de final da Champions, quando um empate em Old Trafford, diante do Manchester United (2-2) foi, depois, desmontado à bomba por Cristiano Ronaldo no Dragão (0-1). 

De resto, todas as outras eliminatórias europeias com idêntico ponto de partida (empate fora na primeira mão) se saldaram em sucesso, incluindo esta última temporada. Dados que podem ser confirmados nesta lista: 

FC Porto na Europa: empates fora na 1ª mão 

2014/14: Basileia, 1-1 e 4-0 (apurado) 
2008/09: Man. United, 2-2 e 0-1 (LC, eliminado) 
2008/09: At. Madrid, 2-2 e 0-0 (LC, apurado) 
2000/01: Wisla Cracóvia, 0-0, 3-0 (UEFA, apurado) 
2000/01: Partizan, 1-1 e 1-0 (UEFA, apurado) 
1992/93: Sion, 2-2 e 4-0 (LC, qualificação, apurado) 
1990/91: Bayern, 1-1 e 0-2 (LC, eliminado) 
1990/91: D. Bucareste, 0-0 e 4-0 (LC, apurado) 
1977/78: Colónia, 2-2 e 1-0 (Taça das Taças, apurado) 
1968/69: Cardiff, 2-2 e 2-1 (Taça das Taças, apurado) 
1965/66: Stade Français, 0-0 e 1-0 (Taça das Feiras, apurado)

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto: notável

Equipa de Lopetegui já fez mais golos na Champions do que na época em que foi campeão europeu

Ponto prévio: o calendário tem sido afável. O Shakhtar Donetsk foi até agora o adversário mais complexo que o FC Porto encontrou pelo caminho. 
  
Na época em que foi campeão europeu, sob a orientação de José Mourinho, já tinha encontrado por esta altura o Real Madrid e o Manchester United, por exemplo. 
  
Tudo isso é verdade, e sobre isso estamos conversados. 
  
Feita esta observação, é obrigatório fazer também uma vénia a este FC Porto: tem sido mais do que apenas extremamente competente. 
  
Por isso, e ao fim de oito jogos, já fez mais golos do que em toda a campanha que o conduziu ao título europeu: com Mourinho, e ao fim de treze jogos, marcou vinte golos, esta época já leva vinte e um. 
  
Tem sido, no fundo, uma equipa sem falhas e sem hesitações. Desde a pré-eliminatória da Champions, que a face mais favorável deste FC Porto se vê na Europa: num futebol autoritário e dinâmico, dedicado e vigoroso. Num futebol sem lamentações. 
  
O que nem sempre acontece na Liga, aliás. 
  
Na Champions, porém, este FC Porto tem-se mostrado em todo o seu esplendor. Por isso, e nesta altura, só o Chelsea, de Mourinho, curiosamente, permanece também sem derrotas. 

O que é revelador. E notável, já agora.

in "maisfutebol.iol.pt"

Poder dos livres do Porto demasiado para o Basileia

Livres directos espectaculares de Yacine Brahimi e Casemiro ajudaram o Porto a passar o Basileia. "Eles trabalham muito esses lances", explicou Vincent Aboubakar.

Yacine Brahimi já tinha provado na presente edição da UEFA Champions League a sua capacidade para converter fantásticos livres directos, e voltou a fazê-lo de forma espectacular, abrindo caminho à passagem do FC Porto aos quartos-de-final, à custa do FC Basel 1893.

Estavam decorridos 14 minutos de jogo quando o No 8 dos "dragões", após uma falta cometida sobre si à entrada da grande área do Basileia, em zona central, fez a bola sobrevoar a barreira adversária e anichar-se no fundo das redes, deixando o guarda-redes Tomáš Vaclík sem reacção. Nesta que é a sua primeira temporada no Porto, o internacional argelino já tinha batido com êxito livres directos frente a LOSC Lille, no "play-off", e FC BATE Borisov, na fase de grupos.
Questionado sobre qual deles foi o melhor, Brahimi respondeu: "Todos foram importantes, mas este foi nos oitavos-de-final. Quanto mais perto se está do final da competição, mais importantes os golos são. A verdade é que todos os golos contam o mesmo e o importante é que nos apurámos, o que me deixa extremamente feliz".
Casemiro também marcou de livre, de forma não menos espectacular, e o Porto de Julen Lopetegui atingiu os quartos-de-final pela primeira vez desde 2009. O médio brasileiro, emprestado pelo Real Madrid CF, respondeu à altura a Brahimi, com um disparo certeiro a 30 metros do alvo. Vincent Aboubakar, autor do quarto e último golo, garante que não há segredos sobre esta capacidade dos seus colegas.
"O Yacine tem atravessado um período complicado nos últimos tempos e o facto de ter marcado esta noite é muito positivo", destacou o avançado internacional camaronês. "Está no caminho certo. Tanto ele como o Casemiro trabalham muito este tipo de lances nos treinos e o facto de terem conseguido reproduzir esse trabalho em situação de jogo deixa-me feliz por eles".
O veloz e poderoso Aboubakar, contratado neste Verão ao FC Lorient e habitual suplente de Jackson Martínez, actuou de início no lugar do colombiano, lesionado, e soma agora uns impressionantes três golos na UEFA Champions League em apenas 271 minutos em campo.
©AFP/Getty Images
Vincent Aboubakar festeja após apontar o quarto golo do Porto
O seu grande amigo Brahimi referiu: "Claro que sentimos a falta de Jackson Martínez, um jogador muito importante para a nossa equipa, mas Aboubakar fez o que lhe competia, marcou e mostrou toda a sua qualidade".

O Porto é agora um dos dois únicos clubes ainda invictos nesta edição prova, a par do Chelsea FC, mas Brahimi e Aboubakar não se deixam levar pelo entusiasmo com pensamentos de que o clube pode repetir o êxito de 2004 e erguer o troféu.
Brahimi afirmou: "Vamos dar o nosso melhor para chegar o mais longe possível, para que não fiquemos com nada a lamentar. A dificuldade irá crescer a cada jogo que disputemos na competição".
Aboubakar fez eco das palavras do argelino, mas mostra-se ansioso pelo sorteio de 20 de Março, acrescentando: "Vamos ver o que o futuro nos reserva. Não nos vamos deixar entusiasmar em demasia. Vamos manter-nos humildes e isso é fundamental para seguirmos neste caminho".

in "uefa.com"

Domingos Gomes "Danilo regressa em breve e em pleno

O médico que dirigiu o departamento clínico do FC Porto durante mais de duas décadas, elogia a forma como o lateral brasileiro foi assistido e prevê um rápido regresso aos relvados.


Domingos Gomes, asssitiu pela TV ao choque de Danilo com Fabiano, que provocou a perda temporária do conhecimento do jogador brasileiro. "O mecanismo que deu origem ao traumatismo foi violento. O jogador terá tido uma deslocação lateral ou posterior da coluna cervical e uma pancada na parte cerebral", explica o médico em entrevista a Bola Branca

Além do desmaio, Domingos Gomes detalha que um dado que o incomodou clinicamente. "As micro contrações que teve nas pernas e nos braços. Deve-se ao traumatismo e deficiência momentânea de irrigação cerebral", justifica.

Domingos Gomes foi médico da UEFA e durante 23 anos dirigiu o departamento clínico do FC Porto. O médico elogia a forma com o Danilo foi assistido. "Felizmente a parte da assistência foi exemplar. Não acredito que em qualquer parte do mundo tivesse acontecido uma assistência assim, com esta rapidez, eficiência e com tudo o quera preciso fazer naquele momento. Está de parabéns a estrutura clínica do FC Porto e em particular o Dr Nelson Puga", afirma.

Danilo já teve alta clínica, depois de uma noite sob observação e dos resultados dos exames terem revelado que a coluna cervical não foi afectada e o TAC à cabeça não ter revelado nada de anormal. "Dentro de pouco tempo regressará aos relvados com a mesma forma que estava até agora", garante.


in "rr.pt"

Marcano falha próximo jogo na Champions


O defesa-central espanhol Marcano é baixa confirmada na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Marcano esteve numa confusão durante o jogo de terça-feira, frente ao Basileia, e o árbitro mostrou-lhe o cartão amarelo.

O treinador Julen Lopetegui deverá apostar no holandês Martins Indi, que entrou no último jogo para o lugar do lesionado Danilo, na próxima eliminatória da Champions.


in "abola.pt"

Dragões pretendem comprar passe de Tello


O FC Porto está muito satisfeito com as exibições do extremo espanhol Tello e estará pronto para acionar a opção de compra do seu passe junto do Barcelona, que está avaliada em cerca de oito milhões de euros, segundo notícia A BOLA.

Tello atravessa o melhor momento desde que chegou esta época ao FC Porto e tem vindo a assinar excelentes golos, como aconteceu frente ao Sporting e SC Braga.


in "abola.pt"

Factos e números do FC Porto-Basileia

OS DADOS MAIS RELEVANTES DO JOGO

 golos. Brahimi marcou o seu sexto golo nesta edição da Champions e com este igualou a performance de Jackson Martínez, que ontem viu o jogo na bancada.

Jogo apoiado. Entre os jogadores titulares do FC Porto, Marcano foi aquele que mais sucesso teve nos passes, pois em 35 tentativas conseguiu 33 entregas (taxa de sucesso de 94%). Tenha-se ainda em conta que 8 dos titulares azuis e brancos tiveram uma percentagem de sucesso nos passes superior a 84%...

Faturação. Contando com o playoff, o FC Porto chegou aos quartos-de-final da Champions com 24 golos marcados e apenas 5 sofridos, num total de 10 jogos, o que dá uma média de 2,4 golos marcados por partida e só 0,5 sofridos.

Sempre a marcar. O FC Porto marcou em todos os jogos neste seu percurso europeu e o Basileia não foi o principal bombo da festa pois o BATE Borisov perdeu por 6-0 no Dragão.

in "record.pt"

Fernando Santos voltou ao Dragão

SELECIONADOR NACIONAL ESTEVE NA BANCADA

Fernando Santos esteve na tribuna do Dragão na companhia do seu adjunto Ilídio Vale. O selecionador não deverá estar no banco no próximo jogo para o Euro’2016, na Luz, com a Sérvia, dia 29.

Isto porque a decisão do TAS ao seu recurso é conhecida no dia 20. Recorde-se que Santos foi punido com 8 jogos de suspensão, mas mesmo que o TAS vá ao extremo de limpar o castigo, o treinador nunca evitará a sanção mínima de um jogo ditada pela expulsão no Grécia-Costa Rica do Mundial.

in "record.pt"

Jackson entre os espectadores mais atentos

PAULO PORTAS COM PINTO DA COSTA NA BANCADA

A lesão contraída no jogo com o Sp. Braga travou Jackson Martínez, mas não o impediu de apoiar a equipa. O avançado colombiano marcou presença no Estádio do Dragão, tal como outras personalidades do futebol e da política. Luís Duque, presidente da Liga, foi ao recinto azul e branco e até esteve à conversa com o CEO portista Antero Henrique, no fim do encontro. Já na tribuna presidencial, o presidente Pinto da Costa teve a seu lado Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, e ainda Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto.

Mágico

Deco também foi ao Dragão e lembrou que costuma dar sorte à equipa. "Sempre que cá venho temos ganho", atirou, em declarações ao Porto Canal. O antigo médio do FCPorto acredita que "se o FCPorto continuar a jogar desta maneira pode chegar longe" e compreende ainda que alguns adeptos pensem nos êxitos europeus de 1987 e 2004: "Não há como não sonhar..."

in "record.pt"

Chama do dragão convence

Exibição do FC Porto frente ao Basileia elogiada pela imprensa internacional.


As: "Lopetegui colocou entre as oito melhores da Europa uma equipa fresca, dinâmica, vistosa e emocionante. Guiado por um Casemiro imperial, o FC Porto colou-se à elite continental".
UEFA.com: "Um soberbo livre direto de Yacine Brahimi, aos 14 minutos, abriu caminho à convincente vitória dos dragões, que não abalaram nem quando Danilo saiu lesionado pouco depois do 1-0".

La Gazzetta dello Sport: "A equipa de Lopetegui, invicta nesta edição, venceu com pleno mérito e quatro pérolas, todas de longa distância. Desde o primeiro minuto se percebeu quem era o mais forte"

Globoesporte.com: "A queda de Danilo, aparentemente inanimado, depois de um choque com Fabiano, foi a única preocupação do FC Porto. Sem ser ameaçada, a equipa lusa goleou com golos bonitos e direito a "olés"".

Blick: "O sonho do Basileia em avançar para os quartos de final dissolveu-se nos ares do Porto. A equipa entrou em choque com os golos e os dragões trituraram os suíços".


in "ojogo.pt"

Danilo: Sport diz que o Barça adormeceu

Jornal espanhol escreve que o Barcelona perdeu Danilo para o Real Madrid e explica os motivos.


Danilo continua a estar na ordem do dia em Espanha. O jornal "Sport" escreve esta quarta-feira que o Barcelona "adormeceu" e perdeu o lateral para o Real Madrid. A publicação espanhola vai mais longe e aborda mesmo os detalhes do acordo entre o jogador e o campeão europeu em título: cinco épocas de contrato, 22 milhões para o FC Porto e mais cinco em função dos objetivos desportivos. Isto referindo fontes próximas do internacional brasileiro.

O "Sport" faz um resumo das movimentações do Barcelona para contratar Danilo, sublinhando aquele que diz ter sido o erro do clube catalão. Ariedo Braida, novo diretor de futebol internacional, que assumiu o processo, deixou de lado os agentes do jogador e, sempre segundo o referido jornal, falou diretamente com o FC Porto. O Real Madrid aproveitou e movimentou-se de forma certeira, recorrendo a Jorge Mendes para convencer Pinto da Costa a baixar o preço pedido: 40 milhões de euros.


in "ojogo.pt"

Um recorde de milhões

FC Porto não arrecadava tanto dinheiro na Champions desde que venceu a prova.


Na primeira vez em que marcou quatro golos numa eliminatória da Liga dos Campeões - desde que é assim designada -, o FC Porto garantiu a quinta presença nos quartos de final da competição e um cheque da UEFA de 3,9 milhões de euros para juntar aos 19,7 que já tinha encaixado. Feitas as contas, os prémios de participação já vão em 23,6 milhões de euros, sem estar aqui contabilizado o valor a receber pelos direitos televisivos e de bilheteira.

Este encaixe corresponde a um recorde desde a temporada em que venceu o troféu. Nessa altura arrecadou 30 milhões de euros.

O FC Porto vai agora esperar que se realizem os restantes seis jogos dos oitavos de final para depois, a 20 de março, conhecer o próximo adversário. Já agora, acrescente-se que os clubes que atingirem as meias-finais recebem mais 4,9 milhões de euros por parte da UEFA.


in "ojogo.pt"

QUARESMA "Estamos bem e a crescer"

Quaresma, jogador do FC Porto, mostrou-se muito satisfeito pela qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões


Lance de Danilo: "Infelizmente, o Danilo saiu lesionado. Foi o azar da noite. Mas está tudo bem e a vitória é para ele"

Momento da equipa: "Estamos muito bem e a crescer, de jogo para jogo. É para isso que trabalhamos e vamos continuar a trabalhar"

Aviso aos adversários: "Não temos de pensar nos adversários. Estamos a trabalhar muito bem"

Eficácia: "O Jackson é um jogador muito importante, todos sabem, mas há mais jogadores. O Aboubakar respondeu muito bem"

Liga dos Campeões: "É lutar jogo a jogo. Temos os pés na terra. Vamos esperar pelo que vem"


TELLO

"Espero ficar muito tempo"


Tello, jogador emprestado pelo Barcelona ao FC Porto, não pensa em regressar ao clube catalão

Chegou ao Dragão no início da época pela mão de Lopetegui e já não pensa em sair. Aos 23 anos, o avançado espanhol vê com bons olhos a continuidade no FC Porto, mesmo depois do tempo estabelecido no empréstimo.

"Negociações? Estou à margem. Desde o primeiro momento que digo que me sinto como mais um neste clube, muito cómodo. Espero ficar bastante tempo", começou por dizer.

"Não depende de mim, mas se o acordo for para a frente será bem-vindo", acrescentou.

Fabiano comenta lance com Danilo


Guarda-redes do FC Porto lamentou a lesão do companheiro de equipa, esta terça-feira, após um choque entre ambos na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões

Exibição: "A nossa equipa tem feito um trabalho muito bom, mas tem de continuar. O segredo? Trabalho. Não sou só eu, mas todas a equipa. Ninguém joga sozinho. O mérito é de todo o grupo"

Estratégia: "Acho que temos de manter este nível, em casa e fora. A equipa absorveu todas as informações que o treinador passou. Todos entramos em campo com determinação e com concentração. A qualidade do FC Porto ficou demonstrada. Temos de continuar"

Lance com Danilo: "Aqui, no FC Porto, os guarda-redes têm de jogar adiantados. Ficámos tristes pelo nosso companheiro e pela forma que ele saiu. É complicado. Mas penso que o mais importante foi evitar o pior. Se temos de evitar golos, temos de ter coragem"

Sonho na Liga dos Campeões: "Acabámos de jogar. Temos já no próximo fim de semana um jogo muito importante para o campeonato"

A mensagem de Danilo


Danilo utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem depois do grande susto frente ao Basileia.

Danilo deixou esta quarta-feira o hospital, depois do choque com Fabiano no encontro com o Basileia. O lateral brasileiro recorreu às redes sociais para agradecer o apoio, ao mesmo tempo que promete um regresso para breve.

"Obrigado a todos pelas mensagens de apoio e força, principalmente à família FC Porto! Graças a Deus foi só um grande susto e em breve estarei a trabalhar firme de novo pelo nosso clube! Espero que fique essa imagem como recordação de ontem! Pois foi uma noite muito linda no estádio do Dragão! Parabéns à equipa e aos nossos adeptos! Esse é o caminho! Siga!", escreveu Danilo no Facebook.

in "ojogo.pt"

DANILO JÁ TEVE ALTA

​Defesa deve retomar os treinos em breve​
Danilo, que na terça-feira teve de sair do Estádio do Dragão numa ambulância, após um choque com Fabiano, aos 18 minutos do FC Porto-Basileia, já teve alta do Hospital de S. João, no Porto. Depois de ter sido observado e sujeito a exames complementares, não foi detectada qualquer lesão no defesa brasileiro.

Após um curto período de repouso, em casa, Danilo estará apto para retomar os treinos com o plantel em breve.


in "fcp.pt"

“RAPAZES” DE LOPETEGUI SEGUEM INVICTOS NA EUROPA

Cinco dos 14 jogadores utilizados na segunda mão dos “oitavos” e​​strearam-se esta época na Champions
Na conferência de imprensa após o jogo, Julen Lopetegui fez questão de recordar que “os rapazes” que esta terça-feira golearam o Basileia e que colocaram, pela quinta vez na história, o FC Porto entre os oito melhores da UEFA Champions League “nunca haviam jogado” na mais importante competição europeia de clubes. Ainda assim, a juventude da equipa não impede que, ao fim de dez jogos, se mantenha com uma das duas invictas e como a que mais golos já marcou pelos Dragões desde que a prova adoptou o formato actual.

Na verdade, cinco dos 14 jogadores utilizados na segunda mão dos oitavos-de-final não tinham somado qualquer minuto na Champions à entrada para esta temporada: Fabiano, Rúben Neves, Evandro, Brahimi e Aboubakar. Este número subiria para seis se Bruno Martins Indi não tivesse disputado dois jogos de qualificação ao serviço do Feyenoord, antes de se transferir para o FC Porto.

Quando falou da inexperiência da equipa na prova, o técnico espanhol incluiu-se a si próprio. Lopetegui não podia pedir uma estreia mais auspiciosa, pois torna-se um dos cinco treinadores da história do clube a guiar o FC Porto aos quartos-de-final e o único a chegar invicto a atingir esta fase, à qual os portistas não chegavam desde 2008/09. Um feito a somar a tantos outros que os Dragões foram acumulando nesta edição da prova: depois de terem superado o melhor registo ofensivo na fase de grupos (16 golos), conquistado a mais gorda vitória de sempre na prova​, frente ao BATE Borisov, e terem marcado pela primeira vez quatro golos numa eliminatória da Champions, os azuis e brancos bateram o recorde de golos marcados (21), que remontava a 2003/04 (20), época em que conquistaram o título europeu.

Por falar nessa época, que terminou de forma triunfal em Gelsenkirchen, foi aí que o FC Porto registou o seu maior encaixe monetário de sempre na Europa. Foram cerca de 30 milhões de euros, mais 6,4 do que os embolsados até agora nesta edição. Com a qualificação para os “quartos” – fase à qual os clubes portugueses, no total, chegaram sete vezes desde que a prova se disputa nos moldes actuais -, os Dragões garantiram um cheque da UEFA de 3,9 milhões de euros, para juntar aos 19,7 que já tinha amealhado. Feitas as contas, os prémios de participação já vão em 23,6 milhões de euros, aos quais se podem juntar 4,9 caso a equipa se qualifique para as meias-finais.​

in "fcp.pt"