quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pinto da Costa prepara recandidatura

Anúncio feito por Lourenço Pinto em entrevista a Bola Branca. Pinto da Costa cumpre hoje 74 anos de idade e prepara-se para registar 30 anos na liderança dos destinos dos dragões.



Pinto da Costa vai recandidatar-se à presidência do FC Porto, de acordo com um anúncio feito por Lourenço Pinto em entrevista a Bola Branca.
"É um facto. É uma questão que não vai ser discutida sequer. Teve uma obra marcante no FC Porto e na vida nacional e não há pessoa capaz de desempenhar iguais funções com tanta qualidade como ele. A candidatura é um dado consumado, com aceitação generalizada", revela Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto e membro do conselho superior do FC Porto.
A um ano e meio do fim do mandato, o actual presidente portista, no cargo desde 1982, completa 30 anos à frente dos destinos do clube em 2012. Esta quarta-feira, Pinto da Costa celebra 74 anos de idade.
Hoje, em dia de aniversário, o presidente dos drãgões está no Dubai, sendo um dos oradores da Globe Soccer, uma reunião anual para todos os operadores do mercado futebol. À distância, Lourenço Pinto, elogia a "longevidade" e o trabalho do líder azul e branco.
"Espero que continue com o mesmo empenho e valentia na defesa dos seus ideais e que são os ideais inerentes à defesa do FC Porto."
"O presidente irá colocar na equipa os elementos necessários"Quanto ao mercado, a prioridade dos portistas passa pela contratação de um ponta-de-lança. Lourenço Pinto acredita que Pinto da Costa fará os ajustamentos necessários na equipa, reconhecendo que a linha atacante terá de ser reforçada.
"Um homem com um carácter destes sabe que o clube precisa de títulos para manter a chama acesa. O presidente irá colocar na equipa os elementos necessários. O FC Porto carece de alguma melhoria e penso que os reforços de que se falam irão preencher lacunas e, com eles, o FC Porto atingirá o título nacional", salienta.
in "rr.pt"

Pai de Téo Gutiérrez: «O F.C. Porto é perfeito»

Em declarações ao Maisfutebol, o progenitor do avançado revela um desejo especial: «O meu filho quer ser o sucessor do Falcao no Dragão»


Teófilo Gutiérrez está à espera que o telefone toque. O avançado colombiano «já sabe tudo sobre o F.C. Porto» e «reza» para que os dragões cheguem a entendimento com o Racing e o grupo investidor. O pai do atacante, também Teófilo, não podia ser mais claro nas declarações ao Maisfutebol.

«O Porto é o clube perfeito para o meu filho. Estamos todos de acordo sobre isso. As pessoas do F.C. Porto demonstraram um interesse enorme, foram extremamente correctas e o Teo vai responder com golos e muita entrega», referiu o senhor Gutiérrez, um antigo guarda-redes, ao nosso jornal. 

James Rodríguez, Freddy Guarín e, principalmente, Radamel Falcao foram decisivos na escolha de Teo Gutiérrez. «A opção dele está feita. Quer jogar no F.C. Porto, impor-se na Europa e ficar muitos anos em Portugal. James e Guarín? É importantíssimo poder estar com eles. Aliás, sei que já falaram. E depois há Falcao, que só nos disse bem sobre o clube. O Teo quer ser o seu sucessor.»

A forte possibilidade de chegar em Janeiro aos dragões faz parte das conversas diárias da família Gutiérrez. «Não se fala noutra coisa. O Teo está entusiasmado, ansioso por uma definição e esperamos que a direcção do Racing não complique as coisas.»

É precisamente esse o derradeiro obstáculo. Demover a nova direcção do clube argentino e o treinador Alfio Basile. «Eles estão a fazer tudo para segurá-lo, mas o ciclo dele no clube acabou. Já no Verão passado ficou acordada a venda dele em Dezembro.»

Teófilo Gutiérrez é um avançado «móvel e tecnicista», de acordo com a avaliação do pai. O progenitor não esconde também a «personalidade fortemente emocional» do avançado. «Fora de campo é calmo, mas lá dentro ferve facilmente. É um atleta muito quente e agressivo.»

O F.C. Porto tem outras opções referenciadas para a frente de ataque, mas Teófilo Gutiérrez é o alvo número um dos dragões.

in "maisfutebol.iol.pt"

Álvaro Pereira; "Chelsea? Destino tem algo melhor para mim"

Álvaro Pereira na intimidade. O uruguaio do FC Porto foi o convidado do programa "Trotamundos", de um canal de televisão uruguaio, em que abriu as portas da sua casa e foi um excelente embaixador da Cidade Invicta. O programa foi gravado em meados de Setembro, mas só agora foi para o ar. Entre outras revelações curiosas, o lateral falou do negócio falhado com o Chelsea, que chegou a oferecer 26 milhões de euros pelo seu passe. Antes, Palito contou como acabou no FC Porto. "Quando o campeonato estava quase a acabar na Roménia, falava-se muito que ia para o Benfica. Era notícia nos jornais todos e recordo-me que o Cristián Rodríguez ligou-me a perguntar se era verdade que estava tudo fechado com o Benfica. Eu disse que não. E ele perguntou se eu gostava do FC Porto e disse para ficar tranquilo porque me iam contactar do FC Porto porque já lhe tinham perguntado por mim", revelou.
O resto da história é conhecido: Álvaro Pereira assinou mesmo pelos dragões e assumiu a titularidade no lado esquerdo da defesa. No final da época passada, em que o clube ganhou quase tudo, o mercado agitou-se para os seus lados por causa de uma oferta do Chelsea, que não convenceu Pinto da Costa. "Claro que um jogador fica contente quando um clube tão importante mostra interesse em nós. Mas se as coisas não aconteceram foi por alguma razão. Acredito que o destino tem algo melhor guardado para mim. Não vejo a situação como algo negativo na minha carreira", atirou, numa altura em que volta a falar-se do interesse dos blues.
Palito recorda que até ao fecho do mercado viveu alguns momentos de angústia, não pelo falhanço das negociações, mas pelo que foi dito sobre si. "A Imprensa aqui escreve coisas que são impensáveis na América do Sul como quanto ganha um jogador, as percentagens dos passes, os prémios por vitória. No meu caso, depois da Copa América não falei com a Imprensa de Portugal e inventaram uma série de coisas, que não queria jogar, que estava a forçar a saída, que havia mau ambiente no balneário, que os jogadores não davam ouvidos ao treinador. Se alguém os estava a informar, estava a informar mal", sublinhou, desvalorizando o facto de ter uma cláusula de rescisão de 30 milhões. "Cada um coloca o preço que quer. É dinheiro. Estou tranquilo e é bom saber que sou importante para o clube a esse ponto. Tenho que defender com tudo a camisola do FC Porto", concluiu.

"Clássicos com o Benfica não são uma festa"

Álvaro Pereira até tem boas recordações dos jogos com o Benfica, afinal foi contra o arqui-rival do FC Porto que festejou a conquista do último título nacional e que carimbou o acesso à final da Taça de Portugal. Porém, o defesa diz que esses são jogos muito complicados a nível emocional em comparação com os clássicos com o Sporting. "Contra o Benfica é diferente. É cabeça contra cabeça. É terrível, não é uma festa. Respira-se o clássico toda a semana e sente-se isso no relvado", contou. Sobre o FC Porto, só elogios. "Tem jogadores com muita técnica que privilegiam o futebol ofensivo e dinâmico. A maioria joga nas suas selecções. Além disso, a filosofia é ganhar sempre, conquistar títulos. Quando estamos a ganhar por 1-0 os adeptos querem mais, querem o 2-0 ou o 3-0, precisamente porque estão habituados a ganhar", explicou

in "ojogo.pt"

Prémio carreira

O 74º aniversário de Pinto da Costa mereceu um presente muito especial, oferecido sob a forma do reconhecimento internacional pelos quase 30 anos como presidente do FC Porto. No Dubai, onde discursou na sexta edição da Conferência Internacional de Desportos, na qualidade de especialista na conjugação de êxito desportivo com negocial, o presidente do FC Porto recebeu o "Globe Soccer Award", categoria Prémio Carreira. Pinto da Costa agradeceu em nome pessoal e do clube e no final, à SIC, mostrou-se orgulhoso pela prenda de aniversário. "Tem um significado especial", vincou.
Há um ano, na primeira edição da gala "Globe Soccer Award", havia sido Adriano Galliani, do Milan, a merecer tal distinção. Desta vez, o italiano fez parte do júri desta edição, ao lado de nomes como Augusto César Lendoiro, Albertini, Luís Figo ou Fabio Capello, que acabou por entregar a distinção. No decurso da gala, o secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, aconselhou os clubes a olharem para o FC Porto, a propósito da sua capacidade de descobrir talentos e desenvolvê-los até patamares de classe internacional.
Pinto da Costa respondeu e enunciou os nomes de Hulk, James Rodríguez e Iturbe como exemplos e sucessores da "quantidade de ex-portistas a representarem agora as mais competitivas equipas da Europa", vincou.
O discurso enfocou ainda o facto de os dragões serem "o clube com mais títulos conquistados no século XXI, tendo ganho neste período quatro troféus internacionais" e lembrou que nem só de jogadores os portistas se orgulham. "Treinadores como José Mourinho, André Villas-Boas e até Jesualdo Ferreira e Fernando Santos, que nunca tinham sido campeões antes de chegarem ao FC Porto, apresentam agora carreiras que muito nos honram", disse, a propósito de um tema denominado "Visto de cima", sobre o qual também falaram o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, Gianni Infantino, e o presidente da Associação Italiana de Agentes de Futebol, Giovanni Brannchini. "Os grandes da Europa olham para o FC Porto e reconhecem-lhe qualidade", disse também, o líder dos dragões perante a concordância de toda a plateia.

À conversa com Capello e Rosell

Pinto da Costa é uma referência mundial e por isso foi muito solicitado nos corredores do Armani Hotel, palco da cerimónia, ao lado da Burj Khalifa, a torre mais alta do mundo. Fabio Capello, seleccionador inglês, e Sandro Rosell, presidente do Barcelona, foram dois conhecidos com quem o presidente dos dragões se deteve a falar. Como pano de fundo, a exposição do troféu da Liga Europa ao lado do da Liga dos Campeões ganha pelo Barcelona e do de Campeão do Mundo conquistado pela Espanha.

Barça supera dragões como melhor clube do ano

O prémio entregue a Pinto da Costa não foi o único a viajar para Portugal - Jorge Mendes voltou a ser distinguido como melhor empresário do mundo e Cristiano Ronaldo foi eleita a figura mais mediática do mundo - mas o pleno não foi conseguido por culpa do Barcelona.
O FC Porto estava nomeado ao lado dos catalães e do Borússia de Dortmund para a categoria de "Melhor clube do ano em operações no mercado de transferências e resultados desportivos", mas não conseguiu vencer. Mas aqui sem surpresa, uma vez que apesar de ter realizado uma época extraordinária (quatro títulos), não conseguiu superar o Barcelona, vencedor do campeonato espanhol, Liga dos Campeões, Supertaça de Espanha, Supertaça Europeia e Campeonato do Mundo de clubes. No que às operações de mercado diz respeito, os portistas venderam Falcao e não adquiriram ninguém que esteja a fazer furor. Pelo contrário, os catalães contrataram Alexis Sanchéz e Fàbregas. Para Pinto da Costa, a nomeação já é uma vitória. "Disputar um prémio com o Barcelona, campeão da Europa e do Mundo, é motivo de grande orgulho para o FC Porto e para mim", disse à SIC.

in "ojogo.pt"

Basile pressiona mas Teo bate o pé

O Racing bem tenta pressionar, mas Teo Gutiérrez mostra-se irredutível na vontade de sair. Segundo informou ontem o jornal "Olé", Alfio Basile, o histórico treinador argentino que assumiu o comando da equipa no início da semana, substituindo Simeone, chamou a si a tarefa de tentar convencer o avançado colombiano a voltar atrás, considerando-o peça fundamental da estratégia. "Comigo, Teo marca 15 golos. É um jogador bárbaro que define os lances: sabe jogar, recuar, criar espaços e preocupa os rivais. Tem tudo o que me agrada", declarou o treinador, que, ainda segundo o "Olé", tem ligado insistentemente para casa dos pais do avançado, procurando, sem êxito, pedir-lhe para ficar, pelo menos, mais seis meses no clube.
A missão, apesar de ainda haver mais dois anos de contrato, parece impossível e o FC Porto é apontado como destino prometido há seis meses. O empresário explica. "Decidimos que Teo não se apresentará no dia 4 de Janeiro e ele não quer falar para evitar dizer coisas duras. É um orgulho que Basile lhe telefone, mas há a parte económica, Desde há meio ano que existe ao oferta do FC Porto. O Teo queria sair em Junho, mas dissemos-lhe para ficar em reconhecimento ao facto de o Racing ter sido uma montra para ele. Teve o gesto nobre de renunciar a um milhão e meio de euros livres de impostos. Chegou-se na altura a um acordo segundo o qual o jogador sairia seis meses depois e é esse acordo que tem de ser cumprido", explicou o empresário, Efrain Pachón, que, a O JOGO, foi mais comedido nos detalhes. "Neste momento o fundo que detém boa parte do passe de Teófilo Gutiérrez continua a negociar com o Racing o montante a pedir pelo jogador. Enquanto eles não chegarem a um acordo, nem o FC Porto, nem qualquer outro clube interessado poderá dar qualquer passo", sublinhou, negando até ter dito que o colombiano seria, garantidamente, jogador dos dragões. "não o podia dizer, tendo em conta que ainda não há acordo", acrescentou, apontando a próxima semana como "decisiva".
Também a O JOGO, Rodolfo Molina, vice-presidente do emblema argentino, não desmentiu contactos, mas repisou a ideia de não haver "proposta formal" e de que o jogador terá de apresentar-se em Janeiro. Na Argentina, fontes próximas do jogador, citadas nos jornais, garantem ter havido a 22 de Dezembro uma reunião entre o jogador, o grupo de empresários que detém 80 por cento do passe e o Racing, que se negou a entregar os documentos assinados há seis meses, nos quais, alegadamente, consta a promessa de libertá-lo para o Dragão em Janeiro.

Guilhermo Cantú
"Não há proposta concreta"

Guilhermo Cantú, presidente do Jaguares, admitiu que o FC Porto se mostrou interessado em Jackson Martínez, mas que as coisas não passaram disso. "Manifestaram interesse no jogador, mas nada mais. Não recebemos qualquer proposta concreta, apenas quiseram saber das condições", declarou Cantú. Avaliado em cerca de oito milhões de euros, o FC Porto poderia comprar metade do passe, ficando a restante com o empresário Marcelo Simonian".

Colón oferece 50% de futura venda de Prediger

O Colón pretende oferecer ao FC Porto 50% do valor de uma futura transferência de Prediger para que os dragões o aceitem libertar e, assim, o médio assinar por três anos com o clube de Santa Fé. O empresário do jogador, Alejandro Ghirardi, confirmou na Argentina que "o processo está a avançar" e explicou que o facto de o FC Porto se livrar dos encargos que tem com o médio até 2013 é um argumento a usar. Haverá fumo branco até ao final do ano, data em que expira o empréstimo ao Colón. "É o lugar onde me sinto mais cómodo. Estou a crescer e a voltar a ser o que fui", explicou Prediger.

in "ojogo.pt"

Cada minuto de atraso a chegar aos treinos custa cem euros

Cem euros por cada minuto de atraso. E metade se o jogador avisar com antecedência que vai chegar mais tarde do que as 9h30, hora limite para picar o ponto no Olival. No início de cada época, os jogadores do FC Porto recebem um manual com todos os direitos e deveres que devem cumprir e uma das obrigações que está sublinhada é a pontualidade. Os atrasos não são perdoados e custam muito aos bolsos dos atletas. Palito contou uma história que envolveu outro uruguaio do plantel para explicar. "O Cebola estava atrasado para o treino e foi mandado parar pela polícia por estar a falar ao telemóvel. Ele pediu para o multarem, mas para o deixarem ir rapidamente porque a multa no clube era muito pior. Às 9h30 temos de picar o ponto, com o dedo numa máquina. Se chegas às 9h31 e não avisaste tens de pagar 100 euros de multa. É assim por cada minuto. E se avisaste pagas 50 euros", contou. O dinheiro é, depois, gasto em almoços de conjuntos, por exemplo.


in "ojogo.pt"

James: a estrela de Ibagué

Ibagué paralisou com a chegada de James Rodríguez. O jogador do FC Porto passou pela cidade onde nasceu para o futebol como uma celebridade, com meios de segurança próprios de artistas de cinema, ou de uma estrela de rock, mas sem perder a humildade que sempre o caracterizou. "É divino, amo-o, morro por ele", gritou Daniela Cruz, presidente do clube de fãs de James Rodríguez em Ibagué, histérica com a presença do jogador colombiano.
No Estádio Manuel Murillo Toro a tribuna ocidental encheu só para ver James receber um prémio das mãos do presidente da câmara local, Luis H. Rodríguez. Na cerimónia, foram distinguidos jogadores tolimenses que triunfaram no estrangeiro, mas todo o espectáculo montado acabou ofuscado com a presença de James, o verdadeiro centro das atenções.
Os dias em Ibagué não são fáceis para o extremo do FC Porto. Todos querem tirar uma fotografia com ele, todos dizem conhecê-lo, outros admiram-no, poucos se mostram indiferentes, mas não há dúvidas de que James é uma verdadeira atracção, não só pelas massas que move, mas também porque aparece sempre com a sua esposa, Daniela, ao lado, e com a mãe (Pilar Rúbio), para além de duas dezenas de amigos que o acompanham em permanência. "James é um homem que não perdeu a humildade, ainda que eu continue a vê-lo como uma criança. Adora partilhar com os seus amigos, jogar com eles, não perdeu a humildade e isso vai levá-lo muito longe", disse Pilar Rúbio.
O jogador do FC Porto já se tinha destacado pelo seu sentido de solidariedade em várias ocasiões, tendo oferecido alimentação e brinquedos a crianças deficientes, tal como aconteceu no passado dia 23 de Dezembro, no hospital Federico Ileras, onde chegou como um verdadeiro Pai Natal, distribuindo prendas. Mas a sua sensibilidade também se percebe no dia-a-dia, na forma como se relaciona com os amigos, continua a mesma criança, sabe ser brincalhão, rir e até fica aborrecido quando marcam um golo à sua equipa nos jogos com os seus amigos. Sorri também, pensa e, no final, cheio de timidez, diz o que pensa.
Com 20 anos, James Rodríguez não saberá até onde o seu talento o poderá levar, talvez a sua maturidade seja tão grande que até se esqueça que tem uns pés de ouro, ou a criança que ainda vive nele faça com que se apague o grande jogador que já é e que começa a despertar a Europa. Fica com um sorriso no rosto, sinal do futuro brilhante que o espera, ou pode ser que seja apenas o sorriso pelo presente tão harmonioso que vive actualmente.

Fundação pretende ajudar a educar 180 crianças

James aproveitou a semana de descanso na Colômbia para lançar a sua fundação, que nasceu de uma conversa com um tio. "Colômbia somos todos", foi o nome que nasceu no Twitter, para aliviar a pressão sobre James, o futebolista. "Aconteceu por altura do Mundial sub-20, que se realizou na Colômbia, quando vimos com preocupação que estavam a colocar em cima de James toda a responsabilidade. Por isso, juntamente com a sua família, decidimos espalhar esta frase, aludindo ao facto de a selecção não se limitar apenas a ele, mas a todos os outros jogadores também", explicou David Pérez, um dos assessores do jogador. A fundação de James Rodríguez tem como objectivo ajudar 180 crianças de classes desfavorecidas de Ibagué, proporcionando-lhes educação e orientando-os para o futebol, nos casos em que demonstrem capacidade para tal. "Há valores que por vezes passam despercebidos, porque não têm uma oportunidade, ou ninguém dá conta do potencial que pode estar ali. Por isso queremos formar primeiro as pessoas e depois, se tiverem talento para o futebol melhor ainda", acrescentou James Rodríguez.


in "ojogo.pt"

Batalha negocial

INVESTIDORES PRESSIONAM RACING PARA VENDER TEÓFILO



Teófilo Gutiérrez e Jackson Martínez são alvos bem identificados no ataque do FC Porto ao mercado. Os dragões pretendem reforçar o sector ofensivo para a reta final da época mas, sabe Record, só um avançado chegará em janeiro. Aliás, o rigor financeiro com que a operação está a ser encarada é de tal forma inabalável que, se surgir uma terceira via menos onerosa, a porta pode fechar-se para ambos os colombianos.
Neste momento, contudo, o dossiê referente ao ainda jogador do Racing Avellaneda encontra-se numa fase mais adiantada e, pela hora do fecho da nossa edição, decorria uma reunião entre o clube argentino que detém 20 por cento do passe de Teófilo e o grupo de investidores proprietário dos restantes 80 por cento.
in "record.pt"

Cluj interessado em Souza

MÉDIO PODE RUMAR À ROMÉNIA



O portal romeno “CityNews” fala esta quarta-feira no interesse do Cluj em contar com os serviços de Souza para a segunda metade da temporada.
O clube romeno, que é orientado pelo português Jorge Costa, vê com bons olhos o empréstimo do médio brasileiro já no mercado de inverno.
Esta não seria uma situação nova, uma vez que no início da temporada o FC Porto já emprestou o guardião Beto ao Cluj.
in "record.pt"

Cristian Rodriguez vai até ao fim

Dragões encaravam favoravelmente saída imediata do uruguaio PSG e Inter querem-no só para o ano. Fica livre dentro de três dias... 

Cristian Rodriguez é o único jogador do plantel portista em final de contrato. Também por isso, os dragões tinham todo o interesse em recuperar algum do investimento feito no uruguaio, quando o roubaram ao Benfica, abrindo as portas à sua transferência já no próximo mês. Mas a intenção do extremo é outra e passa por permanecer nos quadros do FC Porto até ao encerramento da época.

A cumprir a quarta temporada no reino portista, Rodriguez perdeu claro protagonismo e tornou-se numa figura secundária - ocupa um modestíssimo 21.º lugar no top de jogadores com mais minutos de utilização. 

O sul-americano nunca encaixou bem a exclusão das opções de Vítor Pereira e isso terá explicado a troca acesa de argumentos com o técnico, noticiada no início do mês por A BOLA e confirmada publicamente pelo atleta.


in "abola.pt"

Liverpool contra-ataca Fucile

O Liverpool vai embalar no mercado de Inverno para o reforço da equipa e o nome de Jorge Fucile volta a ser considerado para a equipa treinada por Kenny Dalglish. 

É um interesse que se reacende, dado que já ao longo do mês de Agosto o clube inglês estivera interessado no polivalente defesa uruguaio, só que se afastou subtilmente quando conheceu as exigências colocadas pelos dragões (20 milhões de euros). 

Quatro meses depois o processo de intenções pode adquirir um novo e vibrante fôlego e para isso pode contribuir em larga escala o facto de Fucile ter perdido a titularidade e estar agora entre o lote de jogadores que o FC Porto admite negociar durante o mercado de Inverno.


in "abola.pt"