quarta-feira, 27 de julho de 2011

Villas-Boas: «João Moutinho é ultra interessante»

André Villas-Boas esfria a cobiça do Chelsea a João Moutinho sem poupar elogios ao médio do F.C. Porto.


André Villas-Boas esfria a cobiça do Chelsea a João Moutinho sem poupar elogios ao médio do F.C. Porto. O treinador português garante que o sector intermediário dos «blues» está preenchido, não pensando nesta altura em mais contratações.

«O João Moutinho é obviamente um jogador ultra interessante, mas nós também temos um meio-campo ultra competitivo. Tivemos uma lesão grave do Essien, vamos em princípio ter um jogador que vai acrescentar, que é o Oriol», começou por dizer, após a vitória frente ao Kitchee, campeão de Hong Kong.

Em declarações reproduzidas pela Antena 1, Villas-Boas evita fechar, de qualquer forma, completamente a porta: «E depois, em caso de necessidade extrema, que não me parece neste momento, juntaremos mais alguém.»

«Os jogadores estiveram bem e mantiveram uma intensidade alta, muito alta até ao início, o que é um bom sinal para nós», acrescentou o técnico luso, já falando sobre o desfecho do embate com o Kitchee (4-0).

O Chelsea jogou em 4-2-3-1, com Turnbull (Hilário, 63); Paulo Ferreira, Rajkovic (Chalobah, 76), John Terry (Ivanovic, 63) e Ashley Cole; Lampard (Obi Mikel, 63) e Zhirkov (McEachran, 61); Kalou, Benayoun e Malouda (Sturridge, 61); Drogba (Torres, 61).

Villas-Boas admite que este sistema pode ser uma alternativa para o futuro: «Não é novidade, uma vez que o Frank (Lampard) tem experiência em jogar nessa posição. Estamos felizes por ver que os jogadores têm capacidade para alinhar em várias formações.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sebastián Coates na mira de FC Porto e Benfica

O jogador uruguaio está na linha de interesse dos dois clubes portugueses, confirma a Bola Branca o director-desportivo do Nacional de Montevideu.
O Nacional de Montevideu confirma em Bola Branca que continua a ter conversas com o FC Porto e Benfica pelo central Sebastián Coates, que foi uma das figuras da selecção do Uruguai que venceu a Copa América no último domingo.

Rolando e Luisão são dois centrais que ainda podem sair neste mercado de Verão, e por consequência tanto o FC Porto como o Benfica continuam atentos às movimentações, tendo em vista a contratação do jovem defesa. Aos 20 anos, Coates é um dos centrais mais cobiçados da América do Sul.

Em entrevista a Bola Branca, Daniel Henriquez, director-desportivo do Nacional de Montevideu, não confirma propostas mas admite a presença de emissários na Europa que têm conversado com vários clubes, entre eles o FC Porto e o Benfica.
“Até agora, Porto e Benfica não apresentaram qualquer proposta, mas sei que há conversas entre esses dois clubes e a direcção do Nacional de Montevideu. Temos representantes da administração a tratar do futuro de Sebastián Coates na Europa, mas não posso confirmar por agora qualquer proposta”, disse Daniel Henriquez.

O Nacional de Montevideu já rejeitou propostas de 4 milhões de euros por Coates, pretendendo encaixar entre 5 a 6 milhões de euros.

 Daniel Henriquez revela que há emblemas italianos interessados no jogador e que Coates só não rumou ao Manchester City devido às apertadas regras do futebol inglês quanto às licenças de trabalho de atletas não-comunitários.

in "rr.pt"

O longo eclipse do polvo

Nas contas de André Villas-Boas, Souza raramente passou de terceira opção para a posição de trinco. Nas de Vítor Pereira ainda é cedo para perceber, mas a conjectura actual aponta para uma titularidade imediata e uma oportunidade há muito desejada pelo ex-Vasco da Gama. Na génese da hipótese, ainda prematura, está Fernando, muito longe do protagonismo assumido noutros anos.
O trinco está outra vez lesionado e fez trabalho condicionado no regresso aos treinos pós-Peñarol. Numa fase ainda atrasada da recuperação à lesão no tornozelo esquerdo, Fernando tem pouca margem para recuperar terreno, até porque já passou quase metade da pré-época na enfermaria. Ainda faltam 10 dias para a estreia oficial - Supertaça contra o Guimarães - mas o ensaio geral é já no domingo, contra o Lyon, e Souza deve manter-se até lá como única solução. A recuperação do Polvo ainda é possível, mas perante um ensaio bem sucedido, Vítor Pereira não teria grande margem para fazer marcha atrás, ainda que o habitual titular não precise de aprender os mecanismos da equipa.
A questão é também, e essencialmente, a forma psicológica. Souza está cheio de moral e ainda há dois dias disse que quer rebentar e assumir-se finalmente como titular, tendo como pano de fundo a presença nos Jogos Olímpicos do próximo ano, pela selecção do Brasil. Já Fernando mantém a vontade de sair do FC Porto, expressa ainda no final da temporada passada. A motivação não será total e as exibições menos conseguidas em alguns jogos-treinos também foram, no mínimo, estranhas.
Esta entorse no tornozelo é a segunda lesão que Fernando acumula. Tal como a primeira, não parece muito grave, mas é o suficiente para o fazer perder uma série de treinos e jogos, importantes nesta fase para definir quem vai ser titular no arranque.
O médio perdeu metade do estágio da Alemanha e só jogou as duas últimas partidas. No regresso, novo problema físico e consequente afastamento da apresentação contra o Peñarol, no qual Souza jogou 86 minutos, número raro para qualquer jogador nesta fase da época e um excelente indício. Pelo meio, Fernando alinhou em Vila do Conde e esteve na origem do único golo sofrido, ao ser displicente após um passe na queima de Bracali. Se os jogos-treino funcionam quase sempre como tubo de ensaio, então não há que enganar: Souza aparece à frente e não só na qualidade que tem sido crescente. Ao todo, soma 261 minutos, quase o dobro dos 138 do Polvo.
A outra alternativa - Guarín - mantém-se de férias e, por isso, deve estar fora das contas para Aveiro.

João Vieira Pinto

"Souza pode ser reforço"

João Vieira Pinto acredita que "apesar da maior identificação de Fernando" com os processos da equipa, "o FC Porto tem uma estrutura que pode disfarçar algumas contrariedades." Principalmente porque Souza não é um desconhecido. "Já está no segundo ano e pode ser a oportunidade para mostrar a Fernando que há soluções face a uma eventual saída", afirmou.
A convicção do comentador de O JOGO é que, Souza pode ser reforço para este ano, "como foram o ano passado jogadores que já estavam no plantel, como Belluschi ou Guarín."

Rodolfo Reis

"Não estou preocupado"

Para Rodolfo Reis, nenhum titular será uma perda preocupante. "O FC Porto funciona como um todo. Já o provou muitas vezes quando um ou outro não puderem jogar. Se o Souza jogar, entrará com a máquina oleada e por isso não estou preocupado."
O antigo defesa dos dragões considera mesmo Souza "o único jogador do plantel que pode jogar no lugar de Fernando" e elogia-o. "Tem estatura, joga simples e é bom tecnicamente. Fernando foi decisivo o ano passado, mas Souza tem qualidade", diz. Guarín é que não. "É outro tipo de médio. Daria contra equipas mais fracas, mas não em jogos mais a doer", opina.

in "ojogo.pt"

Dragões só cumprem requisitos para 22 jogadores na lista da UEFA

O FC Porto tem de enviar para a UEFA até ao dia 9 de Agosto a lista de jogadores para a Supertaça Europeia, com o Barcelona. Quer isto dizer que Vítor Pereira tem menos de duas semanas para acertar o plantel, sabendo, desde já, que os portistas só pedem increver 21 ou 22 jogadores, de um máximo de 25, na lista A. Mais tarde, até 1 de Setembro, o clube pode reformular totalmente a lista, tendo em vista a fase de grupos da Liga dos Campeões, mantendo os mesmos critérios de elegibilidade.
Olhando ao plantel actual, o clube falha em cumprir os requisitos que permitem apresentar o máximo de 25 nomes. O FC Porto não tem o mínimo de quatro jogadores formados no clube, aliás, só tem um: Castro. Se o médio, que ainda não é certo que fique no plantel final, for inscrito para a partida com o Barcelona, o FC Porto pode enviar mais 21 nomes, mas entre eles têm de figurar quatro jogadores portugueses ou "formados" no país. Esta parte é fácil de cumprir visto que, nesta altura até são oito se incluirmos Djalma, Beto e Rafa.
Se Castro não for inscrito, o FC Porto não apresentará qualquer jogador formado no clube, baixando a quota de inscrições para 21 atletas, desde que quatro sejam portugueses.
Recorde-se que na época passada o FC Porto também não inscreveu todos os jogadores que a UEFA permite, ficando-se pelos 23. Na altura, Ukra e Castro foram incluídos como elementos formados no clube, curiosamente ambos saíram por empréstimo no mercado de Inverno.

Djalma formado localmente

Djalma é internacional angolano, mas poderá entrar na lista A do FC Porto para as competições europeias como jogador formado localmente, mesmo não sendo português. Como? O extremo (24 anos) joga em Portugal desde 2003 (Sub-17 do Loures) o que significa que entre os seus 15 e 21 anos esteve inscrito, num ou mais clubes filiados na Federação Portuguesa de Futebol, durante pelo menos três épocas. Preenchendo esse requisito, número 18.11 do regulamento de competições da UEFA, qualquer estrangeiro é considerado como jogador formado localmente.
O outro angolano do plantel também pode ser inscrito sem tapar outro companheiro. Kadú, conforme O JOGO avançou, vai ser o terceiro guarda-redes do clube e como só tem 16 anos será incluído na lista B. "Um jogador pode ser incrito na lista B se nasceu depois de 1 de Janeiro de 1990 (Kadú nasceu a 30 de Novembro de 1994) e estava apto para jogar pelo clube num período de dois anos desde o seu 15º aniversário". Kadú está no FC Porto desde 2009.
Nesta lista secundária, a UEFA permite a inscrição de um número ilimitado de atletas e o envio para a sede do organismo só precisa de ser feito até às 24 horas da véspera de um jogo oficial.

in "ojogo.pt"

Vágner Love sugerido para substituir Falcao

Ao que se sabe, Falcao continua a ser jogador do FC Porto e até renovou recentemente o contrato com o clube. Porém, continuam a surgir notícias que o apontam como estando de saída: ontem foi a vez de um sítio belga na internet dizer que El Tigre está a um pequeno passo de assinar pelo Chelsea. Nada de diferente, portanto, em relação ao que tem sido escrito nas últimas semanas, sobretudo desde que Villas-Boas chegou ao clube londrino. A novidade é que a mesma notícia acrescenta já o nome do seu sucessor: Vágner Love. Diz a peça que o brasileiro, que está de saída do CSKA de Moscovo, é o preferido de Pinto da Costa para rivalizar com Kléber no ataque azul e branco, caso se confirme a saída de El Tigre pelos 45 milhões da cláusula de rescisão. Há muito que o nome de Vágner Love - que até foi recentemente trunfo eleitoral no Sporting - é apontado ao FC Porto, contudo, os campeões nacionais nunca avançaram com os contactos.


in "ojogo.pt"

Fórmula uruguaia para bater o Barça

D e férias, mas já com a cabeça no Porto, onde devem chegar na próxima semana: Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez falaram a O JOGO na ressaca da conquista da Copa América, triunfo ao qual se agarram para provar que é possível ganhar ao Barcelona na final do Mónaco. "A qualidade dos jogadores que temos e a entrega do Uruguai seriam uma boa combinação para lhes ganhar", atira o Cebola. "Não se pode relaxar. A prova já está na nossa cabeça, e queremos ganhar. É bom começar a nova temporada com um jogo tão importante, contra a melhor equipa do mundo", completa.

Álvaro Pereira foi mais comedido, mas não menos ambicioso. "É lindo que Rodríguez já pense nesse jogo. Demonstra que não somos conformistas, pelo contrário somos muito ambiciosos", reafirma, incrédulo pelo ano que viveu. "Foi inolvidável, impagável. Depois de tudo o que ganhámos pelo FC Porto, ser campeão da América era o melhor que podia acontecer."

E se o lateral recusa falar em saída, já Rodríguez não tem problemas com isso. "Só tenho mais um ano de contrato. Querem-me vender porque senão não fazem dinheiro comigo. Vamos ver no que dá", disse em entrevista ao Canal 4 Juan Lacaze. Na mesma, falou sobre Messi, que pode defrontar: "É o melhor do mundo. Contra o Uruguai, fez um jogo à Barcelona, mas caímos em cima dele."

Arsenal e Juventus atentos à situação do Palito

Segundo os italianos do "Tuttomercato", Arsenal e Juventus poderão fazer nos próximos dias propostas por Álvaro Pereira, depois de uma Copa América que confirmou o valor do jogador. Além de Arsenal e Juventus, também o Liverpool tem sido apontado insistentemente como possível destino do Palito. Sobre uns e outros, a resposta é a mesma. "Não sei de nada. O que sei é que quero desfrutar desta conquista [Copa América] e depois volto ao Porto", frisou.

Cláusula é de 30 milhões

Ao contrário do que O JOGO escreveu na sua edição de ontem, a cláusula de rescisão de Álvaro Pereira é de 30 milhões de euros e não de 20. Em Junho de 2010, o lateral-esquerdo renovou o contrato com o FC Porto até 2015 e viu a sua cláusula igualmente actualizada em mais dez milhões. Pelo lapso, pedimos desculpa aos nossos leitores.

in "ojogo.pt"

Dragões recusaram 80 milhões por Hulk

NEM SEQUER DERAM MARGEM PARA NEGOCIAR


A cláusula de rescisão de Hulk, fixada em 100 milhões de euros, não é de todo inatingível. Ao Dragão chegou uma proposta próxima desse valor, mas foi prontamente recusada, sem ter sido dada qualquer margem para negociações. Oitenta milhões de euros não chegaram para tirar o Incrível ao FC Porto e nem sequer permitiram lançar bases para conversações. Uma garantia dada a Record por Teodoro Fonseca, agente do internacional brasileiro.
“Estaria a mentir se dissesse que não têm surgido propostas para a contratação do Hulk. Creio que a mais alta foi de 80 milhões de euros, mas o FC Porto nem sequer quis negociar”, contou-nos Teodoro Fonseca, fechando depois o jogo na hora de apontar o nome do clube que se mostrou disposto a pagar essa cifra pelo Incrível. “Isso não posso revelar, mas não será difícil perceber, pois só há 3 ou 4 clubes que estão em condições de apresentar esses números por um jogador.” Terá sido o Anzhi, como Record avançou em primeira mão? O Manchester City? O empresário preferiu fazer segredo...
in "record.pt"

Alvaro Pereira no onze ideal

"TUBARÕES" DE OLHO APÓS COPA AMÉRICA


A Copa América ainda agora terminou mas, como era de esperar, já são vários os órgãos de comunicação social que elaboram o onze ideal da prova. Alvaro Pereira, lateral uruguaio do FC Porto, foi uma das principais figuras dessa competição sul-americana e o seu nome surge em destaque na lista dos 11 melhores elaborada pela AFP, uma das agências de notícias mais prestigiadas do Mundo. A boa prestação de Palito parece ter despertado a atenção dos tubarões europeus e o lateral tem sido dado como possível reforço de vários clubes, com o Liverpool à cabeça. Contudo, tal como Record adiantou ainda durante a Copa América, é no FC Porto que o uruguaio vai apresentar-se. “Depois, logo se verá”, afirmou o próprio jogador no rescaldo da festa relativa ao triunfo do Uruguai.
Quem também tem estado em destaque pela vitória na Copa América é Rodríguez. O extremo portista foi recebido em festa por centenas de pessoas na sua cidade natal – Juan Lacaze – e, em entrevista ao Canal 4, assumiu que gostou de ver os populares envergarem a sua camisola do FC Porto. Ainda assim, o seu futuro não deve passar pela Invicta, mas a verdade é que na SAD não caiu qualquer proposta para a sua contratação.
in "record.pt"

Valencia tem em Fucile um alvo bem definido

PRETENDE REFORÇAR O SECTOR MAIS RECUADO



Nem só de clubes financeiramente poderosos se faz o interesse estrangeiro nos jogadores do FC Porto. O Valencia, por exemplo, também está atento aos elementos que venceram a última edição da Liga Europa e há um que segue com especial atenção: Jorge Fucile. Todavia, no seio do clube che todos sabem que os dragões só libertam o internacional uruguaio pelo valor da cláusula de rescisão, ou seja, 20 milhões de euros.
É, sobretudo, por falta de argumentos financeiros que o interesse do Valencia em Fucile ainda não passou ao patamar seguinte, ou seja, à apresentação de uma proposta oficial. O lateral está blindado pela referida cláusula e, mesmo que o FC Porto aceite negociá-lo por uma verba inferior à estipulada, a verdade é que a diferença não será tão grande quanto a que o Valencia deseja. Essa situação deixa os espanhóis de mãos e pés atados.
in "record.pt"

Mansão de luxo por 803 milhões

Teoricamente, o dragão tem o plantel mais rico e caro de sempre. Cláusulas de rescisão atingem um valor estratosférico.

O dragão encara 2011/12 com uma das equipas mais valiosas e prendadas de todos os tempos em termos financeiros. 

Avaliando a cotação das principais figuras do plantel através das cláusulas de rescisão, do nível mais alto (Hulk) ao mais singelo (Fucile), atinge-se um número de riqueza inquestionável: 803 milhões de euros!

Os valores já impressionavam antes do final da temporada, mas ganharam superior enquadramento a partir do momento em que o dragão foi ao Santos buscar Danilo e Alex Sandro e os projectou para o patamar dos 50 milhões. 

Os internacionais sub-20 subiram aos primeiros lugares da lista e estão referenciados logo depois de Hulk e Iturbe, os mais dos mais. Ficam ainda com valor de mercado superior a Falcao e James, que acordaram novas ligações recentemente... 


in "abola.pt"

Danilo: «Sou parecido com o Maicon»

REFORÇO DOS DRAGÕES DEFINE-SE NA COLÔMBIA


A comitiva da seleção brasileira chegou à Colômbia e Danilo foi um dos alvos dos jornalistas. O craque, que recentemente se tornou reforço do FC Porto, foi direto ao assunto quando lhe pediram para se definir como jogador, assegurando ser uma mistura de Gilberto Silva e… Maicon.
“A jogar, sou mais parecido com o Maicon, pelas características físicas e de força. Pela atitude, tenho o Gilberto Silva como modelo”, disse.
“O Gilberto Silva é um jogador que foi contestado, mas deu sempre a volta por cima e sobressaiu. Não é à toa que foi capitão da seleção por muito tempo e que fora de campo aparece o menos possível. Maicon e Daniel Alves são jogadores acima do nível. Ainda tenho que trabalhar muito para chegar ao nível de um Maicon, de um Cafu ou de um Daniel Alves”, explicou depois.
Respeito pelos colegas colombianos
Questionado sobre Falcão, Guarín e James Rodríguez, colegas no Dragão e naturais da Colômbia, onde se disputa o Mundial, Danilo mostrou muito respeito pelos feitos recentes do trio.
“Tento ver os jogos deles porque vão ser meus colegas. Acho que são jogadores que têm muita qualidade. Sobretudo o Falcao, que é muito útil na seleção da Colômbia e faz muitos golos”, explicou.
“São jogadores que por estarem no plantel do FC Porto, e representando as suas seleções, têm de ter muita qualidade e espero dar-me bem com eles. Quanto ao James, acompanhei pelo Twitter e vi que vai estar no Mundial. Espero ser um grande companheiro e dar-me muito bem com ele”, rematou.
in "record.pt"

Arsenal e Juventus também seguem Alvaro Pereira

A imprensa italiana avança que para além do Liverpool, o Arsenal e a Juventus também seguem com interesse o internacional uruguaio Alvaro Pereira, do FC Porto. 

De acordo com o Tuttomercato, nos próximos dias podem surgir propostas concretas por parte do Arsenal e possivelmente também da Juventus pelo lateral-esquerdo do campeão nacional.


in "abola.pt"