sexta-feira, 14 de junho de 2013

VÍTOR HUGO E HÉLDER NUNES APOSTAM NA TAÇA

No passado sábado, o FC Porto Império Bonança venceu o Candelária por 8-7 na última jornada do Campeonato nacional. Agora, a formação portista enfrenta a mesma equipa, nos Açores, para os quartos-de-final da Taça de Portugal (sábado, 22h de Portugal Continental). Hélder Nunes e Vítor Hugo revelaram ao Porto Canal e www.fcporto.pt a ambição de entrar na "final four" e conquistar o troféu.

Vítor Hugo

O Campeonato terminou e o FC Porto foi campeão. Como analisa a conquista?
Ganhar é o apanágio deste clube e reconquistar o título que fugiu ao FC Porto na época passada foi muito bom. Foi para isso que trabalhámos durante o ano e culminá-lo com êxito foi fantástico.

Houve algum momento marcante ou decisivo?
O jogo na Luz, em Janeiro, foi muito importante. Penso que terá sido o jogo da viragem. Todos os jogos são importantes, mas esse foi o marcar de uma posição.

A nível pessoal, consegue destacar algum momento marcante?
Tive fases em que joguei mais e outras em que joguei menos, mas estou aqui para ajudar. Espero para o ano poder ser ainda mais útil. Foi um ano de adaptação e aprendizagem e espero para o ano corresponder ainda mais.

O jogo com o Candelária adivinha-se complicado?
Jogar nos Açores é sempre muito complicado. No campeonato vencemos por 3-2 e tivemos muitas dificuldades. Acredito que agora vá acontecer a mesma coisa, mas temos tudo para ganhar, jogando ao nosso nível.

O Candelária supera-se sempre contra o FC Porto?
Penso que não, acho que todas as equipas querem ganhar ao FC Porto. É normal querer ganhar ao melhor. Porém, quando vamos jogar aos Açores, talvez devido ao clima ou à viagem, sentimos dificuldades.

A Taça de Portugal foge há alguns anos ao FC Porto. É muito importante vencê-la?
Queremos acabar a época em beleza, estar presentes na “final four” e depois queremos vencer a Taça. Ainda temos o jogo com o Candelária e depois o jogo das meias-finais deverá ser com o Benfica, portanto ainda temos muito para lutar antes da final.

Se a meia-final for com o Benfica, trata-se uma final antecipada?
Podemos dizer que sim, apesar de que, da outra meia-final, deverá sair a Oliveirense, detentora das duas últimas Taças de Portugal. É um clube com história nesta competição e tem um excelente treinador e jogadores. Mas tenho em crer que um eventual jogo com o Benfica será muito importante e daí sairá o vencedor da competição.

Hélder Nunes

Agora que o Campeonato chegou ao fim, que análise faz ao percurso da equipa?
Foi um campeonato muito positivo, fomos campeões e isso é que nos interessa. Não começámos muito bem, mas alguns jogadores vinham da selecção, o que pode ter atrasado o entrosamento da equipa. Com o decorrer do campeonato fomos melhorando e os seis pontos de avanço mostram isso mesmo.

Houve algum momento marcante?
Embora todos os jogos sejam importantes, foi importante termos vencido na Luz. Essa vitória deu-nos avanço pontual e ânimo e retirou-lhes algum.

A nível pessoal, consegues destacar algum momento marcante, durante a época?
Não. Os meus momentos bons ou maus dependem sempre dos meus colegas de equipa. Sem eles nada disto era possível e estou-lhes muito grato por tudo o que fizeram por mim.

Ao longo da temporada, houve alguma fase menos boa?
Houve, de início, aquela fase de adaptação, em que jogava menos. Os jogadores que vinham da selecção estavam cansados mas depois, com a ajuda destes excelentes companheiros, tudo correu da melhor forma.

Ganhar o primeiro campeonato no primeiro ano no FC Porto terá sido marcante.
Sim, sem dúvida. Este é o meu clube do coração, sou portista e isso deixa marcas. É muito bom estar num clube que gosta de ganhar e que nos permite evoluir.

O próximo adversário na Taça de Portugal é o mesmo da última jornada do Campeonato. Trata-se de uma equipa complicada para o FC Porto?
O jogo cá não contava para nada, nem para nós nem para eles, e penso que isso ditou o relaxamento que tivemos depois de chegar a uma boa vantagem. Nos Açores, vai ser um jogo completamente diferente, complicado, entre duas equipas que querem estar na "final four". Temos mais valores, fomos campeões nacionais e vamos ter de o provar lá, no jogo.

O FC Porto já não conquista a Taça há alguns anos. Isso é uma motivação extra?
Sim. Desde o início da época que queremos vencer todas as competições e esta não é diferente. É um título que queremos conquistar.


in "fcp.pt"

FC Porto falha final da Fertiberia

Dragões perderam na Galiza com o Celta de Vigo (12-10)
O FC Porto perdeu a oportunidade de estar na final da Liga Fertiberia, tendo sido derrotado pelo Celta de Vigo (12-10) esta noite, em Vigo. Depois de uma primeira parte de grande nível e de uma boa reentrada em jogo, os jogadores do FC Porto desconcentraram-se e permitiram que o Celta de Vigo virasse o marcador de 3-5 para 9-5. 

A reação dos dragões não foi suficiente para voltar à vantagem e agora são os galegos que vão esperar pelo vencedor do Valhadolid-Valência para saber contra quem disputam a final.

Pavilhão Municipal As Travesas, Vigo

Árbitro: Portela Bouzas

CELTA DE VIGO - Adrian; Jorge Otero (3), Tomás (2), Jacobo Campos (3) e Bajcetic (2).

Treinador: Moncho Carnero

Jogaram ainda: Quique (1), Fran Cainzos, Ratkovic, Fidalgo (1), Emilio (guarda-redes) 

FC PORTO - Rui Correia; Pedro Mendes (1), Folha, Rui Barros (4), Fernando Gomes.

Treinador: Luís Castro

Jogaram ainda: Capucho (1), Mário Silva (3), Bino, Bessa (1), João Pinto.

Não utilizado: José Carlos.

Ao intervalo: 1-2 

in "ojogo.pt"

«FC Porto vende jogadores e troca de treinadores continuando a ganhar» - Mangala


Saiu Vítor Pereira, entrou Paulo Fonseca. Mangala acredita que esta mudança no comando técnico do FC Porto não alterará a dinâmica de vitórias e títulos do clube.

«Espero que tudo continue como nos anos anteriores. E que continuemos a ganhar títulos. Há um novo treinador e vão chegar novos jogadores. O FC Porto tem o hábito de vender jogadores e trocar de treinadores continuando a ganhar. Isso é o mais importante», salientou o internacional francês em entrevista à RTP


«Sou jogador do FC Porto e vou continuar no clube»


Mangala está feliz na cidade Invicta e por lá pretende continuar. 

«Estou muito contente. É a minha segunda época no FC Porto, ganhei títulos, que poderia pedir mais. Sei o mesmo que vocês. São rumores, sou jogador do FC Porto até 2016. Essa questão não se põe, não penso nisso penso apenas no meu clube: sou jogador do FC Porto e continuarei a ser. O Chelsea é um bom clube, como há outros, mas fala-se de rumores. Quero um clube que me permita atingir os meus objetivos e que me permita progredir. Estou muito bem onde estou», confessou, aos microfones da RTP, o central francês. 


in "abola.pt"

EMPRESÁRIO CONFIA NA TITULARIDADE "Danilo? Com Bosingwa, Fucile jogou..."

O lateral direito está consciente de que não pode facilitar. Mas a mudança de treinador, diz Tomaduz, põe todos em igualdade
O grande desafio que agora se coloca a Fucile é saber se conseguirá ser habitualmente titular, como aconteceu ao longo da maior parte dos cinco anos e meio que passou, de forma consecutiva, no Dragão.

"É verdade que Danilo e Alex Sandro completaram uma grande temporada, mas o Fucile já teve o Bosingwa pela frente e não deixou de jogar", atirou o empresário, num atestado claro de muita confiança para a época que se segue, que até pode ser a última de ligação ao clube.

É que Fucile tem contrato por mais um ano, como aconteceu na época transata com Miguel Lopes, que também regressou ao FC Porto depois de algum tempo afastado. "Para já não falámos de um novo contrato", reconhece Tomaduz.

Para nenhum deles [jogador e empresário] essa é, no entanto, uma questão pertinente neste momento. Importa é ganhar o lugar. "É claro que a troca de treinador foi decisiva, agora começa tudo do zero e ele tem de provar que merece estar no plantel e lutar por um lugar como titular", frisa. "Tem treinado para chegar com algum ritmo, porque sabe que não pode dar vantagem aos concorrentes", recuperou.

in "ojogo.pt"

Brasileiros colocam Dória na rota do FC Porto


O central Dória, 18 anos, poderá reforçar o eixo defensivo do FC Porto na próxima época. 

Pelo menos é esse o plano do Banco BMG. A entidade bancária pretende comprar a totalidade do passe do jogador, visto que já detém 20 por cento.

A primeira proposta apresentada ao Botafogo, 7,5 milhões de euros, não foi de encontro às pretensões dos dirigentes do clube carioca. De acordo com o Lancenet, os responsáveis do BMG não vão desistir e nos próximos dias deverão aumentar os valores. O Botafogo só abrirá mão de Dória por uma verba a rondar os 10 milhões de euros. 

A mesma fonte assegura que inicialmente o banco brasileiro pretenderia emprestar Dória ao Benfica, mas os encarnados já comunicaram esta sexta-feira que não estão interessados no jogador. 

Refere o jornal que o FC Porto entrou na corrida pelo central. 

Importa frisar que o banco brasileiro está a ajudar os dragões na construção do novo museu do clube.


in "abola.pt"

Millonarios e Caracas FC na rota dos Dragões

FC Porto joga primeiro em Puerto La Cruz, na Venezuela, dia 21 de julho, e três dias depois em Bogotá, com os colombianos.


O FC Porto é um dos clubes que vai participar na Taça Euro-Americana, que decorrerá em diferentes países latino-americanos, entre 21 de julho e 4 de agosto, anunciaram na noite de quinta-feira em Bogotá os organizadores. 

Entre as equipas convidadas, e além do tricampeão nacional FC Porto, estão Atlético de Madrid e Sevilha (Espanha), Millonarios (Colômbia), Estudiantes (Argentina) e Barcelona (Equador).

Ainda de acordo com o comunicado divulgado pelos promotores do evento, o Uruguai vai também fazer-se representar na Taça Euro-Americana pelo Peñarol ou pelo Nacional de Montevideu.

O torneio, reconhecido pela UEFA e pela CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), permitirá às equipas europeias jogar parte dos seus jogos de pré-época em países da América Latina.

"Com a Taça Euro-Americana pretendemos que as equipas europeias defrontem os melhores representantes da região, para assim os adeptos poderem observar de perto os clubes que seguem à distância", refere Jacobo Bracco, presidente da Directv, empresa promotora da prova.

Segundo a organização, o FC Porto vai defrontar o Millonarios, em Bogotá, na Colômbia, a 24 de julho (quarta-feira), três dias após jogar com o Caracas FC (21 julho), em Puerto La Cruz, na Venezuela, em jogos inseridos na preparação dos "dragões".


in "ojogo.pt"

FC Porto vai medir forças com Marseille

Há mais uma adenda ao calendário de pré-temporada do FC Porto: os dragões vão defrontar o Olympique Marseille a 13 de julho, em Sion (Suíça), num encontro inserido na primeira edição da Taça Valais.
Foi a própria organização do torneio a confirmar a presença dos tricampeões nacionais na competição, que decorre de 6 a 13 do próximo mês. FC Sion, Saint-Étienne e Wolfsburg também estarão presentes na prova.
O jogo entre FC Porto e Marseille, que permitirá a Lucho rever a antiga equipa, terá lugar no estádio Tourbillon. No mesmo local realizar-se-á o Sion x Wolfsburg, a 6 de julho, o Saint-Étienne x Wolfsburg e o Sion x Marseille, dia 9.

Com esta informação, que se junta à da presença dos azuis e brancos na América Latina uma semana depois, começa a ganhar forma a pré-temporada do FC Porto de Paulo Fonseca.


in "zerozero.pt#

Djalma no radar do P. Ferreira


Djalma, que esteve emprestado pelo FC Porto ao Kasimpasa, poderá ser envolvido nas cedências dos dragões ao Paços de Ferreira com vista à próxima temporada, ao abrigo das relações privilegiadas entre os emblemas. 

A contratação de Josué e a libertação de Paulo Fonseca, além das naturais contrapartidas financeiras, traduzem-se em regalias para os castores no que toca à escolha de jogadores portistas, estando o angolano debaixo de olho da nova equipa técnica. 

Djalma mantém contrato com o FC Porto e o mais previsível é que volte a ser cedido. Recorde-se que no radar do Paços Ferreira estão também os médios Sérgio Oliveira e Pedro Moreira (igualmente cobiçado pelo Estoril) e o atacante Tozé. 


in "abola.pt"

Encontro junta 'bloggers' portistas

"Prefiro ler blogues amadores sobre o meu clube do que ler jornais desportivos", diz um dos organizadores dos encontros da "Bluegosfera". A ideia surgiu há um ano. Espinho recebe, no sábado, a segunda edição da iniciativa.

Foi a partir “do nada”. Três amigos à conversa - os três portistas e os três administradores de blogues dedicados ao seu clube - e... porque não? Surgia a ideia de promover um encontro de 'bloggers' adeptos dos dragões.
Ao universo em que se moviam chamaram "Bluegosfera” e, assim, surgiu, há um ano, o "I Encontro da Bluegosfera". A segunda edição está marcada para sábado, em Espinho, no auditório municipal.
Um dos promotores desta “brincadeira um bocadinho séria”, Paulo Jorge Santos, diz àRenascença que valores como “a paixão, o gosto e o amor ao clube” foram decisivos para a ideia ganhar forma, a par de uma atitude pró-activa, decorrente da convicação de que não se deve "esperar pelo que o clube possa fazer por nós, mas pensar no que se pode fazer pelo nosso clube”.

O também administrador do blogue “Bibó Porto, carago!” considera o FC Porto “um mundo à parte”, onde estão presentes “uma emoção e uma adrenalina muito fortes” e onde “nada mais interessa”, mas não deixa de fazer uma nota crítica, face a pessoas que “não querem sair do conforto do anonimato”.

"Há muitos heróis na Internet, mas, quando chega a hora de ir aos encontros e dar a cara, deixam logo transparecer uma coisa: de netices e neteiros anda o mundo cheio”, desabafa, adiantando, também, que há outras dificuldades: "Foram precisos 30 contactos para assegurar nove pessoas para serem oradores do fórum de sábado".
Quando questionado sobre se a "Bluegosfera" poder servir para alimentar fanatismos, Paulo Jorge Santos não tem dúvidas: “[a bluegosfera] pretende ser um espaço virtual, tranquilo e o fanatismo já existia antes de haver Internet".
Os debates
Mas o que é que os ‘ciberadeptos’ discutem? O “Blue Boy”, nickname de Paulo Jorge, diz que “não há secretismo” nos encontros da "Bluegosfera" e que o clube "está a par, desde o início, de tudo o que se debate nos blogues e nos encontros”.

“É tudo feito às claras para não suscitar nenhum tipo de dúvidas”, sublinha.

Na primeira edição, foram debatidos temas como “A Bluegosfera no contexto das novas formas de comunicação” e “As modalidades de alta competição têm ou não futuro no FCP?”. Este ano, o encontro conta com três painéis de discussão: "O tal canal", “Ser ou não ser um jogador à Porto” e “A insustentável leveza do sucesso”.

Paulo Jorge Santos explica que no primeiro espaço de discussão será debatido "o papel do Porto Canal enquanto veículo transmissor de informação do FC Porto”, sinal de que o universo azul e branco é sensível aos aspectos ligados à comunicação social. Paulo Jorge Santos confirma-o, ao afirmar: "Prefiro ler blogues amadores sobre o meu clube do que ler jornais desportivos".
in "rr.pt"

«Saída? Tudo pode acontecer» - Mangala


Eliaquim Mangala apresentou ontem o seu site oficial e abriu o coração a A BOLA. «Tenho contrato com o FC Porto mas no futebol não há impossíveis, tudo pode acontecer», é a resposta à questão do momento, sobre se existe, em concreto, a possibilidade de deixar o Dragão.

Meia Europa corre pela sua contratação, o defesa-central francês transformou-se, subitamente, no jogador mais cobiçado do plantel do FC Porto e um dos mais pretendidos do mundo, mas as respostas continuam a sair com toda a serenidade, como que a acreditar que o destino está traçado e que, mais cedo ou mais tarde, o salto para um colosso vai mesmo acontecer.

A conversa exclusiva com A BOLA aconteceu após a cerimónia de apresentação do site, já perto da meia-noite. A bordo do barco ‘Le Blues Café’, em pleno Rio Sena, Paris, Mangala tinha acabado de falar aos jornalistas do seu país e aceitou conversar ao telefone com o nosso jornal, através dos organizadores do evento. Do outro lado da linha atendeu-nos um jogador super bem disposto.

Afinal, era o seu dia, num ano para mais tarde recordar. «Estou realmente feliz. Foi uma época fantástica», resume o futebolista gaulês de 22 anos, que não tem dúvidas em apontar quais os dois principais momentos da corrente temporada. «Houve tanta coisa boa, mas sem dúvida que dois momentos são inesquecíveis. O primeiro foi o título de campeão pelo FC Porto, um feito importantíssimo para o clube e para mim. O segundo a chamada pela primeira vez à seleção principal do meu país. Foram as duas melhores coisas num ano muito bom para mim», acrescenta Mangala. 

Cinquenta milhões é o seu preço de mercado. O FC Porto já fez saber que não baixa um cêntimo à cláusula de rescisão. O jogador sorri perante o número astronómico. «Sei que é essa a cláusula e que tenho contrato até 2016. É muito dinheiro, sinal da confiança que o FC Porto deposita em mim. É muito bom sentir isso», realça o central, que dificilmente sairá do Dragão. Mas será mesmo assim? A resposta foge um pouco àquilo que o próprio Mangala tem referido.

Afinal, 50 milhões não são totalmente inalcançáveis... «No futebol tudo pode acontecer», surpreende Mangala, sempre com a ressalva de que quem manda no seu futuro «é o FC Porto», com quem tem contrato, insiste, «até 2016». E como vive Mangala com essa realidade? «Vivo normalmente! Vocês, jornalistas, falam muito sobre mim e não tenho problema nenhum com isso. Estou focado no FC Porto, é o clube onde estou e quero continuar a crescer». Mas... «Mas no futebol tudo pode acontecer, como já disse. Não há impossíveis», deixa entreaberta a porta para sair.


in "abola.pt"

Fucile sem ressentimentos para com Vítor Pereira mas lembra: «As pessoas devem ter palavra»

Jorge Fucile prepara-se para voltar a jogar com a camisola do FC Porto, depois de umas desavenças com o treinador Vítor Pereira, que acabaram por ditar o seu empréstimo ao Santos e um regresso em que se limitou a trabalhar à parte. O uruguaio garante que não há ressentimentos mas sublinha a ideia de que «as pessoas devem ter palavra» e deixa elogios...a Paulo Fonseca. 
«O meu pai sempre me ensinou que as pessoas devem ter palavra. Eu não posso dizer-lhe hoje que é o melhor jornalista do Mundo e, amanhã, dizer que é um jornalista de m... Comigo, as coisas ou são brancas ou pretas e ele disse-me uma coisa e depois acabou por fazer outra», afirmou Fucile, em declarações citadas pelo jornal Record, referindo-se a Vítor Pereira mas não referindo o nome do ex-treinador do FC Porto. 
Seja como for, e apesar da provocação implícita nas suas palavras, o internacional urugaio mostra já ter virado a página. 
«Não guardo ressentimentos. Aliás, até me deu forças para voltar», afiançou. 
Quanto a Paulo Fonseca, treinador que já terá dado o sim quanto à sua reintegração na equipa principal dos azuis e brancos, Fucile só tem elogios.
«Acompanhei a passagem dele pelo Paços de Ferreira com especial atenção e fiquei convencido do seu valor. Informei-me e sei que é muito bom no treino e que é uma excelente pessoa. Para além de tudo isso, sei ainda que é ótimo a motivar os jogadores e que tem qualidade para o FC Porto», enalteceu.
in "zerozero.pt"

Dragões na primeira edição da Taça Euroamericana


O FC Porto foi uma das sete equipas convidadas a participar na primeira edição da Taça Euroamericana, competição que vai decorrer entre 21 de julho e 4 de agosto em diferentes países da América do Sul.

Além dos azuis e brancos, a prova deverá contar com as presenças de Atlético Madrid e Sevilha (Espanha), Millionários (Colômbia), Estudiantes (Argentina), Barcelona (Equador) e Peñarol ou Nacional (Uruguai).

Os jogos serão disputados nos estádios El Campín (Colômbia), Ciudad de La Plata (Argentina), Olímpico de Atahualpa (Equador) e Centenário (Uruguay).


in "abola.pt"

Iturbe triste por ter de voltar ao Dragão

QUERIA CONTINUAR NO RIVER PLATE

Iturbe, tal como Fucile, terá uma nova oportunidade de vingar no Dragão, mas o argentino não parece feliz com isso, pelo menos a avaliar pelas declarações que proferiu na Argentina, onde está emprestado ao River Plate:

“Infelizmente faltam-me apenas 2 jogos com o River e depois terei de voltar a Portugal. O FC Porto mudou de treinador e a informação que tenho é a de que o novo técnico conta comigo e, por isso, tenho de ir. Se dependesse de mim ficava.”

in "record.pt"

Pedido por Moutinho foi ignorado

SAD leonina quer informações sobre forma de pagamento da transferência do FC Porto para o Mónaco, mas até agora não recebeu qualquer resposta.
A transferência de João Moutinho para os franceses do Mónaco, por 25 milhões de euros, continua a gerar tensão entre Sporting e FC Porto, sendo que o primeiro solicitou esclarecimentos oficiais aos dirigentes do ex-clube do médio e não obteve até ao momento qualquer resposta.

in "ojogo.pt"

Barcelona: cai Mangala

Jornal "Mundo Deportivo" refere que os grandes candidatos para o eixo defensivo são agora três. O francês do FC Porto parece fora da corrida.


A procura do Barcelona por um central esquerdino continua a ser tema dos jornais espanhóis, agora sem Mangala como referência. Depois de ter sido primeira página e apontado como um dos grandes candidatos à vaga, o francês, cuja cláusula de rescisão de 50 milhões "assustava", terá perdido a corrida para outros nomes.

Escreve o "Mundo Deportivo" que Jérémy Mathieu, francês do Valência, Iñigo Martínez, da Real Sociedad, e o norueguês Daniel Agger, do Liverpool, são as opções mais fortes neste momento, de acordo com o jornal espanhol. 


in "ojogo.pt"

FC Porto contrata em Alvalade

Dragões e leões estão de relações cortadas, mas Ricardo Tavares assinou ontem com os azuis e brancos para as próximas quatro temporadas. Reforço a custo zero.
Nem foi preciso diálogo entre clubes. Ricardo Tavares, que chegou a ser capitão dos iniciados em Alvalade, vai ser jogador do FC Porto a partir de 2013/14, tendo assinado ontem contrato com os dragões.

O central esquerdino de 18 anos terminou a sua ligação ao Sporting e já tem clube, preparando-se para reforçar os sub-19 portistas. Utilizado pela equipa B dos leões na época que findou, o jogador natural de São João da Madeira é aposta da SAD portista e o primeiro jogador a mudar-se de Alcochete para o Olival desde que Bruno de Carvalho anunciou o corte de relações com o FC Porto.

in "ojogo.pt"