terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Segue-se Fucile à esquerda

A maldição dos laterais-esquerdos que se abateu sobre o FC Porto continua a fazer vítimas e, depois das lesões de Álvaro Pereira e Emídio Rafael, foi agora a vez de Sereno se lesionar frente ao Rio Ave, abrindo as portas da titularidade a Fucile. Sereno teve de ser substituído aos 78' do jogo de ontem, acusando fadiga muscular. O central será reavaliado amanhã, quando a equipa voltar aos trabalhos para iniciar a preparação do jogo com o Braga, mas apesar de não se tratar de um caso com a mesma gravidade dos que afectaram Álvaro Pereira e Emídio Rafael, a verdade é que Fucile parece estar bem colocado para recuperar um lugar que chegou a ser dele durante a era Jesualdo Ferreira. Este ano, contudo, o lateral uruguaio não tem conseguido agarrar um lugar no onze titular, servindo de opção de recurso quer à direita, quer à esquerda da defesa. Com Álvaro Pereira ainda na fase final da recuperação, com Emídio Rafael afastado até ao final da época e com Sereno em dificuldades, esta parece ser a oportunidade ideal para Fucile recuperar o estatuto de titular numa altura crucial para a equipa, em que a sua experiência pode ser uma mais-valia a explorar por André Villas-Boas. Entretanto, o técnico portista terá de fazer figas e esperar que a maldição do lado esquerdo não volte a fazer das suas porque começam a ser escassas as soluções para aquele sector da defesa portista.

Sereno, recorde-se, foi adaptado ao lugar no jogo da Taça da Liga com o Gil Vicente, permitindo a poupança de Emídio Rafael com vista ao clássico com o Benfica. Contudo, Rafa acabaria por entrar ao intervalo apenas para se lesionar com gravidade, sofrendo uma fractura no perónio que o vai afastar dos relvados até ao final da temporada. Antes disso, no final de Dezembro, o FC Porto já tinha perdido o, até então, dono incontestado do lugar: Álvaro Pereira sofreu um traumatismo grave no ombro esquerdo ao serviço da selecção do Uruguai e, depois de ter sido operado, passou o mês de Janeiro a fazer trabalho de recuperação. Com a época a entrar numa fase crucial e com o mercado de Janeiro já de portas fechadas, André Villas-Boas deverá apostar na experiência de Fucile para o decisivo jogo com o Braga.

Prioridade de Palito é Sevilha

A recuperação de Álvaro Pereira caminha a passos largos para o fim. Se a disponibilidade para o jogo com o Braga é remota, defrontar o Sevilha no dia 17 é uma hipótese que continua em cima da mesa. O uruguaio tem ido diariamente ao Olival para sessões de tratamento ao ombro. Já Rafa, que fracturou o tornozelo, só volta a ser opção para a próxima época. Sereno é o outro caso clínico e amanhã vai ser reavaliado. O central acusou fadiga muscular.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: