Nem um! No actual plantel do FC Porto não há um único jogador que tenha marcado um golo nas balizas do Estádio da Luz. Assegurar o título na próxima jornada significa vencer o Benfica e para o fazer, naturalmente, o FC Porto tem de marcar mais golos do que o rival. Dito de outra forma, se o FC Porto facturar de hoje a oito dias, o(s) marcador (es) - tem lugar reservado na história deste grupo de trabalho. Nem mesmo quem já passou por outros clubes nacionais, ou se cruzou com as águias nas provas europeias, apresenta no currículo um golo ao Benfica na condição de visitante.
O que não quer dizer que os portistas não saibam marcar aos encarnados. Nada disso. Afinal, nos últimos quatro clássicos o saldo é de 10-3 favorável aos azuis e brancos e só dois dos marcadores é que já não moram no Dragão: Bruno Alves e Farías, que contribuíram para a vitória no Dragão na época passada, a tal que adiou a festa do título do Benfica.
A estatística diz que Falcao será o principal candidato a herói porque é o jogador com mais golos marcados ao Benfica: um na Supertaça e dois na goleada do Dragão. Depois, há Hulk, Varela e Belluschi a ter em consideração. O brasileiro já leva 20 golos no campeonato (29 em todas as provas) e além de ter bisado no Dragão não se importaria de acertar contas na Luz, depois do caso do "túnel" na época passada.
Varela também facturou no resultado histórico da primeira volta, acrescentando mais um golo ao Benfica pelo Estrela da Amadora, na Reboleira, em 2008/09. Belluschi tem registo semelhante: um golo no Dragão (época passada) e outro ao serviço do Olympiacos (08/09), aos quais junta cinco assistências pelo FC Porto em clássicos contra o Benfica.
O irónico da questão é que Belluschi até poderá nem ser titular no próximo clássico, em favor de Guarín. O colombiano está com o pé a ferver: já vai em quatro jogos consecutivos a marcar pelo FC Porto e ontem voltou a facturar ao serviço da selecção da Colômbia, num livre directo. Perante estes argumentos será muito difícil a Villas-Boas resistir à tentação de não lhe assegurar um lugar no onze.
Falta dizer que há mais dois jogadores do plantel que sabem o que é marcar ao Benfica: Rolando e Rúben Micael. O central abriu a contagem na Supertaça, em Agosto, e o madeirense marcou com o Nacional numa visita dos lisboetas à Choupana (08/09).
Otamendi pode estrear-se em jogos contra o Benfica
No plantel há apenas dois jogadores que nunca se cruzaram com o Benfica: Souza e Otamendi. O brasileiro não saiu do banco nos três clássicos desta temporada, enquanto que o argentino até ficou de fora dos convocados na Supertaça. Esta época, curiosamente, Fucile também não esteve em nenhum dos confrontos, assim como Kieszek, Beto, Mariano e Rafa. Porém, estes, ao contrário de Otamendi e Souza, já jogaram contra os encarnados noutras ocasiões.
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário