terça-feira, 26 de abril de 2011

Cimeira do golo no Dragão

A eliminatória com o Villarreal vale mais do que uma passagem à final da Liga Europa; em jogo estará também o título de melhor marcador da competição, disputado entre dois dos melhores e mais cobiçados avançados da actualidade, Falcao e Rossi. O colombiano parte com vantagem para mais esta batalha, a mesma com que o FC Porto parece entrar na eliminatória. Os 12 golos apontados na Liga Europa - a UEFA descontou-lhe o golo ao Genk, por ter sido marcado no play-off - oferecem-lhe uma vantagem escassa sobre o internacional italiano, que já marcou por 11 vezes na segunda mais importante competição europeia. Rossi, que em tempos chegou a estar na agenda do FC Porto (ver página ao lado), também está a realizar uma grande temporada, tão grande que até já teve o privilégio de ver o seu nome associado a uma possível transferência para alguns dos maiores clubes europeus. Tal como Falcao, de resto.

No mundo das curiosidades sobre esta batalha entre os dois principais protagonistas da presente edição da Liga Europa, há outro número que os aproxima. O italiano chegou, este domingo, na partida frente ao Sevilha, ao 30º golo da temporada, tantos como aqueles que já foram marcados por Falcao, embora, neste caso, com alguma desvantagem para o sul-americano no que diz respeito ao número de jogos (49 para Rossi, 38 para o portista). Um pormenor que ganha relevância quando se parte para a análise detalhada dos golos apontados pelos dois: a Falcao raramente lhe oferecem a possibilidade de brilhar nos penáltis; Rossi é o marcador oficial do Villarreal. Na Liga Europa, por exemplo, o italiano marcou três desta forma, enquanto Falcao apontou apenas um. O colombiano é, até por isso, mais versátil do que o seu adversário directo, porque divide melhor a forma como consegue chegar ao golo: seis com o pé direito, três de cabeça e dois com o esquerdo. Rossi, por sua vez, tem no pé esquerdo o seu ponto mais forte (7 golos), tão forte que das 24 vezes que rematou na Liga Europa apenas três (sim, três...) não seguiram na direcção da baliza adversária. Surpreendente.
Rossi é um perigo, mas Falcao também. E, nisto de goleadores, há poucos como o internacional colombiano, sobretudo dentro da área, local escolhido pelo portistas para finalizar todos os golos marcados na Liga Europa. A luta segue já na quinta-feira no Estádio do Dragão, casa de El Tigre.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: