segunda-feira, 11 de abril de 2011

O vencedor do costume num domingo fora de hábito

O FC Porto sentiu grandes dificuldades para vencer o último classificado do campeonato, que, depois da derrota de ontem, praticamente disse adeus à permanência na Liga Zon Sagres. Não é impossível, mas depende de milagres. Tudo se passou na segunda parte, com cinco golos separados por poucos minutos, emoção latente nas bancadas e momentos para mais tarde recordar. Hulk, apagado durante largos minutos do jogo, deu o mote para acabar com a letargia, com um golo fenomenal. A prova de que o jogo de ontem foi tudo menos normal ficou explícita com os dois golos sofridos pelos portistas, ambos de bola parada. O Portimonense, magra consolação, juntou-se ao Braga no estrito rol de equipas que conseguiram marcar mais do que uma vez ao FC Porto no mesmo jogo.

A primeira parte foi para esquecer. Literalmente. O Portimonense parecia ter mais medo de perder do que vontade de ganhar. Com muitas baixas devido a lesões e castigos, Carlos Azenha desenhou uma equipa em 4-2-3-1, que esteve melhor a defender do que a atacar. E atacar já é mesmo uma força de expressão. O FC Porto deu uma ajuda ao adversário devido à enorme confusão que os jogadores sentiram para se posicionar em campo. Villas-Boas usou um 4-4-2, com Souza a trinco e João Moutinho ao lado de Belluschi, deixando Rúben Micael mais solto, no apoio a Hulk e Falcao. Não resultou, como ficou provado pela inexistência de lances realmente perigosos. A circulação de bola foi-se fazendo para o lado e poucas vezes o jogo chegou a Hulk, que claramente sentiu falta de espaço para progredir, e também a Falcao.

Ao intervalo tudo mudou. Os portistas entraram com mais vontade e, acima de tudo, fizeram um jogo mais rápido. Logo a abrir, Hulk marcou um grande golo (ver definição do lance no filme do jogo) e tudo parecia estar encaminhado para a normalidade. Tanto mais que o Portimonense não existia em termos ofensivos e André Villas-Boas devolvia o esquema habitual à equipa, com as entradas de Guarín para o lugar de Belluschi e a saída de Moutinho para a colocação de Mariano numa ala. O inesperado surgiu cinco minutos depois do golo portista. Sem aviso prévio, Candeias marcou um canto e Rúben Fernandes cabeceou para o fundo da baliza. O empate durou apenas dois minutos, porque finalmente Falcao encontrou espaço na área após uma jogada de envolvimento e devolveu, mais uma vez, a normalidade ao jogo.

Depois de ter trocado um médio-defensivo (Wakaso) por outro mais atrevido (Pires), Carlos Azenha também trocou de pontas-de-lança (Kadi pelo gigante Mourad). A aposta foi para o futebol aéreo, porque o jogo de pés de Mourad foi lastimoso. Teve uma boa oportunidade na área e não conseguiu mais do que atrapalhar-se com a bola. O jogo caminhava para o fim e parecia mesmo decidido quando surgiu outro canto para o Portimonense, desta vez marcado por Pedro Moreira. Mourad saltou mais alto do que todos e bateu Beto pela segunda vez a seis minutos do fim. Quanto tempo demorou a reacção do FC Porto? Novamente dois minutos e surgiu numa associação brasileira entre Hulk e Maicon (ver momento do jogo). Desta vez não houve tempo para o Portimonense voltar aos pontos, apesar de ter havido mais um canto contra os portistas.

Portimonense-FC Porto 2-3

Estádio Municipal de Portimão
Relvado Bom
Espectadores 3839
Árbitro Marco Ferreira
Golos 0-1 Hulk 50', 1-1 Ruben Fernandes 60', 1-2 Falcão 62', 2-2 George Mourad 84', 2-3 Maicon 87'

in "ojogo.pt"

2 comentários:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Ou me engano muito ou os próximos jogos do Campeonato vão ser a repetição deste em Portimão.

Os atletas, embora queiram ganhar sempre, vão ter tendência para o relaxe e para exibições descoloridas, o que é pena, pois reconheço alguma qualidade nas segundas linhas, capazes de actuar em níveis perfeitamente aceitáveis.

Cabe ao mestre André incentivá-los a dar o melhor de si mesmos.

Seria muito bonito, útil e agradável acabar o campeonato sem derrotas mas também com exibições positivas.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem como era de esperar não fizemos um grande jogo.

Villas-Boas face aos castigos, e face aos desafios da Liga Europa, poupou jogadores, dando oportunidade a outros para mostrarem se merecem ficar no plantel da próxima época.

Foi uma primeira parte paupérrima, em ritmo lento, com um Portimonense a necessitar de pontos que nada arriscava, e um FC Porto que sabia que face à nossa superioridade individual e às fragilidades defensivas do adversário mais tarde ou mais cedo marcaria.

Na segunda parte demos mais velocidade ao jogo, e com naturalidade chegamos à vantagem num fantástico golo de Hulk.

Poucos minutos depois sofremos um golo de bola parada, numa desatenção da nossa defesa que deixou Ruben Fernandes saltar à vontade.

Mas a superioridade do FC Porto fez nos voltar à vantagem no marcador, numa excelente jogada de combinação, culminada com uma excelente assistência de Ruben Micael.

Souza um dos que ontem não aproveitou a oportunidade, em mais um lance de bola parada não acompanha o salto de Mourad que restabelece o empate.

O Porto reagiu naturalmente e Maicon, o melhor elemento da nossa defesa no jogo de ontem carimbou a vitória num excelente cabeceamento.

Destacar pela positiva, Ruben, Hulk (melhor em campo), Maicon, Moutinho e Falcao que estiveram melhor que os seus colegas.

Pela negativa Souza que não agarrou a oportunidade, embora também tenha pesado o muito tempo de ausência.

Rolando também teve um exibição menos conseguida, deixando-se antecipar no primeiro golo do Portimonense, e esteve muito lento.

Sapunaru, Guarin e Belluschi cumpriram.

Sereno teve pela frente o melhor jogador do Portimonense, Candeias e foi resolvendo os problemas colocados. Notou-se a falta de rotina e entrosamento com os restantes colegas de sector.

Beto penso que podia ter feito melhor no primeiro golo dos algarvios, uma vez que a bola cai na sua zona de acção, de resto cumpriu efectuando duas grandes defesas.

Boa presença de público, e uma arbitragem sem erros.

Abraço e boa semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/