quarta-feira, 29 de junho de 2011

Semedo na equipa técnica

A um dia do arranque dos trabalhos, o FC Porto já tem a equipa técnica praticamente definida: Semedo e Filipe Almeida são os novos nomes a acrescentar a Vítor Pereira, chefe da equipa, e Wil Coort, que se mantém como treinador dos guarda-redes. Falta apenas conhecer um dos nomes, provavelmente o segundo da hierarquia, que ocupará o lugar que era de Vítor Pereira na época passada. Bruno Moura, treinador do Santa Clara, continua a ser forte hipótese. A decisão será conhecida ainda hoje até porque amanhã estará toda a gente no Olival para começar os treinos.

A opção por Semedo acaba por ser a grande novidade, uma vez que Filipe Almeida era a escolha conhecida para render José Mário Rocha, que também seguiu para o Chelsea com Villas-Boas.

José Orlando Vinha Rocha Semedo tem 46 anos, nasceu em Ovar (perto de Espinho, de onde é natural Vítor Pereira) e, como jogador profissional, só conheceu dois clubes: FC Porto (13 épocas), onde se sagrou campeão nacional por oito vezes, e Salgueiros (três épocas). Quando arrumou as botas esteve alguns anos afastado da vida futebolística activa, tendo sido adjunto dos sub-17 do Padroense (09/10) e, na última temporada, adjunto de Capucho nos juvenis do FC Porto. Ou seja, trata-se de um "homem da casa", com cultura do "Dragão" que será o elo mais próximo entre o plantel e a equipa técnica.
Pedro Ribeiro, que estava no Feirense, poderá ficar com a pasta da observação dos adversários. Quem também passa a integrar a estrutura do futebol portista é Carlos Campos, ex-preparador-físico do Leiria, mas sem estar directamente ligado à equipa técnica de Vítor Pereira.


Percurso paralelo ao chefe de equipa

Filipe Almeida chega a preparador-físico do FC Porto com apenas 30 anos, depois de ter feito praticamente toda a carreira ligado a Vítor Pereira, de quem foi adjunto em três equipas diferentes. Aliás, o percurso dos dois é até muito idêntico: Filipe Almeida arrancou na profissão com apenas 23 anos na Sanjoanense, ao lado do actual treinador do FC Porto, tendo-se repetido a dupla em Espinho (2005/06 e 2006/07) e, mais tarde, no Santa Clara (2008/09 e 2009/10), onde se manteve com Bruno Moura mesmo depois da partida de Vítor Pereira para o FC Porto.

Pedro Emanuel e Ukra acreditam em Vítor Pereira

Sucedem-se as reacções à troca de Villas-Boas por Vítor Pereira no FC Porto e o actual técnico continua a recolher opiniões favoráveis. Ontem foi a vez de Pedro Emanuel e Ukra, que na época passada trabalharam com os dois técnicos. "O FC Porto não fica nada mal servido com esta troca. Defendem muitas ideias comuns. Ambos têm competência e capacidade para fazer um trabalho produtivo", comentou o novo treinador da Académica. Quanto ao jogador do Braga [ver mais na página 21], "aprova" a escolha de Pinto da Costa: "Trabalhei seis meses com Vítor Pereira e já o conhecia das camadas jovens. Tem condições para treinar o FC Porto. Tem ideias diferentes de Villas-Boas, mas vai tentar impor o seu trabalho e de certeza que os jogadores vão ajudá-lo."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: