domingo, 31 de julho de 2011

Danilo e Iturbe nas estrelas

A primeira ronda de jogos do Mundial de sub-20 da Colômbia teve protagonistas do FC Porto: o lateral-direito Danilo, contratado ao Santos, marcou para o Brasil antes de ceder ao desatino defensivo precipitado pelo Egipto e que conduziu ao 1-1, surpresa no Grupo E e na noite em que a Argentina penou, mas venceu o México, transfigurando-se com a entrada de Iturbe, de tal forma que a defesa do adversário mais forte do Grupo F o seguiu no lance que deixou caminho livre para o golo de Lamela. Por mais que se tente livrar do peso das comparações com Messi, esta estreia de Iturbe no torneio faz lembrar a do compatriota do Barcelona: em 2005, no Mundial de sub-20 disputado na Holanda, Messi também começou no banco, e só no segundo tempo do jogo com os Estados Unidos da América é que o seleccionador o fez entrar. Tal como sucedeu com Iturbe na partida de ontem, também Messi mudou para melhor a dinâmica da equipa, com uma diferença que dá vantagem a Iturbe: dessa vez, o talento do que viria a tornar-se o melhor jogador do mundo não evitou a derrota por 1-0. Já o portista de quem o seleccionador Walter Perazzo se valeu no segundo tempo conseguiu um triunfo para recordar e a partir daqui terá mesmo que fazer tudo para seguir os passos do Messi de então, pois mesmo tendo entrado a perder, a Argentina veio a conquistar aquele troféu com meia dúzia de golos de La Pulga - de cuja história também faz parte o FC Porto, uma vez que foi na inauguração do Estádio do Dragão que se estreou pelo Barcelona.

O triunfo sobre o México aliviou alguma da pressão que a Argentina enfrentava desde o Campeonato Sul-Americano de sub-20, no qual garantiu a vaga para este Mundial, mas falhou a qualificação olímpica. O Brasil, que conquistou o torneio ao Uruguai (adversário que Portugal defronta esta madrugada no Grupo B) e a presença nos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra), no próximo ano, chegou à Colômbia com a obrigação de honrar o mais rico quadro de presenças em Mundiais da categoria, e Danilo, o defesa-direito do Santos que os adeptos portistas conhecerão só no início do próximo ano, depois de ele enriquecer o currículo com a participação no Mundial de clubes, até fez crer que a tarefa seria simples. O escrete entrou no jogo a mandar e, aos 12 minutos, o camisola 2 cabeceou após canto de Phillipe Coutinho - jogador do Inter de Milão - , assegurando uma vantagem que ele próprio contribuiu para anular pouco depois, quando falhou uma intercepção e deixou a bola à mercê do remate de Gamber, que deu ao marcador a expressão justa do que viria a ser o resto da partida

Alex Sandro, o defesa-esquerdo que também tem contrato com o campeão português, não entrou nas opções de Ney Franco devido a lesão recente. A pressão sobre os brasileiros acentua-se para o jogo de amanhã com a Áustria, que ficou a zero frente ao Panamá, que recentemente derrotou Portugal num torneio antes de a Selecção Nacional chegar a Cali. Na Argentina, Iturbe ganhou o direito à titularidade no jogo mítico com a Inglaterra (empatou a zero com a Coreia do Norte no jogo inaugural), algo que a crítica já reclama para ele.

PORMENORES

Mini-Messi deu a volta

Já se sabia que a Argentina não teria vida fácil nesta primeira ronda do Mundial, e o México tratou de confirmar as expectativas impondo uma solidez que a equipa de Walter Perazzo não soube como contornar, condenando os 20 mil espectadores de Medellín a uma primeira parte claustrofóbica, com um futebol ainda hesitante, mas que se despediu ao intervalo.

O portista entrou para a segunda parte e disfarçou as hesitações alheias, sem receio de assumir o jogo, à procura de espaço para os companheiros e aproveitando todas as oportunidades para rematar, sem se perturbar e embalando a equipa para uma melhoria colectiva. Erik Lamela, protagonista das situações de maior perigo junto da baliza do México desde o início da partida, agradeceu a entrada de Iturbe. Juntos, foram aproximando a Argentina do golo, que chegou a 20 minutos do fim, quando os adversários já só tinham olhos para Iturbe: eles arrastou-os e deixou o caminho livre para o companheiro do Roma decidir o jogo.

A Imprensa argentina é que não entendeu a opção de deixar Iturbe no banco. "A Argentina começou a ganhar quando juntou as suas estrelas, Iturbe (FC Porto) e Lamela (Roma), as suas jóias europeias."


No melhor e no pior

Entre o golo e o erro de Danilo, prevalece o primeiro na importância para o caminho do Brasil no Mundial de sub-20. Depois de um primeiro susto nos instantes iniciais do jogo com um Egipto bem diferente da equipa amorfa que Portugal defrontou no início do estágio para o torneio, Danilo foi perfeito a transformar em golo um canto apontado por Philippe Coutinho, a estrela da companhia e craque do Inter de Milão. Salto e cabeceamento no momento exacto carimbaram o domínio dos primeiros minutos com o golo e a vantagem no marcador.

O Egipto, porém, reagiu rapidamente e melhor do que o Brasil estava preparado para enfrentar, precipitando o protagonismo de Danilo no lance do empate, uma bola que é metida a partir da esquerda - onde não estava o também portista Alex Sandro, por opção do seleccionador - e que o portista tentou interceptar, mas com um pontapé na atmosfera. O egípcio Gamber aproveitou e fez o 1-1, que acabou mesmo por ser o resultado final.

Danilo, apesar do erro, nunca perdeu protagonismo no apoio ao ataque, mas o Brasil foi obrigado a defender com mais energias do que seria de esperar após aquele golo do lateral-direito portista.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: