segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vem aí o Barcelona-FC Porto


No final desta semana, FC Porto tem o primeiro grande teste da temporada.
Na próxima sexta-feira, e Monte Carlo, no principado do Mónaco, o FC Porto vai lutar pelo primeiro troféu europeu da temporada, frente ao (quase) imbatível Barcelona. Mas na realidade, as duas últimas épocas, vistas através dos números, não distanciam assim tanto as duas equipas. 
Os dragões venceram a Liga sem derrotas, feito só por uma vez conseguido pelo Benfica. Em 30 jogos, 27 triunfos e três empates. E nenhum deles consentido aos mais directos adversários (leia-se Benfica, Sporting e Sporting de Braga). Hulk arrecadou o título de melhor marcador, com 23 golos, dos 73 que o FC Porto apontou (43 em casa, 30 fora). 
O Barcelona, com 38 jogos, acabou por ‘manchar’ uma época quase perfeita com duas derrotas. Foram 30 vitórias, seis empates e duas derrotas, com 95 golos marcados (46 em casa, 49 fora). Messi, o melhor do Mundo, perdeu para Ronaldo no que a golos marcados diz respeito. O argentino apontou 31 e ficou no segundo lugar. 
As equipas acabam por ter um ponto em comum, quando no confronto com o maior rival. Quer Barcelona, quer FC Porto golearam Real Madrid e Benfica, respetivamente, por 5-0. Duas derrotas que deixaram todos espantados, do lado de cá e do lado de lá da fronteira. 
No confronto direto, o Barça leva vantagem sobre o FC Porto. Em nove jogos, venceu cinco. Entre eles nunca se verificou um empate. 
Os dragões perderam recentemente uma das suas pérolas, Falcao, depois de já terem perdido o comandante, André Villas-Boas. O Barcelona, por seu lado, não perdeu ninguém e até ‘recuperou’ Césc Fàbregas, depois de um ‘namoro’ antigo. E isso poderá fazer a diferença na hora das decisões. 
Os dois emblemas jogam pela primeira vez uma Supertaça Europeia e, mesmo com os números avassaladores do FC Porto da época passada, o clube catalão, para muitos a melhor equipa do Mundo, é a grande favorita a levantar a Taça.
in "sapodesporto.pt"

Sem comentários: