domingo, 4 de setembro de 2011

Por um Lugar na história


O FC Porto averbou ontem uma importante e histórica vitória na Eslováquia, frente ao Tatran Presov, pela margem mínima (29-28) e após um final sofrido, mas ficou a um triunfo de se apurar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, algo que os campeões nacionais nunca lograram. A formação de Ljudomir Obradovic irá defrontar hoje, na final da qualificação, pelas 17 horas, o Partizan de Belgrado, que ontem, e também em Presov, venceu o AEK de Atenas (26-25).
Ontem, o jogo dos azuis e brancos começou bem mas vacilou de seguida. A defesa 3x2x1 não funcionou, o que permitiu ao Presov conseguir um parcial de 4-0 (12-8). Contudo, o FC Porto aproveitou da melhor forma a exclusão de Dainis Kristopanse e, com um parcial de 3-0, voltou a equilibrar.
No segundo tempo, as mudanças de sistema defensivo dos eslovacos não alteraram o jogo e os portistas, ao entrarem com um parcial de 6-2 (18-22), e obtendo um excelente aproveitamento das superioridades numéricas, acabaram por se estabelecer na frente do marcador até ao final da partida. Só mesmo no último minuto é que o Presov conseguiu reduzir a desvantagem para um golo e ameaçou com o empate. Mas Hugo Laurentino, com uma defesa no último ataque esloveno, manteve o sonho portista em aberto.

"Vamos ter de ganhar ao Partizan"

O treinador portista, Ljudomir Obradovic, mostrou-se feliz após o triunfo frente ao Presov e não deixou de dar uma palavra de apreço aos seus atletas: "Estou muito satisfeito. Parabéns aos meus jogadores, que lutaram sempre até ao fim e mostraram muita entrega."
Segundo o técnico portista, "o Partizan é uma equipa muito experiente e que joga a um nível mais lento". Contudo, Ljudomir Obradovic mostrou, a O JOGO, acreditar na vitória de hoje: "Temos de melhorar algumas coisas, sobretudo ao nível defensivo. Mas vamos ter de ganhar ao Partizan, porque só assim iremos conseguir o tão desejado apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

"Estamos mais perto..."

"A vitória frente ao Tatran Presov era um passo muito importante. Com ela, agora estamos mais perto de conseguir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões que tanto desejamos", afirmou Ricardo Moreira a O JOGO, mostrando-se agradado com a presença na final. Para o capitão portista, "foi um jogo difícil e tal como era previsto foi disputado até ao último minuto".
Já a pensar na partida decisiva para o FC Porto, Ricardo Moreira afirmou: "O Partizan é uma equipa muito possante. Joga um andebol mais duro e mais lento, que aposta tudo na defesa, graças a atletas com grande altura."

Figura

Hugo Laurentino
Guardar o sonho

O guarda-redes do FC Porto, Hugo Laurentino, foi uma das grandes chaves da defesa. Nos últimos minutos da partida os dragões conseguiram gerir a vantagem no marcador de forma inteligente, mas foi Hugo Laurentino, que no último segundo defendeu um remate de longa distância, a acabar por impedir o Presov de chegar ao empate e ao... prolongamento.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: