sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vítor Pereira mantém crédito


Ainda não há motivos para alarme porque, na prática, Vítor Pereira venceu uma Supertaça, está na liderança do campeonato e tem tudo em aberto na Liga dos Campeões. Pinto da Costa fez um balanço semelhante na semana passada, quando confrontado com uma apreciação ao trabalho do treinador, a seguir ao empate com o Benfica. Ao clássico sucedeu-se uma derrota contra o Zenit, na Champions, que voltou a levantar várias questões e algumas críticas, relançando o debate entre os adeptos.
É mais ou menos consensual que o técnico não está a deslumbrar à frente do FC Porto. Apontam-lhe uma certa falta de traquejo, deficiente leitura de jogo a partir do banco, opinião escudada nas opções discutíveis quando resolve mexer na equipa.
Além destes, há outros reparos em relação à condição física dos jogadores, que, segundo os adeptos ouvidos por O JOGO, não parece ser a ideal. De atenuante apenas o facto de ter herdado um FC Porto a seguir a uma temporada em que a fasquia ficou elevada, depois da conquista de quatro troféus, entre eles a Liga Europa. Apesar da visão crítica, Vítor Pereira recebe um voto de confiança da maioria dos adeptos ouvidos por O JOGO.
Num prolongamento mais detalhado do debate, a lesão de Kléber e as consequentes dúvidas em redor das alternativas para preencher o lugar do brasileiro no ataque suscitam muita curiosidade. Apesar dos bons resultados na época passada, a opção por Hulk para fazer o lugar de Kléber divide opiniões e é apenas admitida como recurso.
Walter é apontado como mal menor, porque o brasileiro não é credor de uma fé inabalável, embora se apresente como única alternativa directa para o lugar. No limite, aponta-se a mudança de sistema táctico como solução a considerar - "jogar mais à Barcelona", como diz Álvaro Magalhães - de maneira a disfarçar um plantel curto de opções neste posto específico. Essa é, de resto, uma discussão antiga, desde que Radamel Falcao foi transferido para o Atlético de Madrid.


3 questões

1 | Que avaliação faz do trabalho de Vítor Pereira?
2 | Qual é a melhor solução para substituir Kléber se este não jogar em Coimbra?
3 | Se Kléber não recuperasse, e não estando Walter inscrito, que opções para a Champions ?

A opinião dos adeptos


Manuel Serrão, empresário

1 | A avaliação é que Vítor Pereira ainda não deslumbrou, mas está dentro daquilo que são os objectivos do FC Porto, porque ganhou o único troféu que era possível ganhar até agora. No resto só dependemos de nós. A exibição verdadeiramente má foi contra o Zenit. Mas não consigo identificar só um factor para explicar porque é que o FC Porto paralisou depois do 2-1 contra o Benfica. Não deve haver só uma razão
2 | Quando o treinador e o presidente fizeram o plantel e não contrataram mais nenhum ponta-de-lança seguramente sabiam aquilo que estavam a fazer. Mas é uma boa pergunta e confesso que estou com curiosidade. No ano passado, Hulk foi a solução e cumpriu mais ou menos, apesar de eu preferir vê-lo na sua posição. Confesso que estou com curiosidade para perceber o que vai acontecer em Coimbra.
3 | Primeiro conseguir jogar com onze jogadores os noventa minutos, depois, como o Walter nem inscrito está nas competições europeias, o treinador terá de encontrar uma solução. Têm de ter um trunfo na manga, imagino eu.


Miguel Guedes, músico

1 | Até ao fecho do mercado, Vítor Pereira fez um excelente trabalho, teve o grupo na mão, ganhou uma Supertaça, arrancou muito bem no campeonato e teve um excelente desempenho contra o Barcelona. Vimos a equipa praticar futebol como raras vezes houve oportunidade. Nos últimos três jogos tem intervindo mal do banco, tem sido demasiadamente aventureiro. Diria que é positiva, embora com alguns aspectos a rever.
2 | Não há soluções. Obviamente que há uma solução de segunda linha que é o Hulk para o centro do ataque, mas que nunca gostei, porque se retira o melhor do Hulk ao serviço de uma necessidade que o FC Porto não deveria ter nesta altura. Além disso, não me parece que Vítor Pereira conte com o Walter, que é uma carta fora do baralho.
3 | O jogo com o APOEL será determinante, porque tem conseguido resultados estranhamente positivos. Aliás, os próximos jogos serão determinantes para o FC Porto. Mas a solução deverá ser a mesma e passa por Hulk ou então por Cristian Rodríguez, com um ataque mais móvel.


Júlio Magalhães, jornalista

1 | A equipa técnica percebe de futebol, é competente, mas falta-lhe experiência. Talvez o Vítor Pereira, como o André Villas-Boas, precisasse de ser adjunto mais uns anos, porque lhe faltou experiência nos últimos três jogos e para os jogos que envolvem grandes equipas europeias. Houve uma leitura deficiente de jogo em momentos decisivos e uma excessiva preocupação em gerir jogadores, quando ainda só temos dois meses de competição.
2 | Vai ter de recorrer à única solução que tem. O Walter no campeonato é uma boa solução. Com mais tempo de jogo e mais entrosamento vai conseguir marcar golos.
3 | Hulk, não há outro, porque no plantel não há mais nenhum que consiga render minimamente naquela posição. Há três anos que ando a dizer que uma equipa como o FC Porto devia ter três pontas-de-lança, um deles mais experiente, como um João Tomás ou um Nuno Gomes, mas no FC Porto têm o preconceito da idade.


Álvaro Magalhães, escritor

1 | A avaliação é péssima, porque a equipa está sem condição física e desorganizada. Fez opções erradas contra o Feirense e piorou contra o Zenit, onde tirou o Fernando do lugar e afastou o homem que estava a segurar o meio-campo à frente da defesa. Depois, tirou o James, o que era impensável, e desequilibrou a equipa toda. Começou bem, mas depois entrou no delírio de começar a inventar, dar, o seu cunho pessoal e desorganizou tudo.
2 | Walter finalmente vai ter uma oportunidade. Mas é inacreditável que o FC Porto não tenha mais nenhum ponta-de-lança, porque já se percebeu contra o Feirense que o Walter não conta. É uma lacuna inacreditável. Há o Kléber, porque é o único, mas mesmo o Kléber não me parece o ideal. Acabamos por trocar um ponta-de-lança como o Falcao por nada.
3 | Se for o Hulk é uma opção horrível, porque não rende no centro do ataque e, além disso, desperdiça-se um jogador como ele que desequilibra pelas faixas. A solução vai passar por jogar à Barcelona, com três avançados como Hulk, James e Cristian Rodríguez, porque o Varela está numa forma lastimável.


Álvaro Costa, radialista

1 | Hoje em dia um treinador tem de ser um comunicador, uma figura carismática e nesse aspecto a avaliação é negativa, porque não consegue impor a imagem dele e quando a bola bate no poste alguém é culpado. Isso é sinal de que algo não está bem. Ainda agora contra o Zenit pode dizer-se que Vítor Pereira foi vítima de uma "infucilidade". Numa frase, o Vítor Pereira tem Mundo a menos e o Villas-Boas tinha Mundo a mais.
2 | Nem o Helton, nem o Falcao parecem ter hipóteses de jogar na frente. O Walter parece-me a única solução, não vejo outra. Ele está cá há dois anos e já teve tempo para se afirmar... ou então jogar sem ponta-de-lança, mas até agora isso não resultou, ainda por cima quando a deslocação a Coimbra para defrontar a Académica pode tornar-se no jogo da época.
3 | Com um sistema em 4x4x2, não vejo outra hipótese. O Hulk pode fazer o lugar no meio, mas não é o ideal. Mas um meio-campo com James atrás de dois avançados parece-me o melhor, porque estes jogos com o APOEL - que está a surpreender na luta pelo apuramento - serão decisivos.


Nuno Cardoso, ex-presidente da Câmara do Porto

1 | Depois de uma época extraordinária, a fasquia estava muito alta e é esse o problema de Vítor Pereira. Depois tem havido problemas físicos e castigos. Mas acredito na qualidade do Vítor Pereira, como acredito no presidente e tenho a certeza de que vamos ter uma época complexa, porque a concorrência se reforçou mais, mas positiva. Não vamos andar sempre a bater recordes e ganhar os jogos todos. Há que trabalhar com humildade.
2 | O Walter chegou a dar algumas provas na época passada e parece-me a opção certa para já.
3 | Sem alternativa de raiz para colmatar a baixa do Kléber na Liga dos Campeões, talvez uma mudança de sistema táctica seja uma boa solução, ou então optar pelo Hulk para fazer de ponta-de-lança.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: