Goleadores de Inverno são perseguição antiga
De goleadores instantâneos a autênticos flops, passando por reforços anunciados mas que nunca o chegaram a ser. A história do mercado de Inverno é relativamente recente (tem 18 anos), mas ainda nos remete para o futebol pré-Bosman e com vitórias a dois pontos. Não é de agora que o FC Porto procura golos, numa investida que se repete desde 1993, ano em que contratou Drulovic ao Gil Vicente, tornando-se assim no primeiro grande do futebol português a aproveitar o mercado intermédio.
O então jugoslavo, também pretendido pelo Benfica, marcou 13 golos em meia-época, insuficientes porém para que o FC Porto de Bobby Robson impedisse o título das águias. Também McCarthy (13 golos) foi um trunfo tardio em 2001/02, mas que, tal como Drulovic, se revelou valioso em épocas futuras. Na perspectiva da utilidade imediata, Adriano (7 golos em 2005/06) não tem paralelo, sendo decisivo para a dobradinha conquistada por Co Adriaanse.
Mas estas são as histórias felizes, porque pelo meio há completos erros de casting, prova de que o mercado de Inverno é um último recurso para retocar as imperfeições de um plantel. Este ano, como no passado, a lacuna está detectada, mas Janeiro é um mês de inflação, de portas fechadas e de alvos descartados porque não podem ser inscritos por outra equipa na UEFA.
Com o foco bem direccionado para o ataque, o FC Porto já garantiu, porém, a chegada de Danilo (contratado desde o Verão), pelo que não será esta a terceira temporada sem reforços de Janeiro. As excepções à regra que diz que o FC Porto está sempre no mercado aconteceram em 1994/95 (Robson) e 2010/11 (Villas-Boas).
O barato que se vende caro
Antes de Danilo, o último reforço de Inverno do FC Porto tinha sido David Addy, ganês que partilha com Iván Kaviedes o facto de nunca ter vestido a camisola azul e branca na Liga. Há, porém, casos de sucesso absoluto. Cissokho será o mais flagrante, mas convém não esquecer que Deco foi contratado ao Salgueiros no mercado intermédio de 1998/99, iniciando um percurso memorável. Doriva, McCarthy e Anderson foram outros dos reforços lucrativos...
TOP
McCarthy
13 GOLOS/12JOGOS
Marcou para a Taça com Octávio, foi para a CAN e voltou já com Mourinho. Média de luxo, mas que não deu títulos...
Drulovic
13 GOLOS/31 JOGOS
Em 1993/94, havia mercado em Dezembro e em Março. Drulovic chegou a tempo de fazer 31 jogos e marcar 13 golos.
Adriano
8 GOLOS/18 JOGOS
Adriaanse não convencia em 2005/06 e o melhor marcador era um médio (Lucho). Eis que Adriano resolve a Liga e a Taça...
FLOP
Kaviedes
0 GOLOS/1 JOGO
Chegou com McCarthy do Celta, mas não conseguiu mais do que alguns minutos num jogo da Taça, contra o Braga.
Renteria
0 GOLOS/6 JOGOS
Craque no Inter de Porto Alegre, o seu momento mais célebre no FC Porto foi um golo que deixou fugir na Luz. Está no Santos...
Pitbull
0 GOLOS/7 JOGOS
Goleador no Grémio, seria a resposta para a seca de golos de Fabiano, Derlei, McCarthy e Postiga. Mais do mesmo...
Fucile: agora é a vez do Milan
Depois da Juventus, da Lázio, do Roma, do Chelsea, do Liverpool... agora o Milan. Segundo a Imprensa italiana de ontem, os rossoneri estão a estudar a hipótese de avançar com uma proposta. A julgar pelas notícias não faltam interessados - e que interessados - em Fucile. O lateral portista está de saída do Dragão e o seu empresário, Pablo Tomaduz, chega no final da semana para reunir com a SAD e definir o futuro do uruguaio.
Bolton pisca o olho a Iturbe
Segundo a edição de ontem do jornal britânico "The Mirror", o Bolton está interessado em Iturbe, o jovem craque que chegou esta temporada ao FC Porto, proveniente do Cerro Porteño. Atento à pouca utilização no Dragão - tem apenas dois jogos - o Bolton estaria disponível a receber Iturbe por empréstimo até final da época. Um cenário que não passa de um rumor de mercado e que o FC Porto dificilmente aceitaria.
Peñarol interessado em Cebola
Cristian Rodríguez pode estar a um passo de representar o clube do coração. Ontem, Osvaldo Giménez, director-desportivo do Peñarol, revelou estar a tentar recrutá-lo. "Estamos a falar com o FC Porto, mas eles não o querem emprestar. É um jogador muito caro", declarou Giménez. Depois do West Bromwich ter demonstrado interesse no uruguaio, a Lázio também está a seguir os desenvolvimentos do processo Cristian Rodríguez, que termina contrato com os azuis e brancos, em Junho.
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário