quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

RICARDO MOREIRA: "VAMOS GANHAR, RESTA SABER POR QUANTOS"

A Taça EHF regressa ao Dragão Caixa esta sábado (17h00), com o FC Porto Vitalis a receber os franceses do Saint-Raphaël, nos oitavos-de-final. O capitão Ricardo Moreira assume o favoritismo para a partida caseira e revela que o facto de os adversários considerarem que o sorteio lhes foi favorável funciona como motivação extra.

A equipa poderá acusar cansaço, visto que jogou na terça-feira com o Madeira SAD?
Penso que não. Há já algumas semanas que analisamos vídeos do Saint-Raphaël e nos estamos a preparar. O cansaço pode aparecer mas, nestes jogos, a motivação é superior.

O facto do Saint-Raphaël ter considerado que o sorteio lhes foi favorável funciona a vosso favor?
Vamos ganhar aqui, não tenho a mínima dúvida. Resta saber por quantos. Estamos motivados e, no nosso pavilhão, com os nossos adeptos, ninguém nos tem ganho. Porém, sabemos que a eliminatória é a duas mãos e que também é obrigatório fazer um bom resultado lá. Mas é lógico que esse tipo de declarações nos motiva.

O facto da segunda mão ser fora é uma desvantagem?
Gostávamos que fosse cá, mas sorteio é sorteio.

O que conhecem do Saint-Raphaël?
É uma formação que ficou abaixo das duas equipas francesas que estão na Liga dos Campeões. Tem estado na Taça EHF e possui vários jogadores internacionais.

O facto de vários jogadores do FC Porto terem regressado de lesão aumenta as hipóteses de sucesso?
É óptimo podermos contar novamente com todos os atletas e esperamos que assim seja até ao final da época. Porém, alguns jogadores ainda estão a recuperar a forma.

Esperam muito público?
É mesmo importante termos casa cheia. Os adeptos sabem que com o apoio deles fica difícil ganhar-nos. Se gostava que estivesse uma casa como no jogo com o Sporting? Seria óptimo.

As declarações dos franceses podem revelar o que a Europa pensa do FC Porto ou das equipas portuguesas?
Talvez o que pensa das equipas portuguesas. Nos últimos anos temos estado afastados das grandes competições, infelizmente para Portugal e para o FC Porto, que não conseguiu entrar na Liga dos Campeões. É esta a realidade e temos que nos limitar a ela, mas é lógico que estas provocações nos motivam.

Pensam até onde podem ir na Europa, ou encaram a competição jogo a jogo?
Pensamos eliminatória a eliminatória. Há eliminatórias fáceis e difíceis, esta é difícil mas acreditamos que a podemos vencer. O Saint-Raphaël tem sido muito regular no campeonato francês e na Europa, mas esperamos passar.

É uma equipa que se adapta ao modelo de jogo do FC Porto?
Não sei, mas parece-me uma equipa mais pausada. Se isso é uma vantagem? Não consigo traçar prognósticos. Vamos fazer o nosso jogo e esperar que eles tenham dificuldades.



in "fcp.pt"

Sem comentários: