quarta-feira, 21 de março de 2012

O Tribunal de O JOGO

Avaliação dividida. Embora os três juízes do nosso tribunal, que estreia hoje José Leirós, aprovem o trabalho da equipa de arbitragem, há lances a motivar discórdia. Jorge Coroado considerou irregular a jogada de que resultou o golo de Nolito (42') e acha ainda que Javi García deveria ter sido expulso aos 70'. Já Pedro Henriques não vê fora de jogo de Hulk (86'), no último lance perigoso do desafio. Para José Leirós, houve acerto total de Artur Soares Dias.

Momento mais complicado

42'
Sapunaru cai após contacto com Luisão. Depois, Nolito marca. Alguma irregularidade no golo?

Jorge Coroado

-
Luisão agarrou Sapunaru e, apesar de o portista ter respondido, foi o brasileiro quem começou e acabou. Ao fazê-lo, abriu um buraco, permitindo a jogada que deu golo. Deveria ter sido assinalada falta. Quanto ao resto, a imagem não é esclarecedora, mas o modo como a bola saiu do corpo do jogador indicia ter sido com o peito. Mas, o golo nasce de uma irregularidade.

Pedro Henriques

+
Houve muitos contactos dentro da área protagonizados por jogadores de ambas as equipas. Luisão e Sapunaru também estavam a agarrar-se mutuamente, por isso a decisão do árbitro deixar jogar foi correta. Depois, Nolito finaliza a jogada com o peito. Lance e golo legais sem motivo para ser assinalada qualquer infração.

José Leirós

+
Decisão positiva de Artur Soares Dias. O golo foi legal. No primeiro momento, Luisão e Sapunaru agarraram-se mutuamente, caindo os dois. No segundo momento da jogada, o golo de Nolito é marcado com o peito e, portanto, sem qualquer ilegalidade.


Outros casos

70' Javi García trava James Rodríguez e depois toca-lhe com o braço. Só amarelo?
86' Bem assinalado o fora de jogo a Hulk?
87' Na grande área portista, Cardozo queixa-se de falta de Mangala. Tem razão?

Jorge Coroado

-
Javi García derrubou James e, não contente, deu uma bofetada ao portista. Foi no ângulo cego do árbitro, mas é ação punível com cartão vermelho.
+
As imagens não são suficientemente esclarecedoras, mas pelo penteado do relvado, fica claro o benefício da dúvida ao árbitro assistente.
+
Cardozo pode queixar-se, mas da infração que cometeu e não da pretendida. Quem cometeu irregularidade foi o paraguaio e não o francês.

Pedro Henriques

+
Javi agarra de forma deliberada e ostensiva James. O movimento posterior com o braço não pode ser considerado agressão, pelo que o amarelo foi suficiente.
-
Embora seja um lance no limite, pela repetição parece que Hulk estava em jogo, pois tinha dois jogadores entre ele e a linha de baliza.
+
Lance de contacto físico protagonizado entre Mangala e Cardozo, mas sem motivo para qualquer infração.

José Leirós

+
Falta corretamente assinalada e cartão amarelo bem exibido, porque Javi García agarrou e derrubou deliberamente James Rodríguez. Mas apenas isso.
+
Este lance é muito difícil. Há dúvida se o jogador estaria em linha ou fora de jogo. Mas parece bem assinalado. Hulk estava ligeiramente adiantado.
+
Cardozo reclamou sem razão porque só depois de ter jogado a bola é que o defesa do FC Porto encostou o braço nas costas do paraguaio.


Apreciação global

Jorge Coroado

Num jogo calmo, sem picardias e jogado a um ritmo diferente do da Liga, procurou controlar as incidências sem se mostrar muito. Falhou no critério disciplinar. Na vertente técnica não teve lances muito exigentes.

Pedro Henriques

Artur Soares Dias deixou jogar e fez uma boa e adequada gestão disciplinar, pelo que a arbitragem foi muito positiva. Além disso, contou ainda com uma colaboração bastante eficaz por parte dos seus assistentes.

José Leirós

Equipa de arbitragem muito atenta e em sintonia. Excelente nos foras de jogo e nas faltas assinaladas. Técnica e disciplinarmente, Artur Soares Dias cumpriu com eficiência. Podia ter evitado cartões a Alex Sandro e Mangala, mas foi sereno e competente.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: