sábado, 12 de maio de 2012

FC Porto mais forte no primeiro jogo da final


Os dragões controlaram grande parte do jogo no pavilhão Caixa.

FC Porto mais forte no primeiro jogo da final
O FC Porto colocou-se hoje em vantagem na luta pelo título nacional de basquetebol ao vencer o Benfica, por 77-71, no Dragão Caixa, no Porto, no primeiro jogo do "play-off".
A formação portista, com João Santos em evidência no capítulo da eficácia, ao somar 10 pontos, seis dos quais através de lançamentos triplos, impôs-se no primeiro período de jogo, que terminou a vencer por nove pontos (21-12).
O Benfica, que aos seis minutos ficou privado de Seth Doliboa, por lesão, reagiu no início do segundo período, em que diminui a diferença para três pontos, aos 29-26, fruto de um maior acerto nas tabelas.
A formação "encarnada" foi superior aos portistas no segundo período, em que fez um parcial de 22-18, e revelando um maior acerto na concretização encurtou a desvantagem ao intervalo para cinco pontos (39-34).
O Benfica, muito por culpa da mão quente de Heshimu Evans, deu continuidade no início da segunda parte ao ascendente que vinha evidenciando antes do intervalo, tirando partido da parcial apatia e ineficácia dos "dragões".
Marcando consecutivamente dos 30 aos 41 pontos, entre o final da primeira e o início da segunda parte, o Benfica logrou anular a vantagem do FC Porto e passou para a frente aos 41-39.
Gregory Stempin recolocou o FC Porto na dianteira, aos 42-41, e após nova vantagem do Benfica, aos 43-42, novo triplo, mas Carlos Andrade voltou a dar a liderança aos "azuis e brancos", aos 48-45.
O terceiro período do encontro foi equilibrado, como atesta o parcial de 19-18 favorável ao Benfica, e apesar da vantagem no jogo pertencer ao FC Porto, por 57-53, mantinha-se a incerteza quanto ao vencedor.
O FC Porto chegou a uma vantagem de nove pontos aos 66-57, que paulatinamente foi perdendo até aos 67-66, com um acumular de erros, para desespero do público presente no Dragão Caixa.
Nos minutos finais, prevaleceu o maior acerto da formação portista, que conseguiu voltar a distanciar-se do Benfica, com um parcial de sete pontos consecutivos, o que lhe permitiu "fechar" aos 77-71.
O portista Gregory Stempin e o benfiquista Ted Scott, ambos com 26 pontos, foram os jogadores em evidência no capítulo da concretização. FC Porto e Benfica voltam a defrontar-se no domingo, para o segundo jogo do "play-off", a disputar à melhor de cinco.

in "sapodesporto.pt"

Sem comentários: