Neste estágio de pré-temporada na
Suíça, cada futebolista do F. C. Porto faz sete refeições diárias. Ao
todo são quatro mil calorias, o dobro das que consome um adulto
sedentário de manhã até à noite.
Além do pequeno-almoço, do almoço, do jantar e da ceia, os atletas fazem três refeições intercalares para combater as exigências e o desgaste de treinos bidiários. Os jogadores, por exemplo, comem antes de irem para o relvado, com alimentos que fornecem energia, e após o treino, com uma ementa destinada a recuperar e precaver micro lesões. Nesta linha, comem bananas antes do treino e bebem leite no fim.
Os menus foram traçados pelo nutricionista Vítor Hugo Teixeira, de 38 anos, autor do recente livro "50 superalimentos portugueses", há cinco anos o responsável pela área alimentar da equipa de futebol. Teve a preocupação de respeitar as tradições das diferentes nacionalidades do plantel, mas sempre dentro de uma máxima para melhorar os índices físicos e desportivos da equipa. Porque o que os atletas comem é importantíssimo. "Se tivermos uma alimentação certa, aumentamos em 30% a corrida em alta intensidade e em 50% a pressão sobre a bola", explica ao JN. Quando partiram de férias, os jogadores do F. C. Porto não levaram nenhum plano alimentar. Ou melhor, até levaram: "Foi poder fazer o que quisessem". Mas "nenhum", garante Vítor Hugo Teixeira, chegou com peso a mais. "Sou o nutricionista com o trabalho mais facilitado do país, não tenho a menor dúvida".
Leite depois dos treinos
Muitos clubes utilizam bebidas desportivas energéticas depois dos treinos. O F. C. Porto não, porque os jogadores bebem leite: "É um dos melhores alimentos de recuperação. Nós já fazemos isso há cinco anos, ao contrário de muitos", explica Vítor Hugo Teixeira.
Banana antes do trabalho
in "jn.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário