Ljubomir Obradovic e Ricardo Moreira foram os primeiros representantes do FC Porto Vitalis a apresentar-se perante a comunicação social nesta época 2012/13. Técnico e capitão do andebol portista partilham o discurso e reforçam objectivos para o novo ano: alcançar o Penta e entrar na Liga dos Campeões são as motivações maiores de um grupo já habituado a vencer.
Para o treinador do FC Porto Vitalis “as expectativas são iguais às dos últimos anos” e passam por “ganhar campeonato, tentar ganhar a Taça de Portugal e entrar na Liga dos Campeões”. O tópico competições europeias é colocado em evidência pelo mister, porque os Dragões têm ”uma boa equipa”, mas “para crescer mais, clube e jogadores, é preciso chegar à Liga dos Campeões”. Diz Obradovic que, para ele, para os jogadores e para a direcção “não chega jogar só aqui em Portugal”, já que as provas internacionais dão “outro sabor ao trabalho” de todos.
“O grupo da Liga dos Campeões não é mais fácil do que os anteriores”, alerta o técnico, apesar do conhecimento que já existe entre FC Porto e Partizan, adversário novamente colocado no caminho dos azuis e brancos. “O ano passado tentámos ganhar e fizemos um grande jogo contra eles, fisicamente e tacticamente, em tudo, mas no outro encontro eles jogaram melhor, estavam mais descansados, e ainda tivemos o azar com o Tiago [Rocha] e o Wilson [Davyes], que se lesionaram, e as coisas correram da forma que correram”, recorda um Obradovic esperançado de que a história mude já na próxima eliminatória.
“O FC Porto é sempre favorito”
Em termos internos, “o FC Porto é sempre favorito”, embora o selo de tetracampeão nada garanta. O facto de manter a base do plantel é que pode dar alguma vantagem aos Dragões. “Só entraram dois jogadores no grupo e estão a integrar-se. Vamos continuar a trabalhar da mesma forma, pois esta equipa ainda tem muito por evoluir”, assegura o treinador sérvio, destacando como exemplos o crescimento de Gilberto Duarte, que “com 22 anos, é MVP, está melhor jogador e tem mais resistência que todos os outros”, Wilson Davyes, Pedro Spínola ou Alfredo Quintana.
Ljubomir Obradovic considera que o FC Porto Vitalis vai “seguramente fazer uma boa época” e já aponta baterias à Supertaça, mas desvaloriza o facto do primeiro jogo ser contra o rival Benfica. “Já se conhece a grande rivalidade que há entre os dois clubes, mas acho que vai ser um jogo normal. Não espero nada de especial”, previu o mister no primeiro contacto com os jornalistas.
“Queremos ganhar todas as competições”
O capitão Ricardo Moreira assinou por baixo o discurso do treinador. “De uma vez por todas, a nível externo, queremos entrar na Liga dos Campeões. É o objectivo de todos! Não conseguimos chegar lá nos últimos anos, infelizmente, e queremos mudar esta história. A nível interno, é o mesmo de sempre. Queremos ganhar todas as competições: a Supertaça, o campeonato e a Taça de Portugal. É isso que nos passa pela cabeça”, começa por dizer.
Avesso a favoritismos, porque isso “pouco interessa” para Moreira, o facto é que o FC Porto Vitalis “é a equipa que tem vindo a mostrar-se mais forte nos últimos anos”. “E esperamos que no esta época seja igual”, atira.
A crença do número 19 tem razão de ser. “Sabemos que as equipas são feitas à base de vários anos de trabalho, não só de um ano, e isso pode ser um bom prenúncio para nós. O facto de mantermos parte da equipa não quer dizer obrigatoriamente que temos o sucesso alcançado, mas vamos trabalhar para lá chegar”, assegura.
Lembrando que “já o Tetra foi um feito para o clube”, Ricardo Moreira aponta às evidências: os Dragões desejam muito o Penta. “Esperamos sinceramente cumprir esse objectivo e fazer história a nível nacional, mas queremos também, de uma vez por todas, afirmarmo-nos a nível externo. Neste momento, nem a nível de clubes nem a nível de selecções temos tido a felicidade de irmos longe nas competições internacionais e queremos conseguir isso”, projecta o capitão.
in "fcp.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário