O presidente do FC Porto completou mil jogos no campeonato português. Ganhou 724 e conquistou 19 campeonatos. Mas o triunfo na Luz, em Abril de 2011, foi o que lhe deu “mais prazer”, pelos acontecimentos após o jogo no relvado e “pela arrogância” do Benfica.
No jogo com o Estoril, Pinto da Costa tornou-se no primeiro presidente da história do futebol português a atingir mil jogos na I Liga. Em 31 campeonatos, o Porto ganhou 19. Nos mil jogos, somou apenas 9% de derrotas, registando 72% de triunfos. E em 724 vitórias, Pinto da Costa não tem dúvidas sobre a mais saborosa. "Se falássemos de todas as competições, teria de falar de Viena, mas para o campeonato, a vitória que me deu mais prazer foi há dois anos no estádio da Luz quando lá vencemos e ganhamos o campeonato", refere Pinto da Costa, sem hesitar na escolha.
O triunfo do Porto na Luz por 2-1, a 3 de Abril de 2011, na noite da conquista do 25º título do clube azul e branco, "foi uma vitória fantástica pelos acontecimentos", reforça Pinto da Costa. "Pelo mau perder do nosso adversário que apagou a luz quando acabou o jogo. Depois pôs a rega a funcionar para que os nossos jogadores não pudessem festejar. Por tudo isso e pelo significado de vencermos o campeonato na Luz, essa foi para mim a vitória mais importante e que me deu mais gozo. Aquele triunfo teve um significado especial pela arrogância que todos sabem que esse clube tem em todos os momentos. Por ser vencedor antecipado de tudo e por ser maior que o mundo. Deu-me muito gozo ir lá festejar o campeonato, o que nunca tinha acontecido, com uma vitória indiscutível e com aquelas cenas lamentáveis que a comunicação social quase que escondeu talvez por ter mais vergonha do que o próprio Benfica daquilo que fizeram, mas tudo para nós é inesquecível", refere o líder azul e branco.
Regresso ao jogo um
Pinto da Costa deu ao FC Porto a hegemonia do futebol português nas últimas três décadas e dá-se a coincidência do primeiro jogo como presidente, a 24 de Abril de 82, ter sido no mesmo palco do milésimo, ontem, no estádio do Estoril. "Quando fui a esse primeiro jogo para mim era impensável poder chegar até metade. Tenho-me mantido por vontade dos sócios e minha, e é um marco interessante atingir mil jogos só de campeonato como presidente do FC Porto", conclui.
Pinto da Costa, 74 anos, é presidente do FC Porto há 30 anos e seis meses e o dirigente no mundo com mais títulos conquistados. Em Portugal, já era o presidente da I Liga há mais tempo no cargo. Ontem atingiu a marca de mil jogos no campeonato. Chegar aos dois mil não entra nos planos do dirigente como refere com a sua habitual ironia. "É preciso não esquecer que estes mil jogos são durante 30 anos e eu dentro de 30 anos espero estar junto ao S. Pedro".
in "rr.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário