terça-feira, 10 de setembro de 2013

Aumento da cláusula resguarda Quintero

COLOMBIANOS INSISTEM NA INTENÇÃO DE BLINDAR

O FC Porto contratou Juan Quintero ao Pescara por um preço muito em conta face ao seu protagonismo no Mundial Sub-20 (5 milhões de euros por metade do passe), mas as boas indicações que o criativo tem dado nas suas aparições de azul e branco criam um cenário onde o reforço da sua proteção em relação à voracidade do mercado pode avançar a curto prazo. Atualmente, a rescisão do colombiano custa 40 milhões de euros, pelo que no caso de a SAD concretizar uma proposta no sentido de melhorar as suas condições salariais, essa medida deverá ser acompanhada por uma revisão em alta da cláusula de rescisão, isto para um valor que nunca será inferior aos 50 milhões de euros.

A informação tem ganho força na Colômbia ao longo dos últimos dias. Apesar de nem sequer ter atuado pela seleção principal contra o Equador, Quintero continua com uma cotação muito alta entre adeptos e crítica, sendo indiscutível o facto de que o médio poderá ser um trunfo a lançar por José Pekerman no próximo Campeonato do Mundo.

Tendo em conta a forma como a SAD portista costuma posicionar-se em relação a estas temas, dificilmente os responsáveis dos dragões permitirão que Quintero se afirme como titular e cause impacto na Liga dos Campeões sem estar já devidamente enquadrado contratualmente. De resto, tal como Record revelou, o FC Porto teve o cuidado de deixar definidos logo à partida os parâmetros segundo os quais poderia acionar automaticamente a aquisição de novas tranches dos direitos desportivos do craque de 20 anos. Caso Quintero dispute pelo menos 30 minutos em 40 jogos oficiais ficará garantida a propriedade de mais 40% do passe por 5 milhões de euros. Uma fórmula que também funciona no caso de Paulo Fonseca apenas lhe permitir tomar parte em 25 jogos (mais 20% por 2,5 milhões) ou somente 20 jogos (mais 20% por 2 milhões).

Sendo relativamente fácil de prever que a SAD terminará a temporada na posse de 75% ou 90% dos direitos de Juan Quintero, e tendo o jogador firmado contrato até 2017, o ajustamento da cláusula de rescisão será uma rede de segurança negocial antevendo a valorização que pode resultar da presença no Mundial.

NÚMEROS

10 milhões de euros pode ser o valor total de aquisição de Quintero caso realize 40 jogos pelo FC Porto (com pelo menos 30 minutos disputados). Aos 5 milhões investidos na compra inicial de metade do passe será necessário juntar outros 5 milhões por mais 40% dos direitos;

4 foram as partidas realizadas pelo colombiano ao serviço dos azuis e brancos.Sempre a saltar do banco e tendo marcado um golo ao V. Setúbal;

18 minutos foram os proporcionados pelo selecionador José Pekerman na seleção principal, no particular frente à Sérvia. Quintero anseia por mais.

in "record.pt"

Sem comentários: