André Villas Boas não passava de projecto dos pais quando Portugal assistiu, no Campeonato Nacional, a arranque superior ao do FC Porto 2010/2011: estávamos a 3 de Outubro de 1976 e o Sporting tinha, à quinta jornada, cinco vitórias e três pontos de avanço sobre o Varzim. Isto, claro, quando cada vitória valia apenas dois pontos. Há 34 anos, portanto, que não se assistia, no futebol português, a arranque tão fabuloso: cinco vitórias à 5.ª jornada, quatro pontos de avanço sobre o 2.º classificado! Esta é, aliás, apenas a sexta vez nas últimas 20 temporadas que uma equipa arranca o Campeonato Nacional com cinco vitórias de rajada, depois de FC Porto, Sp. Braga e Sporting o terem feito em anos anteriores. Em nenhuma delas, porém, o líder tinha alcançado tão esmagadora vantagem em tão pouco tempo: quatro pontos para o 2.º!
O FC Porto passou na Madeira com relativa facilidade e hoje, 21 de Setembro, vê o V. Guimarães, 2.º classificado, a quatro pontos de distância, enquanto vê o Sporting a oito pontos e o Benfica a nove. Melhor, como no filme de Jack Nicholson, é mesmo impossível. Claramente não está o campeonato ganho, porque nenhum campeonato, seja com quem for, está ganho quando apenas se disputou 1/6 da prova. Mas está bem encaminhado, sem dúvida alguma. Na próxima jornada há um FC Porto-Olhanense, um bem interessante 1.º contra 3.º.
O actual FC Porto tem nove golos de vantagem na diferença entre marcados e sofridos (11-2) e para encontrarmos um dragão melhor nesta aspecto é preciso recuarmos 13 anos, até 1997/98 (com António Oliveira).
in "abola.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário