quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Souza no lugar de Fernando


Fernando vai falhar o seu primeiro jogo esta temporada, abrindo a porta à entrada de Souza directamente para onze titular do FC Porto. O habitual trinco portista não recuperou da lesão na coxa esquerda sofrida no final do jogo com o Olhanense e acabou mesmo por ficar de fora da convocatória para a deslocação à capital da Bulgária por precaução. Com jogos importantes no horizonte da campanha interna, desde logo a deslocação a Guimarães agendada para segunda-feira, André Villas-Boas preferiu proteger o médio defensivo numa competição onde o FC Porto tem margem de manobra. Fernando, que foi titular em todos os jogos disputados pelos portistas esta temporada, terá assim a oportunidade para recuperar completamente da lesão muscular na coxa, apresentando-se sem limitações no próximo compromisso para o campeonato.

Souza, que foi titular apenas uma vez esta temporada - frente ao Genk, na segunda-mão do play-off da Liga Europa - deverá ocupar o lugar de Fernando à frente da defesa portista. Embora o brasileiro contratado ao Vasco da Gama esta época apresente credenciais de médio-interior e tenha jogado precisamente nessa zona do terreno sempre que entrou - quase sempre como suplente de Belluschi ou João Moutinho - o facto é que preenche os requisitos determinados por André Villas-Boas para ocupar a posição, nomeadamente no que diz respeito à capacidade para transportar a bola para o ataque.

Mas há outras alternativas a considerar. A polivalência de João Moutinho faz com que também seja um dos nomes equacionados na hora de Villas-Boas escolher o substituto de Fernando. Moutinho desempenhou o lugar de médio-defensivo por diversas vezes no Sporting. No desenho de 4x1x3x2 de José Peseiro, o ex-leão chegou a ser trinco, da mesma forma que no losango de Paulo Bento foi utilizado em todos os vértices do meio-campo. Ou seja, João Moutinho está perfeitamente sintonizado com qualquer lugar do meio-campo. De resto, nem sequer é de excluir a hipótese de uma alteração no desenho. Dados a confirmar hoje.

171

Tendo em conta o onze titular de Villas-Boas, Souza é o suplente mais vezes utilizado. Soma 171 minutos nos jogos do campeonato, à frente de Fucile, com 146 minutos. Na Liga Europa tem 120 minutos de utilização e um golo marcado, ao Genk

79

Passes certos de Souza nos jogos do campeonato. Tendo em conta que efectuou 91 passes, a percentagem de sucesso é elevada. O médio brasileiro tem ainda 111 toques na bola e 26 recuperações. No entanto, contabiliza também 25 bolas perdidas

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Tiago Araújo disse...

Boas,
O meu blogue foi citado na revista H.

podem ver aqui, por favor comentem:

http://campeoesfcporto.blogspot.com/2010/09/blogue-campeoes-fcporto-na-revista-h.html

abraço