O FC Porto tem garantido o primeiro lugar do Grupo L, mas deseja terminar a participação na UEFA Europa League em 2010 da melhor forma, vencendo em casa o já eliminado CSKA Sófia.
O FC Porto tem garantido o primeiro lugar do Grupo L, mas deseja terminar a participação na UEFA Europa League em 2010 da melhor forma, vencendo em casa frente ao já eliminado PFC CSKA Sofia.
• Devido ao melhor registo do conjunto português no confronto directo com o Beşiktaş JK, o clube de Istambul não pode desalojar o FC Porto da liderança, enquanto as esperanças de apuramento do conjunto de Sófia terminaram na quinta jornada, quando perdeu frente aos seus adeptos frente à equipa de Ricardo Quaresma, por 2-1.
Jogos anteriores
• O encontro da segunda jornada, em Sófia, foi o primeiro do FC Porto frente a um adversário da Bulgária, do qual saiu vencedor por 1-0 graças a um golo de Radamel Falcao aos 16 minutos.
• O CSKA Sófia nunca venceu uma equipa portuguesa em sete jogos e o seu registo é de três empates e quatro derrotas (um empate e duas derrotas em Portugal).
Retrospectiva
• Esta é a primeira época do FC Porto nesta competição desde que os "dragões" de José Mourinho conquistaram a Taça UEFA em 2002/03, batendo o Celtic FC, por 3-2, na final de Sevilha.
• Ninguém conseguiu travar a marcha ganhadora do FC Porto nas últimas sete partidas da presente edição da UEFA Europa League, tendo o empate caseiro 1-1 ante o Beşiktaş quebrado, na quarta jornada, uma série de seis vitórias consecutivas.
• O CSKA Sófia terminou um jejum de quatro jogos sem vencer nas competições europeias – e uma série de três derrotas consecutivas no Grupo L – ao derrotar o Rapid, por 2-1, na quarta jornada.
Factos das equipas
• O CSKA Sófia ainda não conseguiu marcar na primeira parte dos jogos do Grupo L, tendo os três golos conseguidos até ao momento acontecido após o intervalo.
• Falcao, do FC Porto, é o melhor marcador da fase de grupos da UEFA Europa League, com sete golos, mais dois do que Tomáš Necid, do PFC CSKA Moskva, e Wilfried Bony, do AC Sparta Praha.
• O novo treinador do FC Porto, André Villas-Boas, começou ainda adolescente no departamento de prospecção do clube e fez parte da equipa técnica de Mourinho, como adjunto, quando os "dragões" conquistaram a UEFA Champions League em 2003/04. Seguiu o actual técnico do Real Madrid CF para o Chelsea FC e depois para o FC Internazionale Milano, antes de optar por uma carreira a solo na Académica, durante a temporada passada. O FC Porto contratou-o em Junho.
• O treinador macedónio Gjorgi Jovanovski deixou o cargo no CSKA Sófia depois da derrota na segunda jornada, frente ao Rapid, por 2-0. O antigo defesa Milen Radukanov, de 37 anos, assumiu o comando temporário enquanto o clube procura um substituto a título definitivo. É o oitavo treinador do CSKA Sófia este ano. Sasho Hristov tem-no ajudado nos encontros das competições europeias.
• Emil Kostadinov, antigo avançado do CSKA Sofia e agora director-desportivo e técnico do clube, conquistou dois campeonatos e uma Taça de Portugual ao serviço do FC Porto, entre 1990 e 1994. Petar Mihtarski, outro futuro jogador do CSKA Sófia, foi seu companheiro de equipa em Portugal.
in "uefa.com"
Sem comentários:
Enviar um comentário