quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Iturbe: "Tinha muitas ofertas e estou feliz por ir para o FC Porto"

Terminada a participação no sul-americano, Iturbe viajou para o Paraguai onde reencontrou a família mas não o descanso e o anonimato desejados. Os três golos marcados na prova e o protagonismo assumido na selecção argentina fizeram dele um alvo mediático apetecível. "Estou a descansar junto da minha família, aproveitando esta oportunidade porque há muito tempo que não os via", contou Iturbe à Rádio Monumental, do Paraguai. Muitos querem saber onde jogará nos próximos seis meses, assunto que virou expectativa nos adeptos de dois emblemas: os do Cerro Porteño, clube paraguaio onde cresceu até se incompatibilizar com a direcção, e os Quilmes, clube argentino que o recebeu mas que não o pôde utilizar por causa do tal diferendo que chegou à FIFA.

A única certeza de Iturbe é a de que será jogador do FC Porto. "Não sei bem quem tomará a decisão e ainda não está claro para mim onde jogarei nos próximos seis meses. Tenho de considerar todas as possibilidades, o Cerro e o Quilmes", disse na mesma entrevista, onde voltou a carimbar formalmente a transferência para Portugal, encerrando de vez as especulações que o davam como alvo de outros gigantes. "Tinha muitas ofertas de clubes que me queriam e ficou tudo fechado com o FC Porto. Estou muito feliz. Saber que um clube tão grande me queria foi uma boa notícia para mim. Agora, só tenho de pensar no meu futuro nos seis meses que faltam", acrescentou Iturbe.

Recentemente, sem descartar a hipótese de um regresso ao Paraguai, o pai de Iturbe admitira que, caso se confirmasse a presença da Argentina no Mundial de sub-20, como aconteceu, o Quilmes seria o destino mais provável, por facilitar a presença nas concentrações de preparação para o Mundial.


Comparação com Messi é responsabilidade pesada

Há muito que carrega nos ombros o apelido de "Messi guarani", que é como quem diz: Messi paraguaio. A pergunta voltou a surgir, porque dois dos golos que marcou ampliaram as semelhanças, e Iturbe pediu calma. "Essa comparação é uma coisa de loucos. Sou muito jovem e Messi tem tudo, é um craque. Compararem-me com ele é um exagero, não sou ninguém. É um fardo muito pesado para mim, ainda que Messi seja um exemplo que procuro seguir", sublinhou.

A caminho de Portugal

Iturbe já tem viagem marcada para Portugal, onde conta chegar este fim-de-semana. Tal como O JOGO avançou, o argentino conhecerá os cantos da futura casa e definirá com o FC Porto o clube que o acolherá nos próximos seis meses. "Em Junho terei de me apresentar para começar uma nova etapa da minha carreira profissional", disse Iturbe, confirmando ainda a viagem. "Fico no Paraguai até amanhã ou depois de amanhã e, de seguida, viajo para Portugal". Iturbe vai conhecer o centro de treinos e o Dragão (curiosamente, este fim-de-semana não há jornada, porque os portistas anteciparam o jogo com o Nacional) e verá com os próprios olhos as instalações do clube que os familiares já visitaram quando o contrato foi acertado. Iturbe aproveitará também para conhecer um pouco da cidade que o acolherá a partir do Verão, ainda que, considerando o Mundial de sub-20, só deva ser integrado no plantel portista em finais de Agosto.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: