COLOMBIANO OCUPA A NONA POSIÇÃO COM 20 GOLOS
O avançado colombiano Radamel Falcão está a fazer história na edição 2010/2011 da Liga Europa e já entrou no top 10 dos melhores marcadores das taças europeias ao serviço de equipas portuguesas.
Primeiro jogador a marcar quatro golos num meia-final europeia em meio século, nos 5-1 ao Villarreal, Falcão conta 20 golos europeus, 16 esta época, em 14 jogos (incluindo os playoffs, excluídos das contas da UEFA), aos quais junta quatro em oito embates da Liga dos Campeões 2009/10.
Com duas dezenas de golos, em míseros 22 jogos, o internacional colombiano é já o nono classificado da história lusa na Europa, tendo, com os quatro tentos de quinta-feira, ultrapassado uma série de lendas.
De uma assentada, Falcão ultrapassou jogadores como Figueiredo, o brasileiro Derlei, João Vieira Pinto, Jordão, Lourenço, José Àguas e Manuel Fernandes.
A próxima meta do sul-americano chama-se Fernando Gomes, que segue no oitavo posto, com 22 tentos, 17 ao serviço do FC Porto e cinco do Sporting. Muito longe está o primeiro lugar, do rei Eusébio, com os seus inating 57 tentos.
Com os quatro golos ao Villarreal, Falcão passou também a ser o melhor marcador do FC Porto nas taças europeias, deixando para trás dois mitos da história do clube azul e branco: o brasileiro Jardel (19 golos) e Gomes (17).
O colombiano também já havia batido o recorde individual português numa só época, na posse da águia José Àguas (1960/61), do leão Mascarenhas (63/64) e do dragão Derlei (2002/2003), todos com 11 tentos nas respetivas temporadas.
Mas, Falcão fez melhor que isso, pois superou mesmo o recorde europeu, na posse do alemão Jürgen Klinsmann, autor de 15 golos na edição 1995/96 da Taça UEFA, ao serviço do Bayern Munique, seis deles ao Benfica.
O embate da primeira mão das meias finais da Liga Europa também permitiu ao colombiano ultrapassar Óscar Cardozo, que passou a contar 19 golos, ao apontar, de livre direto, o golo da vitória sobre o Sporting de Braga (2-1).
O avançado paraguaio, que conta 38 jogos disputados nas taças europeias, igualou Manuel Fernandes no 10.º lugar, colocando-se a um golo de o desalojar do top 10.
Em termos coletivos, Portugal já esmagou há muito o seu anterior recorde de golos numa só temporada (conta 122, contra os 75 da época passada).
Por seu lado, o FC Porto bateu o longínquo máximo do Sporting: com a mão cheia ao Villarreal, soma já 41 golos em 2010/2011, contra os 36 do Sporting em 1963/64, na caminhada rumo à vitória na Taça das Taças.
in "record.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário