No dia em que dois jogadores do Santos, onde o Banco BMG investe quase 7 milhões de euros por ano, eram apontados como reforços do FC Porto, os dragões anunciavam um acordo com a entidade bancária para... a construção do museu. Financiar infra-estruturas está longe de ser, porém, o "core business" do BMG e, mais do que isso, a razão para a entrada no mercado europeu. A parceria, sabe O JOGO, será extensível a várias vertentes, sendo que uma delas é a compra de percentagens de passes de jogadores portistas. Isso mesmo nos confirmou Hissa Elias Moysés, o homem forte do banco para o futebol. "Vamos avançar, mas ainda nada foi homologado. Em breve, apresentaremos tudo aí em Portugal", garantiu, acrescentando: "Temos essa opção sobre alguns jogadores e o FC Porto também terá preferência sobre alguns atletas aqui no Brasil."
As intenções são claras. "É uma porta de entrada na Europa. O FC Porto é um clube vencedor e o BMG é uma instituição sólida e com tradição. Esta é a parceria ideal", afiançou, sem querer entrar em mais detalhes. Para os adeptos nacionais, ver um banco assumir uma colagem tão clara a um clube pode parecer estranho. Mas num país onde os passes de jogadores são disputados por supermercados (grupo Sonda) e farmacêuticas (ESM), tudo é relativo.
Ricardo Annes Guimarães, presidente do BMG, foi o líder do Atlético Mineiro entre 2000 e 2006. Por isso, ainda suscita alguma desconfiança quando investe em clubes do Rio de Janeiro (Vasco da Gama, Flamengo ou Botafogo) e São Paulo (Santos, Palmeiras ou São Paulo). Com o tricolor, por exemplo, acertou um contrato que vale 18 milhões de euros em 10 meses para afastar a coreana LG das camisolas.
Portugal entrou na rota do Soccer BR1, o fundo do banco, há cerca de um ano. Nesta fase, os contactos são entre as estruturas de topo, mas o Braga, por exemplo, já tem um jogador (o central Ewerton) que tem parte do seu passe alienada ao BMG. Hyssa Moisés, que é primo de Alexandre Kalil, o actual presidente do Atlético Mineiro, não quer confirmar se Kléber é o primeiro dragão com a marca da entidade bancária. É público, porém, que o Galo deve quase 45 milhões de euros à instituição financeira que, do lado de cá do Atlântico, é pura e simplesmente ignorada.
Especialistas ligados à banca nacional ontem contactados pelo nosso jornal foram redundantes. "Não sou a pessoa indicada para falar. Não conheço o banco", foi a resposta quase unânime. Com 80 anos, o BMG direccionou-se, recentemente, para a concessão de créditos, sendo líder nesse segmento.
Mas é a ligação ao desporto e ao futebol que dá notoriedade à marca. Com uma estrutura de olheiros bem espalhada pelo país, o fundo detecta talentos e entra em campo. Tanto investe nos maiores clubes como nos estaduais, tem uma equipa de automobilismo (BMG Racing) e apoia judocas e lutadores. A perspectiva é sempre projectada no futuro e visa o lucro. No caso do FC Porto, o casamento junta a fome à vontade de comer...
É o banco do Brasileirão
Ricardo Guimarães é o herdeiro de uma instituição com 80 anos. Fanático por futebol, percebeu que o BMG podia ser mais do que um banco de crédito para pensionistas e milhões de cidadãos que vivem no limiar na pobreza. Investindo no futebol, deu visibilidade à marca e ganhou importância junto dos grandes clubes. Mas mais do que investir, a entidade quer é somar. Por isso, entrou no mercado de jogadores, apostando nos jovens que mais se evidenciam.
Eduardo Maluf, antigo director do Cruzeiro e actual dirigente do Atlético Mineiro, é apresentado como seu consultor, comandando uma vasta rede de olheiros que detectam talentos e que o fundo Soccer BR1 coloca nas principais montras.
Os clubes do Brasileirão devem-lhe mais de 60 milhões de euros, o que faz do BMG o principal credor da Série A. Mas, mais do que liderar no Brasil, o banco quer entrar nos mercados que são comandados por Jorge Mendes, Pini Zahavi ou Gustavo Arribas. Na Europa, o FC Porto é o primeiro parceiro, beneficiando do poderio de um grupo que sabe como chegar aos melhores activos do superinflacionado campeonato brasileiro. Danilo surge dessa ligação...
in "ojogo.pt"
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