Djalma vai ficar no FC Porto até ao clássico com o Sporting e só depois se juntará ao estágio da selecção de Angola, tendo em vista a participação na CAN'2012, que se disputa no Gabão e na Guiné Equatorial. Os dragões enviaram um pedido formal aos responsáveis dos palancas negras, que depois de consultarem o treinador, Lito Vidigal, aceitaram receber o jogador uns dias mais tarde do que o previsto. Dessa forma, Vítor Pereira terá à disposição, para a deslocação a Alvalade, o extremo-direito que tem sido titular nos últimos jogos.
A selecção de Angola vai concentrar-se no dia 2 de Janeiro, iniciando um estágio no Recife, Brasil. É desta etapa de preparação que Lito Vidigal aceitou dispensar uma das suas principais estrelas. O acordo entre o FC Porto e Angola prevê que Djalma viaje para Luanda imediatamente a seguir ao primeiro clássico de 2012. Caso o pedido não tivesse sido aceite, o angolano já não voltaria das miniférias de Natal que se seguem ao jogo com o Paços de Ferreira.
Djalma é apenas o 19º jogador mais utilizado por Vítor Pereira esta temporada, mas o seu estatuto na equipa mudou radicalmente na sequência da catastrófica derrota do FC Porto em Coimbra, para a Taça de Portugal. Entre outras mudanças, o técnico portista decidiu apostar no angolano para o lado direito do ataque, em detrimento de Varela, e a verdade é que Djalma nunca mais saiu do onze, mesmo que as exibições não tenham sido particularmente brilhantes.
Vítor Pereira conta claramente com ele, e este pedido para que fique até ao clássico de Alvalade - jogo onde o FC Porto vai tentar segurar a liderança no campeonato e, ao mesmo tempo, igualar o seu recorde de invencibilidade no campeonato - é uma enorme prova de confiança dada pelo treinador.
Depois do clássico, então sim, o FC Porto será desfalcado do extremo. Angola está integrada no Grupo B, juntamente com Costa do Marfim, Sudão e Burkina Faso, contra o qual se estreia a 22 de Janeiro. A competição prolonga-se até 12 de Fevereiro, pelo que, no limite máximo, Djalma só estará disponível para voltar a vestir a camisola do FC Porto na recepção ao Manchester City, na Liga Europa. No entanto, será o desempenho dos palancas negras a ditar a data de regresso de Djalma.
Nessa altura, alguém o terá substituído no onze e o angolano vai ter uma dura tarefa pela frente para recuperar o actual estatuto de indiscutível no onze de Vítor Pereira.
Quatro na lista de espera para entrar no onze
Djalma é aposta inicial de Vítor Pereira há cinco jogos consecutivos, o que lhe confere neste momento o estatuto de titular no FC Porto. A participação na CAN vai custar-lhe o lugar na equipa e abrir uma vaga que será preenchida, em princípio, por um destes quatro candidatos: Varela, Rodríguez, Kléber e Iturbe, três extremos e um ponta-de-lança. O brasileiro poderá voltar a jogar no eixo do ataque, o que levará Hulk para a direita e James para o outro lado. Se Hulk continuar com as despesas do ataque, então a troca mais natural seria a entrada de Varela, também ele extremo-direito de raiz. Mas Cristian Rodríguez tem reclamado mais oportunidades, e Iturbe começa a surgir nas opções com maior naturalidade. Certo é que não faltam alternativas.
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário