Robbie Elliott foi o Roberto Carlos de Gosforth para Sir Bobby Robson. Em 2001, o treinador permitiu o regresso do lateral ao seu Newcastle, um desejo de sempre concretizado por uma figura única no futebol mundial. Uma década mais tarde, Elliott devolve a gentileza ao volante de uma bicicleta, entre Lisboa e Newcastle, por 5.600 quilómetros.
Sir Bobby Robson perdeu uma longa batalha com o cancro em 2009. Robbie Elliott pendurara as chuteiras meses antes. Atualmente com 38 anos, o antigo lateral esquerdo decidiu retribuir o gesto do antigo treinador. Em outubro, estará em Portugal para iniciar a viagem de uma vida.
Lisboa-Porto-Barcelona-Eindhoven-Londres-Ipswich-Newcastle. 240 quilómetros por dia para percorrer todas as cidades em que Bobby Robson espalhou o seu charme ao longo da carreira como treinador. «O seu nome é dourado. Nunca ouvi ninguém criticar Bobby Robson. Era uma personagem única», recorda Elliott, em conversa com o Maisfutebol.
«No final do ano passado, decidi avançar para a minha fundação e fazer algo grande. Não podia pensar em algo que não fosse por Robson, com os lucros a reverterem para a sua fundação. Também perdi o meu pai para o cancro, é algo que está em todo o lado e importa combater», explica o atual especialista em performance desportiva das seleções jovens dos Estados Unidos.
«Tinha de fazer isto»
Robbie Elliott manteve a forma física ao longo dos anos mas não espera um desafio fácil. Aliás, a bicicleta é uma companhia relativamente nova para o ex-jogador. «O Phil Gray, especialista em triatlo, vai acompanhar-me nesta aventura. Mas só recomecei este ano a pedalar, não o fazia desde criança, não sei como vai ser. De qualquer forma, senti que tinha de fazer isto.»
O antigo jogador iniciará a viagem a 17 de outubro, no Estádio de Alvalade. Sporting e F.C. Porto, clubes que Bobby Robson orientou em Portugal, surgem com naturalidade no roteiro. «Espero ser bem recebido pelas pessoas do Sporting e também ter pessoas do Porto à minha espera quando passar por lá. Sei que Bobby Robson deixou saudades em Portugal e que isso será lembrado.»
Robbie Elliott pernoitará perto de Ilhavo e chegará ao Porto a 18 de outubro. A meio da tarde, seguirá a caminho de Espanha. «O roteiro está a ser preparado para estarmos presentes em jogos do Barcelona, do PSV Eindhoven e, sobretudo, do Newcastle. Por isso, infelizmente, não será possível ir mais cedo para apanhar o Porto-Sporting. Seria um momento especial.»
A 11 de novembro, três semanas após o início da viagem, Elliott espera marcar presença no Newcastle-West Ham United. Será a meta de um percurso trilhado pelo génio de Sir Bobby Robson.
Todas as receitas do BikeforBobby reverterão, através da Fundação Robbie Elliott, para a Fundação Bobby Robson e para a Breakthrough Breast Cancer.
in "maisfutebol.iol.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário