Dez jornadas concluídas no campeonato, Vítor Pereira a colar-se com alguma surpresa mas mérito indiscutível aos melhores FC Porto do Século XXI.
O treinador portista empurrou o dragão para uma série de oito vitórias e dois empates após o triunfo em Braga e este registo permite-lhe fazer uma tangente às carreiras traçadas por José Mourinho e Villas Boas, que em épocas diferentes assinalaram marcas de absoluta exceção, colocando a produção em patamares difíceis de superar.
José Mourinho assinou nove triunfos e um empate em 2003/2004, época em que o dragão conquistou o título europeu, e Villas Boas rubricou exatamente o mesmo percurso (nove vitórias, um empate) em 2010/2011, ano em que o dragão se consagrou como vencedor da Liga Europa.
É um momento singular para Vítor Pereira, não apenas pela gentileza que os números apresentam, mas sobretudo porque essa ligação de proximidade ao final de 10 jogos evoca e coincide com dois dos melhores momentos de sempre da história portista.
A distância curta que separa Vítor Pereira de José Mourinho e Villas Boas nos resultados não tem qualquer outra relação de proximidade, em tudo o resto estão em causa personalidades absolutamente distintas.
O atual treinador portista não tem um sobretudo nem medalhas para lançar para a bancada e por vezes inibe-se de festejar supervitórias (como em Braga) com o argumento do cansaço, algo que Mourinho e Villas Boas jamais considerariam.
Mas os resultados deixam-no falar subtilmente, este dragão assume-se como um dos melhores do século...
in "abola.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário